As 9 Melhores Raças de Galinha Para Iniciar Seu Negócio

Raças de galinhaPensando em ter uma criação de galinha? Veja as raças de galinha mais adequada para o seu objetivo!

O ramo do agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, sendo um dos mais prósperos na atualidade. Quantas vezes você já ouviu: “aquele cara é fazendeiro rico”? Garanto que muitas! Isso é apenas um indicativo de que trabalhar no setor rural pode ser extremamente lucrativo.

Se você mora na zona rural e almeja mudar a sua vida financeira, uma boa alternativa é investir nesta área. Você já pensou em trabalhar com a criação de galinhas? Esta atividade é altamente lucrativa, visto que a carne desta ave e seus ovos estão entre os alimentos mais consumidos do Brasil.

Veja algumas das franquias de alimentação que podem ser o negócio ideal para você.

Todo e qualquer empreendimento, independente do tamanho ou ramo de atuação precisa de planejamento, isso porque é importante ter um plano de negócio. Tem dúvidas? Veja nosso texto sobre a importância de um plano de negócios.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Em se tratando da criação de aves, um dos principais fatores para fazer o seu negócio ser um sucesso é saber escolher as raças certas, as quais devem ser selecionadas de acordo com a finalidade que terão.

Atualmente, com o nível de tecnologia que se tem, é possível através do cruzamento genético encontrar diversas raças de galinhas, que apresentam características diferentes e que devem ser levadas em consideração durante o processo de criação.

Ficou interessado no assunto? Quer começar a sua empresa de avicultura com o pé direito? Reunimos informações preciosas e dicas incríveis sobre raças de galinha. Confira!

Origem das Galinhas

As galinhas são animais domesticados e usadas na alimentação humana há muitos séculos. Estudos sobre a origem deste animal apontam que ele já era criado e consumido pelo homem desde o século VII a.C, tendo a sua origem no continente asiático. No Brasil, as galinhas chegaram em 1500, sendo trazidas pelas navegações dos portugueses.

As aves sobreviveram às condições climáticas brasileiras e os tratamentos a que foram submetidas. Ao longo dos anos, as galinhas deixaram de ser criadas apenas para subsistência e se tornaram uma ótima oportunidade de negócio, tanto para a produção de ovos quanto para corte, ou seja, para o consumo da carne. Confira como abrir um abatedouro de frango, pode ser a sua chance de se tornar um empresário.

Atualmente, a produção de frango e galinha caipira é uma das atividades mais rentáveis da pecuária brasileira, classificando o país como o terceiro maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Há diversas espécies que podem ser criadas, sendo necessário escolher aquelas que mais se adaptam ao seu tipo de negócio como, por exemplo, as poedeiras, que são indicadas para a comercialização de ovos.

Características das Galinhas

As galinhas se caracterizam por possuírem bico pequeno, asas curtas e terem o corpo coberto por penas, cuja coloração varia de acordo com a raça e as alterações genéticas. As galinhas domésticas, que são as criadas para o consumo ou produção de ovos, não voam, podendo apenas pular em curta distância.

No geral, as galinhas são consideradas aves de pequeno porte, podendo atingir entre 400g e 6.0 Kg, dependendo da raça que pertencem e do trato que recebem. Com relação à plumagem, há uma variação na quantidade de penas que cada espécie desta ave apresenta. Normalmente, a plumagem possui a cor branca, marrom ou preta.

Assim como a maioria dos animais domésticos, as galinhas também apresentam sentidos, tendo olfato e paladar pouco desenvolvidos, visão e audição apuradas. As galinhas tendem a viver em grupos, apresentando um comportamento dócil.

Conheça as Raças

Você já bateu o martelo e decidiu que vai fazer da criação de galinha a sua nova fonte de renda? Pois bem, a sua primeira missão é encontrar as raças de galinhas mais adequadas para o seu tipo de negócio. Por isso, conheça abaixo as melhores raças de galinhas para sua criação.

1 – Raças de Galinhas para Abate

Uma das principais finalidades da criação de galinhas é para o abate, ou seja, para o consumo humano. Se este é o teu caso, é necessário escolher entre as raças americanas, que são bastante dóceis, podem engordar facilmente, além de se reproduzirem em um nível satisfatório, permitindo aumentar a linhagem, tais como:

Raças de Galinha New Hampshire

As raças de galinhas New Hampshire foram obtidas através do cruzamento genético com a Rhode Island. Esta ave é considerada rústica, tendo maturidade sexual precoce, estando pronta para a reprodução desde os primeiros meses de vida. A sua coloração é mais clara e brilhosa. A espécie é ótima para a produção de carne. Os frangos podem atingir 1,600 kg em até 90 dias.

Raças de Galinha Rhode Island Red

Uma das raças de galinhas americanas mais produzidas para corte é a Rhode Island Red, que possui uma plumagem vermelha escura, com uma crista de serra cor de rosa. As aves desta espécie têm um porte médio, sendo consideradas ótimas produtoras de carne e poedeiras, pois produzem até 260 ovos anualmente.

Raças de Galinha Gigante Negra de Jersey

Como o próprio nome diz, as galinhas da raça Gigante Negra de Jersey se caracterizam pelo seu porte grande, sendo utilizadas especificamente para a produção de carne. A espécie foi criada no ano de 1.800, tendo como intuito atender a demanda de frangos pesados do mercado de Nova Iorque.

As aves desta categoria têm uma plumagem preta com reflexos metálicos, bico amarelo, face e brincos vermelhos. As fêmeas podem atingir em torno de 4,500 kg, já os machos chegam 5,902 kg.

Raças de Galinha Plymouth Rock Barrada

As galinhas da raça Plymouth Rock Barrada são conhecidas como carijó devido ao fato de terem uma plumagem branca acinzentada. A espécie é indicada tanto para a produção de carne quanto para a comercialização de ovos, sendo bastante resistente a todas as condições climáticas, além de ganhar peso rapidamente.

2 – Raças de Galinhas Poedeiras

A segunda atividade mais rentável da avicultura é a criação de galinhas para a produção de ovos, os quais, via regra, são muito consumidos no Brasil, principalmente em razão da sua proteína.

Se o seu negócio tem esta finalidade, tem-se que escolher as raças de galinhas que mais geram ovos, tais como:

Raças de Galinha Legorne

A Legorne é considerada uma das raças de galinha mais populares do mundo, sendo poedeiras desde a antiguidade, tendo passado por uma refinação entre os séculos XIX e XX. Estas aves apresentam uma plumagem totalmente branca, com bico amarelo, face e cristas vermelhas. A espécie tem uma alta produtividade de ovos, podendo por mais de 300 por ano, desde que sejam mantidas em confinamento e acompanhas regularmente.

Raças de Galinha Sex Link

As galinhas da raça Sex Link foram desenvolvidas especialmente para a produção de ovos, apresentando uma plumagem amarronzada, cujo tom varia entre claro e escuro. Esta espécie é hibrida, logo, as suas características vão perdendo força a cada nova geração. As aves atingem em média 5.0 kg, podendo colocar até 300 ovos anualmente. A produtividade pode ser ainda maior se as galinhas forem tratadas corretamente.

Raças de Galinha Paraíso Pedrês

As galinhas da raça Paraíso Pedrês foram obtidas através do cruzamento e melhoramento genético de várias espécies. Estas aves apresentam uma capacidade enorme de ganhar peso em um curto espaço de tempo, além de possuírem alto nível de produção de ovos, que é de aproximadamente 350 por ano.

As aves desta raça são de grande porte, podendo atingir até 7.0 kg, sendo rústicas e apresentando uma plumagem mista e dividia em camadas. As penas têm tonalidades cinza e amarronzada, possui o bico amarelo, face rosa e crista vermelha.

Raças de Galinha Silver-Spangled Hamburgs

As galinhas da raça Silver – Spangled Hamburgs são originárias da Alemanha, onde são muito utilizadas para a produção de ovos. Estas aves têm um porte médio, atingindo em média 4.0 kg ao chegarem à fase adulta. A plumagem é branca com pintas pretas, que variam a intensidade. Em média, as galinhas desta raça podem por entre 200 e 230 ovos por ano.

Raças de Galinha Australorp

As galinhas da raça Australorp são australianas, apresentando uma plumagem inteiramente preta, com face e crista vermelha. As aves são de porte médio, alcançando entre 3.0 kg e 4.500 kg, sendo rústicas e mais ágeis. Cada galinha desta espécie tem capacidade para produzir entre 150 e 200 ovos anualmente.

Conforme você deve ter percebido, existem raças de galinhas que podem ser lucrativas para ambas as modalidades de negócios, ou seja, tanto para corte quanto para à venda de ovos. Essas raças de galinhas costumam ser a ideal, pois o produtor, além de ganhar durante o período de vida da galinha, ainda terá lucro sobre o seu abate, retirando as despesas que teve com a galinha.

Embora possa parecer “pouca despesa” o que se tem na criação de galinhas, esta, quando somada durante todo o período, além de ser em grande quantidade (galinhas), pode se tornar volumosa e, com certeza, conseguir ganhar no abate e na venda de ovos, irá aumentar significativamente o faturamento líquido do seu negócio.

Enfim, a criação de raças de galinhas correta é uma ótima forma de negócio, porém, precisa ser gerida corretamente, buscando-se a melhor forma possível de se trabalhar, de preferência ganhando em ambas as modalidades.

Está Pronto Para Começar a Trabalhar as Raças de Galinhas Corretas na Sua Criação?

4.14 avg. rating (82% score) - 7 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho uma incubadora da marca SUREHATCH, choca mensalmente 1800 pintos, é uma incubadora totalmente automática. Queria informações de quantas matrizes e reprodutores são necessárias para alimentar a incubadora com ovos férteis?

DEIXE UMA RESPOSTA