Como montar uma empresa de transporte escolar

Por:

Como montar uma empresa de transporte escolarJá pensou em montar uma empresa de transporte escolar? Não? Pois hoje em dia, a maioria dos pais não pode levar seus filhos até a escola e trazer no final do turno e o transporte escola, uma forma de empreendimento há anos no mercado, tem sido uma excelente opção. Este tipo de transporte tem como função levar crianças e adolescentes da residência para a escola e o trajeto inverso, passando na porta dos alunos em horário marcado e assim facilitando a vida da família. Por um valor fixo, os pais pagam pela segurança se saber que os filhos não estão esperando pelo transporte público na rua e de quebra ainda garante que as crianças e não tão jovens cheguem antes do horário de aula.

Um transporte escolar também garante a comodidade para as famílias. Afinal, a criança vai estar com segurança e chegará sempre na hora correta nas aulas e ao final, não vai precisar sair do espaço, o condutor terá um ajudante que vai buscar as crianças ou adolescentes na escola para garantir que eles não esperem na rua. Com trajeto formado diariamente, cada estudante vai chegar pontualmente ou variando pouco disso.

Uma grande vantagem de atuar com uma empresa de transporte escolar é que este modelo de empreendimento não exige trabalhar o dia todo e como empresário te dá um período de folga. Você deverá acordar cedo, entregar as crianças e ter mais de duas horas de folga até precisar voltar para buscá-las, o que já pode seguir direto para pegar as crianças no período da tarde e terá mais duas horas de folga até o fim do período escolar da tarde, quando vai ter que que buscá-las.

O dono de uma empresa de transporte escolar não precisa fazer a entrega de estudantes de uma mesma escola. Muitos colocam em seu trajeto escolas próximas e assim podem aumentar a gama de clientes. Outra forma de atuar é fazer mais de uma viagem de carro, caso existam escolas que começam em horários díspares e assim conseguir dobrar o lucro, já que não devem ter crianças de pé na condução nem apertadas, elas devem estar confortáveis e seguras.

Ter o negócio próprio é não apenas um sonho realizado como pode ser a solução para a vida financeira de muita gente e uma empresa de transporte escolar pode ser uma excelente opção por exigir baixo custo e por ter um retorno um pouco mais rápido do que os outros investimentos a médio e grande porte, que podem precisar de nada menos que cinco anos para ter o capital inicial investido de volta novamente. Caso você queira investir neste formato de investimento, veja a seguir dicas de como investir e passos que não podem deixar de serem feitos em uma empresa de transporte escolar.

Público-alvo de uma empresa de transporte escolar

O público-alvo de uma empresa de transporte escolar é o mais amplo possível. Quanto mais escolas você tiver próximo a sua casa, mais terá clientes. O ideal é ter estudantes de um mesmo estabelecimento escolar, mas pode atuar, como dissemos acima, em escolas diferentes que estejam no mesmo roteiro ou mesmo quarteirão. O público-alvo, ou seja, seus clientes, podem ser alunos de ensino infantil, fundamental e médio e existe hoje em dia uma grande procura por este serviço.

Concorrência de uma empresa de transporte escolar

O mercado de transporte escolar em muitas cidades já se encontra consolidado e algumas escolas já estão oferecendo o serviço por conta própria, para aumentar sua gama de serviços. Entretanto, para crianças entre seis e doze anos, ainda há boas oportunidades de trabalhar porque sempre surgem novas instituições de ensino e alguns bairros contam com carência deste serviço, mas é importante fazer um estudo se há mesmo interessados em em uma empresa de transporte escolar na sua localidade para não perder dinheiro.

Antes de mais nada, faça uma especulação na região para ver se é preciso ter esse tipo de negócio no bairro. É bastante importante essa pesquisa porque ela será capaz de identificar exatamente quais são as carências do setor ou as abundâncias. Não hesite nessa etapa do projeto, sempre pesquise e veja quais escolas possuem uma maior quantidade de alunos e quais bairros gostariam de ter o serviço prestado.

Estrutura básica necessária para uma empresa de transporte escolar

A boa notícia é que não será preciso montar nenhuma estrutura para a empresa de transporte escolar, apenas perceisará de um veículo habilitado e em boas condições de uso. Há algumas décadas, eram usadas combis para este empreendimento, mas hoje em dia é comum usar peruas pela grande quantidade de lugares, em bom estado ou novíssima.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Já comprado o veículo, é preciso também ter credenciamento do veículo e do motorista no DETRAN para transporte escolar. O motorista, ou seja, o condutor do veículo deve ter mais de 21 anos e possuir carteira de motorista na categoria tipo D, além de fazer um curso específico para condutores de escolares e não deixar jamais a documentação vencida, pois a multa pode ser bem alta.

No seu veículo, é preciso ainda o ter um monitor, alguém que ajude com as crianças dentro do veículo e nas portas das escolas. Grande atenção deve ser dada na escolha desta pessoa, pois ela é quem de fato irá acomodar e acolher as crianças transmitindo segurança durante todo o trajeto casa-escola.

Alguns detalhes são bem importantes e devem ser tratados com toda atenção. Ao pensar em abrir uma empresa de transporte escolar é fundamental que o aspirante a empresário, assim como as pessoas envolvidas na empresa, tenham um traço de perfil bem específico ao serviço, como ter muita responsabilidade, gostar de crianças e adolescentes e acima de tudo, ser paciente. Desta forma, um bom atendimento junto à clientela garantirá um grande diferencial e uma boa propaganda “boca a boca” para a sua empresa de transporte escolar, a tornando competitiva.

Para carros que irão transportar crianças, é preciso uma licença especial que deve ser feita com uma vistoria a cada seis meses no órgão de transporte de sua cidade. É preciso ter também equipamentos básicos como extintor de incêndio não apenas no motorista, mas um na parte traseira também, lanternas e espelhos funcionando perfeitamente. Lâmpadas internas para ônibus e vans são obrigatórias e o veiculo precisa estar em perfeitas condições também de higiene e limpeza e com bom estado nos estofados e assoalhos.

Capital inicial de investimento para uma empresa de transporte escolar

O capital para uma empresa de transporte escolar vai variar se você vai atuar sozinho ou contratar um motorista, mas o custo é basicamente da compra o veículo.

Será o suficiente para aquisição de um veículo apropriado para transporte coletivo, e pequeno capital para os trâmites burocráticos. O valor médio previsto para este modelo de novo negócio a ser gasto é de R$ 70.000,00, mas isso varia demais conforme o tamanho do negócio. O retorno estimado é em seis meses há um ano, um período mais curto que outros modelos de empreendimentos comerciais.

O ganho de fato vai vir por mensalidades, a forma como uma empresa de transporte escolar deve cobrar. É acordado um valor entre pais e empresa a ser pago mensalmente em data pré marcada. Você deve avaliar os custos de gasolina para deixar as crianças passando pela casa de todas e assim estabelecer sua margem de lucro para assim cobrar um valor por mês. Elabore carnês como os feitos por lojas e escolas e assim vai poder controlar o pagamento por aluno e garantir que todos paguem. Tenha uma meta de atraso ou, caso você esteja com empresa aberta, trabalhe com boleto bancário com multa por atraso.

Documentação necessária para montar uma empresa de transporte escolar

Para este empreendimento, você vai precisar de alguns documentos que são básicos, como qualquer empresa. É preciso fazer o registro na Junta Comercial de sua cidade, ter também um registro na Secretária da Receita Federal que vai te dar um CNPJ. É preciso ter ainda um registro na Secretária da Fazenda e um registro local na Prefeitura do Município e também um registro no INSS, caso você opte pelo modelo autônomo e não de abertutra de CNPJ. Não se esqueça de registrar seu veículo como escolar junto ao Detran, ou está sujeito a multa e apreensão.

Depois já pode montar sua empresa de transporte escolar.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


4 comentários sobre “Como montar uma empresa de transporte escolar
  1. marcos antonio macedo disse:

    quero montar um restautante por kilo.

  2. josé roberto c sena disse:

    ter lucro e a pouco custo

  3. Luis arlos ribeiro coutinho disse:

    Como montar uma rede de transporte escolar nos ja temos os veiculos e os clientes.

  4. fabian martins de almeida disse:

    gostaria de saber com faço para colar uma vam escolar no serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!