Como Abrir Uma Escola de Artes

Como abrir uma escola de artes
Como abrir uma escola de artes

Entre as principais atividades da escola de artes temos os cursos de teatro, de música e de artes plásticas como os principais, sendo os mais procurados em muitas regiões do Brasil por serem ainda considerados antiestresse. O ramo de escolas de arte pode trabalhar com turmas pequenas ou grandes, dependendo muito do tamanho do negócio, da proposta do empreendedor e da função da escola de artes. Podemos ver várias escolas de arte dando apenas um suporte básico para as atividades e aulas que oferecem, em contraste com outras que preparam realmente os alunos para seguirem as profissões artísticas que escolheram.

A ideia é realmente investir em turmas pequenas, para a avaliação de cada aluno de uma forma mais abrangente e dinâmica. É importante que a escola de artes tenha professores especializados e credenciados nos órgãos de sua competência para lecionarem e mostrarem as principais técnicas de teatro, música e outros tipos de atividades. Aqui você verá um pouco mais sobre escola de artes com nossas dicas. Veja!

Localização de Escola de Artes

A localização no caso de uma escola de artes é fundamental de ser bem escolhida. O ideal é que a escola de artes esteja localizada numa região movimentada, com passagem de veículos e pessoas e que dê a oportunidade das pessoas chegarem e estacionarem sem problemas. Pontos de ônibus também são essenciais de estarem perto da escola de artes, pois os alunos muitas vezes utilizam este meio de transporte para se locomoverem de um lado a outro. É necessário ainda que haja uma área de estacionamento próprio da escola de artes ou algum estacionamento que possa estar agregado para receber os alunos da escola de artes, priorizando o bem estar dos clientes.

Algumas regiões do Brasil estão carentes de escolas de artes de qualidade, dado que vem mantendo significativamente a migração de alunos de diversos estados para as grandes cidades em busca da conquista de conhecimentos, principalmente na área artística. Talvez um investimento em regiões que não possuem escola de artes de qualidade seja o que o empreendedor precise para tornar-se pioneiro na região e conseguir conquistar muitos alunos.

Público-alvo de Escola de Artes

A escola de artes pode lecionar para homens e mulheres de todas as idades. Geralmente as atividades de escola de artes são muito apreciadas pelas crianças, então deve-se adaptar aulas para as crianças com a faixa etária que vai menor até que 5 anos. Os adolescentes também formam uma grande parcela dos que procuram por aulas de artes, principalmente as aulas de música. Hoje em dia os idosos também procuram cursos variados e atividades que ocupem o seu tempo, benefícios que o mesmo público antigamente não tinha acesso. Pode-se investir em estratégias de marketing que visem trazer a população que se interessa por arte como um todo para saber um pouco mais sobre as atividades da escola de artes. Talvez a concessão de algumas bolsas e aulas gratuitas experimentais façam esta tarefa de forma satisfatória.

Mercado de Escola de Artes

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A arte nunca foi tão valorizada em território nacional. Ainda hoje, sofre muitos preconceitos e o investimento por parte do governo ainda é baixo, mas estando em crescente expansão as escolas de artes formam tipos diversos de artistas que reproduzem seus trabalhos pelo Brasil e o mundo, tendo um grande reconhecimento a partir do tempo se fizerem um trabalho satisfatório.

Mesmo com todos os imprevistos que a arte sofre dentro de território nacional ainda há uma grande concorrência de escola de artes dentro de algumas cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, tendo o empreendedor que escolher localizações estratégicas e pensar em certos diferenciais que afastem a concorrência local. O baixo preço pode ser uma forma de conseguir mais alunos no começo, assim como a concessão de bolsas para os melhores alunos.

Pessoal de Escola de Artes

Os professores e os alunos devem estar em perfeita sintonia e para isso é preciso que os primeiros estejam munidos de todo o conhecimento necessário para avaliarem os alunos e passarem um pouco do que sabem para formar um raciocínio. A ideia é que no tempo do curso o aluno saia preparado para o mercado de trabalho com sua criatividade lapidada podendo exercer diversos tipos de cargos em sua área.

Além dos professores, outros funcionários deverão seguir o ritmo da empresa e contribuir para o bom funcionamento da escola de artes. Estamos falando de recepcionistas, coordenadores, diretores, assistentes, monitores, faxineiros e outros profissionais. Toda a equipe deve ser treinada para o bom atendimento ao cliente.

Estrutura de Escola de Artes

Nas atividades relacionadas à dança deve ter os equipamentos de som perfeitos para dar o aprendizado das coreografias. Além disso, o espaço com espelhos adequados e amplitude ideal é necessário para esta atividade. Para as artes cênicas, cenários devem ser montados de acordo com as principais exigências do mercado e as outras atividades também devem estar de acordo com as especificações.

As salas de aulas devem ser bem decoradas e espaçosas, promovendo um ambiente aconchegante para o bom funcionamento da escola de artes. As licenças específicas do Ministério da Cultura devem ser atendidas a partir da iniciativa própria do empreendedor que deverá se dirigir primeiramente a Prefeitura para regularizar-se com a lei do Plano Direcional Urbano, aproveitando para saber as demais informações necessárias para a legalização de sua escola de artes.

Divulgação de Escola de Artes

A divulgação é a alma do negócio e hoje em dia temos uma série de tecnologias que nos permite chegar ao consumidor de diversas formas. A partir das apresentações públicas dos alunos da escola de artes temos a possibilidade de expandir os negócios sendo a melhor forma de propaganda que encontramos até então para estimular mais pessoas a se interessarem pelas atividades. A própria escola de artes pode criar feiras e apresentações que exponham todos os lados das atividades de escola de artes. Os aprendizes podem fazer grupos artísticos para exporem ao público os trabalhos aprendidos dentro de sala de aula, o que é uma forma incrível para estimular também a capacidade de lidar com o público.

Perfil do Empreendedor da Escola de Artes

Geralmente o que vemos são empreendedores que já tenham uma formação sólida na área de artes e tem um devido reconhecimento social, o que ajuda muito na construção de uma empresa de escola de artes. Porém, pessoas anônimas e sem formação na área podem se aventurar num empreendimento como este, devendo é claro ter um grande conhecimento a cerca das atividades principais que serão trabalhadas dentro da escola de artes, assim como alguns conhecimentos técnicos como administração de empresas, finanças, marketing, atendimento ao cliente e outros. O empreendedor pode participar de feiras, eventos em geral como palestras e cursos para trocar experiências com outros empreendedores do ramo, fazendo uma observação mais apurada e visível de tudo o que é proposto na teoria, na intenção de incorporar a sua escola de artes as principais formas adotadas de funcionamento da empresa.

Investimento Inicial – Escola de Artes

Para investir numa escola de artes o empreendedor deve primeiramente analisar a localização que será escolhida para sediar a empresa, depois pesquisar as principais atividades de escola de artes escolhidas pelo público da região, a possibilidade de incrementar as salas de aulas com os artifícios que são necessários para as aulas de dança, música e artes cênicas por exemplo. Levando em consideração um empreendimento de pequeno porte, os gastos podem ser bem modestos a partir da pesquisa pelo melhor preço em equipamentos e instalações. No começo, não é preciso que muitos funcionários sejam contratados.

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. gostei das informacões dadas acim, por isso espero bons sucessos nesta área, na qual eu ja disponho as qualidades de artista plastico e técnico em reciclagem de materiais utilizados. a escola apenas vai se dedicar na reciclagem, recuperacão, reuticlagem dos materiais. Haverá a necessidade de preticarem a danca, estudo da música, guitara, Xadrez e piano. espero a vossa correspondência sempre que for necessário. Macuanja da Beira.

DEIXE UMA RESPOSTA