Como Montar Uma Escola de Teatro

Como montar uma escola de teatro
Como montar uma escola de teatro

O teatro representa  não só uma forma de arte como também uma oportunidade para o desenvolvimento saudável de jovens e adolescentes.

Existe a máxima que diz que é no de teatro que se aprende a viver, pois o lirismo tem importância predominante no aprendizado sendo também um componente essencial de apoio pedagógico, daí a importância das escolas de teatro.

Para montar uma escola de teatro os interessados devem analisar qual o conhecimento que possuem do ramo teatral e qual sua experiência no segmento que fará com que a escola possa conquistar alunos e ainda se tornar conhecida.

Mercado de uma escola de teatro

As cidades grandes e médias possuem uma população jovem bem abnegada. Esse público com certeza representa um nicho de mercado para frequência nas aulas de teatro, seja por motivo de hobby ou até por motivos profissionais.

O importante é que uma região com um grande número de crianças, adolescentes e jovens adultos tem um potencial promissor quanto à abertura de uma escola de teatro.

Pessoal de uma escola de teatro

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Não são atores e atrizes celebridades, mas profissionais com formação acadêmica em teatros e  ainda com experiência na montagem e organização de espetáculos.

Para a seleção inicial de profissionais, avalie a disponibilidade, o interesse e comprometimento e a capacidade de comunicar com o público-alvo as aulas de artes.

Peça uma aula como exemplo para avaliação da capacidade do profissional.

Cuidados  e dicas ao  montar o  projeto de uma escola de teatro

Inicie de alguma forma a escola de teatro atendendo apenas crianças e depois também adolescentes. O importante é iniciar as atividades mesmo que a estrutura não abranja um espaço muito grande ou ainda seja pequeno o número de alunos. O interessante é começar de alguma forma, quem não começa não expande.

Ofereça outras oficinas como música e dança, que possam complementar a atividade artística de teatro.

Cursos como áudio e vídeo e iniciação dramática, desenho com o lado esquerdo do cerébro e outros cursos voltados para área de publicidade e comunicação também podem ser atividades a serem desenvolvidas futuramente.

Outro cuidado ao montar a escola de teatro é estabelecer e disseminar uma verdadeira escola, ou seja, pesquise quais as metodologias indicadas para o ensino de teatro e então estabeleça através da discussão com os outros profissionais que metodologias serão empregadas na escola.

E antes de tudo, conte apenas com pessoal que esteja comprometido com o projeto e que será útil em todas as etapas.

Um projeto como uma escola de teatro precisa de pessoas que auxilem em todos os estágios como montagem dos palcos, ensino e outros.

Aulas a serem ministradas em uma escola de teatro

O mercado de trabalho para crianças e adolescentes que querem trabalhar como garotos propagandas é crescente e concorrido. A formação desses profissionais mirins constituem uma oportunidade para a escola de teatro que poderá oferecer cursos de Interpretação, Expressão Corporal, Expressão Vocal e Musical, Noções Básicas  de como atuar frente as Câmeras e outros.

Trabalhará com crianças de 10 a 15 anos em epressão artística para o corpo e voz (aulas de dicção certa para falar em público), canto, improvisação, técnicas para câmera e teatro.

Uma escola ou oficina de teatro deverá para obter sucesso e atrair alunos, realizar um trabalho não só de divulgação, mas também de conscientaização. Portanto, a adesão da escola de teatro pela comunidade dependerá de aulas pilotos e eventos, como espetáculos. Assim, a comunidade descobrirá o que a escola de teatro pode proporcionar para aquela comunidade.

escola de teatro poderá organizar um sistema de convênio com algumas empresas a fim de firmar contratos para descontos em mensalidades e assim obter um nicho de mercado interessante.

Objetivos fundamentais de uma escola de teatro

Os objetivos fundamentais de uma escola de teatro passam por animação técnica, coordenação de atividades, administração e gestão, pesquisa e criação, formação de novos talentos e outros.

Iniciar os alunos na arte dramática é também objetivo fundamental da escola de teatro, desenvolvendo a arte de interpretar e valorizar a representação de textos e obras já consagradas.

Incentivos para escola de teatro

Pesquise no local a Secretaria de Cultura mais próxima e quais os incentivos que são destinados para o ramo teatral. Muitos projetos teatrais conseguem incentivos através de projetos que são interessantes para a Administração Pública e acabam recebendo benefícios para que obtenha resultados.

Conseguir incentivos governamentais, porém,  é uma questão de saber vender a ideia de forma que ela se apresente com conteúdo social e econômico devidamente interessante atendendo às necessidades da comunidade.

Conhecer seus direitos e deveres é a primeira medida a ser tomada por qualquer empresário em qualquer ramo de atuação.

Por isso, informe-se sobre a Lei Rouanet, que dá incentivos à Cultura. Segundo a Lei, as entidades culturais como escolas de teatro possuem isenção no Imposto de Renda e para os demais impostos a escola poderá tributar pelo Lucro Real, ou seja, o lucro sem deduções.

O incentivo visa atender o crescimento cultural do país.

Como elaborar projetos em sua escola de teatro

Para elaborar um Projeto Cultural é necessário que o mesmo desecreva detalhadamento qual o objetivo, a justificativa, qual o histórico da escola de teatro, qual a experiência no ramo teatral dos participantes e muitas outras informações.

O Projeto escrito também descreverá quais as metas a serem atingidas pelo Projeto Cultural  e diante disso qual a previsão de resultado final.

Todas estas questões deverão ser levantadas sem esquecer de mencionar o público-alvo a qual o Projeto se dirige e qual a estimativa desse público-alvo.

O cronograma do Projeto deverá ser realista e contar também com as atividades críticas, ou seja,  aquelas atividades que são pré requisitos para outras e por isso precisam se completarem para que se dê início às atividades  seguintes. Portanto, é de suma importância descrever todas as atividades e cronograma. O Projeto descreverá ainda os prazos e custos das atividades.

Desenvolvido o Projeto, a escola de teatro estará preparada para receber incentivos governamentais ou investimentos privados ou ainda responder todas as dúvidas dos pais e alunos. Organize também um Manual com normas e ementa de ensino e metodologias e ainda  Literatura a ser utlizada nas aulas.

A escola de teatro se enquadra na categoria Cursos Livres e não necessitam de autorização do MEC.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Sou presidente de uma OSCIPS, onde podemos abrir cursos para dança, teatro, música, etc. Como montar um projeto para uma escolinha de música?
    Se puderem me ajudar, agrademos.
    Eva

DEIXE UMA RESPOSTA