Clínica de Estética Para Animais – Ideia Criativa Para Ganhar Dinheiro

clínica de estética para animais
Veja boas ideias para montar uma clínica de estética para animais.

Para montar uma clínica de estética para animais os procedimentos básicos são aqueles para banho e tosa em geral. Os outros procedimentos aplicados serão relacionados à dermatologia animal e princípios quanto a arrumação dos pelos de forma estética e também considerando a saúde dos pelos animais.

Mercado de uma clínica de estética para animais

A clínica de estética para animais deve conhecer todos os conceitos básicos da saúde animal e assim saber quais procedimentos estéticos são cabíveis para várias espécies de cães e gatos.

Para que não haja procedimentos que cause irritações alérgicas e doenças nos animais, os procedimentos deverão ser acompanhados por veterinários. Outro fator de sucesso para a clínica de estética para animais é a experiência dos funcionários, além da seleção apenas de pessoas que realmente gostem de animais.

A maioria das clínicas surge como ampliação de serviços oferecidos pelas clínicas veterinárias e pet shops.

Pesquisa de mercado em uma clínica de estética para animais

Pesquisas revelam que mais da metade dos consumidores de serviços para animais como banho e tosa estão insatisfeitos com serviços oferecidos e procuram algo mais.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Isso significa que existe uma dimensão de clientes descontentes a serem conquistados pela nova clínica de estética para animais, por isso, com investimentos e conhecimentos técnicos, e ainda conhecimento de como anda o setor, é uma boa dica para quem pretende se dar bem neste negócio.

A primeira dica, portanto, é saber como anda o mercado onde existe oportunidades para oferecer serviços e diferenciais que agradem clientes a fim de chegar a um ótimo atendimento, que alcance os anseios de qualidade e participação de mercado da clínica de estética para animais.

Sabendo que as pesquisas de mercado podem ser reveladoras sobre comportamento do consumidor, no que tange serviços para cuidados com animais até chances de realização de uma campanha de divulgação de sucesso, é necessário que todo o processo de ampliação dos pet shops ou clínicas veterinárias para atendimento também de estética passe inicialmente por um processo de pesquisa.

Clientes de uma clínica de estética para animais

A relação das famílias com os animais de estimação mudou e, atualmente, os animais são considerados membros da família. A renda familiar também é destinada para cuidados com os animais, com a saúde, estética e bem estar dos bichinhos de estimação.

O leque de possibilidades e oportunidades cresceu de forma ascendente para cuidados com animais. Atualmente, o ramo abre espaço para setores de vários atividades, desde veterinária, estética, psicologia animal e até moda.

Para participar deste bom momento no mercado de atendimento a animais, é necessário, porém, que haja envolvimento dos empresários e dedicação para que os clientes sejam atendidos de forma eficaz, pois são os únicos interessados diretamente nos serviços, sabendo que os serviços devem agradar primeiro os donos dos animais, atendendo seus anseios e necessidades.

Todas as clínicas que recebem animais, sejam de banho e tosa ou clínicas de estética, devem obedecer a uma lista de requisitos que agrade clientes. Essa lista contém:

  • Credibilidade quanto a qualidade e responsabilidade pelos animais,
  • Tratamento dos animais com amabilidade,
  • Espaço para lazer dos animais,
  • Diminuição do estresse dos animais,
  • Informações sobre os serviços e tratamento de estética de animal,
  • Aparência da clínica de animal,
  • Preços dos serviços.

Localização da clínica de estética para animais

Para a clínica de estética para animais, a escolha da localização é fator crucial de sucesso, pois as clínicas devem procurar uma localização estratégica, que considere potencial consumidor, quantidade de animais, classe social, renda per capita, existência de outros estabelecimentos de cuidados com animais, como são os serviços oferecidos pelos estabelecimentos concorrentes, etc.

Conheça os hábitos e perfis dos consumidores locais com pesquisas que revelem o número de animais por residências, hábitos dos consumidores quanto aos serviços ligados aos cuidados com animais, o que a região necessita para cuidar dos animais, quais são as preferências dos consumidores e outros fatores importantes.

Layout da clínica de estética para animais

Depois de escolhida uma localização ideal para os serviços de uma clínica de estética para animais, o ideal é que o lugar tenha um espaço que chega até 80 m² para movimentação dos processos de atividades, sem que haja interrupção nas atividades.

De uma forma geral, o layout, a estrutura e o espaço na clínica de estética para animais devem obedecer ao volume de produção, ou seja, deve estar de acordo com o número de animais atendidos por dia.

Para um estabelecimento que atende até 10 animais por dia é recomendado um espaço com balcão, prateleiras, mesas, gaiolas, banheira e armário.

Investimentos em uma clínica de estética para animais

Inicialmente, a clínica de estética para animais realizará investimentos com a reforma e adequação do local, com a colocação de banheiras fixas, duchas e outras instalações necessárias.

Outros investimentos serão com equipamentos como máquinas de tosa, secadores e materiais para uso rotineiros (óleos, xampus, pentes e outros acessórios).

Os investimentos fixos serão com veículos, mobiliário, montagem do escritório e informatização, que precisará de um software ou mais de um para atividades como cadastro de clientes, controle de estoques, controle de contas, controle de atividades e outros.

Os variáveis são aqueles que dependerão do volume de animais atendidos na clínica de estética para animais como os artigos de caixas transportes, secadores, aventais para funcionários, raspadeiras, pós de ouvidos, colônias, condicionadores e outros.

Diferencial de uma clínica de estética para animais

Para finalização do tratamento de estética, os animais são enfeitados com alguns acessórios que podem estar inclusos na taxa de pagamento do serviço, ou seja, os acessórios são colocados a escolha dos clientes e não terão custos adicionais, pois o custo que poderá ser rateado junto com o preço do serviço poderá fazer parte do preço total do serviço na clínica de estética para animais.

Outro diferencial nos serviços oferecidos poderão ser os espaços de lazer para os animais com brinquedos grandes e pequenos, que incentivem atividade física e funcionem como uma brinquedoteca animal.

Taxi dog – Serviço de uma clínica de estética para animais

A clínica de estética para animais deve oferecer transporte de ida e volta para os animais que serão transportados em veículos como fiorinos, com uma lotação de até dois animais.

O taxi dog é considerado um diferencial nos serviços, pois a maioria dos estabelecimentos oferece transporte do animal, tornando o serviço essencial.

Para diferenciar, organize um espaço confortável para os bichinhos, com decoração, ar condicionado e outros mimos.

Precificação dos serviços de uma clínica de estética para animais

Como em todo estabelecimento, os preços devem acompanhar a qualidade dos serviços e, ao mesmo tempo, serem competitivos.

Os preços praticados não devem apenas ser uma solução para geração de receitas no que tange a diferença entre custos e receitas, mas também um mecanismo de marketing, pois não devem somente estar relacionados com os custos de agregação de valor  e possibilidades de ganhos, como também estar acompanhados de promoções, descontos, condições de pagamentos e outras comodidades para os clientes, que tornam a clínica de estética para animais competitiva.

Divulgação da clínica de estética para animais

A divulgação da clínica de estética para animais deve surgir das atividades desenvolvidas, ou seja, uma identidade visual marcante no taxi dog, brindes distribuídos entre clientes com nome e endereço do estabelecimento, pintura externa que chame a atenção, etc. Todas essas soluções são eficazes mecanismos de divulgação.

Outros mecanismos de divulgação podem estar em taxidoor, anúncios em revistas especializadas, páginas amarelas, sites na internet, planfetos distribuídos, entre outros recursos.

O importante é diversificar as possibilidades de divulgação e ainda medir o desempenho dos mecanismos de divulgação da clínica de estética para animais.

Pessoal da clínica de estética para animais

Para organizar os processos operacionais e administrativos que exige o dia a dia de uma clínica de estética para animais, é necessário que a clínica conte com pessoal que tenha experiência e goste de animais, tenha habilidade para vendas e atendimento aos clientes, saiba lidar com animais e tenhadomínio dos mesmos.

É preciso que o estabelecimento conte com uma equipe comprometida e sempre disposta a colaborar com a empresa, a aprender sempre mais e que saiba trabalhar em conjunto.

Faça do quadro funcional mais do que um conjunto de colaboradores, mas uma equipe de trabalho sólida para a clínica de estética para animais.

Qualidade dos serviços oferecidos em uma clínica de estética para animais

A clínica de estética para animais possui diversos riscos que colocam em dúvida a qualidade dos serviços oferecidos pelas clínicas. Alguns desses riscos que são os riscos de atendimento.

O sumiço de animais, machucados e até mortes de animais, equipamentos quebrados sem possibilidade de trocas rápidas, excesso de trabalho (que torna as atividades mecânicas sem, que haja personalização no atendimento dos animais), falta de atenção a clientes e animais, etc. são riscos fáceis de ocorrer e fazem com que os serviços sejam prestados com uma qualidade inferior. Para isso, utilize esses riscos como critérios de qualidade que devem ser alcançados a curto e longo prazo e envolva toda a equipe na concretização desses objetivos.

Outro risco na qualidade do atendimento é não controlar satisfação e insatisfação dos clientes, não atualizar cadastro, não realizar pós venda, negligenciar o relacionamento com clientes, entre outros.

Há ainda riscos operacionais como rotatividade intensa de funcionários, seleção indevida ou deficiente de funcionários (o que proporciona muito trabalho para poucos funcionários), erros no controle de fluxo de caixa e estoques.

O relacionamento com clientes é essencial para a divulgação dos serviços da clínica de estética para animais e talvez o melhor mecanismo de divulgação existente. Por isso, tenha sempre atenção redobrada para evitar estes problemas em sua empresa.

Feiras e exposições importantes para uma clínica de estética para animais

É essencial no ramo de estética animal que os empreendedores e toda a equipe estejam antenados sobre as tendências de mercado, tanto no atendimento quanto nos produtos que estão sendo oferecidos. Para isso, participe de feiras, eventos e exposições sobre cuidados com animais e tudo que esteja relacionado com a clínica de estética para animais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA