Como Montar um Curso de Informática Para a Terceira Idade

Como montar um curso de informática para a terceira idade
Como montar um curso de informática para a terceira idade.

Veja nesse artigo, dicas de como montar um curso de informática para a terceira idade e lucrar com o negócio.

Com o advento da tecnologia as pessoas estão vivendo mais e melhor. Com isso, a porcentagem de idosos na população mundial vem crescendo muito, inclusive no Brasil, e estas pessoas estão cada vez mais aptas a desempenharem funções que antigamente não estavam ao seu alcance, como trabalhar. Seja para o trabalho ou lazer, os idosos merecem estar a par das tecnologias que conhecemos hoje em dia, e através de um curso de informática específico para a terceira idade, vemos que este objetivo está sendo alcançado.

Presenciais ou online, os cursos de informática são muito procurados por pessoas de todas as idades e permitem que o aluno assista às aulas ministradas por professores para terem capacitação para operarem bem um computador. Os cursos de informática para terceira idade são um excelente serviço e ainda não é um ramo tão concorrido dentro do mercado, o que é uma excelente ideia para os empreendedores que sonham com ter o próprio negócio para se destacarem dentro de sua área de atuação.

No curso, os professores devem ser especializados e adaptarem as aulas para o público-alvo, que merece cuidados especiais, como o aumento do tempo para a realização de exercícios, necessidade de repetir palavras e conceitos para melhor fixação, entre outros itens.

O público-alvo deste negócio é obviamente os idosos que queiram aprender mais sobre informática por diversos motivos. E este interesse não se restringe apenas às classes sociais mais altas: atinge também a classe média e média baixa.

Investimento inicial para um curso de informática para terceira idade

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O investimento pode parecer absurdo, mas é o ideal para montar um curso de informática para idosos em boas condições, sendo em média R$150.000,00 as despesas médias para o início do negócio. A equipe composta por pelo menos 7 pessoas compreende um administrador, professores e outros funcionários que darão suporte básico para o funcionamento do curso. Por mês o faturamento esperado está na média de R$26.000,00, que só é conquistado através de muito trabalho e uma boa administração. Não há impedimento para as pessoas que queiram começar com menos capital e em um espaço menor, e com isso a quantidade de funcionários e alunos também deverá diminuir por enquanto até uma posterior expansão.

Perfil do empreendedor

O mais lógico é que o empreendedor seja da área de informática. Porém, a sensibilidade e o cuidado com as pessoas, principalmente com os mais velhos, facilita a relação entre empresa e cliente e isto faz bastante diferença no orçamento obtido.

O empreendedor deve arranjar um bom espaço com cadeiras confortáveis para montar o seu negócio, priorizando o bom relacionamento com o seu público. Até os detalhes mínimos como escadas e pisos devem ser pensados para adaptação da sede as necessidades de todos. É comum que idosos cadeirantes se interessem pela área da informática, e então é preciso que as portas sejam largas e os banheiros dêem o aparato que eles precisam para se sentirem aceitos.

Perfil dos funcionários de um curso de informática para terceira idade

É necessário que a escolha dos funcionários seja rígida para garantir que o empreendimento dê certo. Pessoas aparentemente alheias a boa educação devem estar descartadas deste tipo de trabalho, que prioriza muito a relação com os idosos. Os professores devem ministrar aulas teóricas e práticas com paciência, ajudando um por um, tirando todas as dúvidas o quanto for preciso e ganhar a credibilidade do público.

O ambiente ideal para um curso de informática para terceira idade

O ambiente deve ser iluminado, espaçoso, livre de qualquer tipo de objeto que possa causar acidentes, sem fios espalhados, de preferência em locais planos, ou seja, sem escadas. No próprio curso de informática para idosos deve ter um ambiente para a hora do intervalo, que será a única forma de socialização de muitos deles. É importante respeitar este recesso e deixá-los aproveitar o tempo vago para conversar e comer. Quanto ao cardápio, quem não leva o lanche pronto de casa deve ter um lugar para comer e então uma cantina seria uma boa forma de suprir esta necessidade dos alunos. Os alimentos devem ser saudáveis e não conter alimentos gordurosos, pois as pessoas nesta idade geralmente apresentam problemas agravados pela dieta rica em gordura e açúcar.

Deve haver um computador para cada aluno, e caso não tenha possibilidade, pelo menos um computador a cada dois alunos. A prática é de fundamental importância para o curso de informática para a terceira idade dar resultados significativos e isto será cobrado ao final do curso pelos filhos, netos ou outros acompanhantes dos idosos.

Divulgação de um curso de informática para terceira idade

A divulgação pode ser feita via internet, pelos jornais e revistas e através de panfletos. Neste caso, a família dos idosos deve ser também sensibilizada para a contratação de um curso de informática para a terceira idade. O ideal é mostrar os benefícios que o curso trará para o idoso, como uma fonte de renda através do trabalho pela internet caso o idoso tenha interesse, a facilidade de comunicação com outras pessoas com gasto mínimo e interação mais abrangente do que o uso de telefone e cartas, o aumento da socialização com as outras pessoas prevenindo o aparecimento de certas doenças psicológicas como depressão e a ocupação para as pessoas que gostam de aprender sempre mais.

Dicas de Negócio

O empreendedor pode contratar profissionais que ainda estão em período de formação para fazer estágio no curso de informática para a terceira idade, sendo uma ótima opção para os formandos em conseguirem hora extra e também para o empresário, que terá uma maior quantidade de pessoas atendendo seus clientes e um custo menor. Outra dica importante é programar as aulas para horários acessíveis à turma. Sendo assim, fica descartada a hipótese de aulas no turno da noite começando às 20h ou 21h, por exemplo. Além do curso de informática para idosos, o espaço pode oferecer outro tipo de atividade para o mesmo público, como curso de idiomas para idosos, aulas de dança de salão e outros.

Gostou da ideia de montar um curso de informática para a terceira idade? Comente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA