Como abrir uma creche

Por:

Abrir uma crecheCom o corre-corre de hoje, muitos pais têm que deixar seus filhos em creches. Com isso, abrir uma creche pode ser um negócio rentável e prazeroso. Abrir uma creche não é muito diferente do que para abrir um negócio qualquer, de modo geral, você deve verificar o mercado para descobrir se há clientes suficientes para o tipo de serviço oferecido. Toda vez que houver clientes em abundância, além da capacidade de atendimento da concorrência, já é um bom sinal de que o negócio pode dar certo.

Clientes ao abrir uma creche

Normalmente o perfil do consumidor que deseja colocar seus filhos em uma creche é  um cliente que tem dificuldade para encontrar doméstica confiável ou busca por um serviço mais barato do que contratar uma babá, para que possa exercer outras atividades como trabalhar por exemplo. Com o aumento do número de mulheres do mercado de trabalho, e como chefe de famílias, mais freqüentemente o serviço de creche se torna necessário para atender estas pessoas.

Concorrência para abrir uma creche

Primeiramente é preciso avaliar a quantidade de concorrentes para o serviço de creche. Consiga um mapa da sua região de atuação e marque no mesmo os locais de cada concorrente, com o objetivo de ter uma visão geral da concorrência. Ao analisar o perfil da concorrência não se esqueça de levar em consideração, escolas infantis e as creches disponibilizadas pelos governos estaduais e municipais como concorrentes também.

O futuro empresário deve pesquisar o funcionamento do mercado concorrente de modo a descobrir o maior número de informações necessárias para abrir e funcionar a creche. Informações como qualidade do atendimento, preços e qualidade dos serviços são imprescindíveis para conhecer o perfil dos concorrentes.

Não desista apenas ao analisar a concorrência ou algum outro fator externo, abrir uma creche é um excelente negócio, basta prestar atenção de quantas pessoas reclamam todos os dias sobre não ter vagas para seus filhos!

Compile todas as informações e projete um cenário do mercado concorrente atual. Avalie se você terá condições de competir e como se posicionar para ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Basicamente seria responder a pergunta: o que eu posso fazer melhor do que a concorrência? Quais serviços posso oferecer para o público infantil?

Localização para abrir uma creche

Ao escolher a melhor creche para seu filho o cliente leva em consideração a proximidade da creche com seu trabalho ou residência. Avalie também a rota, se a creche fica no caminho casa / trabalho. Assim é muito importante pesquisar a vizinhança local, seu perfil e poder de consumo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Tenha em mente que você precisa saber os cuidados ao comprar um ponto comercial, caso contrário poderá estar fadado ao fracasso!

Outros aspectos para avaliar o local de instalação para abrir a creche são estacionamento, segurança e facilidade de acesso.

O local escolhido por você além de localizado estrategicamente deve atender as necessidades físicas para abrir a creche; instalações adequadas, banheiros, salubridade, saneamento e condições de higienização e atender as normas da vigilância sanitária municipal.

Avaliação financeira ao montar uma creche

abrir-uma-crecheDe posse de uma pré-avaliação do mercado é hora de partir para a análise financeira para abrir a creche. Você deverá levantar o valor do investimento inicial (Levante todos os materiais, equipamentos, capital de giro necessário), os custos fixos mensais e a previsão de faturamento após abrir a creche.

Lembre-se de ter uma boa avaliação financeira ao abrir uma creche, você precisará manter reserva de fundos!

De acordo com a previsão de quantas crianças que se matricularão na creche, seus custos e preço dos serviços oferecidos você terá condições de descobrir qual será a previsão de lucro mensal e a partir daí saber em quanto tempo seu investimento total terá retorno.

O espaço aqui não é suficiente para detalhar como realizar estes cálculos e previsões, assim caso queira esclarecimento adicional você pode contar com o Kit Como Abrir Um Negócio.

Para garantia adicional e estar preparado para diversos cenários ao abrir a creche, faça uma previsão normal, outra pessimista e uma previsão otimista.

E você o que acha de abrir uma creche?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

42 comentários sobre “Como abrir uma creche
  1. Liziane disse:

    adoro o NN por que tem ótimas dicas e esclarece todas as dúvidas

  2. claudiane disse:

    Gostei muito das dicas de como abrir uma creche, mas ainda tenho uma duvida: preciso ter formação em magisterio para abrir e começar o negoco? Como faço para conseguir legalizar o local?

  3. MARIA HELENA disse:

    Quero abrir uma creche noturna ,acho que estas dicas são muito interessante ,valeu.
    Nao percamos o contato,abraços.

  4. ana disse:

    gostei muito de ler este artigo. gostaria de descobrir um pouco mais sobre creches, estou querendo abrir uma creche mas nao sei ainda do que vou prescisar.

  5. Sidinei Horaco da Costa disse:

    Acompanho todos os dias as informações e dicas do Novo Negócio e acho todas elas muito interessantes. A propósito, adorei esta sobre a creche e gostaria de maiores informações sobre o assunto em questão.
    Um abraço.

    • MARCOS DA COSTA disse:

      Ola sidinei tudo bom? uma coisa estou com unos progetos em abrir uma creche tmb,estava procurando por la net e olhando…vi ke tenemos lo mesmo sobre nome… tenho familias que nao conheço… eu sou de Belo horizonte atualmente moro na españa estou voltando para o brasil mes que venhe… bom um abrazao sorte com o novo negorcio!

    • sonia maria feitosa morais disse:

      adorei preciso dos detalhes desse negocio,poisé interessante ´mas é de enorme responssabilidade cuidar de crianças,tudo terá que ser bem avaliado e seguro para ambos pais e crianças e a própria creche ser uma referençia de amor e trabalho junto a educação.

  6. Valéria leonel disse:

    Gostaria de saber quanto eu gastaria mais ou menos para abrir uma creche,e se precisa ter alguem com alguma formação fico no aguardo,
    obrigado
    Valéria

  7. Elaine disse:

    Eu gostaria muito de abrir uma creche e uma escola de educação infantil. É necessário apenas ter um curso superior ou tem que ter algum curso específico? Eu tenho formação de professores, mas é nível médio e tenho curso superior em ciências contábeis.

  8. elisangela vasconcelos da silva disse:

    Oi, gostaria de saber tudo sobre creche infantil o q eu vou precisar e qual profissional tenho q ter p creche, eu tenho experiencia com criança desde os meus oito anos de idade, estou desempregada a mais de 2 anos e preciso trabalhar, ai veio esta ideia, me ajudem o horario seria manha tarde ate o horario q os pais precisassem, vou aguardar resposta.

  9. Mariana disse:

    Gostaria de abrir um berçario ou creche, se possivel enviar todas informações necessarias para efetivação da mesma.

    Aguardo resposta.

    Att

    Mariana

  10. Estanilau Ribeiro disse:

    Não há necessidade de ter formação para ter a Creche. Porém vc deverá ter Um Diretor formado em Pedagogia assim como um Coordenadora Pedagogica, Professores formados na área Magisterio e/ou Pedagogia, Deverá ter autorização da Prefeitura: hauvará de autorização, Plano Pedagógico,outros documento necessarios, deverá ter autorização da Vigilância Sanitária e outros documento como por exemplo autorização dos Bombeiro etc.

  11. Estanilau Ribeiro disse:

    O seu negocio depende do seu do que voce pretende administrar, ou seja quanto maior o seu investimento maio o seu retorno.

  12. Sheyla disse:

    Tenho formação em Pedagogia e magistério,já fiz um levantamento da necessidade de um berçario no bairro onde moro.tenho pouco recurso financeiro.
    Quanto devo ter no total para abrir um bom berçario?

  13. vanda disse:

    Quero muito abrir uma creche… Só falta capital pra investimento…

  14. Tarcila disse:

    Tenho pensado nisso, mas acho que depois de ler essa matéria, uma franquia seria mais seguro.

  15. Petronilda Diniz disse:

    Boa tarde!Gostaria de saber mais sobre creche, estou confiante que vai dar tudo certo no meu trabalho, estou pesquisando em outros sites.
    Grata, Petronilda

  16. nucha disse:

    gostaria de motar uma creche, mas ainda não tenho os materias onde posso obte-lo e como devo começar.

  17. susana disse:

    preciso ter um curso específico, qual?

  18. Graciele disse:

    Oi, adorei as dicas. Só uma pergunta: Como faço a regularizaçao dessa creche? O MEC tem de aprovar o local? Vi em um desses sites pela Internet que tenho de legaliza-la. Qual seria o caminho? Obrigada

  19. dara disse:

    Gosto muito de criança e meu maior sonho e ver uma creche montada com meu empenho e esforsso proprio…

  20. MARTA disse:

    ADOREI AS IDEIAS JA TRABALHEI EM BERÇARIOS POR MAIS DE OITO ANOS E HOJE PENSO EM MONTAR O MEU PROPRIO,NÃO TENHO PEDAGOGIA MAS VOU FAZER TENHO CURSOS DE BERÇARISTA,RECREACIONISTA E PRIMEIROS SOCORROS……..BOA TARDE A TODOS….

  21. monica veloso disse:

    quero abrir uma creche ,gostaria de saber tudo sobre assunto .obrigado espaço.

  22. Monica Silva De Souza disse:

    olá adorei suas avaliações sobre abrir uma creche.Queria saber se tem posibilidade deu cuidar de crianças na minha casa msm,pois ela é bem grande e espaçosa.E como fasso para essa realização pois não posso trabalhar fora pois justamente tenho dois filhos e é muito dificil encontra baba ou creche aqui na minha cidade.abraço Monica

  23. valter disse:

    estou pesquisando,ainda não sei o qual negocio abrir;o que sei que tenho que abrir meu proprio negocio.

    obrigado pelas primeira orientação.

    valter

  24. Norilza Cordeiro de Jesus disse:

    gostaria de saber com faço para abrir sala para reforço escolar

  25. sandra marques disse:

    gostaria de abri um berçario cm as minhas colegas de trabalho, se possivel enviar tds as informações para o meu Email.Obrigda.

  26. tori disse:

    gosto de criançapor isso vou montar uma creçe mais nao sei como e isso me ajudou um pouco obg tchau

  27. Amanda Santos disse:

    eu quero saber como fazer para abrir uma creche?
    o que ela precisa,quais são os tipos de documentos
    que precisa para abrir uma creche .

  28. valter disse:

    gostaria de abrir uma creche,tenho o espaço.mas quero informaçoes de: gastos,tamanho espaço, profissionais e como conseguir clientela. obrigado desde ja.

  29. silvia regina dias chaves disse:

    aguardo respostas

  30. suzan disse:

    gostaria de saber como monto uma cheche escola não a parte operacional mas as papeladas 1 passo

  31. WALKYRIA ZANQUETIN disse:

    Gostaria de abrir uma creche particular e gostaria de saber se preciso ter pedagoga nesta creche? obrigadi

  32. iracema disse:

    Muito bom , mais se possivel queria mais informações sobre abrir uma creche.
    obrigado

  33. iracema disse:

    preciso de informações burocraticas sobre a creche porfavor me esclareçam.obrigado

  34. Marcia disse:

    Olá, Gostaria de saber sobre rentabilidade, qto a prefeitura paga por criança para ter uma creche conveniada com a Prefeitura, e se é difícil para aprovação do mesmo. Obrigado.

  35. nivia disse:

    Gostaria de saber quantos m2 são necessarios para montar uma creche pois tenho uma casa e gostaria de usa´la para tal fim , gostaria de saber se tem que ser formada em pedagogia quais os tipos de licença que eu tenho que conseguir para eu funcionar totalmente na legalidade

  36. Wagner Alves disse:

    A minha esposa está querendo abrir uma creche. Quero saber o que é preciso?

  37. Robson disse:

    Gostaria de saber informações de como iniciar o período noturno já possuo escola infantil

  38. rosi disse:

    já tenho uma escola integrado ao berçário.gostaria de funcionar a noite com diárias, tenho que procurar algum órgão competente já que tenho todas as documentações?
    att
    aguardando resposta!
    Rosi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

No thumbnail available

Como abrir um camping

Já imaginou ter um camping? Existem diversos motivos que fazem co...
Como montar uma loja de motos

Como montar uma loja de motos

Com o trânsito cada dia mais caótico, comprar uma moto tem sido a...
Como montar uma empresa de transporte escolar

Como montar uma empresa de transporte escolar

Já pensou em montar uma empresa de transporte escolar? Não? Pois ...

Curta O Novo Negócio!

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)