Como Abrir Uma Financeira

Como Abrir Uma Financeira
Como Abrir Uma Financeira

Quando estamos sem dinheiro e precisando de crédito temos a opção de pegar dinheiro emprestado para posterior pagamento com juros. Além disso, existem situações em que queremos financiar certo imóvel, serviço ou alguns objetos e para isso contamos com as financeiras que fazem este trabalho. Nesse momento a financeira pode ser o negócio ideal.

Abrir uma financeira não é o empreendimento mais barato do mundo, pelo contrário, exige uma verba extremamente alta para o começo do negócio. Porém, é um dos negócios mais rentáveis que vemos neste cenário. A financeira trabalha com pessoa física e pessoa jurídica, presta assistência a quem está precisando de uma ajuda financeira para quem sabe construir uma casa, financiar o valor da faculdade de um filho e até mesmo nas situações mais embaraçosas, como ter de pagar por cirurgias caríssimas e até enterros.

Se você quer um negócio barato, abaixo tem algumas sugestões:

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Ninguém está livre de precisar de um dinheiro extra, e para isso as financeiras vem se multiplicando por todo o cenário brasileiro, fazendo negócios rentáveis. Saiba mais sobre o que é uma financeira, como ela trabalha e alguns passos básicos para você que quer começar um empreendimento nesta área se dar bem e conseguir credibilidade e um lugar no mercado.

Autorização para abrir uma financeira

Para abrir uma financeira ou qualquer empresa de crédito que empresta dinheiro é necessário uma autorização prévia do Banco Central do Brasil para fazer a construção da sede e regularizar também o seu funcionamento. Sem isso, a financeira acaba sendo um projeto pirata e sujeito a multas e outras consequências. As financeiras foram implantadas a partir de 30 de novembro de 1959 e caracterizam-se como empresas privadas.

A autorização para abrir uma financeira é apenas o primeiro passo, depois é preciso fazer um bom plano de negócios com o objetivo de minimizar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente em que a financeira estará envolvida, contemplando além da parte legal, aspectos de mercado, financeiros e operacionais.

Serviços de uma financeira

As financeiras prestam muitos serviços aos clientes, e neles estão incluídos o empréstimo pessoal, consignado em folha, crédito pessoal para pessoa física, capital de giro para empresas e até serviços de cartões de créditos que auxiliam e muito a vida da população atualmente. O objetivo geral é ajudar as pessoas que não tem condições de arcar com certas despesas a terem acesso a bens e serviços.

Todos precisam de dinheiro em algum momento na vida e o local para resolver o problema é a financeira.

O ideal é que uma equipe seja formada com várias pessoas de diversos setores que possam atender isoladamente a cada cliente e entender seus problemas para fazerem o melhor negócio possível ajustando as taxas de juros e proporcionando o melhor que a financeira pode fazer para ajuda-los nesta empreitada. Adiantamos que para começar uma financeira o empreendedor deve estudar muito e dispor de algum tempo para lidar principalmente com a burocracia.

Como abrir uma financeira

Para abrir uma financeira, o empreendedor deve se dirigir a um banco e conversar com o responsável pelo setor sobre a idéia de representar sua bandeira. Depois de solucionada este trâmite com o banco, já é necessário providenciar um CNPJ e instituir um local para a representação da bandeira. Tudo isso será analisado pelo banco e pelos demais órgãos envolvidos, já que estamos de um negócio que está diretamente ligado a dinheiro e isto leva algum tempo e muitas assinaturas e compromissos.

Você, ao abrir uma financeira, precisará ter parceria com um escritório de advocacia e um escritório de contabilidade, porque acredite, terá de cobrar judicialmente, ter bons contratos, lidar com muito papel, fazer inúmeros cálculos e por aí adiante.

Com a autorização e o local definidos pode-se começar os trabalhos e a dica principal é a financeira representar mais de uma bandeira para ampliar seus ganhos. Caso contrário o negócio fica limitado a apenas uma vertente e as contratações apresentam-se menos frequentes.

Dicas para abrir uma financeira

É bom que a financeira tenha como sede um bom ponto comercial. E isso quer dizer que esteja num local acessível a população, como na rua principal onde se localizam as principais lojas e bancos, ou até mesmo ruas adjacentes mas conhecidas e com pontos de ônibus acessíveis. Um local muito difícil de ser achado pode comprometer a lucratividade de qualquer negócio.

Se você tiver alguma imobiliária que seja sua “amiga”, uma boa dica é pedir para que ele fique “de olho” e avisar caso surja uma boa peça comercial.

Além disso, uma grande variedade de crédito pode ser implantada na financeira para atender a todos os tipos de clientes. Cada particularidade deve ser levada em conta e os planos devem ser modificados em relação a necessidade de cada um. A taxa de juros para quem vai comprar um carro popular por exemplo deve estar ajustada a este tipo de consumidor, enquanto quem precisa de um empréstimo pequeno para custear algum objeto deve ter suas particularidades ajustadas.

Divulgação de uma financeira

Para fazer a divulgação de uma financeira o empreendedor pode contratar um profissional de marketing para saber qual é a melhor maneira de chegar ao público alvo e estabelecer metas para que isso aconteça com menos custos e com maiores rendimentos.

Geralmente, para este tipo de negócio as opções de divulgação estão vinculadas a panfletagem e propagandas em jornais e outdoors. Com tantas opções hoje em dia, até mesmo a publicidade na internet pode ser uma fonte de propaganda para uma financeira. O importante é analisar o público alvo, criar um perfil de quem utiliza os serviços de uma financeira e traçar metas com a intenção de ganhar a confiança das pessoas. É claro que não é apenas a propaganda que faz de um negócio mais conhecido, mas pode ser a primeira maneira para isso acontecer.

Perfil do cliente da financeira

Os tipos de clientes vão variar muito diante de vários fatores como por exemplo estado do Brasil e localização, mas em geral a financeira recebe desde aquela pessoa que já tem traçado todos os seus ideais e chega na financeira já querendo soluções até as pessoas que estão completamente perdidas e acham que vão conseguir solucionar algum problema com o auxílio da empresa.

Equipamentos para abrir ma financeira

Uma financeira precisa de equipamentos para agilizar e melhorar sua forma de trabalhar. Estamos falando basicamente de alguns computadores com pessoas capacitadas para trabalharem neles e outros objetos como cadeiras e mesas com divisórias, ar condicionado, bebedouro. Além disso, é necessário um banheiro e artigos decorativos para formarem um ambiente agradável e confortável para os empregados e clientes.

Perfil do empreendedor de uma financeira

O empreendedor pode fazer cursos e se especializar em sua área. Além deles, existem palestras individuais em todo o Brasil sobre gestão de negócios e é realmente um bom investimento para alguém que ainda não tem experiência no ramo. Não podemos deixar de falar de congressos, feiras e eventos em geral que reúnem empreendedores do ramo para conversarem sobre o assunto e trocarem informações a respeito dos temas.

Perfil é uma coisa que nem todas as pessoas possuem, mas a notícia boa é que podem ‘adquirir’, desenvolver o seu lado empreendedor. Mas se você quer verificar se tem ou não o perfil, veja as características do empreendedor.

Trabalhar com dinheiro pode parecer fácil, mas é extremamente cansativo e exige muita atenção.Por isso, o empreendedor deve ter afinidade com a área e experiência. Caso contrário, pode contratar um profissional da área para sugerir dicas e soluções para o empreendimento.

Investimento para abrir uma financeira

Para abrir uma financeira não há uma quantia certa para começar. Vai variar muito de acordo com a procura e a demanda, com o empreendedor e tamanho do negócio e outros aspectos. O importante é saber que independente do tamanho do negócio o investimento é alto.

Aposentados e pensionistas podem usar as seguradoras

Aposentados e pensionistas hoje em dia podem usar os serviços das seguradoras facilmente através de projetos desenvolvidos especialmente para eles. Geralmente os juros são menores e as facilidades para pagamento também se tornam mais favoráveis.

Deseja abrir uma financeira? Comente abaixo!

3.75 avg. rating (75% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

40 COMENTÁRIOS

  1. Estou estudando um tipo de financeira que emprestamos para funcionários de empresas, aposentados, pensionistas, tipo empréstimo de 1.000,00 a 1.750,00, no prazo de 12 meses com pagamentos e pagos em parcelas fixas.

  2. Estou buscando know how sobre o tema.
    Mesmo com capital proprio eu preciso fazer parceria com algum banco?
    Sendo que apenas quero trabalhar com credito pessoal?
    gratos,

  3. como eu faço pra abrir uma financeira ou como no começo o dinheiro é pouco começar a trabalhar direto com os bancos emprestando dos bancos e depois trabalahar direto com o meu dinheiro pois ja trabalho no ramo de consignados mas ai eu trabalho com uma empresa que trabalha com a Bvfinanceira eu sou tercerizado pela empresa…..

    • É complicado começar sem dinheiro, pois a sua “materia prima” é o próprio dinheiro. Quando pensamos em abrir um tipo de negócio desse estamos falando de muito capital de investimento e muito capital de giro. O ideal é, ter um capital próprio para abertura e fixar a empresa, logo após caso não tenha capital de giro, fazer um emprestimo com algum banco que tenha taxas de juros baixas. Mas não aconselho começar um novo negócio com dividas, você concorda comigo, que se queremos adquirir receitas, após empréstimos vamos trabalhar pra pagar dívidas?. Dinheiro chama dinheiro. Espero ter ajudado.

  4. GOSTARIA DE ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO DE EMPRESTIMOS CONSIGNADOS PARA APOSENTADOS E PENCIONISTA POR ISTO QUERO UM CONTATO COM UM REPRESENTANTE DESTA AREA OBRIGADO

  5. tenho pretenção de montar uma financeira para empregados de empresas de médio porte com prazo de no máximo 12 meses e os 30% do do salário. A idéia é começar com poucas empresas e capital próprio. Por onde começo.

  6. Estou pensando em uma pequena financeira.não sei nada.mas tenho alguem nesta area com que ja trabalha neste setor.então gostaria se tiro certo para isso.claro com um pequeno capital.aguardo resposta. Obrigada

    • Celia, é muito difícil começar algo com pouco capital, no caso o dinheiro seria sua “materia prima”. Como havia dito para se obter dinheiro é necessário ter dinheiro. São poucos negócios que iniciamos con pouquíssimo dinheiro.

  7. Bom dia, estou interessado em abrir uma FINANCEIRA DE VEÍCULOS aqui em minha cidade, pois quando queremos financiar algum veículo temos que se dirigir a uma cidade quase do nosso porte. Vendo isso tive a ideia de abrir uma aqui, mas não sei por onde começar. Já tenho o ponto, é no centro da cidade. Tenho 2º grau e tenho bom relacionamento na área. Preciso de ajuda para chegar lá, como adquirir tabelas e se dirigir aos bancos para utilizar suas bandeiras. Obrigado.

  8. Eu gostaria de abrir uma financeira de Crédito pois sempre fui empreendedora já tive outra tipo de negocio mais agora vou mudar de ramos, estou fazendo uma pesquisa mais eu gostaria de saber quanto será a margens de lucros ?

  9. GOSTARIA DE ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO DE EMPRESTIMOS CONSIGNADOS PARA APOSENTADOS E PENCIONISTA POR ISTO GOSTARIA DE UM CONTATO COM UM REPRESENTANTE DESTA AREA OBRIGADO

  10. Olá!
    Gostaria de ter auxílio de como abrir uma financeira.
    Quais os primeiros passos que devo tomar,onde devo ir pra ter tudo legalizado.
    Tenho alguns pontos de comércio em vista e em ótima localidade.
    Peço auxílio completo.
    Agradeço desde de já pela atenção.
    Aguardo o contato o mais rápido.

  11. Boa tarde, gostaria de saber, qual o procedimento para abertura de uma financeira para empréstimo consignado, onde busco parceiros no caso as Bandeiras, qual o custo inicial para investimento.
    Quantos colaboradores preciso ter.
    Aguardo retorno.

  12. oi eu tenho anos de experiencia com consignado. mais pretendo trabalhar pra mim mesma. és q questao eu nao sei por onde começa ? qual vai ser meu investimento? gostaria que me ajudasse?

  13. abri uma financeira porem é uma intermediaçao bancaria, rebebemos porcentagens sobre os negocios feitos aderimos a uma franquia, seria mesmo um bom negocio em 2 meses com investimento de 60 mil para 3 socios so lucramos 860 reais nos cofres da empresa, estamos ainda retirando do bolso para arcar com as contas empresariais !

  14. quero trabalhar com empréstimos consignados para funcionários públicos ,aposentados e pensionistas, já tenho uma sala comercial muito bem localizada, só não sei ainda como funciona a parceria com os bancos !!

  15. Não é bem assim para abrir uma financeira…
    Precisa de grande porte de capital, e saber assumir riscos…
    Antes de mais nada, alguém aqui sabe controlar seu próprio dinheiro? Quantos $$ vocês emprestaram e estão ganhando juros? Quantos % de juros estão ganhando com o seu dinheiro? Sabem a diferença entre rentabilidade bruta e real? Sabem no que interfere a inflação? Se não souberem responder essas perguntas, mesmo que – por acaso – tiverem o capital inicial não saberiam administrar uma financeira.

    • sim mesmo com capital proprio vc precisa , sim de uma agente bancario , mas me manda seu email terei o maior prazer em lhe ajudar

  16. Já trabalhei prestando serviço para uma Empresa em consignação, hoje sou corretora de imovies, quero abrir uma financeira em consignação, vinculando o trabalho no ramo de imobiliária também.

  17. Olá
    Quero abrir uma financeira, mas não tenho capital.
    Eu vendo um produto e meus clientes sempre precisa fazer consiguinado para comprar o meu produto e por isso quero abrir uma financeira para ter lucro nessa área e também facilitar.
    Também vendo meu produto parcelado no cheque e Também gostaria de saber como eu faço pra passar esses cheques por essa financeira q quero abrir.
    Preciso de ajuda.

  18. Estou interessado em abrir uma pequena financeira. Quais são as partes burocráticas que tenho que seguir ?
    tenho intenção de começar pequeno, mas qual seria um valor bom para eu começar ? Contando que tenho computadores, mesas, cadeiras e bebedouros e o espaço físico (local).

  19. Mesmo com capital proprio eu preciso fazer parceria com algum banco?
    Minha ideia seria trabalhar com capital próprio, empréstimos para aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o sistema de cobrança seria em debito automático, o mesmo sistema que a crefisa usa, seria possível, por onde começo
    grato.

  20. Boa tarde, gostaria de abrir uma financeira para trabalhar com empréstimos para aposentados, pensionista e servidores publico, a ideia seria emprestar e receber em debito automático, hj a Crefisa faz isso, por onde começo, seria possível trabalhar com capital próprio ou preciso de um banco? Grato.

  21. PENSO NUMA FINANCEIRA SEM FINS LUCRATIVOS PARA MIM, MAS PARA OS ANIMAIS ABANDONADOS . SÃO MUITOS OS PROTETORES VOLUNTARIOS RESPONSAVEIS QUE RESGATAM ANIMAIS DOS MAIS DUROS , ABANDONO, MAUS TRATOS , ETC.. MUITOS TIRAM DE SUAS BOCAS PARA AJUDAR OS ANIMAIS . EU GOSTARIA DE TER UMA FINANCEIRA PARA AJUDAR ESTES PROTETORES NAS COMPRAS DE RAÇOES, MEDICAMENTOS , CASINHAS, ABRIGOS , TAXIS DOG ..SÓ PARA ISTO . UM FINANCEIRA ONDE A POPULAÇÃO AMIGA DOS ANIMAIS DEPOSITASSE SUA QUANTIA MENSAL E A FINANCEIRA TERIA UM CADASTRO DOS REAIS E RESPONSAVEIS PROTETORES PARA DE ALGUMA MANEIRA RECEBER ESTA AJUDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here