Como Montar Uma Bomboniere

Como montar uma bomboniere
Como montar uma bomboniere

As bombonieres têm constituindo um ramo cada vez mais crescente, principalmente porque os produtos podem ser fabricados de maneira artesanal e apresentados de forma artística. Além disso, o sucesso do empreendimento pode estar ligado à variedade de produtos que o estabelecimento pode oferecer.

Fabricação própria x fornecimento na Bomboniere

Antes de montar uma Bomboniere o empresário deverá pesar em termos de qualidade dos produtos e do custo-benefício para saber o que será mais vantajoso para o empreendimento.

A decisão pode ter como bússola os seguintes aspectos:

  • Comprar produtos para a empresa pode surgir de uma necessidade de possuir um fornecimento especializado do produto,
  • Comprar de fornecedores também significa que a empresa não dispõe da tecnologia existente para a fabricação do produto,
  • Comprar de outros fornecedores pode significar um custo menor.
  • Fabricação própria pode significar mais qualidade e exclusividade dos produtos

Portanto, para a empresa será decisivo antes de realizar os outros investimentos, optar pela fabricação ou alocação de produtos.

Fornecedores ao montar uma bomboniere

Lembrando que além da matéria-prima da bomboniere que são os bombons, existem ainda outros produtos como embalagens, fitas e outros artefatos que compõem a força de vendas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Escolha os fornecedores de acordo com a qualidade dos produtos e aceitação por parte dos clientes. Teste quais os produtos que estão saindo mais e os que têm pouca aceitação e, dessa forma, estruture um plano de fornecedores baseado no volume de vendas.

Força de vendas de uma bomboniere

A gestão da força de vendas considera que para manter o ritmo de vendas e aumentá-lo, alguns fatores são essenciais, como:

  • Treinar o pessoal para que todos saibam que produtos a loja vende,
  • Ensinar as técnicas de vendas para cada produto,
  • Estipular metas e manter a equipe sempre motivada.

Localização de uma bomboniere

A localização é crucial para uma bomboniere e a escolha deve ser pelo local em que há maior acesso de consumidores com um poder aquisitivo de médio a alto.

Uma boa opção para a instalação da bombonieres são os shoppings, sendo que o investimento realizado justifica as vendas e visibilidade que a loja terá. É claro, porém, que a análise deve ser criteriosa, pois os custos de se instalar a loja em um shoppingenvolvem as chamadas luvas, que consistem na compra ou aluguel do ponto comercial e ainda despesas com condomínio, aluguel e fundo de promoção pago mensalmente.

Portanto, a empresa deve realizar um orçamento detalhado e pesar bem os prós e os contras.

Concorrência ao montar uma bomboniere

Observe também na localização escolhida se o mercado local está saturado com lojas do mesmo ramo. Se for o caso, escolha outro local, pois com certeza os esforços de vendas não serão suficientes.

Quando um ramo vende um produto pouco essencial como bombons, o ideal é que a concorrência fique longe, pois o consumidor de uma bomboniere não está pesquisando preços, mas sim avaliando produtos vendidos e qualidade no atendimento.

Mercado consumidor de uma bomboniere

O mercado consumidor está intrinsecamente ligado à escolha da localização. Assim, antes de optar por uma instalação no shopping, pesquise se o mesmo é frequentado pelo público-alvo que a empresa deseja conquistar, lembrando que o público que frequenta determinados centros comerciais possuem economia, cultura e hábitos que podem ser peculiares.

A empresa deve, porém, conquistar o seu público-alvo e ao mesmo tempo ampliar seu mercado consumidor agregando valor aos produtos oferecidos e agradando diversos estilos de consumidores.

Investimentos e estrutura ao montar uma bomboniere

Para montar uma bomboniere, o investimento fixo será com instalação, mobiliário e os investimentos com divulgação e despesas administrativas e contábeis.

O investimento variável será por conta do processo produtivo que representam os custos com estoques, embalagens e outros produtos que serão utilizados nas vendas, além das despesas de vendas.

Além da estrutura da loja que deve ser composta de prateleiras, balcão, vitrines e uma decoração que atraia os clientes, a bomboniere também contará com um depósito para estoque dos produtos.

Diferenciação

Para montar uma bomboniere o lojista deve sempre se diferenciar no momento de vender seus produtos; a diferenciação pode estar na apresentação dos produtos oferecidos como embalagens, balas junto com o embrulho para presentes e ideias que tornam os produtos mais sofisticados e atuais.

A diferenciação também pode estar no sabor, os produtos podem ser oferecidos por sabores, como chocolates amargos, brancos, mais doces e etc.

Ganhe também o cliente mostrando como é realizada a fabricação do produto, desde a extração do cacau até o produto acabado, através de folders bem elaborados, mostrando que a empresa também admira o produto. Essa e outras iniciativas farão da bomboniere um ambiente agradável em que o consumidor deseja estar, fazendo com que o estabelecimento se torne uma referência.

Ficou interessado em montar uma bomboniere? 

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

10 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de montar uma bombonieri no meu bairro,oponto fica perto da escola um lugar com bastante movimento,sera um bom negocio?

DEIXE UMA RESPOSTA