Como elaborar um panfleto para seu negócio

Por:

Como elaborar um panfleto para seu negócioCriar um panfleto é uma ótima forma para divulgar a sua empresa. De fato, não existe forma mais barata de divulgar um empreendimento. Você pode relevar a Internet, mas ela é ampla e ainda envolve custos de energia, conexão com a web e pode nunca chegar à mão da população local, que é seu público alvo. Não adianta divulgar uma loja em seu bairro para mais de 200 pessoas na Internet se nenhuma mora em sua região, não é mesmo? Pensando em divulgação, resolvemos trazer para vocês informações de como elaborar um panfleto para o seu negócio.   

Quem pode fazer um panfleto para divulgar?

A criação de um bom panfleto é uma maneira simples que divulga a sua empresa com eficiência. Esta forma de divulgação de um negócio deve ser usada para quem quer divulgar um empreendimento localmente. Nada de ter uma loja de nível nacional e montar um pedaço de papel, não vai chegar a seu público alvo jamais.

Empreendimentos eletrônicos como lojas virtuais devem descartar esta forma de divulgação. É muito raro uma pessoa na rua pegar um panfleto, guardar e em seguida acessar a loja para fazer a compra. O interesse deve ser imediato: mostrar a pessoa que sua loja ou serviço pode ser comprado adiante, com o alcance de alguns passos ou por telefone.

Lojas podem ter um retorno bem positivo deste tipo de mídia, bem como prestadoras de serviços como salão de beleza, restaurantes, docerias, manicure e pedicure, massagistas, assistências técnicas e demais estabelecimentos com seguimentos semelhantes.

Como elaborar um panfleto eficiente

Para elaborar um panfleto é preciso de alguns cuidados para não errar. Pense que um panfleto deve ser analisado e entendido pelo leitor em alguns segundos e não que ele leve para casa e reflita para entender a sua mensagem.

Você pode fazer a arte sozinho, nada te impede, mas não é uma boa pedida. Se você não tem conhecimentos de artes gráficas, o melhor é procurar um design para fazer o projeto e você fornece a marca da empresa e vai pensando junto com ele. Dê as diretrizes do que gostaria de ver na arte e aí o panfleto vai ficar do jeito que lhe agrade e a cara da sua empresa.

Caso queira tentar sozinho, o programa mais simples (que de fato não é tão simples de manusear, mas nada que um bom tutorial web não ajude) é o Corel Drawn, disponível online para elaborar a arte. Há ainda o Photoshop e outros programas que ajudam no processo. 

Como fazer a arte do panfleto passo a passo

Use uma linguagem bem clara e simples, passando informações importantes para os clientes. Crie um título eficiente que prenda a atenção do leitor, ou seja, escolha um título que seja o que você anuncia. Com isso, a elaboração do panfleto de seu negócio começa a surgir. Na maioria das vezes, o título é uma campanha, uma promoção ou um produto novo. Precisa ser algo que chame a atenção das pessoas, que informe e justifique o porquê as pessoas devem ir até a sua loja ou seja qual for o estabelecimento comercial.

Evite excesso de fotos. Com certeza você já recebeu um panfleto com tantos produtos que nem entendia o que continha nele. Vá com calma nas informações visuais, pois a regra em panfletos e anúncios é que o menos é sempre mais. Não é a toa que anúncios de carro só mostram apenas um carro, pois muitos seria excesso de informação para o leitor.

Depois é preciso preencher o restante de seu panfleto. Para isso, o primeiro passo é informar o principal do negócio, ou seja, o que quer vender. Depois é necessário informar o endereço, telefone e site da empresa, caso você possua. No caso de adicionar imagens ao seu panfleto, use no máximo duas imagens para não passar muita informação e deixar ele confuso para quem ler.

É importante prestar atenção para a fonte utilizada no seu panfleto, ou seja, o tipo de letra que vai ser escolhido. Mesmo que seja mais bonito e até engraçado, use uma para o título e outra para o texto. Não use uma variedade de fontes em seu panfleto, pois mais de duas fontes tiram o foco do leitor em relação a mensagem.

Além de usar apenas duas fontes distintas, é  importante deixar alguns espaços vazios em seu panfleto. Isso é fundamental para chamar a atenção do público, pois um material com muito texto ou com aparência confuso é dispensado no momento em que a pessoa olha para ela, ou seja, ela o descartar. Deixando alguns espaços em branco, o leitor se agrada devido ao fato de parecer uma coisa mais fácil e rápida, além do branco ser relaxante.

As informações para contato com sua empresa devem estar na base de seu panfleto, pois as pessoas lembram mais facilmente do que elas leram ao final de um panfleto. Essa é uma tática importante que deve ser seguida na elaboração de seu panfleto.

A cor é um elemento importante também. Você pode amar o azul, mas será que usar ele nas letras combina mesmo com a sua marca ou o nome de sua loja? Pense bem que nem sempre o que amamos é o melhor para o seu negócio dar certo. Escolha de fundo cores claras e mais forte nas tonalidades para as letras.

Dicas ao montar um panfleto

Lembre-se que a ideia do panfleto é levar o seu público a uma ação, então use uma afirmativa a favor de seu negócio de forma direta e especifica, como por exemplo “junte-se a nós”. Isso é importante para levar  o público a conhecer seu negócio.

E na entrega, não jogue na mão do cliente. Dê com atenção nas ruas e convide-o para uma visita. Uma dica é deixar em balcões de lojas que pode ser uma boa pedida para lojas parceiras que tenham alguma relação com o seu negócio. Exemplo: você vende celular e uma loja vende baterias, então vocês podem formar uma ótima parceria e você entrega alguns panfletos dele e ele os seus.

Desta forma, elaborar um panfleto para o seu negócio fica muito mais fácil.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)