Como Montar Uma Distribuidora de Balas e Doces

Como montar uma distribuidora de balas e doces
Como montar uma distribuidora de balas e doces

Para quem quer começar um negócio próprio, que tal montar uma distribuidora de balas e doces? As distribuidoras de balas e doces fazem parte de uma importante etapa na cadeia produtiva, vendendo produtos de diversas marcas que são adquiridos por preço de fábrica e revendidos por preço de atacado em quantidades maiores.

Mercado

As distribuidoras de balas e doces representam uma parceira para as marcas em um mercado que é tão competitivo e que exige ações estratégicas cada vez mais sofisticadas para da distribuição de seus produtos.

A distribuição tem a função de divulgar marcas, novos produtos, fazer realmente a propaganda dos produtos que revende, descrevendo suas vantagens e outras. Os distribuidores, portanto, constituem um agente de marketing direto muito importante para as vendas e a sobrevivência das marcas.

Sobre os negócios que podem ser fechados, é só a distribuidora refletir sobre a quantidade de fabricantes de doces e balas no Brasil que não são poucos. O Brasil tem uma taxa de produção anual de 12% e o consumo de doces e balas triplicou desde a década de 80; isso significa que os outros países, mesmo os desenvolvidos, têm uma taxa de produção de 6%. Além disso, o consumo por chocolates no país cresceu cerca de 90% nos últimos anos, junto com o crescimento populacional.

Portanto, há um imenso mercado para os distribuidores e com grandes possibilidades de negócios.

Clientes de uma distribuidora de balas e doces

Os clientes diferem um do outro de acordo com o ramo varejista que exercem. Por exemplo, um cliente que vende balas em lanchonetes é diferente daquele que vende bombons em cantinas, pois cada cliente têm necessidades específicas e por isso, exigem estratégias diferentes. Além de lanchonetes, as escolas, cinemas, teatros e mercados também são clientes de uma distribuidora.

Para atender a clientela, é necessário que a distribuidora analise sua própria estrutura e capacidade de atendimento. Para isso, a distribuidora deverá planejar seu sistema logístico com o transporte de que dispõe. Já sabendo a sua estrutura logística, planeje o atendimento à demanda, programe vendas e entregas e acompanhe a posição dos estoques.

Folow up – essa expressão norte americana quer dizer acompanhamento do pedido, que consiste em executar vendas, acompanhar remoção de estoques, carregamento e entregas.

Por fim, para gerir de forma eficiente a gestão de relacionamento com o cliente e para realização de bons negócios é necessário o estabelecimento de parcerias que devem ser desenvolvidas com o atendimento das necessidades dos clientes. As ações devem ser voltadas para integração com clientes, logística e investimentos que devem beneficiar os negócios dos clientes.

Fatores críticos de sucesso

Para as distribuidoras de balas e doces, os fatores críticos de sucesso são:

  • Possuir todos os produtos que os clientes necessitam e ter produtos novos e lançamentos.

  • Possuir um sistema de entregas eficiente que tenha capacidade de reposição rápida no que tange produtos, prazos e condições de pagamento.

  • Possuir promoções e descontos interessantes par grandes vendas e ainda programa de fidelização.

Logística estratégica: integração.

Já aprendemos como é importante que as vendas e os estoques dos clientes estejam alinhados com os sistemas de atendimento das distribuidoras. Isso, porque quando falta o estoque nos estabelecimentos, automaticamente se aciona o sistema de distribuição, o que exige tecnologia para atender a essa demanda.

Os sistemas de integração com os clientes necessitam de informatização necessária para funcionamento. Um desses sistemas básicos é o EDI que consiste em uma troca de dados de forma informatizada para maior eficiência no processo de comunicação.

Por esse sistema é possível consultar os estoques dos clientes e informar a disponibilidade de mercadorias de forma automática e online. Como processo é todo realizado pelo sistema, torna o recarregamento de estoques mais rápido e eficiente. Ele permite que exista um maior giro de estoques, economia de custos em transações e o acompanhamento do ponto de ressuprimento da empresa.

Para gerir eficientemente uma logística estratégica é necessário possuir desempenho operacional com requisitos de velocidade, flexibilidade nos prazos e pagamentos, além de necessárias correções de falhas.

A logística envolve vários aspectos, como financiamentos necessários, recursos humanos, disponibilidade de produtos e outros fatores que devem ser constantemente monitorados para que a logística seja eficiente.

Além do EDI, existem outros sistemas igualmente eficientes como o ECR, que é a reposição rápida ao cliente, ou seja, um conjunto de iniciativas que podem ser exercidas pelas empresas a fim de que se tenha um ganho de eficiência desde o momento em que a empresa se torna cliente até o pós-venda.

Diferencial competitivo para uma distribuidora de doces

Por fim, existem diversas maneiras de criar diferencial oferecendo o que os clientes precisam no momento certo e na qualidade exigida.

Os distribuidores poderão também estabelecer promoções, descontos, programas de fidelização, visitas ao negócio dos clientes e acompanhamento competente das demandas dos clientes para que o atendimento seja cada vez melhor.

Para manter a eficiência no atendimento, as distribuidoras devem melhorar sempre seus processo, descobrindo onde há gargalos que são responsáveis pela demora nas entregas e que impedem um relacionamento mais eficaz com os clientes.

Esse é o caminho para vencer a concorrência nesse ramo, estabelecendo parcerias sólidas com os clientes através de uma eficiente gestão de relacionamento.

Investimentos para montar uma distribuidora de balas e doces

Os investimentos das distribuidoras de balas e doces dependerão da estrutura com automação, ou seja, informatização que é necessária para o bom andamento dos negócios, lembrando que a empresa poderá utilizar um software mais simples ou mais complexo, dependendo da demanda.

Por fim,a estrutura das distribuidoras segue o mesmo padrão com depósito, salão para vendas, balcão para atendimento, escritório com arquivos e estantes.

A distribuidora poderá investir em logística que pode ser terceirizada com a contratação de transportadoras, lembrando que o bom andamento logístico é interesse da distribuidora, sendo que a mesma tem na logística seu principal fator crítico de sucesso.

A distribuidora também investirá em pessoal que deve ser capacitado, experiente e possuir qualidades como proatividade, dinamismo e outros requisitos que combinam com o ambiente de trabalho em uma distribuidora de doces e balas.

Os representantes comerciais da distribuidora deverão ser vendedores capazes de realizar bons negócios com habilidades como persistência, habilidade de negociação e capacidade de vislumbrar as necessidades do mercado e alternativas para atender os clientes, mesmo aqueles que já foram fidelizados pela empresa.

Portanto, mantenha o pessoal treinado e motivado e com certeza, a empresa conquistará sucesso com o seu ativo mais importante que é o colaborador.

Por fim, a estrutura da distribuidora deverá ser instalada em local seguro, de fácil acesso, em setores comerciais ou industriais. Contar com uma área extensa, que esteja sempre limpa e com a mercadoria sempre organizada.

A distribuidora de doces e balas poderá se unir a outros distribuidores e para se manter sempre informada sobre as novidades e notícias do setor, acesse o site da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, balas e derivados).

Ficou interessado em montar uma distribuidora de doces e balas? Fale para a gente!

Como Montar Uma Distribuidora de Balas e Doces
8 votos, nota média 3.50 ou 71% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

76 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Senhores. Gostaria de abrir um negocio para minha esposa. Ela é Bacharel em Direito, inclusive com OAB. Como muitos brasileiros, ela não gosta da profissão. Portanto gostariamos de uma idéia de negócios, de tal forma que ela gerencie. Talvez no segmento dela. Uma empresa de serviços, etc… Ficaremos no aguardo de vosso contato.

    Atenciosamente.
    Robson Falcão/ Luana Falcão

  2. Gostaria de ter mais informações para abrir meu próprio negócio. Quero abrir uma distribuidora de doces em Jundiaí.

    Grata.

  3. Qual o investimento que preciso ter para abrir uma distribuidora da balas,salgados(biscoitos) e doces tipo chocolates em geral,doces tipo fabricação industrial(Santa Fé e etc..).
    Publico a atingir: Em geral atacado e varejo.
    No aguardo

    Edson Drigo

    • Quanto irei investir para abrir uma distribuidora de doces e salgados, para vender no atacado e varejo. É interessante este tipo de investimento?

  4. Bom dia, gostaria de montar um a loja de balas ou distribuidora, como quiseram, mas não sei o custo desse negócio. Não sei nem como começar, pois tenho um salão de beleza ,mas não estou aguentando trabalhar com isso mais!!!!!Embora ame minha profissão, desejo em breve mudar de ramo. Por isso, quero uma luz, o que comprar? Prateleiras, mercadorias diversas, balcão de vidro ? Quanto vou gastar em média?

  5. Qual o investimento inicial que preciso ter para abrir uma loja de artigos pra festa, (tudo que envolve festa infantil, balas, doces, descartáveis, balões) e qual a principal dica para um negócio como esse?
    Fico no aguardo, Flávia Morais.

  6. Gostaria de abrir um distribuidora, qual a mais indicada? Distribuição de produtos de limpeza seria um bom negócio? Quais produtos disponibilizam a um distribuidor, revendedor ou franquiado??

    att.

  7. Gostaria de abrir uma pequena distribuidora de balas e doces “bombonieri” em uma cidade pequena… queria saber como faço, como comprar? Se compro direto da fabrica?

  8. Quero montar um negocio, mas não denho ideia do que montar, já tinha iniciado um negocio, vender confecção em casa mesmo, mas parei. Vocês acham que uma loja de confecção é um bom negocio?Quero um negocio que não precise de muito dinheiro para investir.

  9. Qual o investimento que preciso ter para abrir uma distribuidora da balas,salgados(biscoitos) e doces tipo chocolates em geral,doces tipo fabricação industrial(Santa Fé e etc..).
    Publico a atingir: Em geral atacado e varejo.
    No aguardo

  10. Gostaria de saber quanto seria necessário para abrir uma loja de doces e balas e qual seria o investimento para uma loja de 50 m2. Loja somente de varejo inicialmente.

  11. Oi , também estou interessada em abrir uma loja de distribuição de doces, etc,só que quero incorporar a venda de produtos de festas,tipo aquelas lojas da 25 de março.Qual seria o primeiro passo? Onde deve recorrer para sabe sobre distribuidores etc?
    Aguardo

  12. amigo estou pensando abrir loja de balas e chiclete no shopping na verdade tem um a venda e estou pensando em comprar sabe se realmente e rentavel o percentual e bom , sabe conhece alg

  13. Qualinvestimento preciso para abrir uma loja de: 1)distribuidora de balas, doces e similares
    2)loja de balas, doces e similare
    3)ou uma loja de festa completa
    Grato

  14. Estou tentando abrir uma Distribuidora de Doces aqui Em Ctba, no bairro Sta. Candida, gostaria de sua opinião a respeito. E como adquirir os produtos por melhores preços.

  15. Gostaria de saber como começo uma revenda de doces no varejo e no atacado. Qual o valor inicial p começar este negócio. Tenho uma praça de mais ou menos de 120.000 pessoas.

  16. Qual o investimento inicial que preciso ter para abrir uma loja de artigos pra festa, (tudo que envolve festa infantil, balas, doces, descartáveis, balões) e qual a principal dica para um negócio como esse?
    Público a atingir: varejo em bairro de grande circulação. no aguardo de informações

  17. Oi!!! Quero muito abrir uma distribuidora com artigos para festas,doces e balas,gostaria de mais dicas e tambem como posso conseguir os fornecedores

  18. eu gostaria de ter uma orientação sobre como e quanto mais ou menos gastaria para abrir uma loja de doces,no varejo perto de uma escola,aqui na minha cidade,interior de são paulo. Promissão…..pequena não é grande mais ou menos uns 20mts2…obrigado…

  19. Bom dia Kelly sou supervisor da empresa Tabonzinho sorvete de Iogurte e estamos em buscas de novos distribuidores, a empresa já tem 10 anos de mercado e vem buscando se aprimorar para fortalecer nossos distribuidores atuais e dar suporte diferenciado aos novos.

    Caso tenha interesse

    Fico a disposição.

    (16) 3942-5021 /(16) 9122-2910

  20. Tenho o interesse em montar uma loja de doces, chocolates, xilitos e materias descartaveis para festas em geral. Venda no atacado e no varejo. Quais as dicas de como iniciar.

  21. Gostaria de montar uma destribuidora de balas, doces e artigos para festas infantis. Preciso saber como começar e de endereços de fornecedores diretos de fabricas. Bom dia, obrigada, fica com papai do ceu.

  22. Qual o investimento inicial que preciso ter para abrir uma loja de artigos que envolve festa infantil, balas, doces, descartáveis, balões, refrigerantes, sucos, água e outros. E qual a principal dica para um negócio como esse?
    Fico no aguardo.

  23. Boa tarde, estou muito interessada em abrir uma loja de balas e doces, não tenho conhecimento da área e nem sei onde comprar para que eu tenha ótimos preços, vocês podem me ajudar?

  24. Gostaria de abrir uma lojinha de artigos para festas (tudo que envolve festa infantil, balas, doces, descartáveis, balões e etc.)
    O que mais preciso saber é, onde comprar tudo para loja?
    Desde já muito obrigado e aguardo resposta.

  25. Bom dia, quero abrir uma distribuidora de doces em brasília, quanto preciso para investir e capital de giro, fornecedores e localização. Se tiver alguma para montada para vender, avalio proposta. Agradeço

  26. Olá, gostaria de saber mas sobre o atacado de doces, balas e biscoito como compra com quem compra e forma de pagamento moro itaguaí RJ. Obrigado.

  27. Estou abrindo uma pequena loja (4,00 x 2,80)de doces, sorvetes e picolés e em um shopping popular que abrirá em maio, em laranjeiras/serra-ES. Gostaria de encontrar distribuídores, atacadista com preços competitivos. E gostaria de saber de quanto seria o investimento, inclusive onde comprar balcão de vidro com bom preços.
    Obrigado.

  28. Pretendo revender no atacado balas e chocolates em geral.

    Já possuo loja de venda no atacado, porem no ramo de acessórios.
    Assim, solicito informar-me qual o capital inicial para esse segmento e se possível, contatos de empresas que fazem distribuição de balas e chocolates no atacado.

  29. PRECISO MONTAR UMA DISTRIBUIDORA DE BALAS DOCES, SUCOS BATATA FRITAS E PRODUTOS PARA FESTA DE ANIVERSARIOS E ETC. ATENCAO COM PRECOS DE PRODUTOS COMPETITIVOS PARA ATENDER SUPERMECADOS CANTINAS EM ESCOLA, FACULDADES E OUTROS. TENHO EMPRESA E ESTRUTURA PARA COMEÇAR A TRABALHAR IMEDIATO FONE 94-92370522-FICO NO AGUARDO.

  30. QUERO MONTAR UMA REVENDA DOCES E SALGADOS EM PEQUENOS NEGOCIOS (PORTA EM PORTA)EM PRONTA ENTREGA.
    GOSTARIA DE SABER QUAIS AS PROVIDENCIAS QUE DEVA EMPRESEEMOS TOMAR,E QUAL A LEGISLAÇÃO APLICADA NESTE TIPO DE COMERCIO.
    JA TEMOS UMA EMPRESA ANTIGA QUE ATUAVA NO RAMO DE PANIFICAÇÃO.

  31. Eu gostaria de ter uma orientação sobre como e quanto mais ou menos gastaria para abrir uma loja de doces, no varejo perto de uma escola, aqui na minha cidade, interior do Rio. Pequena não é grande mais ou menos uns 30 metros quadrados, obrigado.

  32. Boa noite,
    Gostaria de saber qual o capital inicial para montara uma distribuidora de doces?
    Seria em um salão de 30m.

    Como achar os fornecedores?
    O retorno investido é rápido?

    Obrigada

  33. Bom dia,

    Gostei muito da matéria e das dicas. Estou pensando em abrir uma loja de doces e artigos para festas, no varejo e atacado, em Uberlândia/MG.
    Gostaria de receber orientação sobre como é, quanto mais ou menos devo investir, contatos de fornecedores, etc.
    Não disponibilizo de muito capital e o espaço que pretendo utilizar é pequeno, mais ou menos uns 20 metros quadrados.
    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA