Como montar uma loja de móveis

Por:

Como montar uma loja de móveisSe você gosta de decoração e quer ter o próprio negócio, o que acha de montar uma loja de móveis e ter sucesso no empreendimento? Com determinada frequência, os consumidores necessitam ou querem trocar os móveis de suas casas, empresa e/ou loja. Além disso, novos empreendimentos também precisam de mobiliário. É nesse momento que as lojas de móveis são procuradas.

O design dos móveis muda de tempos e tempos e conceitos novos se tornam antigos, mas sempre existem os chamados clássicos, móveis que nunca saem de moda. Esses conceitos de moda devem ser parte do conhecimento do empreendedor, principalmente na hora de escolher os itens que farão parte do seu estoque.

Muitos consumidores querem ter um negócio próprio, uma casa ou qualquer outro imóvel e montar um ambiente com os móveis adequados para oferecer conforto e praticidade no seu dia a dia. Baseados nesses desejos, os móveis devem ter qualidade e ser escolhidos para satisfazer o gosto do cliente.

O mercado de móveis

O mercado está direcionado a atender os gostos e a tendência de compra do consumidor. Para tal tarefa o empreendedor precisa ter habilidade para saber o que acontece no mercado e fazer modificações de acordo com as demandas. Por isso, é recomendado fazer uma pesquisa para saber como o mercado moveleiro se comporta. Se tiver meios, o empreendedor pode comprar uma pesquisa de mercado para obter mais informações.

O empreendedor também terá de saber lidar com a concorrência que é muito acirrada nesse ramo. O mercado de loja de móveis é um dos primeiros que mais obtiveram lucros nos últimos anos, mas um planejamento consistente para abordar os desafios do setor, o público-alvo a atingir e o tipo de negócio é vital.

Quando se fala em loja de móveis, o empreendedor pode optar por dois tipos de negócio: móveis novos ou usados. O mercado de móveis novos dão bons lucros, mas o mercado de móveis antigos e usados começa a se destacar. Muitos decoradores estão mesclando móveis novos com peças mais antigas, que podem ser dos séculos passados ou mesmo dos anos 50, 60 ou 70. Cabe ao empreendedor pesquisar e ver qual ramo pode trazer mais lucros e qual o mais interessante.

O segmento de loja de móveis também tem à disposição vários profissionais com muitas qualidades e propriedades. Essas qualidades também servirão como diferencial para enfrentar os concorrentes: a equipe de vendas de sua loja é bem importante e necessita de profissionais pró-ativos e que tragam mudanças para a empresa.

Localização

Um local com fácil acesso para os clientes é uma das particularidades de uma ótima localização de sua loja de móveis. A visualização de sua loja deve ser destacada e quanto mais movimento tiver no local onde instalá-la, melhor serão as vendas.

Verifique se a sua loja tem espaço reservado para estacionamento de carros, considerando que sua loja estará bem localizada e com o grande movimento ter um espaço para isso será útil para os clientes e também atrativo.

Posicione e escolha um local próximo de outros comércios e lojas, mesmo que seja perto de outras lojas de móveis. O movimento que terá em volta será muito útil para chamar a atenção para a sua loja e com um serviço diferenciado, você pode conquistar clientes da concorrência.

Exigências legais para montar sua loja de móveis

A legalização de sua loja de móveis é importante e faz parte do planejamento. Se achar necessário, você pode contratar um contador para auxiliar com a burocracia.

Os documentos, cadastros e registro que serão necessários para a sua loja se legalizar serão os seguintes:

  • Alvará de funcionamento que pode ser obtido na prefeitura de sua cidade

  • Registro na Junta Comercial

  • Obtenção do CNPJ na Secretaria da Receita Federal

  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda

  • Cadastro na Caixa Econômica Federal para o sistema de conectividade social (INSS e FGTS)

  • Vistoria e checagem do Corpo de Bombeiro

  • Visite a prefeitura da sua cidade para consultar sobre a situação do local escolhido e fazer checagens

Estrutura

O espaço mínimo para montar a sua loja de móveis será de 200 metros quadrados. Nesse espaço serão divididos as seções de móveis para sala, sala de jantar, quarto, cozinha, escritório, entre outras, de acordo com o seu planejamento. A metragem mínima requerida deve ser estudada para se ter a noção se dará suporte para a estrutura da loja.

O local deve ter espaço para exposição dos diferentes e variados móveis que farão parte do mostruário da loja, com conforto e espaço para o cliente transitar.

A estrutura deve contar ainda com espaço para o estoque de móveis, uma área reservada para banheiros e sala para os funcionários. Além disso, o espaço para o escritório administrativo, os caixas e outras divisões necessárias devem estar bem posicionadas para facilitar a operação da empresa.

Essas são algumas considerações para se fazer sobre o local da loja de móveis, podendo variar, de acordo com o porte da sua empresa e da maneira como foi planejada.

Funcionários

O tamanho da equipe de colaboradores vai depender do tamanho da loja, mas para dar uma ideia básica segue uma lista:

  • Um administrador para lidar com diversas situações e ter a habilidade de resolver problemas em prol da empresa, além de dar suporte para ações estratégicas. A atividade pode ser desenvolvida pelo próprio empreendedor, caso tenha conhecimento

  • Caixas para o recebimento do pagamento dos clientes. Ter agilidade

  • Vendedores para promover os móveis e dar informações sobre os produtos. Ter   conhecimentos sobre os móveis expostos e ter capacidade de  persuasão

  • Crediarista para o tratamento de cadastro de clientes no crediário analisando os pedidos que chegam e dando o devido tratamento

  • Estoquistas para manter o estoque de acordo com o planejamento da empresa

  • Montadores/entregadores para montar os móveis dentro da empresa ou no ato da entrega no endereço do cliente

  • Serviços gerais com profissionais para manter o ambiente e os móveis expostos devidamente limpos e organizados

Estratégias de negócio

O processo de funcionamento da sua loja de móveis tem composições interessantes e que fazem parte de um ciclo que poderá ser melhorado com o tempo. Aqui algumas estratégias:

  • Posicionamento dos móveis na área de exposição para os clientes. A apresentação dos móveis em sua loja é super importante. Ambientes bem montados e decorados ajudam na decisão de compra do cliente. Isso é feito através de um planejamento do espaço e ambientação

  • Atendimento aos clientes pelos vendedores. Todos ficam posicionados em pontos estratégicos da loja para que nenhum cliente entre na loja sem ser atendido

  • Os vendedores devem ser treinados para fornece as informações sobre o produto e tirar dúvidas dos clientes. Quanto mais o vendedor conhecer sobre os produtos e mais tiver capacidade de persuasão melhor será o resultado de decisão de compra do consumido

  • Entrega do produto no endereço indicado pelo cliente

  • Serviço de pós-venda. Ofereça garantias e vantagens para os seus produtos

  • Outra  estratégia importante é divulgar a sua loja de móveis na região, através de panfletos, propagandas em ônibus que circulam na região ou outro meio que ache conveniente

Se possível faça até vendas casadas para eventos importantes na vida do consumidor. Faça queimas de estoque quando necessário ou crie outras promoções. O que importa é inovar e chamar a atenção dos clientes.

Gostou da ideia de montar uma loja de móveis? Comente:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



31 comments on “Como montar uma loja de móveis
  1. rosemary disse:

    Eu gostaria de abrir uma loja de móveis planejados e não consigo contatos com fabricantes do tipo Dellano, Todeschini, SCA e tenho muito conhecimento em vendas de planejados. Meu marido é marceneiro, será que vocês podem me ajudar em como conseguir este tipo de contato? OBRIGADA.

    • altair blanco disse:

      fui gerente em lojas do ramo ,eles vao ter que te cadastrar primeiro,e depois vce tem que fazer uma
      compra a vista para ter acesso a eles,se tiver duvidas pode me ligar 67 9650 8691

  2. rosemary disse:

    O conteúdo é muito bom, já fiz cursos no Sebrae e vocês só vieram complementar, são dicas muito boas.

  3. ana lucia disse:

    gostei muito isso é demais!

  4. nicolas disse:

    como posso começar um comercio sem dinheiro?

  5. rosineide martins disse:

    Muito bom ,fiquei satisfeita ,estou bem informada.

  6. rosilda disse:

    Gostaria de saber mais, por exemplo, onde conseguir fornecedores.

  7. eduardo disse:

    Também gostaria de fornecedores, prazos e parcerias. Sou de Alterosa-MG.

  8. daniela disse:

    Gostaria de saber como posso conseguir fornecedores.

  9. daniela disse:

    Gostaria de saber como entrar em contato com fornecedores, sou de BH.

  10. FRANCA disse:

    JÁ ESTOU COM TUDO EMCAMINHADO, GOSTARIA DE CONTATO DE FORNECEDORES.

  11. FRANCA disse:

    Gostei muito das ideias,continuem nos ajudando e que Deus abençoe vocês.

  12. Fernando Parahyba disse:

    Tenho interesse em montar uma loja de móveis e decoração, mas não estou conseguindo os contatos cm os fabricantes, vocês podem me ajudar?
    Att Fernando Parahyba.

  13. paulo disse:

    Muito bom mesmo! Parabéns

  14. pedro disse:

    Quero contato de fornecedores.

  15. GETULIO LANA disse:

    ADOREI, GOSTARIA DE CONTATOS COM FORNECEDORES QUE TENHAM BONS PREÇOS PARA REVENDEDORES!

    AGUARDO CONTATO!! OBRIGADO!!

  16. elaine disse:

    Gostei muito das informações, tennho pouco dinheiro p/ abrir um negócio, mas gostaria muito d entrar no ramo de móveis, me interesso em abrir uma loja de móveis novos. Como conseguir fornecedores, é possível iniciar c/ uma renda baixa?
    Grata.

  17. antonio disse:

    eu quero abrir uma loja de moveis em uma cidade com 3500 habitantes eu quero uma diga quanto eu devo emvestir e quantos funcionario contratar

  18. Irene Santos disse:

    Gostei muito das informações, e obrigada por me ajudar na minha pesquisa.
    Que o grade Deus te ilumine.

  19. Laila disse:

    Alguem possui interesse em abrir loja de planejados em SP, regiao do ABC? Se for o caso entrem em contato através de meu e-mail. Att,

  20. Hugo disse:

    Boas. Sou comercial de mobiliario que procura exportar todo o tipo de mobiliario. … Quartos. … Salas de Estar. …. Salas de Jantar. …. Moveis de Entrada etc….. Portugal

  21. Lucia disse:

    Tenho tudo organizado, me falta contato com fornecedores, podem me ajudar?Tenho toda a documentaçao,tenho um revenda de enxovais, e estou ampliando o CNPJ, ja tenho o espaço, so falta onde comprar….

  22. Janio Gomes disse:

    A maioria das indústrias de móveis estão localizadas nos estados do sul, MG e SP. E a grande parte delas possuem sites para o primeiro contato, que posteriormente indicará um representante próximo de sua região.

  23. Daniel Cavalcanti disse:

    Olá! Tenho a intenção de montar uma loja de móveis para classe “C”, ou seja, popular e barato. Tenho fornecedor, prazo prolongado mas careço de mais informações quanto margem de lucro a ser adotada já com os encargos aditados. Teriam como dar um parâmetro?

  24. Andrea disse:

    Bom dia, estou montando uma loja de moveis so tenho duvidas de como montar o estoque,tenho que comprar em duplicidade…

  25. José carlos Bento disse:

    muito bom , sou montador ,e pretendo trabalhar por conta, propea , valel .

  26. makaiver disse:

    ja estou com tudo encaminhado,gostaria de entrar em contato com fornecedores.

  27. vinicius Passagli disse:

    Estou deixando meu contato para novos pontos de loja trabalho com moveis planejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)