Como montar uma oficina mecânica

Por:
Como montar uma oficina mecânica

Como montar uma oficina mecânica

Para quem tem paixão por carros e sabe consertá-los, ter uma oficina mecânica pode ser um negócio lucrativo. Entender como funciona o carro e os diferentes sistemas nele contido e ainda consertá-lo é um trabalho e tanto.

Mais importante do que saber consertar e fazer diversos reparos em uma oficina mecânica é o reconhecimento do cliente pelo trabalho feito. A reputação e a imagem do profissional sempre estão em jogo, sua habilidade como mecânico, mas também como um empreendedor.

Veja o que é empreendedorismo.

No começo do negócio, por não conhecer tanto o trabalho do mecânico, o cliente pode ficar com receio de fazer o serviço. Por isso, conserve sua imagem profissional, mostre conhecimento e segurança na área para ganhar reputação e serviços.

Planejando a sua oficina mecânica

Se estiver lendo este artigo, provavelmente está cheio de dúvidas e necessita se guiar por dicas para alcançar o objetivo de como montar uma oficina mecanica. O empreendedor que trabalha com dedicação e com persistência se esforçando um pouco a cada dia, chega ao seu objetivo cedo ou tarde os alcança.

A primeira coisa a se fazer para iniciar o seu negócio é planejar. Se você não sabe o que é um plano de negócios veja aqui.

Quem não sabe para que lugar deseja ir, têm poucas chances de chegar ao rumo certo.

Levante todos os dados necessários para abrir uma oficina mecânica. Veja a documentação necessária, estrutura física, equipamentos e ferramentas, móveis e equipamentos para a parte administrativa, mão-de-obra, localização, entre outros itens.

Conheça o seu negócio e trace vários planos para obter as informações para montar a sua oficina. A informação está disponível, seja com pessoas ou instituições. Você pode consultar pessoas que atuam na área, clientes que foram atendidos em oficinas mecânicas em sua região, caso a coisa fique mais complexa é recomendável a ajuda de profissionais da área de consultoria ou similar.

Iniciar o seu negócio da forma correta e da melhor maneira possível é fundamental para quem quer ficar estável no mercado e se tornar financeiramente independente.

Criando a sua oficina

Nessa etapa o empreendedor já tem todas as informações disponíveis para enfim iniciar o sua oficina mecânica. Monte com paciência o seu negócio e fique atento a todas os itens; um erro nessa etapa pode atrasar  o lançamento do negócio.

Certifique-se de que todas as ferramentas necessárias para os mais diversos serviços estão disponíveis, veja se os funcionários contratados têm as habilidades necessárias para atender a demanda e são treinados para um bom atendimento, se a localização do seu negócio favorece a vinda de clientes, além de muitos outros detalhes que devem ser notados.

Veja este excelente texto sobre como se tornar um empresário de sucesso, irá lhe ajudar muito!

É importante também organizar as ferramentas da oficina e fazer manutenção constante nos equipamentos para não comprometer a qualidade dos serviços. Dependendo da quantidade de funcionários que existir em sua empresa, será necessário organizar e dispor os equipamentos de modo que vários serviços sejam executados ao mesmo tempo sem interrupções.

Uma dica para economizar ao montar uma oficina é procurar uma oficina mecânica para venda, assim você poderá pagar mais barato por todos os equipamentos necessários, sem contar que irá aproveitar o ponto.

Durante o processo de montagem, muitas ideias para incrementar o negócio irão surgir. Anote tudo sempre: isso pode fazer a diferença em seu negócio e gerar maiores lucros.

Cadastro de clientes

Com o aumento nos serviços, o contato com diversos clientes e a expansão do negócio, fica difícil lembrar com detalhes o que foi feito em um carro em determinada época. Informações sobre garantia de peças e de serviços se não forem armazenadas e guardadas de forma organizada podem gerar um desconforto para o cliente em um retorno à oficina.

Você pode utilizar um sistema loja virtual ou uma planilha do Excel para se organizar.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Assim, tenha um registro de seu estoque de peças e faça um cadastro de clientes. Os sistemas de cadastro de cliente podem ser de variados modos. Há versões pagas e gratuitas de softwares para instalar em seu computador, tudo vai depender da necessidade do empreendedor e de como ele realizará o processo de cadastramento. As versões pagas são as mais completas e é recomendado para empresas maiores e com grande volume de clientes. Já as versões gratuitas são menos completas, mas assim mesmo, atendem bem às necessidades de quem está começando a usar este tipo de sistema.

Embora possa parecer “besteira”, contratar uma agência de publicidade pode alavancar muito seu negócio.

Decisão de compra dos clientes

Um dos itens considerados pelo consumidor ao procurar uma oficina mecânica é o preço e a qualidade. Quanto melhor o seu negócio satisfizer essas duas condições, melhor será para o seu faturamento no fim do mês. Por isso, tenha em mente oferecer um serviço diferenciado e um preço competitivo, dando sempre o suporte necessário ao consumidor.

Uma boa dica é mandar o carro para o lava rápido antes de entregar ao cliente, costuma ser um diferencial.

Para alguns reparos de carros são exigidos certificações por parte do empreendedor ou do funcionário. Quanto mais a sua empresa tiver certificação em especialidades em reparos, melhor será a confiança do cliente em seus serviços. Alguns concorrentes dominam certos tipos de serviços e produtos, conheça quais produtos e serviços são esses e ofereça um serviço de melhor qualidade para ganhar mais clientes.

Uma boa dica é conseguir seguradoras como clientes, elas pagam bem e tem uma demanda muito alta.

Sempre fique de olho no mercado e na maneira como ele se comporta. As oportunidades de negócio exigem visão do empreendedor para criar um melhor desempenho. Quanto mais conhecer a decisão de compra do cliente e a maneira como ele é motivado a comprar, mais fácil será para obter lucros para a sua empresa.

Mantenha-se atualizado, faça cursos na sua área e depois repasse para seus funcionários. Veja como montar um curso!

Manutenções preventivas na usa oficina mecânica

Em épocas de feriado, é costume uma quantidade maior de pessoas percorrer longas distâncias para viajar. Consequentemente, os clientes costumam fazer revisões em seu carro à procura de defeitos e problemas que podem ocorrer ao pegar a estrada em uma longa viagem.

Promova esse tipo de serviço de manutenção preventiva mesmo quando não há feriados prolongados. Incentivar o consumidor a fazer isso regularmente faz com que a sua oficina mecânica fique cada vez mais conceituada. Se é um cliente fiel ou dependendo do caso, nem é necessário cobrar, principalmente quando o serviço for muito barato e simples. Isso atrai mais pessoas.

Veja este texto sobre como vender mais e melhor.

Ofereça meios flexíveis para pagamento. Verifique quais deles mais se adequam ao seu negócio e administre o seu cadastro de clientes, dependendo da região onde está instalada a sua oficina mecânica pode mudar as formas de pagamentos.

Ofereça os serviços com a sua respectiva tabela de preços. Analise a concorrência e obtenha uma boa competitividade. Às vezes, cobrar demasiadamente é prejudicial e muito barato também. Saiba equilibrar preço com qualidade e oferecer no final um serviço que satisfaça o cliente.

Cuidados com a sua oficina mecânica

Com o cuidado em oferecer um serviço de qualidade, bom tratamento e limpeza adequada de sua oficina mecânica, a reputação de sua empresa cresce. Jamais se descuide desses itens. Pequenos incidentes, imprevistos e inconvenientes podem afetar sua reputação perante os clientes. Sempre monitore essas questões e ofereça um canal de comunicação com o cliente.

Não deixe de contratar um bom escritório de contabilidade para fazer a gestão de pagamentos de funcionários e cuidar da sua declaração de imposto de renda.

Tenha atenção também aos prazos pedidos pelos clientes. Alguns deles necessitam do reparo, compra ou venda de produtos e/ou serviços em um determinado tempo. Isso acontece muito em épocas de feriados prolongados com o aumento de pedidos de revisão. Tenha um plano em mãos  para não passar sufoco ao entregar os serviços e produtos de sua empresa.

Você precisa lembrar que os carros dos clientes estarão guardados na sua oficina, ou seja, você tem uma grande responsabilidade em suas mãos, por isso, contrate uma boa empresa de segurança.

Gostou das nossas dicas de como montar uma oficina mecânica?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

40 comentários sobre “Como montar uma oficina mecânica
  1. Marcio disse:

    Gostei e me ajudou muito,muito obrigado até a proxima …

  2. fernando paiva disse:

    legal gostei muito sou mecanico e estou pretendendo atuar no negocio

  3. Juninho disse:

    ajudou muito

  4. Jano Dias da Silva disse:

    Trabalho de mecanico, gostaria de saber se existe cursos online como injeçao eletronica da linha media (caminhonetes) como das montadoras toyota, mitsubishi, volkwagen, ford, frontier, etc!!!!

  5. VALDECIR disse:

    Gostei muito, estou pensando em montar uma oficina mecanica.

  6. Fabio disse:

    Oficina de mecanica é um negocio lucrativo, mas apenas para aqueles que sabem administrar bem!
    Nao é apenas fazer um grande emprestimo bancario e sair por ai comprando peças e ferramentas e espalhando panfletos pela rua, tambem nao se deve contratar qualquer cara q voce emcontre na rua, seus funcionarios devem ter experiencia na area em que atuam.
    Tambem é necessario emcontrar um local de facil acesso aos clientes e manter o estabelecimento bem limpo e organizado.

  7. antonio disse:

    Então gostei comentário, estou montando uma oficina, mas estou tendo muita dificuldade com os meus clientes, primeiro por eu ser recém-formado, eles não confiam muito no meu serviço, quando faço o serviço ficam satisfeitos, mas quando falo o preço acham muito caro. Tenho a loja de peças, quando faço reposição de peças não querem pagar a mão-de-obra. É difícil.

  8. Marcos disse:

    Bom pessoal,estou realmente interessado em abrir uma oficina mecânica e com essas dicas vou me dar muito bem, se DEUS assim permitir.
    Obrigado e boa sorte a todos.

  9. cleiton disse:

    estou pensando em abrir uma oficina mecanica com um amigo de sócio,alguma dica?

    • eliana disse:

      Te aconselho: não forme sociedade, isso é muito complicado. Um ou dois é tolerável para o sócio, mas depois disso tudo fica chato, um passa a desconfiar do outro e acha que investiu mais e tem mais direito, tem tido casos muito parecidos, se for irmão, ok, mas se não for, tem que ter muita sorte.

  10. thiago de almeida disse:

    estou prestes a abrir uma oficina minha duvida é quanto a administração, mas com o auxilio de alguem ou alguma empresa vai dar tudo certo.

  11. pedro da silva disse:

    Olha, gostei muito dessas dicas, gosto muito de carros e entendo um pouco. Tenho muita vontade de montar uma oficina mecânica de automóveis. Tenho até um ponto muito barato e em um lugar muito bom, bem pertinho de um lavador bem conceituado, mas sei que preciso de um curso de aperfeiçoamento, o investimento talvez seja algo mais difícil.

  12. Fabio Ribeiro disse:

    Execelente dica, estou começando a montar minha loja e foram de grande valia todas as informações… Obrigado.

  13. jo disse:

    Olá, estou pretendendo montar uma oficina em São Paulo, especificamente na zona leste, de pequeno porte.
    Quanto seria meu capital inicial, vcs teriam ideia para me responder?

  14. keite disse:

    Adorei tudo, agora já posso traçar as diretrizes para abrir o tão sonhado negócio visando ao bem-estar e a qualidade de vida. Quando fazemos algo que gostamos, transmitimos ao cliente a confiança e satisfação necessárias.
    No início, pretendo algo pequeno mais o sonho é grande. Qual o valor do capital inicial que devo investir? Já possuo a mão-de-obra necessária, ferramentas e uma ótima pessoa com relacionamento de compra e venda. O que mais preciso?

  15. marco antonio moreno disse:

    Gostei muito, vou lutar para ter a minha oficina e ser um grande empresário.

  16. cassio bandeira barbosa disse:

    Gostei muito, o que acho mais importante é fidelisar o cliente, eu já tenho minha oficina.

  17. cassio bandeira barbosa disse:

    Procuro um sócio para minha oficina que cresceu muito, tenho muitos clientes e muita qualidade no meu trabalho a minha oficina é dentro de um posto de gasolina. Meu telefone è 30916644 Recife.

  18. mayco correa disse:

    Bom dia foi de grande proveito todas as dicas tenho certeza de que vai me ajudar pois tirou muitas de minhas duvidas
    obrigado!!!

  19. jose robinson cordeiro de lima disse:

    Gostaria de saber se arrendar uma oficina mecanica é um bom negocio? Ou é melhor alugar um salão e começar do zero.

  20. jorge miranda disse:

    gostei muito das dicas

  21. Daniel Jubilado disse:

    Desejo sorte a todos voces! Tem espaço no mercado para todo mundo!

    Quero abrir uma oficina de Bomba Injetora!

    Sou de São Paulo, zona norte!

  22. watuil mecanico disse:

    valeu pelas dicas me ajudou bastante

  23. anaildo da silva disse:

    muito bom,acho que com essas ideia ja da pra te uma noção do negocio

  24. gustavo disse:

    gostei das dicas esto traçando minhas metas para poder abrir uma oficina,ja trabalho na area a um bom tempo.obrigado pelas dicas

  25. josenilton teles de araujo disse:

    gostei muito do site tirou algumas dúvidas vou me ligar a um amigo que ja tem oficina para me dar umas dicas.
    pois quero montar uma oficina

  26. romildo marcondes disse:

    meu caro amigo Cassio, só uma pergunta; sua oficina atende qual segmento, leves ou pesados.
    Que na qual tenho interesse, sou profissional na area dos pesados, scania,volvo e mercedes pesados
    abraços

  27. Inacio Elavoko disse:

    sao grandes dicas para quem esta começar como é o meu caso mas o grande problema é equipar a oficina de forma a satisfazer os cliente

  28. Fausto Delgado disse:

    Gostei das dicas, e mi ajudou muito, obrigado

  29. jose severino disse:

    oi tudo bem,gostei muito e pretendo abrir uma oficina mecanica em breve,espero receber mais dicas como abrir uma oficina mecanica,obrigado.

  30. Leandro Ritter disse:

    Estou contente de ter esse tipo de imformação, quero muito abrir minha oficina, mas sou bem cauteloso, e, essas imformaçoes serão muito úteis… Obrigado..

  31. GILVAN disse:

    MONTEI UMA OFICINA; O QUE EU MAIS TENHO DIFICULDADE É DE CONTRATAR UM PROFICIONAL QUE TENHA COMPROMETIMENTO COM O TRABALHO E SAIBA EXECUTAR TODO SERVIÇO QUE ELE SE COMPROMETEU NO CURICULUM.

  32. romulo disse:

    foi munto clara as respostas que procurava e tenho sertesa que vol modificar munta coissa na minha oficina.

  33. Osmar Junior disse:

    Gostei! sempre e bom ter novas dicas de mercado,pois assim podemos abrir novos horizontes!!!pik up Mundi!

  34. sidnei rouge disse:

    estas dicas me ajudaram muito ja trabalho no ramo a 27 anos esta profissao e muito lucrativa mais e preciso de uma boa organizacao administracao e conhecimento oque esta dificil sao profissionais com vontade de trabalhar.

  35. eli disse:

    gostei muito metirou muitas duvidas obrigado.

  36. António Gouveia disse:

    Foi muito bom eu ter lido atentamente as vossas dicas. Sou Engº Mecânico, tenho 18 anos de funcionamento em Conssecionãrios como a Auto Sueco Angola e outros, foi bom refrescar muita coisa atraves de vocês. Sempre precisarei das vossas dicas visto que resolvi criar a minha Empresa. Legalmente esta criada faltam meios financeiros, logo que seja possivel estaremos juntos em materia de consultoria e dicas. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Loja de artigos para recém nascidos - Negócio rentável
Loja de artigos para recém nascidos - Negócio rentável...
Muitos empreendedores apostam na abertura de uma l...
Clínica de estética para animais - Ideia criativa para ganhar dinheiro
Clínica de estética para animais - Ideia criativa para ...
O mercado para negócios ligados a cuidados com ani...
Como montar uma loja de suprimentos para bordados
Como montar uma loja de suprimentos para bordados...
Suprimentos para bordados são produtos que auxilia...
Dicas para ter uma borracharia
Dicas para ter uma borracharia...
Nunca em toda a história do Brasil houve uma frota...
Como abrir um brechó infantil
Como abrir um brechó infantil...
O brechó é uma espécie de feira de roupas usadas q...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores