Como montar uma pamonharia

Por:

Como montar uma pamonhariaVeja a seguir o que é preciso para montar uma pamonharia em sua cidade e se dar bem em seu empreendimento. Para algumas pessoas, lazer é sinônimo de ir a um parque de diversões, passeio no shopping ou uma viagem. Para outras, é apenas comer fora de casa e por isso, o ramo de alimentação é um dos mais lucrativos no Brasil. É fato que as pessoas curtem sair de casa para comer algo diferenciado que não precise ser preparado, sendo por isso uma boa dica de investimento montar uma pamonharia. Afinal, são muitos os amantes da pamonha no Brasil, um alimento tipicamente junino mas que faz sucesso o ano todo pelo seu sabor diferenciado e também, porque qualquer receita feita com milho é extremamente nutritiva ao organismo e muitas pessoas usam este grão em sua dieta pessoal.

Montar uma pamonharia é bem semelhante a ter um ponto comercial de venda de tapioca: um empreendimento de pequeno porte, com investimento inicial baixo e um lucro alto se for administrado corretamente. O valor de fabricação da pamonha é baixo e exige apenas que a pessoa saiba fazer a receita, sem precisar de um amplo conhecimento de culinária nem de muitas inovações, pois o prato não é dos mais práticos, mas tem um passo a passo simples.

Fazer pamonha é super simples, bastando apenas ter milho verde, que é um grão amplamente presente no território brasileiro, pois somos até exportadores e produzimos em diversas regiões do país. A pamonha é feita com a massa que é o resultado do milho ralado e misturado ao leite e açúcar. O trabalho é todo manual e o que dá mais trabalho é fazer a “embalagem” da pamonha, produzida com a folha do milho costurada para ser preenchida com a massa e levada ao fogão.

A maior dificuldade a ser encontrada pelo empreendedor na montagem deste ramo de negócio é o fornecimento de milho, mas uma vez encontrado um bom fornecedor para entrega ou para compra caso vá você mesmo, não haverá mais impedimentos. Em algumas cidades é possível encontrar milho à venda em qualquer época do ano em feiras livres, a bons preços e com boa qualidade do grão. O ideal é que se tenha um fornecedor fixo para garantir a qualidade do milho e assim uma receita boa e saborosa.

Concorrência e mercado de pamonha

Para quem está pensando em migrar para este ramo de negócio, a boa notícia é que a concorrência é bem baixa e em alguns casos quase inexistente. Ainda é novidade em muitas capitais brasileiras comprar pamonha em outras épocas que não seja a de São João e em algumas cidades sulistas é inexistente este tipo de empreendimento, formando assim uma excelente janela e oportunidade para a montagem do negócio.

Em cidades nordestinas já é mais comum ver pontos comerciais com este tema, visto que a tradição da receita de milho por lá é mais forte e os nordestinos são cativos por canjica, milho, pamonha e bolo de milho. Mas sempre há um local em que não haja pontos comerciais relacionados a este segmento.

São seus principais concorrentes ambulantes que vendem receitas com milho. Em cidades paulistas e cariocas, em bairros mais populares é comum avistar nas ruas carrinhos vendendo pamonha, curau e milho verde cozido ou assado, bem como em cidades nordestinas como Recife, João Pessoa e Salvador. Porém, pontos fixos com este modelo de negócio que estamos sugerindo são raros ou inexistentes.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Estrutura para a montagem de uma pamonharia

Existem duas formas de montar uma pamonharia: apenas para a venda ou para venda e consumo e neste caso, será preciso um espaço com mesas e cadeiras ou uma bancada para que o cliente posso comer a pamonha. Mas, se o empreendedor optar apenas por vender a pamonha para consumo posterior é preciso ter uma cozinha simples, mesmo porque só será usada uma panela grande. Alguns donos de pamonharias também costumam trazer o produto de casa pronto ou ainda, compram de terceiros só para revender, mas não será tão lucrativo quanto fazer você mesmo o alimento e assim ter uma margem de lucro maior.

A estrutura básica para montar uma pamonharia envolve cozinha com fogão e mesa com cadeiras, que serão necessárias para ralar o milho ou mesmo fazer a costura das capas para colocar a pamonha, balcão de atendimento e mesas e cadeiras, que podem ser de plástico, madeira, ou outro material para os clientes. No balcão de atendimento deve constar uma área para caixa, para que o cliente faça o pagamento do seu pedido.

É interessante ainda, ter uma pequena geladeira para guardar o leite a ser usado na fabricação da pamonha e espaço para vender alguns tipos de bebidas para acompanhar o lanche. O local para alimentação varia conforme o ponto comercial conseguido para montagem da pamonharia..

Local ideal para montar uma pamonharia

Os locais que podem gerar mais renda para este tipo de negócio são avenidas, ruas movimentadas e pontos próximos a outros restaurantes locais. Em cada bairro sempre há uma rua ou pequena região conhecida por ter diversos pontos de comércio do segmento de alimentação e este pode ser seu ponto ideal de sucesso, onde as pessoas irão procurar já pensando em consumir.

Outra dica é ficar próximo a terminais de ônibus, onde as pessoas transitam em horários de picos como café, almoço e jantar. Caso vá abrir apenas no período da noite, este local já não será o ideal pela alta periculosidade e menor quantidade de pessoas em circulação no ambiente.

O que torna ainda mais barato montar uma pamonharia é que não é preciso investir em qualquer máquina específica, pois a pamonha é preparada com panela tradicional e pode ser mantida no mesmo local para conservar sua temperatura morna. O maior investimento será mesmo em panelas de tamanhos maiores que as usadas em casa e fogão.

Investimento inicial para montar uma pamonharia

Somando o valor investido com os ingredientes da receita e compra de móveis básicos, seu gasto inicial pode não chegar a R$ 5 mil somando com o aluguel para início. Isso contando que será economizado com a contratação de mão-de-obra, se o próprio dono do empreendimento preparar a receita e ficar responsável pela venda.

Uma dica que pode atrair mais clientes para o seu negócio é investir em pamonha com sabores diferenciados como a pamonha salgada que pode ser feita com queijo, calabresa ou pimenta, por exemplo.

Ficou interessado em montar uma pamonharia? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


23 comments on “Como montar uma pamonharia
  1. Eci Ferrreira Neto disse:

    Desejo abrir uma pamonharia mas estou com dificuldade em achar um ralador que corta, rala coa, e canta o milho por favor me ajuda encontar. Obrigado Eci.

  2. vanesse disse:

    Fiquei interessada no negocio.
    Qual seria os horarios mais indicados para o funcionamento de uma pamonharia? para um maior lucro era aconcelhavel abrir tambem fins de semana? obrigado

  3. madalena disse:

    gostaria de saber onde comprar a pamaonha ja pronta apenas para revenda

  4. madalena disse:

    eu gostaria apenas de revender mas não sei onde procurar.

  5. ANGELA disse:

    somos uma empresa que estamos a 30 anos no ramos e estamos procurando pessoas interessadas em comercializar produtos de milho

    att

  6. joselita gomes da silva disse:

    eu ja tenho tudo, até o ponto, so falta o cortador do milho para tirar a palha bem certinha e algumas dicas. apozentei e gostaria de abrir a pamonharia. obrigada.

  7. Flavia Costa disse:

    Oi, Angela

    Estou interessada em trabalhar nesse ramo e gostei da ideia de uma parceria, se possível, enviar contato para maiores informações.

  8. Luiz Claudio disse:

    Prezados,

    Tenho 50 anos e sou contabilista, atuando 25 anos nesta area, portanto estou interesado, em montar meu negócio na area alimenticia , por exemplo fui a pamonharia milho verde na av. Atlantica z. sul de Sp e fiquei muito interessado nesta atividade, mas não tenho noção nenhuma, haja visto ter ficado 30 anos atras de uma mesa de papelada.

  9. suzete disse:

    Gostaria de saber qual maquina é boa para costurar palhas.

  10. Bruno disse:

    Olá estou interessado no ramo de milho , poderia dar o contato para iniciarmos a negociação.
    Att Bruno

  11. Nelson sagrillo disse:

    Bom dia Angela!
    Gostaria de mais informações a respeito da parceria . No aguardo, obrigado. Nelson.

  12. edimar disse:

    nao e tao simples assim nao heim, nao e qualquer milho, nao e qualquer borrachinha e tambem nao e qualquer queijo e nao se esqueça dos impostos e taxas e aluguel

  13. anna disse:

    procuro socio p investir em rancho da pamonha. na rod presidente dutra.

  14. anna disse:

    procuro franquia p pamonhas local rod presidente ddutra

  15. guilherme disse:

    sou pamonheiro ambulante; a 14 anos quero sair das ruas e entregar para revenda so que so posso fazer 300 peças por dia entereçadoa pode entrar em contato

  16. roberta da silva disse:

    sou pamonheira e estou querendo pessoas que saiba fazer pamonhas.obs;que residem em camaragibe pe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!