Como abrir uma empresa de blindagem de veículos

Por:

Como abrir uma empresa de blindagem de veículosVeja em nosso artigo, dicas de como abrir uma empresa de blindagem de veículos. A cada dia que passa a violência se faz mais presente, especialmente nas grandes cidades.

As pessoas chegam a ter medo de comprar um carro muito caro, porque sabem que têm o risco de serem assaltadas e terem seu veículo levado. Além disso, é constante ver no noticiário as trocas de tiros que acontecem entre policiais e bandidos nos grandes centros urbanos. Por conta disso, a demanda por automóveis blindados tem aumentado e isso passou a ser um mercado muito lucrativo. O empreendedor não deve considerar o ambiente onde vive como uma ameaça, ao contrário, é preciso vê-lo por outro ângulo, como uma oportunidade de ter um negócio. Sendo assim, uma ideia é abrir uma empresa de blindagem de veículos.

Mercado de blindagem de veículos

A blindagem de veículos teve início nos anos 1980, na Colômbia, país que sofria com altas taxas de violência. Desde então, muita coisa mudou e logo depois essa prática se disseminou por diversos países. Os primeiros carros blindados eram exclusivos de executivos de empresas multinacionais que tinham uma renda alta. Posteriormente, esse público gostou do serviço e também passou a encomendar o mesmo serviço nos automóveis de suas esposas e de seus filhos. O mercado foi se desenvolvendo e a produção foi aumentando, a violência também se fez cada vez mais presente e essa realidade virou oportunidade de negócio para empreendedores. Atualmente, quase todos possuem acesso a esse tipo de serviço, devido à facilidade de pagamento. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais possuem empresas desse tipo.

Para poder atender à demanda de blindagem, as montadoras têm lançado automóveis blindados e para isso estabelecem parcerias com empresas de blindagem que possam então cumprir com os seus pedidos.

Uma realidade é que o Brasil é um dos maiores mercados de carros blindados no mundo, porém, muitas empresas desse ramo que prestam um serviço de qualidade. Isso, porque para o veículo receber a blindagem, ele deve ser completamente desmontado e ao montá-lo novamente, muitas vezes ficam brechas, abrindo possibilidade para a água infiltrar e haver corrosão e problemas na pintura.

Clientes da empresa de blindagem de veículos

O público consumidor desse tipo de serviço está cada vez mais diversificado. No início da prática da blindagem no Brasil, os clientes eram basicamente pessoas com alto poder aquisitivo ou muita popularidade, como empresários e também políticos. Porém, agora o atendimento também acontece com profissionais liberais e pessoas que queiram se sentir seguras e que não necessariamente possuem muito dinheiro para pagar por isso. Assim, os que procuram tal serviço são executivos, profissionais liberais, artistas e políticos, sendo a maior parte composta por donos de carros importados.

Também empresas que vendem veículos fazem parcerias com esse tipo de empresa.

 Equipamentos e contratação de pessoal

Para começar com o seu negócio de blindagem de veículos, é preciso ter parafusadeiras, máquinas de colagem pneumáticas e soldas tig e mig.

O espaço necessário para tal deve ter, pelo menos, 600 m², sendo que uma pequena parte deve estar voltada à área administrativa.

A quantidade mínima de empregados é de pelo menos sete pessoas: o empreendedor, cinco empregados para serviços de blindagem e um auxiliar administrativo.

Localização da empresa

A definição do lugar para instalar seu empreendimento é muito importante. Grande parte dos municípios é regulamentada pelo Plano Diretor Urbano (PDU) que informa o tipo de atividade que deve funcionar no bairro escolhido. Sendo assim, é importante primeiro saber quais são as localidades que podem abrigar tal tipo de trabalho.

Feita essa consulta, veja se onde está o imóvel há infraestrutura adequada, como luz, água, telefone, gás e segurança. Também veja se há facilidade de acesso aos clientes.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Divulgação da empresa de blindagem de veículos

 Para divulgar os seus serviços, o primeiro passo é procurar aqueles que podem contratar seus serviços, como por exemplo, as concessionárias, que muitas vezes estabelecem parcerias. Empresas de segurança também podem ser boas parceiras. Dessa maneira, faça reuniões, mostre o seu serviço e esteja disposto a negociar sempre.

Outra maneira de conseguir o sucesso é fazer um site com todas as informações possíveis. Dessa maneira, fica mais fácil de muitos conhecerem seus serviços.

Tecnologia empregada

O avanço da tecnologia auxiliou e muito a popularização das blindagens de veículos. Atualmente, as empresas usam um composto de fibra orgânica, que concilia leveza e grande resistência. Esse material é cinco vezes mais resistente do que o aço.

Fornecedores da empresa de blindagem de veículos

Busque fornecedores que tenham experiência no serviço. As empresas de blindagem de veículos fazem testes balísticos reais. Empresas fornecedoras que têm certificados de qualidade possuem controle em seus processos, o que garante maior confiabilidade no resultado do serviço oferecido.

Aspectos legais do veículo blindado

O veículo blindado só pode sair da empresa de blindagem depois de ter sido registrado no Detran.

A empresa deve pedir autorização à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados para poder blindar aquele automóvel, devendo assim, usar formulário próprio, que precisará ser encaminhado à Região Militar onde o requerente estiver registrado. O despacho de deferimento será realizado no próprio requerimento.

As pessoas físicas que tiverem seus veículos blindados devem anexar ainda documento de identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, Certidão de antecedentes criminais do domicílio nos últimos cinco anos. No caso de pessoas jurídicas, deverão anexar os documentos já citados e o CNPJ e no caso de sócios, todos também precisarão apresentar a Certidão de antecedentes criminais.

A empresa de blindagem de veículos deve ter Certificado de Registro junto ao Exército e ainda emitir termo de responsabilidade mostrando o nível de blindagem, nome e CR da empresa e ainda outros detalhes.

Dicas de negócio

As empresas que fazem blindagem podem fazer parte da Associação Brasileira dos Blindadores de Veículos Automotores (Abralim) e ainda recebem o Selo Membership, uma prática de combate às empresas piratas ou que exercem a atividade de maneira amadora. Esse certificado só é dado para o empreendimento se ele estiver com os documentos exigidos pelos órgãos reguladores em dia.

Outra maneira de conseguir ter diferenciação no mercado e garantir qualidade e confiabilidade é obter certificação pautada no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação. Isso permite à empresa que ela use o selo “INMETRO” em seus produtos, o que garante grande confiança por parte dos clientes.

Quem vai prestar esse tipo de serviço a pessoas físicas deve ter muita atenção para não blindar automóveis de meliantes. Quando um cliente procura a empresa, acontece uma investigação sigilosa.

A empresa que faz blindagem de veículos mostra ao seu cliente todos os graus de proteção e ainda revela as opções do serviço, como vidros móveis ou imóveis, mudança na suspensão, revisões, etc.; indica as condições de garantia e de contrato, como formas de pagamento e prazos.

Como última orientação, não deixe de estar a par do mercado-alvo no qual pretende atuar. Pesquise bastante sobre o assunto em publicações especiais, com representações nacionais e estaduais de empresas, não hesite em conversar com empresários que estão no setor há tempos e sempre esteja presente em eventos que trazem as últimas novidades. Tudo isso fará com que o empreendimento não corra o risco de ser aberto às cegas, sem qualquer tipo de planejamento, motivo pelo qual diversas empresas não conseguem chegar ao primeiro ano de vida.

Que tal as nossas dicas de como abrir uma empresa de blindagem?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Como abrir uma empresa de blindagem de veículos
  1. Luciano disse:

    Trabalho no ramo de blindagem automotiva a 15 anos gostaria de montar uma empresa de mesmo segmento mais não tenho capital, se houver alguem interessado entre em contato pelo meu e-mail.

  2. das neves estrela santos disse:

    so gostaria de saber como oferecer meus servico de limpesa da minha empresa para outras empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma loja de bicicleta

Como montar uma loja de bicicleta

Aprenda qual o passo a passo necessário para montar uma loja de b...
Máquinas de sucos

Máquinas de sucos

O mercado de sucos apresenta forte crescimento e isso promove a ...
Como abrir uma cachaçaria

Como abrir uma cachaçaria

Já pensou em montar uma cachaçaria? Os empreendedores que atuam n...

Curta O Novo Negócio!

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)