Como montar uma revista impressa

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Como montar uma revista impressa

Com o oferecimento sempre maior de opções informativas pela internet surge a necessidade mais intensa dos editores em trabalhar mais a atratividade da revista impressa e com isso conseguir fidelizar seu público.

A melhor forma encontrada até o momento para obter esta fidelização tão desejada consiste em deixar transparecer ao leitor alguns parâmetros importantes na escolha por uma revista impressa.

Estes critérios de escolha incluem desde entrevistas e matérias com maior credibilidade das fontes utilizadas, durabilidade maior do conteúdo, periodicidade constante das notícias a serem oferecidas, sofisticação em design na ilustração das matérias, excelência em fotografias, além de dispor maior conforto no espaço da leitura.

Por todos estes benefícios continua sendo uma alternativa interessante montar uma revista impressa sendo este o assunto que será explanado de forma mais específica a seguir neste artigo.

A revista impressa no cenário de comunicação e mídia

De maneira geral, a revista na modalidade impressa continua tendo a sua relevância no cenário geral da comunicação e mídia com os principais diferenciais de:

  • Gerar informação, publicidade e marketing empresarial.
  • Alcança uma maior visibilidade aos empresários em geral como relação a ações como o lançamento de produtos, fixação de marcas empresariais e a maior valorização de serviços personalizados.
  • Mesmo com o advento e fortalecimento da internet ainda é vista por muitos, sendo tida como um veículo de comunicação rentável para conseguir a formação de vínculo mais forte e duradouro entre organizações empresarias e seus respectivos públicos.

Por estas características, é valido frisar que a revista impressa consiste em um negócio com boas possibilidades de ganhos necessitando para isso a união de um bom planejamento de edição com conhecimento de programas na área de design além da atuação com isso de forma sinérgica de interesse e competência dos envolvidos neste empreendimento.

Para montar uma revista impressa é preciso buscar informações corretas

A criação de um novo negócio para quem pretende montar uma revista impressa assim como em outros setores do mercado deve ser iniciada por meio da busca das informações adequadas para garantir o subsídio adequado com relação ao empreendimento a ser desenvolvido.

Com relação à criação de uma revista impressa as primeiras informações necessárias são as seguintes:

Características e diferentes padrões de revistas

No mercado atual existe uma grande diversidade de padrões diferentes para conseguir fazer uma revista impressa que devem ser escolhidos e conhecidos antes de iniciar este tipo de negócio.

Nesta questão é preciso buscar conhecer os diferentes padrões e características possíveis para uma revista impressa com a busca de dados sobre questões como a qualidade de impressão, fotografia, diagramação, estruturação das matérias e sua distribuição por páginas bem como a delimitação de qual o espaço adequado para ações de mídia e patrocínios, dentre outros aspectos que sejam relevantes com relação a este assunto.

Avaliar oportunidades por localidade para empreender sua revista.

A atividade comercial e os interesses da população local mudam de acordo com a cidade, região ou bairro que se considera e por isso é preciso conhecer de maneira prévia quais são as oportunidades existentes na região que você pretende circular a sua revista impressa.

Por exemplo, caso você more em bairro ou cidade de porte turístico, comercial, empresarial, moveleiro ou industrial existentes alternativas específicas para serem abordadas além do fato de que sempre haverá necessidade do empresariado local em expor seus serviços e produtos num espaço de mídia e publicidade e uma revista poderá suprir bem esta procura.

Procure em você o perfil de um editor de revista

A pessoa que decide montar uma revista impressa precisa, ainda buscar saber se possui de maneira adequada o perfil de um editor que consiste naquele profissional da área de publicidade e jornalismo que guia e resolve todos os aspectos relacionados à revista que será colocada em circulação.

Para descobrir isso é preciso que você se faça a seguinte pergunta: gosta de escrever e sempre se viu como um bom divulgador do que acontece de melhor em seu bairro ou região?

Para exemplificar as abordagens relacionadas ao perfil de um editor podem ser consideradas como comentar sobre vantagens desde mercearias antigas que ainda mantém o charme e prestígio de um atendimento personalizado, promoções, comércios com estruturas voltados a inclusão social para pessoas que possuem mobilidade reduzida e entre outros exemplos que você gostaria que fossem valorizados e até servisse como exemplos administrativos seja em comercio, turismo, esporte, educação.

Se você identificou em si uma ou algumas destas características já conta com um bom perfil de editor que pode ser ainda mais detalhado buscando as suas determinações pessoais para conhecer a modalidade de editor de revista que você pode ser.

Agora, o conteúdo para revista você já tem e clientes para anunciar em sua revista também basta então começar a colocar a mão na massa e iniciar de maneira efetiva a criação de sua revista impressa.

Visite algumas gráficas que trabalham com impressão de revistas

Antes de iniciar de forma mais específica a montar uma revista impressa é preciso conhecer de maneira mais prática o trabalho executado pelas gráficas da região para a impressão de sua revista.

Este aspecto é essencial para descobrir os serviços ofertados de modo geral no local bem como a qualidade dos serviços e s suas opções que serão aspectos essenciais na delimitação futura de sua revista impressa sendo um fator positivo ou negativo na mesma de acordo com a gráfica escolhida.

Neste momento é interessante durante a visita fazer uma avaliação do sistema que cada gráfica prioriza para realizar a diagramação da revista conhecendo os seus principais aspectos como a melhor escala de cores, melhor papel, tamanho adequado de matérias, o que o público está valorizando mais no que diz respeito à estética e sofisticação de revistas impressas, dentre outros.

Além disso, antes da criação da revista é primordial ter conhecimento em alguns programas computacionais específicos para esta área do mercado atual que são os seguintes:

  • CorelDraw: programa utilizado para criar figuras, desenhos, vetores com formas e expressões variadas em um nível de detalhe e sofisticação maior.
  • Photoshop: é indicado para o uso de arquivos do tipo raster como imagens e fotos melhorando a figura, retirando imperfeições ou fazendo montagens mais adequadas.
  • InDesign e PageMarker: são programas de computador que são utilizados para fazer de maneira geral a diagramação da revista impressa, sendo que neste caso a escala de cores a ser usada em material impresso deve ser a CMYK.

OBS: Caso você não domine estes programas de forma bem detalhada será preciso pedir ajuda de um amigo que os conheça ou ainda contratar um profissional desta área para que comande de forma efetiva os padrões de criação da sua revista impressa. Este cuidado é importante porque se as fotos presentes na revista apresentarem baixa resolução, padrão de cores errado, formato errado, tipos de letra ilegíveis pode surgir uma rejeição dos consumidores e leitores levando ao fracasso ao montar uma revista impressa.

Depois de tomar estes cuidados é importante buscar o estudo sobre qual será a abordagem da sua revista.

Neste âmbito, para conseguir responder à esta pergunta de forma adequada é preciso pensar qual é na região o público leitor que predomina e ainda buscar caracterizar o mesmo com relação aos assuntos preferidos – como negócios, empresariado, mercado, educação ou turismo – o perfil de consumo, opiniões gerais, dentre outros assunto garantindo com isso uma abordagem mais efetiva na nova revista impressa a ser ofertada.

E lembre-se! A eficiência da publicação depende muito mais do interesse do público leitor do que necessariamente da revista ofertada em si.

Passo a passo e dicas para criação de uma revista:

Com todas as definições anteriores feitas e o segmento de assunto definido começa a fase de montar uma revista impressa de forma prática e mais específica e para isso vamos dar a seguir os principais passos para este caminho em um ramo imaginário escolhido.

Neste aspecto suponhamos que o seguimento escolhido para a sua revista será o de negócios porque depois de uma criteriosa avaliação em seu bairro e vizinhança foi constatado que por ser um bairro comercial haverá maior interesse dos leitores locais por este tipo de assunto.

1 – Conhecer de forma mais detalhada o ramo de negócios que será abordado nas matérias de sua revista.

Após escolher um ramo específico para atuação – como o de negócios – é preciso buscar conhecer as áreas e principais tipos de assunto que podem ser interessantes neste ramo do ponto de vista jornalístico.

Com relação a isso é preciso buscar ofertar matérias sobre os mais variados temas abrangendo questões como os exemplos colocados a seguir:

  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? Neste assunto é uma ação interessante fazer entrevistas com comerciantes mostrando os aspectos que levaram o seu negócio a ter maior longevidade e sucesso.
  • Matéria – Empresas mostram seu ABC em Gestão qualificada.
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial
  • Matéria- Franquias que superaram as expectativas e alavancam seu negócio.

Dica: Para o começo de sua atividade busque criar oportunidades no sentido de fazer uma mobilização de recursos para a primeira tiragem da sua revista como por exemplo; esclareça que com a publicação das matérias irá acontecer uma boa divulgação em marketing e publicidade para o empresariado local que foi a fonte para criação das matérias.

Assim, você vinculará seus interesses enquanto editor aos interesses dos entrevistados que serão a fonte fazendo com que todos saíam satisfeitos pela troca de serviços.

Desta forma será possível determinar de forma constante uma organização de assuntos a serem vistos na revista impressa facilitando não apenas a atração dos leitores como também a busca e elaboração de matérias pois os assuntos em gral já estarão pré-delimitados.

2 – Organizar o espaço que cada matéria irá ocupar na revista.

Após delimitar de maneira geral o tipo de matéria que será abordada a próxima fase par quem pretende montar uma revista impressa consiste em organizar o espaço que cada matéria irá ocupar na revista como os exemplos mostrados em seguida:

  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (espaço- duas páginas)
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial (espaço – uma pagina)

Esta delimitação pode ser feita de modo mais generalizado apenas segundo a opinião e vontade do editor da publicação como também pode seguir a relevância do tipo de matéria sendo que neste caso o assunto mais buscado pelos leitores deve ter sua matéria com um tamanho mais expressivo em comparação com os outros.

3 – Ordem das matérias

Com relação à ordem das matérias esta ação se refere à determinar de maneira específica o local físico em que cada assunto será colocado na revista impressa a ser criada como as opções apresentadas a seguir:

  • Matéria- enxergue oportunidades (pagina 1)
  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (pagina 3 e 4)
  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? (pagina central) e assim sucessivamente.

Além de executar neste momento a determinação global da ordem das matérias em sua revista é interessante fazer algum esboço para tentar visualizar se esta distribuição será a adequada também do ponto de vista visual.

4 – Chegou a hora de montar o boneco da sua revista

O jargão típico do jornalismo de “montar o boneco da sua revista” consiste basicamente em delimitar de forma prática toda a diagramação e edição deste produto fazendo desde o aspecto visual das páginas com a inserção de textos, fotos, tipo de papel, cores e todos os outros quesitos que possam estar envolvidos com o projeto gráfico da revista.

Neste momento devem ser usadas todas as informações e dicas relacionadas à diagramação que você coletou anteriormente na visita feita às gráficas da região mas neste caso é preciso considerar que muitos aspectos atinentes à elaboração dos periódicos a exemplo do formato, números de páginas, capa, impressão a cores e paginação irão variar de acordo com alguns detalhes particulares de cada revista como seus objetivos, volume de leitores, verba disponível e conteúdo da revista.

Esta fase é considerada a mais importante na criação da revista, pois é neste momento que todos os planos, ideias e sonhos envolvidos no processo de montar uma revista impressa serão vistos de forma prática.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Nesta hora além de buscar qualidade nos materiais e nas técnicas de diagramação usadas é preciso que seja feita uma análise do resultado final buscando, com isso, verificar os erros cometidos para serem corrigidos antes de colocar a revista na rua para venda.

Caso tenha dificuldades em fazer o boneco de sua revista a descrição detalhada desta criação pode ser obtida no site: http://info.paulistacartoes.com.br/instrucoes/informacoes-adicionais/montagem-de-boneco-para-catalogorevista.html

OBS: É aqui que você usará os programas como CorelDraw, Photoshop, PageMaker, InDesign e a escala de cores CMYK.

5 – Financiamento para tiragem da revista

Depois de finalizar a elaboração do Boneco de sua revista chega o momento de pensar em como será feita a primeira tiragem do seu periódico sendo que quando o dinheiro não é o suficiente podem ser feitas várias ações como o financiamento.

Neste caso será preciso que você faça uma boa mobilização de recursos por meio da venda de sua ideia publicitária de forma que envolva os empresários locais com os conteúdos que sua revista abordará.

Após mostrar a relevância de seu periódico para a atividade comercial de uma região será preciso vender os espaços publicitários em sua revista impressa os quais serão a fonte para o financiamento da tiragem inicial.

Atenção: neste processo de buscar por recursos financeiros a forma de apresentação da revista será através do boneco elaborado. Para esta situação se o mesmo foi impresso de forma caseira vai ser preciso adicionar ao boneco recortes de outras revistas com o tipo de papel, cores, fotografia e outros detalhes que você priorizará para edição de sua revista.

Desta forma, os empresários interessados terão a dimensão real de como seus anúncios serão vistos pela população em geral.

6 – A arte-finalização

Agora com todas as delimitações feitas por quem deseja montar uma revista impressa com o esboço do resultado final e o financiamento para a tiragem garantido é preciso, antes da impressão definitiva, fazer a chamada Arte-Finalização.

Este etapa consiste no fechamento do arquivo antes de ser enviado para gráfica. Neste momento, todos os detalhes devem ser revistos e adequados de acordo com as regras exigidas pela gráfica escolhida indo desde a montagem das matérias, colocação de fotos, títulos inseridos, ilustrações, emendas, dentre outros.

Como este processo exige muito cuidado, atenção e profissionalismo o ideal consiste em contratar para esta função um profissional conhecido como Arte Finalista para evitar erros e problemas que podem levar à uma imagem ruim de seu periódico criado.

*Dica – Se você possui dinheiro para investir na criação da sua revista contrate um Design para criar a arte e diagramação da revista. E um Arte Finalista para o fechamento do arquivo antes de enviar a gráfica.

Planejamento Editorial Padrão

Existe no ramo do jornalismo um instrumento de trabalho conhecido como Planejamento Editorial Padrão que consiste, de forma geral, em diretrizes e determinações amplas para a criação de jornais e revistas dos mais diversos estilos e finalidades garantindo, com isso, mais praticidade e alcance de rendas com o seu uso.

Com relação a esta questão, que vamos abordar a seguir, é preciso lembrar que alguns tópicos do planejamento padrão irão coincidir com o que já foi abordado no “passo a passo para criação de uma revista”, mas a diferença se refere ao fato de que no  “o passo a passo” ocorreu um maior detalhamento das ações envolvidas na criação de uma revista impressa.

Já no “Planejamento Editorial Padrão” são apresentadas apenas as diretrizes para o alcance deste objetivo de forma estrutural e no que se refere à organização administrativa para quem deseja montar uma revista impressa.

Etapas para criação de um planejamento editorial padrão

1 – Pauta- neste primeiro assunto é que ocorrem as discussões sobre os assuntos a serem abordados na revista escolhendo os mais importantes e ainda determinado o enfoque que será dado a cada um deles e somente depois de todas estas delimitações serão decididas de maneira mais específica as matérias que serão feitas.

É válido frisar que as matérias dividem-se em:

  • Noticias
  • Editorial
  • Artigo
  • Entrevista
  • Reportagem
  • Coluna
  • Resenha crítica
  • Carta do leito
  • Outras sessões: enquetes, passatempos e outras…

As matérias inseridas como artigos, editoriais, reportagens, resenha crítica, coluna possuem a tendência de refletir a opinião ou descrição pessoal de fatos ou acontecimentos.

Por isso, não possuem um modelo pré-determinado a ser seguido, mas dependem da maneira particular que cada um escrever. Já as notícias são abordagens jornalísticas impessoais de fatos acontecidos que devem ser abertas por um lead que consiste no primeiro parágrafo da matéria que resume todo o assunto a ser mostrado por meio de resposta a perguntas do tipo O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê? Como?

Muita atenção! Se a revista abordar notícias ou reportagens será necessário ter auxílio ou contratar um Jornalista. Isto se justificar porque para a criação de notícia e reportagem é necessário o uso de técnicas e padrões de edição de imprensa.

2 – Fechamento- É o recolhimento, avaliação e distribuição das matérias. Para esta fase todos os envolvidos devem entregar as matérias feitas, as quais serão avaliadas com o objetivo de organizar a próxima edição da revista impressa.

Atenção! Na redação, as frases devem ser curtas e não repetir a mesma palavra em um só parágrafo.

3 – Edição e diagramação da matéria- É a revisão, colocação de título e a elaboração do “boneco” ou modelo de como vai ficar a revista. Neste ponto, começa também a disposição da matéria pelas páginas da revista.

Dica: Existe uma importância que deve ser considerada na distribuição das matérias por páginas. Para isso as páginas ímpares ficam com as matérias “quentes” e as páginas pares recebem as matérias tidas como  “frias”.

Ex: para reportagens ou matérias de peso a página 3 é nobre (página ímpar) e as páginas centrais também têm seu valor nobre. Já as páginas pares, ficam com as sessões de enquetes, passatempos, matérias curtas. Enfim, assunto para ler com mais calma. A última página poderá coincidir com o numero par, porém esta é considerada de posicionamento nobre também.

4 – Expediente- aqui deve ser colocado o nome da revista com a especificação de sua periodicidade que pode ser mensal, bimestral ou outras, endereço, os nomes de quem nela trabalhou, a gráfica que imprimiu e a data de publicação. Todas estas informações que compõem o expediente devem ficar na Página 2.

5 – Composição- Compor as matérias consiste em passar os textos para o papel que formará as colunas da revista.

6 – Arte-finalização- É a montagem das matérias com fotos, títulos, ilustrações e emendas.

Dica: As fotos e ilustrações grandes devem ser colocadas em cima do texto e nunca embaixo.

7 – Impressão- Leve a sério neste aspecto a qualidade na impressão da sua revista. Com relação a este assunto é preciso lembrar que a impressão revelará todo o seu trabalho de criação e edição ao público desejado.

Assim, não economize investimento nesta etapa, evite sujar papel ou erros amadores. Procure gráficas qualificadas que ofereçam serviços completos desde prepress e pré-mídia, passando pela impressão off-set e digital, acabamento, até a distribuição.

Deste modo, a impressão deve ser considerada como um dos alicerces para o sucesso e continuidade quando se decide montar uma revista impressa.

8 – Distribuição- É o total dos exemplares efetivamente distribuídos de cada edição da revista, cujo resultado deve ser observado para garantir a quantidade ideal para o volume dos leitores.

9 – Periodicidade da revista- a escolha da periodicidade da revista demanda uma grande atenção do criador podendo ser mensal, bimestral ou trimestral. Além da definição inicial é preciso buscar manter a periodicidade da revista, pois sem ela não se fixa imagem da revista e, conseqüentemente, não se forma um conceito adequado.

10 – Equipe- refere-se aos funcionários ou auxiliares que estão envolvidos na criação e remessa de matérias incluindo profissionais como:  Jornalista, Revisor de textos, Design, fotógrafo, Arte finalista, finanças, marketing e vendas.

Financeiro

A questão financeira para montar uma revista impressa não está voltada apenas para obter a primeira tiragem, mas deve considerar ainda a evolução do negócio.

Por isso devem ser registradas e avaliadas todas as despesas envolvidas como material utilizado, contratação de terceiros, serviço de gráfica e outros.

É preciso ainda buscar informações mais detalhadas sobre o capital de giro, formas de realizar o faturamento controlando gastos e lucros para que o seu empreendimento realmente obtenha sucesso de forma planejada e determinada.

Registre sua revista

A Revista impressa é considerada um veículo de comunicação social. Sendo assim, considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica, não matriculada nos termos da legislação atinente a este assunto ou em cuja matrícula não conste os nomes e as qualificações do diretor ou redator e do proprietário.

É valido averiguar maiores detalhes na LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 a qual relata em seu artigo 123 que o pedido de matrícula conterá as informações e será instruído com os documentos.

Em seguida, para quem deseja montar uma revista impressa é preciso que procure um cartório mais próximo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o protocolo essencial para este serviço fazendo depois todos os registros e solicitações necessárias para a legalidade de seu periódico criado.

Ao iniciar os serviços, leve em consideração:

  • Primeiro numero de edição - Este deverá sempre sair com o número 0 (zero) é uma experiência só depois sai o numero 1 (um).
  • Peculiaridades regionais – levem em consideração se os assuntos abordados da sua revista vêm de encontro ao interesse do publico. Se foca a vivencia do publico da região ou estar focando o nacional [solto].
  • Avaliação – para manter a qualidade editorial, avalie o interesse do leitor. Realize pesquisas de campo (este serviço pode ser terceirizado).

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


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24 comments on “Como montar uma revista impressa
  1. CELIA ALMEIDA disse:

    obrigada.

    fico grata pois o artigo de COMO MONTAR UMA REVISTA IMPRESSA, foi muito esclarecedor.
    gostei do site pois a pagina é limpa, o que esta escrito prende a atenção e o conteudo é muito bom.
    vou divulgar vcs pra todos os meus amigos.

  2. ERICA RODRIGUES disse:

    Adorei o artigo, ajuda a organizar as ideias.

  3. Andreia disse:

    Oi!
    Sou estudante de Serviço Social em Salvador, estamos trabalhando na construção de uma revista e o conteúdo me ajudou a estruturar as ideias.
    Como a revista é um trabalho de faculdade e vamos imprimir inicialmente(obrigado)apenas 3 exemplares precisamos matricular em cartório ainda assim? Que ideias a mais pode nos dar?

  4. Anderson disse:

    Tenho um bom projeto de uma revista e gostaria de trocar ideias com profissionais que interesse em um bom empreendimento.

  5. Alegria vueba cubla disse:

    DEAR,

    Com muito alegre lei tudo, entao eu uero montar ma revista qe fala daossa cultura,voces pode me ajudar o passo necessario par chegar a realizar meu projeito?
    Espero de voces.

    Obrigado.
    aleia vueba boa
    tel: 244923566235
    Angola-cabinda.

  6. Isabela Lino disse:

    Olá, que texto interessante! Me esclareceu muita coisa.
    Quero fazer uma revista, tenho ela pronta, em Word, é como os antigos fanzines.

    Quero toná-la uma revista de verdade. Para isso, vou me matricular no curso Indesign. A minha formação é em Letras, mas quero me especializar em Jornalismo e em Artes Visuais.

    Muito obrigada pela matéria.

    Quando minha revista estiver nas bancas, volto aqui para avisar.

    Bjs!

  7. antônio dos santos disse:

    Gostei muito das informações, pretendo seguir suas dicas, pois tenho em mente um projeto para montagem de uma revista.

  8. Maria Nazare disse:

    GOSTARIA DE MONTAR UM JORNAL DE ANÚNCIO DE COMÉRCIO.

  9. Fernando Marques disse:

    Parabéns por esta especial contribuição destinada às pessoas que buscam o crescimento de forma honrada. Atenciosamente, Fernando Marques.

  10. henrique correa disse:

    Parabens a leitura é muito clara deu para ter um otimo conhecimento, muito obrigado.

  11. Ronaldo Lima disse:

    Estou montando meu projeto na Região dos Lagos e após a finalização, apresentação do projeto para parceiros da região. Desejo elaborar uma revista que fale sobre beleza, estética, enfim. Quem puder me orientar em algo mais agradeço!!!!

  12. Marcio Silveira disse:

    Parabéns, muito esclarecedor.
    Obrigado.

  13. Marinho Vip disse:

    Parabens!
    Matéria bastante profissional,esclarecedora e de fácil compreenção,tira em definitivo as dúvidas de empreendedores que queiram criar uma revista e/ou modernizar algum projeto já em andamento.
    Parabéns mesmo!!!!!
    Sou de Goiania-Go e tenho duas revistas de Moda( Moda e Criadores, Moda Brasil e Moda Brasil-Exclusiva 44),preciso de correspondentes em todo o Brasil e materias sobre MODA.

  14. joao disse:

    Muito boa matéria e muito esclarecedora também, obrigado.

  15. Kathellym disse:

    Adorei, a explicação formas simples e direta.

  16. Jaqueline Ribeiro disse:

    Muito interessante a matéria. Gostaria de montar uma revista de bairro, mas o mais dificil acho que é vender a sua ideia, captar anunciantes. Se alguém tiver uma dica…

  17. Eliana Sampaio disse:

    Anderson,Sua revista já foi publicada?

  18. Carmen Martins disse:

    Gostaria de saber qual o custo de uma revista. Pretendo fazer uma revista sobre comida. Qual o custo com registro em cartório? E com gráfica?

  19. Patrício Oliveira disse:

    Muito bom, parabéns!
    Esclareceu todas as minhas dúvidas…

  20. Louise rakel disse:

    Adorei, muito bom mesmo…

  21. Emerson disse:

    Olá, eu sou Emerson, eu estou montando uma revista e gostaria de saber, se pra montar uma revista, tem que ter licença de alguma coisa? E também quero saber se eu posso usar noticias internacionais da internet de sites, pra coloca-las na revista?

  22. Valmir disse:

    A dissertação do amigo e relevante, queria saber só alguma opinião tbm na prática, e com objeção,temos varias publicações no nordeste e Brasil, parabéns a equipe

  23. Jhileade Gomes disse:

    Quem aqui conhece alguém que venda já pronto uma Revista/Guia em arquivo Corel?

    Quero uma de 16 páginas, tamanho A4 dobrado ao meio tamanho 21cmx15cm.

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