Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos

Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos
Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, famílias e idosos buscam cada vez mais recursos para que os idosos estejam recebendo cuidados propícios e para isso, contratam cuidadores de idosos com a função de auxiliar os idosos no dia a dia e também nos cuidados pela saúde e equilíbrio.

Mercado

Este é um ramo que vai exigir conhecimentos e dedicação, pois a maioria dos clientes que contratam estes serviços são pessoas que já tiveram uma vida plena, uma carreira, já cuidaram de uma família, possuem renda per capita até mais alta do que a média. Por isso, merecem respeito e não, serem tratados apenas como idosos e doentes, pois doenças como mal de Alzheimer, mal de Parkinson, acidentes cardiovasculares e outras fatalidades podem ocorrer com qualquer pessoa acima de 60 anos, necessitando de cuidadores.

Para entrar no ramo, portanto, é preciso vencer mitos ,ter tato e além disso, saber até onde vai o nível de preconceito e discriminação dos cuidadores.

Estrutura de uma agência de cuidadores de idosos

A estrutura de uma agência de cuidadores de idosos é simples. Basta uma área administrativa, uma recepção para atender os clientes e uma sala para os cuidadores de plantão.

As agências de cuidadores cada vez mais investem em novos processos e tecnologia para melhor atender aos seus clientes. Tecnologia como aparelhos capazes de chamar a agência assim que o paciente necessita de cuidados.  Para que o sistema tenha eficácia é necessário um fluxo de processos:

  • Manter atualizada a ficha de cada cliente com dados sobre idade, doenças, reações alérgicas e outros.
  • Manter também atualizada uma lista com contatos de médicos, parentes, terapeutas e outras pessoas que possam ter informações importantes.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Instale o software na casa do cliente que terá um aparelho junto à linha telefônica  e assim que o aparelho é acionado, a empresa é chamada automaticamente.

Pessoal

Esse ramo deverá ter as atividades desenvolvidas por profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores formados.

Muitos cuidadores querem montar um negócio de forma amadora apenas com pessoas que têm paciência com os idosos não é o suficiente, é preciso que os funcionários tenham graduação completa em enfermagem. Lembrando que nem todos os serviços demandam profissionais de enfermagem. Os serviços mais simples podem ser desenvolvidos por cuidadores profissionais. Enfim os cuidadores devem possuir cursos técnicos voltados para Terapia Ocupacional, Geriatria e outros.

Clientes de uma agência de cuidadores de idosos

Os clientes que podem vir a contratar a agência de cuidadores são pessoas com limitações temporárias como vítimas de acidentes vasculares, infartos entre outros problemas ou pessoas com mal de Alzheimer e/ou Parkinson.

Entretanto, não só pessoas idosas podem contratar os serviços da agência como também pessoas vítimas de acidentes, pessoas se recuperando de um pós-cirúrgico e mulheres grávidas e em serviços de pós-parto, auxiliando com os bebês.

Geralmente os cuidadores são contratados pelas classes média e alta que possuem poder aquisitivo para contratação desse serviço.

Precificação

Os cuidados com idosos são precificados de acordo com o serviço oferecido e a complexidade dele. Os serviços complexos requerem maior esforço da mão de obra, responsabilidade e atenção especial como os serviços desenvolvidos por profissionais como enfermeiros.

Os serviços também podem ser precificados pelo horário de atendimento que pode ser integral ou parcial, em que os serviços serão cobrados por hora.

Modelo de Negócios

Para montar uma agência de cuidadores de idosos os empresários poderão escolher entre negócio próprio ou optar por uma franquia como a Home Angels.

A Home Angels é uma fraquia com sucesso de mercado, pois oferece aos seus franqueados vantagens como apoio nas operações e suporte gerencial.

As operações da franquia como contratação de pessoal, dependerá das receitas geradas pelo negócio. Os franqueados serão capazes de selecionar, recrutar e contratar pessoal competente após a orientação da franquia.

Na Home Angels, os atendimentos são divididos e precificados de acordo com as especificações abaixo:

  • O plano de atendimento é VIP quando se atende um só paciente de forma personalizada.
  • Grupo – quando o atendimento é realizado para diversos pacientes em um mesmo local e horário.

A franquia dá a opção de os clientes escolherem os cuidodores ou opção dos cuidadores serem selecionados pela franquia.

O investimento inicial para se franquear à Home Angels gira em torno de 5 a 15 mil reais que inclui montagem e capital de giro. A franquia cobre a taxa de franquia, propaganda, suporte operacional e gerencial entre outros serviços.

Localização de uma agência de cuidadores de idosos

Uma agência de cuidadores de idosos não precisa de um local específico, mas deve ser localizada facilmente pelos clientes . Ela pode estar em áreas comerciais ou bairros residenciais de classe média alta e alta.

Outra boa opção de localização da agência é em setores hospitalares e em avenidas comerciais movimentadas.

Divulgação

O importante é que os serviços da agência seja bem divulgada e para isso faça um networking divulgando os serviços entre a comunidade médica que poderá indicá-los, participe de exposições e eventos sobre gerontologia e entregue cartões de visita e outras iniciativas.

Entregue também planfetos, folhetos explicativos e até faixas que divulguem o serviço.

Sobre os cuidadores de idosos

Cuidar de idosos exige dedicação, atenção e é um serviço que nem todos as pessoas estão preparadas a exercer, já que é uma profissão de entrega. Além disso, o cuidador precisa estar sitonizado também com a família.

Entre as funções dos cuidadores estão: ajudar na alimentação e na locomoção, pois muitos pacientes precisam de cadeira de rodas; realizar atividades que sejam de lazer, gerir as medicações de acordo com os horários, auxiliar os pacientes nos cuidados com a higiene, comunicar à família e à equipe médica sobre mudanças no estado de saúde que poderão ocorrer e outras funções.

O cuidador de idosos poderá morar ou não na casa do paciente que ficará a critério da família e do profissional.

Apesar da presença imprescindível na vida dos pacientes,  os cuidadores precisam fazer uso de direitos como férias, repouso semanal, feriados, licença maternidade ou paternidade e outros direitos.

É importante que os empresários e cuidadores e a família dos pacientes saibam os deveres e direitos dos cuidadores, como também suas limitações, afinal, os cuidadores têm um dom especial de cuidar de outro ser humano com carinho.

A agência de cuidadores de idosos deve ter especial atenção com as possibilidades de transtornos indesejáveis na rotina, como negligência de cuidadores e até mesmo quanto à violência de cuidadores contra idosos. Felizmente, segundo as estatísticas esses casos são bem raros, mesmo assim é bom ficar atento.

Para maiores informações de como proceder, visite o site da Associação de Cuidadores de idosos de Minas Gerais (Aciminas). Lembramos que é importante que os cuidadores procurem a Associação de Idosos mais próxima para obter informações sobre cursos, legislações, preços e outros.

Ficou interessado em montar uma agência de cuidadores de idosos? Deixe seu comentário:

4.60 avg. rating (90% score) - 5 votes

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

52 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de muito de abrir uma agencia de empregos e cuidadores de idosos. gostei muito da ideia que eu li! obrigada silma, se tiver mais ideias sobre baba mande para mim.

  2. Sou tecnica em enfermagem, tenho um pouco de experiencia com idosos e estudo pedagogia, posso abrir uma agencia de cuidadores de idosos?
    Aguardo retrorno. obrigada.

  3. Sou Pedagoga, passo por situações complicadas e delicadas com minha mae e uma tia e sei da dificuldade em lidar com tudo, com isso penso sim em montar algo para lidar com idosos.

  4. Só um comentário: não existe curso técnico ou capacitação para terapia ocupacional e sim, formação. O terapeuta ocupacional é um curso superior, podendo sim auxiliar no cuidado com o idoso!

  5. Boa Tarde
    meu nome é Suelen, sou farmacêutica e trabalho em uma operadora de saúde.
    Gostaria de abrir uma empresa especializada em cuidados com idosos e pessoas com necessidades especiais.
    Já estou com a documentação em mãos do contador, mas ainda estou insegura. O site tb já está em construção.

  6. Tenho alguns projetos inovadores, porém acredito que o mais importante é o cuidado básico com o cliente.
    Gostaria de saber mais informaçãoes sobre a equipe de vcs, assim como o tipo de suporte que vcs oferecem à novas empresas.
    No aguardo das informações solicitadas.

  7. Minha amiga tem mais de 10 anos na área de cuidador de idoso com formação e profissionalismo e quer abrir uma agência. Será q ela pode abrir!?

  8. Sou Enfermeira com Pós em Geriatria e Gerontologia, gostaria de montar uma franquia de cuidadores de idosos, preciso ter um médico responsável ou eu como enfermeira posso ser responsável pelos cuidadores?

  9. Ola sou Eliana Lopes trabalho como cuidadora a anos, muito antes desta profição ter toda esta expanção sempre amei o q faço e fiz o curso e hoje brota em meu coração a vontade de montar meu próprio negócio, uma agência de cuidadoras de idosos, mas estou meio perdida, não sei por onde começar o q fazer? Qual é o primeiro passo?

  10. Estou interessada em abrir uma empresa que presta servicos de cuidadores de idosos, deficientes e de qualquer outra pessoa que precise de cuidados especiais e constantes, mas nao sou da area medica. Isso pode representar um problema, ou posso suprir a falta de conhecimentos mais especificos sobre as questoes que envolvem a prestacao de servicos?

  11. sou cirurgiã-dentista e tenho o sonho de montar uma agência de cuidadores de idosos; quero trabalhar basicamente intermediando a cuidadora de idoso e o mesmo (ou o seu familiar(s))bem como capacitando esta mão-de-obra para o serviço. Fiquei interessada no sistema de franquia; gostaria de obter maiores informações a respeito.

  12. Olá,boa noite gostaria de mais informações sobre a agencia, pois sou técnica de enfermagem e esteticista gostaria de montar meu próprio negocio pois minha cidade tem muitos idosos que moram sozinhos e não saem de casa. Desde de já agradeço

  13. Olá boa tarde, sou técnica de enfermagem, vou cursar enfermagem, trabalho há mais de 3 anos como cuidadora, e gostaria muito de montar uma agencia de cuidador, será que eu posso? Desde já agradeço a atenção.

  14. sou coordenadora pedagógica de uma escola técnica em enfermagem e vejo a necessidade e a procura por pessoas para cuidar de idosos

  15. Estou interessada em abrir uma agência que presta servicos de cuidadores de idosos, e de qualquer outra pessoa que precise de cuidados especiais ,sou enfermeira e já trabalho com atendimento em home care ,como fazer.
    Grata!
    Maria do Carmo.

  16. Estou interessada, Sou técnica em enfermagem e trabalhei 8 anos em Portugal como cuidadora e cordenadora de um Lar de terceira idade com 35 utentes, dependentes acamados. Cordenava 18 funcionaris cuidadoras,lavanderia refeitorio,limpeza e enfermagem.Sou funcionária púbblica na secretária da saude,mas gostaria de trbalhar com idosos,porque eu gosto desse trabalho, mas nao sei por onde começar, aqui no Brasil.Alguem pode me informar? obrigado.

  17. Olá,

    Sou enfermeiro, e gostaria de adm um grupo de cuidadores/home care, de forma autônoma.
    quais são os documentos necessários por lei para que eu possa iniciar meu negocio?

  18. GOSTARIA DE SABER SE COMO TECNICA DE ENFERMAGEM E UMA ENFERMEIRA, POSSO ABRIR uma empresa para cuidaos simples bem como banho , alimentação oral , paseios e auxilio

  19. Gostaria de ser melhor orientado quanto a montar uma agencia de cuidadores … sou enfermeiro e trabalho em uma empresa de home care isso me ajuda bastante ja que a procura é grande por este profissional.

  20. Estou interessada em montar um empresa de cuidador de idosos e gostaria de receber informaçõe sobre os preços praticado no mercado em Braília (valor do serviço, custos com pessoal e demais custos), poi quero me certificar do retorno financeiro.

  21. Boa Noite !fiquei mt interessada em montar uma agencia q contrate cuidadores tecnicos e fisioterapeutas ,mas gostaria de saber um apouco mais sobre o assunto.
    desde ja agradeço!!!

  22. trabalho em portugal a 7 anos cuidando de idosos quero saber se minha esperiencia carta de referencia serve para o brasil pos em breve gostaria de voltar e trabalhar pos gosto muito do que faso e tem acompanhado que estar sempre presisando de cuidador

  23. Sou técnica de segurança do trabalho e técnica de enfermagem , gostaria de saber como faço para abrir uma agencia de cuidadores de idosos.Grata aguardo um retorno.

  24. Bom dia!

    Meu nome é André sou enfermeiro e com experiênçia em geriatria, gostaria de receber mais dicas como montar uma agência de cuidadores de idosos, tudo sobre jurídico. Quero tirar um CNPJ da empresa, é vantagem tirar como microempreendedor individual (MEI)

  25. estou montando uma agencia tenho 28 anos trabalhando no ramo como cuidadora tenho bastante experiencia com idosos mais n parte burocratica como admitir fucionarios e a parte do contrato do cliente e contrato do fucionarios queria saber mais sobre isso ok

  26. Olá, sou assistênte social e diretor de uma ong que cuida de idosos, portanto tenho um leque de conhecimentos muito grande na area. Assim procuro um parceiro para montar uma casa particular de amparo as pessoas de idosos.

  27. Gostaria de esclarecimento sobre o negocio,sou assistente social e estou emteressada aguardo esclarecimentos para analisar se viável.

  28. Sou Enfermeiro, Estou interessado em abrir uma empresa que presta serviços de cuidadores de idosos,puerperas, recém nascido e deficientes e de qualquer outra pessoa que precise de cuidados especiais e constantes, estou planejando fazer um empréstimo como micro empresário junto ao Banco do Nordeste, já tenho uma parte do capital, mas tenho que fazer um projeto para conseguir o emprestimo, tem como me orientar neste sentido. Outra duvida, seria com relaçao a franquia home Angel, como funciona na questão de funcionários?

  29. Eu trabalho como assistente para idosos fora do Brasil ha 3 anos. E tenho interesse em abrir iniciar algo parecido com o que faco no Brasil. Po enquanto so è uma ideia que preciso amadurecer e sei que precisarei de ajuda. Vc tem alguma dica? Grata.

  30. Gostaria de receber informações sobre a parte burocrática da empresa que presta serviço para cuidadores de idosos (parte basal).
    O que é necessário para abrir o negócio.

  31. Sou tecnica de enfermagem, e faço home care ja ha algum tempo, tenho bastante experiencia, gostaria muito de dar aulas sobre como cuidar de idosos, o que posso fazer, tenho que ter alguma outra qualificação para isso, tenho que ter graduação em enfermagem, gostaria de umas dicas,,,,sou do RS. obrigada e espero retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA