Como montar uma cozinha industrial

Como montar uma cozinha industrialA cozinha industrial é útil em diversos ramos de negócios, desde restaurantes até negócios de comidas prontas para consumo (quentinhas).

A engenharia de alimentos tem se desenvolvido rapidamente e com ela uma estrutura necessária para uma alimentação bem preparada em locais como hospitais, lanchonetes ou até em empresas de congelados e alimentos industrializados como iogurtes, queijos, derivados do leite e outros.

Veremos no artigo que o planejamento de uma cozinha industrial se faz necessário para a organização das atividades de vários ramos do setor de alimentação.

Localização de uma cozinha industrial

As cozinhas industriais são instaladas em restaurantes, plantas industriais e diversos lugares. O importante é que a cozinha tenha um alvará ambiental, um alvará dos bombeiros e outro de funcionamento, no caso de ser uma planta industrial a própria cozinha industrial.

Para saber um pouco mais sobre documentos para legalização de empresa, veja o artigo.

Projeto da cozinha industrial

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A função de uma cozinha industrial é o preparo de alimentos de forma rápida e dinâmica, por isso, o ambiente de uma cozinha industrial deve proporcionar que as refeições sejam preparadas de forma a se produzir com higiene, funcionalidade, qualidade e produtividade. Essa é a função de uma cozinha industrial.

Para seu planejamento, alguns passos são importantes:

Primeiro, deve-se encontrar engenheiros e arquitetos competentes e que tenham experiência em projetos de cozinhas industriais. Já pensou em montar uma construtora? Veja o artigo.

Os profissionais de projetos em obras recomendam que não se deve fazer nenhum projeto com o tempo e orçamento apertado, ou seja, para planejar a cozinha industrial requer tempo, dedicação e orçamento.

Os projetos podem ser desenvolvidos em ambientes que já contam com uma cozinha que está desatualizada; ou quando começa do zero, o importante é que sejam analisadas todas as necessidades de produção. Por isso a importância em se encontrar profissionais que sejam sensíveis a essas necessidades na realização do projeto.

Um bom profissional de arquitetura e engenharia é aquele que visita o estabelecimento e aponta todas as características do negócio antes de iniciar o projeto em si, ou seja, é necessário observar qual o fluxo de processos que serão realizados na cozinha industrial, qual a intensidade da clientela e qual o tipo de refeições. Com isso, ele projeta espaço, ambiente, equipamentos e tudo que for necessário.

Concluindo, é muito importante que haja uma observação do local.

Caso você esteja interessado no ramo de alimentação, poderá gostar deste artigo franquias de alimentacao.

Layout de produção da cozinha industrial

A cozinha industrial é um local de produção, por isso também se faz necessário que haja uma observação dos fluxos de trabalho que serão realizados no espaço.

Ao montar o  layout deve-se considerar que as atividades sejam realizadas de forma rápida, que os funcionários não fiquem o tempo todo em um mesmo local, o lixo não fique próximo ao preparo das refeições dos clientes e os fornos e fogões não estejam próximos aos refrigeradores, até por motivos de saúde.

Todas essas questões devem ser observadas pelos interessados na montagem de uma cozinha industrial.

O que considerar no layout da cozinha industrial

A cozinha industrial deve ser um ambiente funcional e longe de perigos com capacidade de produção e segurança do trabalho. Todos sabem que a cozinha industrial é um local com vários riscos, essa realidade não é diferente, por isso, todo cuidado é pouco e a segurança deve começar desde o projeto inicial.

Para que a cozinha industrial seja segura e funcional ,ela deve ser projetada de forma que o layout tenha os devidos cuidados:

  • Opte por um piso antiderrapante para evitar escorregões e realizar uma limpeza mais eficaz, com esfregões e água.
  • Crie um espaço de armazenagem de material de limpeza que fique distante dos alimentos.
  • Tenha sinalizadores de pisos molhados.
  • Todas as lâmpadas devem ser protegidas com globos, pois se uma delas estourar, nem um resíduo irá cair nas panelas.

Equipamentos 

Para escolher bons equipamentos para a cozinha industrial é necessário que haja um estudo e pesquisa com a ajuda de um profissional experiente e que saiba identificar equipamentos de qualidade e originais, pois nesse ramo de equipamentos existe muita pirataria. Isso faz com que os empresários acabem comprando equipamentos de pouquíssima qualidade.

Falando em equipamentos, acho que você irá se interessar por saber mais sobre equipamentos para lanchonete, os quais poderão ser utilizados em sua cozinha industrial.

As cozinhas industriais possuem equipamentos como o cook chill. Esse equipamento transforma os processos em uma central de atividades e realiza todos os processos de transformação, engrenando os produtos semiacabados, restando apenas a parte final para montagem dos pratos ou produtos.

A vantagem desses equipamentos que centralizam a produção é que há uma diminuição de custos com operação e com funcionários. O cook chill transforma, cozinha e congela alimentos em geral.

Para facilitar a sua analise e redução dos custos, é aconselhável ter um bom planejamento empresarial.

Os locais devem ser projetados com equipamentos que durarão cerca de 30 anos, não por questões de custos, mas por questões de durabilidade.

Lista e especificações de equipamentos:

Patru – é um equipamento colocado entre o fogão e a prateleira onde os garçons buscam a comida, a patru é uma espécie de térmica que conserva a comida quente.

Coifa – é essencial no ambiente de cozinha industrial, pois tem como função eliminar toda a fumaça do ambiente que se torna excessiva com o preparo de volumes de alimentos ao mesmo tempo.

Armários – são todos abertos, diferente dos armários domésticos.

Geladeiras – as geladeiras devem ter portas de vidro transparente para que não se perca tempo procurando ingredientes.

Se você se interessou pelos móveis, quem sabe sua vocação seja outra! Veja aqui como montar uma loja de móveis.

Cozinha industrial e vigilância sanitária

O planejamento da cozinha industrial, se bem realizado, promove ações dentro das especificações de vigilância sanitária.

Na cozinha industrial bem planejada não há cruzamento de alimentos, evitando assim que as bactérias de carnes infestem outros tipos de carnes. É um cuidado que o empresário deve ter e que é simplificado com o uso de layout ideal de cozinha industrial.

Tendências em uma cozinha industrial

A cozinha industrial está inovando. Nesse ambiente, os clientes podem visualizar o preparo dos alimentos e verificar se os funcionários têm higiene, sendo que alguns clientes se tornam fãs da agilidade e dinamismo que há no funcionamento das cozinhas industriais.

Investimento 

Para projetar uma cozinha industrial, os empresários têm custos com a contratação de engenheiros ou arquitetos, compra de equipamentos e planejamento em geral. Contudo, o investimento tem um retorno certo, pois a cozinha industrial bem planejada é capaz de produzir mais e com qualidade e segurança.

Antes de projetar as cozinha industrial, os empresários devem pensar em seu funcionamento e quais as necessidades e vantagens que a produção exige.

Leve sempre em consideração o investimento no negócio e, caso esteja achando muito alto, você pode ver nosso artigo sobre negócios com pouco investimento!

Outra questão a ser avaliada é o cardápio oferecido, quantidade de refeições, localização da cozinha industrial e gestão de estoques.

4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de conhecer melhor todo os equipamentos para uma cozinha, para fornecimento de marmitex, de de fogão, panelas etc.
    tambem preço, forma de pagamento
    obrigado

  2. Boa Tarde, eu pretendo abrir uma Mini lanchonete que também faz refeições self servisse.

    Pretendo trocar ideias e obter mais ajudas para que possa ter sucesso no meu novo negocio.

  3. Boa tarde, tenho vários equipamentos de cozinha industrial SEMI NOVOS a um PREÇO ÓTIMO
    FOGÃO 10 e 6 bocas, vários BALCÕES FRIGORÍFICOS, COIFAS, FORNO PRATICA, LAVADORA PRATOS, ETC.
    Vendo por fechamento do negocio. Período de funcionamento do negocio foi de 6 meses. Contatar tel (21) 971851605

DEIXE UMA RESPOSTA