Como Abrir Uma Fábrica de Sabão em Pó

Como abrir uma fábrica de sabão em pó
Como abrir uma fábrica de sabão em pó

Os produtos de limpeza são sempre comprados pela maior parte da população, por serem considerados materiais essenciais. Nesse sentido, uma ideia de negócio é abrir uma fábrica de sabão em pó.

Em um primeiro momento, parece que é um tipo de empreendimento simples, mas é necessário ter experiência no assunto, já que são exigidos conhecimentos bem específicos. Geralmente, garantem sucesso nesse ramo todos os empresários que estão sempre antenados com o assunto.  Aqueles que vão começar devem dar o primeiro passo e isso ocorre quando se informam, aprendem a parte teórica do negócio, entram em contato com aqueles que já estão no mercado e quando contam com a ajuda daqueles que dominam todo o processo de produção.

Além disso, um fato imprescindível é fabricar um produto bom e para isso é necessário ter insumos de boa qualidade e claro, bem dosados. Veja a seguir algumas dicas para abrir uma fábrica de sabão em pó.

Mercado de produção de sabão em pó

O mercado brasileiro de sabão em pó reúne números que encantam muitos pequenos empresários que querem ter participação em alguma fatia desse ramo de atividade. Por ano, são movimentados em nosso país aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Além disso, o crescimento parece prometer ser impulsionado cada vez mais. Para ilustrar essa situação, o consumo per capita anual no país é de 3,65 kg de sabão em pó, enquanto a média da América Latina é de 4,26 kg.

A principal marca presente no Brasil, a Omo, domina o mercado com mais da metade dele em suas mãos em volume. A marca foi a primeira lançada aqui, em 1957. Durante todo esse tempo, ela criou raízes e tem uma liderança bem sedimentada, o que provoca grande aderência por parte dos clientes e ainda alta fidelidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Tendo em vista esse cenário, se o empreendedor tem a pretensão de ingressar nesse mercado, deve ter em mente que precisará atender a um nicho para poder ter alguma chance. Por exemplo, vender para outros pequenos empresários é uma forma de conseguir uma parceria, já que ambos vivem a mesma realidade, e também é um caminho de conseguir negociar com mais facilidade, de acordo com a capacidade do seu orçamento. Lavanderias, salões de beleza e quaisquer tipos de estabelecimentos que estão começando podem representar uma ótima oportunidade de negócio.

Uma estratégia adotada pelos grandes fabricantes de sabão em pó consiste em estar disponível nas prateleiras do varejo, atendendo diretamente os clientes e bem mais rápido consolidar sua imagem junto a eles. O segundo passo adotado por eles é partir para as grandes redes. No caso dos empreendedores que estiverem começando, a grande dificuldade reside exatamente nesse ponto: os mercados ou quaisquer estabelecimentos que atendem o consumidor final dão muito espaço para as marcas tradicionais ou que tenham preço mais baixo. Então é necessário tentar atingir outros meios.

Clientes

Para conquistar espaço no mercado é preciso ter uma visão crítica a respeito do futuro do empreendimento, verificá-lo a partir do ponto de vista do consumidor e só nesse momento, delinear quem é exatamente o cliente que deseja ter.

Para isso, o empreendedor pode iniciar esse processo a partir de verificações feitas em segmentos específicos e levantamento de informações como classe social, hábitos, renda, escolaridade e idade para poder traçar o perfil dos futuros consumidores do sabão em pó que sua fábrica produzirá.

Por ser uma mercadoria bastante popular e considerada como de primeira necessidade, os clientes de uma fábrica de sabão em pó podem ser donas de casa, condomínios, hospitais, escolas, empresas em geral, lavanderias e outros. Os principais canais de distribuição são os supermercados, as mercearias e os atacadistas de materiais de limpeza.

Localização da fábrica de sabão em pó

A definição de onde a fábrica de sabão funcionará é uma decisão essencial para garantir o sucesso do negócio. O lugar precisa ter infraestrutura suficiente e todas as condições que permitam o desenvolvimento do empreendimento.

Dessa maneira, ao estabelecer o lugar onde a fábrica será instalada, veja se há disponibilidade por perto dos fornecedores, aqueles que venderão os insumos básicos, como gorduras animal e/ou vegetal, de água, proximidade dos clientes e ainda um espaço destinado aos rejeitos.

Estrutura do negócio: equipamentos, espaço e pessoal

A estrutura básica do negócio deve ter um espaço mínimo de 100 m², que será dividido pela parte administrativa e ainda pela produção, onde estarão todos os equipamentos, estoques de insumos, de mercadorias e almoxarifado.

É preciso ter agitadores, balanças, béqueres, funis, máquina de secar, medidores de PH, moinho, tanques de ferro ou aço misturadores, sistema de aquecimento ou fogão industrial, provetas e embalagens. Além disso, os móveis de escritório não podem ser esquecidos, como telefone, impressora, fax e computador.

A mão-de-obra exigida por uma fábrica de sabão em pó deve ser treinada, com exceção do encarregado de produção que deverá ser experiente, especialmente, em informações técnicas químicas.

Dicas de negócio

Por se tratar de uma fábrica poluente, o empreendedor deve pesquisar muito sobre as últimas inovações feitas pelas empresas já existentes nesse ramo, ainda mais porque o discurso atual de desenvolvimento sustentável e meio ambiente está em voga. Nada pior para um empreendedor que investir pesado no seu negócio, levar tempo e dinheiro para tocá-lo e ter esse ponto fraco exposto. Ao invés de enxergar esse fator como uma grande ameaça, a dica é aproveitá-lo e fazer disso uma oportunidade de desenvolver alguma forma que não polua o ambiente e que possa ser usada em atitudes de responsabilidade social e ainda em sua estratégia de marketing.

Outra orientação básica diz respeito ao layout de toda a fábrica. As posições e a distribuição do maquinário e móveis são essenciais para integrar todas as ações feitas no empreendimento.

Algumas dicas de segurança também são essenciais para o sucesso do negócio. Coloque todos os funcionários da produção com botas de borracha, que protegem os pés contra umidade, substâncias ácidas e minimiza a possibilidade de escorregões. Luvas de proteção também devem ser usadas e quando houver manipulação em caldeirões, é preciso que elas sejam de amianto.

No momento em que for montar a fábrica de sabão em pó, evite produtos de baixa qualidade, especialmente os que serão usados nas tubulações de água e gás. A economia feita hoje pode ser um grande prejuízo amanhã em manutenção e compra de novos materiais.

O ambiente, seja ele produtivo ou administrativo, deve sempre estar muito limpo. Mantenha cestos de lixo nas perto e no local de manipulação dos insumos e produtos. Um ambiente limpo, além de garantir a organização e a qualidade da mercadoria final, também se torna um local agradável para se trabalhar. Não jogue nada que seja sólido nas pias e ralos, pois isso entope tudo e a produção poderá ser afetada por conta de manutenção a ser feita nesse caso.

Deixe seu depoimento sobre ter uma fábrica de sabão em pó:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

7 COMENTÁRIOS

  1. TENHO PROJETO QUE ENVOLVE EMPREENDEDORISMO SOCIAL E FÁBRICA DE SABÃO, É ATRAVÉS DA RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA. O GRANDE PROBLEMA É COMEÇAR ESTE EMPREENDIMENTO SEM UMA PARCERIA FORTE.

  2. Eu entrei na internet pesqusei como fazer sabao caseiro com oleo usado de cozinha entao copiei e comprei os igredientes tomei coragem fiz o sabao.eu fiqueimuito surpresa o resultado foi mais que bom e agora juntar o oleo e correr para fazer

  3. As coisas não são simples, se tratando de uma empresa que resumidamente podemos considerar uma indústria de pequeno porte, por trás de toda máquina fiscal Tbm se encontra os órgão de fiscalização tais como vigilância sanitária, a ANVISA é um órgão fiscalizador de extrema rigidez, não esquecer Tbm de um responsável técnico químico, então se vc ainda tem coragem de montar algo nessa área ou iniciar de modo clandestino, lembrem-se que vc está sujeito a penalidades de multa e prisão de 10 a 15 anos de reclusão.

  4. Olá bom dia, gostaria de saber onde encontro a lista de fabricante de equipamentos e fornecedores de produtos para fábrica de produtos de limpeza, incluindo o sabão em pó.

DEIXE UMA RESPOSTA