Como Abrir Uma Distribuidora de Medicamentos

Como abrir uma distribuidora de medicamentos
Como abrir uma distribuidora de medicamentos

Montar uma distribuidora de medicamentos exige o compromisso constante em entregar remédios com qualidade e origem comprovadas, além de estarem conservados conforme exigências legais, dando aos clientes as mercadorias de maneira eficiente, rápida e segura.

Essas são características de uma distribuidora de medicamentos e pode ser uma ideia de negócio bem rentável. Para fazer isso, é preciso ter ótima relação com a indústria farmacêutica, alto nível de serviço usando processos avançados que assegurem a qualidade e a regulação dos estoques e ainda grande capacidade, agilidade e simpatia na comunicação feita com os seus consumidores. A distribuidora é uma ligação essencial entre a indústria e o varejo.

Mercado de medicamentos

Segundo dados da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abrafarma), no ano de 2009, as distribuidoras de medicamentos vendiam aproximadamente R$13 bilhões, sendo quase R$1 bilhão nas vendas de genéricos.

Essa representação do setor sempre avalia como as distribuidoras estão atuando, como estão fazendo as negociações e procura encontrar as formas mais eficientes de comercialização para alcançar um desempenho sempre maior a cada ano.

Localização da distribuidora de medicamentos

O local pretendido por você precisa ter uma infraestrutura que proporcione o bom desempenho do negócio. Não é preciso que seja um lugar com bastante movimentação, mas a localização mais adequada é aquela que seja bem acessível ao seu público-alvo.

É importante ver se as ruas são passíveis de inundações em dias de chuva (isso é um ponto negativo, jamais abra um negócio em um local que não tenha rua asfaltada e que não tenha estrutura para escoamento da água). Ruas urbanizadas significam facilidade no transporte, diminuindo custos com logística e transportadora. O lugar onde o imóvel está precisa ser estratégico, com o objetivo de escoar as mercadorias com facilidade e também de recebê-las.

Outras características que merecem atenção é analisar se o imóvel é atendido por serviços públicos, tais como água, luz, esgoto, telefone e segurança.

Também é importante avaliar a planta do imóvel aprovada pela prefeitura para ter condições de saber se ocorreram obras e se essas foram comunicadas ao governo municipal.

As atividades econômicas das cidades sempre são regulamentadas pela prefeitura, pelo Plano Diretor Urbano, por isso, veja se o local escolhido por você está autorizado a receber tal atividade.

Estrutura mínima e contratação de pessoal

O imóvel precisa ser bem arejado, com espaço mínimo de 150 m², com piso frio (tipo cerâmica) e lavável. Deve estar livre de umidade e tudo aquilo que possibilite a presença de insetos.

Todo esse espaço vai ser dividido entre área administrativa, armazenagem e loja.

É preciso ter um administrador, que é o dono do estabelecimento, um responsável pelas compras dos medicamentos, equipe de telemarketing, de vendas (representantes comerciais) e de distribuição.

Clientes da distribuidora de medicamentos

Distribuidoras de medicamentos de pequeno porte têm as farmácias, empresas e postos de saúde da região em que estiver instalada como clientes. Já aquelas de médio e grande porte, podem atender a hospitais e grandes centros médicos.

É essencial que se tenha ideia de quem será seu público, como quantidade de farmácias, empresas e consultórios, para poder então dar maior ênfase a ele. Outro mercado que também pode ser atendido é o setor público.

Caso perceba que já existem muitos distribuidores atuando no mercado-alvo, a ideia então é partir para segmentação, sendo assim, uma tentativa de participar e de maneira mais focada. Nesse sentido, segmente, veja quem ainda não está sendo atendido do jeito que gostaria, por exemplo. Faça uma pesquisa de mercado para poder identificar bem o alvo com quem você trabalhará.

Dicas de negócio

Para ter sucesso neste mercado é essencial oferecer diferenciais e buscar novas maneiras de apresentar os produtos, sendo mais chamativos que os do concorrente.

Nesse sentido, o empreendedor precisa apostar nas vendas online, que são uma nova tendência do mercado.

Outra orientação é dar palestras e cursos sobre assuntos ligados à saúde e dispor de um automóvel para fazer as entregas.

Para poder atender as necessidades dos clientes de maneira mais ampla, a sugestão é fazer uma distribuição de produtos ligados ao bem-estar, ao ambiente e à saúde, como ataduras, algodão, compressas, esparadrapo e muitos outros.

Outra dica muito interessante é escolher o preço exato das mercadorias do seu negócio, tentando aliar o desejo dos clientes e a sua expectativa. Há diversos cursos que ensinam o empreendedor a fazer essas contas.

Além desses, há ainda outros, como por exemplo, de marketing, estratégia, gerência, técnicas e procedimentos de vendas, atendimento aos clientes, iniciando um pequeno negócio e muito mais.

Não deixe também de comparecer aos eventos, como palestras, conferências, roda de negócios, congressos e feiras. Esteja também em contato com entidades representativas, associações e tudo que estiver conexão com o seu empreendimento. Alguns exemplos são a Anvisa, Conselho Regional de Farmácia do seu estado, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais e ainda as grandes indústrias.

Que tal nossas dicas de como abrir uma distribuidora de medicamentos? Conte sua experiência!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

22 COMENTÁRIOS

  1. Quero abri uma distribuidora de medicamentos, assim com materiais descartaveis para dentistas , podologos, farmácias , hospitais, clinicas…. Tenho área própria de 3000 metros e já experiência como armazenagens e logística de produtos diversos para industrias. Tenho experiência em importações da Europa , EUA , Índia e China de diversos produtos inclusive luvas, mascaras e produtos diversos para dentistas. Obrigada Rosangela

    • oi Rosangela vi seu comentario ano de 2012 gostaria de saber se vc deu inicio no seu negocio em distribuiçao de medicamentos,como vc disse que vc tem esperiencia em produtos importados se vc tiver ai instrumentos cirurgicos importados tenho o interesse em vendelos pois ja trabalho com esse tipo de mercadoria aguardo seu retorno.

    • Rosangela, parece simples, mas sabemos que, dos principais ramos de negocios, o de medicamentos e um dos mais complexos, tenho experiencia para auxilia-la caso tenha interesse, pois trabalho desde 1999 neste segmento que e um dos que mais cresce no brasil. um forte abraço

    • Bom dia Rosangela!
      Estou na busca de um (a) socio (a) para entrar no mercado de correlatos hospitalares e medicamento, lhe interessaria nesse momento ? Sou de Joinville / SC…

  2. gostaria de montar um pequena transportadora quero saber por onde começar já tenho experiência na entrega agora quero buscar meu próprio cliente

  3. Gostaria de receber lista de fornecedores atacadistas que comercializam produtos de vendas sem receita em cartelas: neosaldina, sedalgina, coristina, dorilex, doralgina, apracur, aspirina, doril, e outros mais.
    Meu público alvo é revenda em varejo de periferia, portanto o preço tem que ser atrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here