Como Abrir Uma Distribuidora de Medicamentos

Como abrir uma distribuidora de medicamentos
Como abrir uma distribuidora de medicamentos

Montar uma distribuidora de medicamentos exige o compromisso constante em entregar remédios com qualidade e origem comprovadas, além de estarem conservados conforme exigências legais, dando aos clientes as mercadorias de maneira eficiente, rápida e segura.

Essas são características de uma distribuidora de medicamentos e pode ser uma ideia de negócio bem rentável. Para fazer isso, é preciso ter ótima relação com a indústria farmacêutica, alto nível de serviço usando processos avançados que assegurem a qualidade e a regulação dos estoques e ainda grande capacidade, agilidade e simpatia na comunicação feita com os seus consumidores. A distribuidora é uma ligação essencial entre a indústria e o varejo.

Mercado de medicamentos

Segundo dados da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abrafarma), no ano de 2009, as distribuidoras de medicamentos vendiam aproximadamente R$13 bilhões, sendo quase R$1 bilhão nas vendas de genéricos.

Essa representação do setor sempre avalia como as distribuidoras estão atuando, como estão fazendo as negociações e procura encontrar as formas mais eficientes de comercialização para alcançar um desempenho sempre maior a cada ano.

Localização da distribuidora de medicamentos

O local pretendido por você precisa ter uma infraestrutura que proporcione o bom desempenho do negócio. Não é preciso que seja um lugar com bastante movimentação, mas a localização mais adequada é aquela que seja bem acessível ao seu público-alvo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É importante ver se as ruas são passíveis de inundações em dias de chuva (isso é um ponto negativo, jamais abra um negócio em um local que não tenha rua asfaltada e que não tenha estrutura para escoamento da água). Ruas urbanizadas significam facilidade no transporte, diminuindo custos com logística e transportadora. O lugar onde o imóvel está precisa ser estratégico, com o objetivo de escoar as mercadorias com facilidade e também de recebê-las.

Outras características que merecem atenção é analisar se o imóvel é atendido por serviços públicos, tais como água, luz, esgoto, telefone e segurança.

Também é importante avaliar a planta do imóvel aprovada pela prefeitura para ter condições de saber se ocorreram obras e se essas foram comunicadas ao governo municipal.

As atividades econômicas das cidades sempre são regulamentadas pela prefeitura, pelo Plano Diretor Urbano, por isso, veja se o local escolhido por você está autorizado a receber tal atividade.

Estrutura mínima e contratação de pessoal

O imóvel precisa ser bem arejado, com espaço mínimo de 150 m², com piso frio (tipo cerâmica) e lavável. Deve estar livre de umidade e tudo aquilo que possibilite a presença de insetos.

Todo esse espaço vai ser dividido entre área administrativa, armazenagem e loja.

É preciso ter um administrador, que é o dono do estabelecimento, um responsável pelas compras dos medicamentos, equipe de telemarketing, de vendas (representantes comerciais) e de distribuição.

Clientes da distribuidora de medicamentos

Distribuidoras de medicamentos de pequeno porte têm as farmácias, empresas e postos de saúde da região em que estiver instalada como clientes. Já aquelas de médio e grande porte, podem atender a hospitais e grandes centros médicos.

É essencial que se tenha ideia de quem será seu público, como quantidade de farmácias, empresas e consultórios, para poder então dar maior ênfase a ele. Outro mercado que também pode ser atendido é o setor público.

Caso perceba que já existem muitos distribuidores atuando no mercado-alvo, a ideia então é partir para segmentação, sendo assim, uma tentativa de participar e de maneira mais focada. Nesse sentido, segmente, veja quem ainda não está sendo atendido do jeito que gostaria, por exemplo. Faça uma pesquisa de mercado para poder identificar bem o alvo com quem você trabalhará.

Dicas de negócio

Para ter sucesso neste mercado é essencial oferecer diferenciais e buscar novas maneiras de apresentar os produtos, sendo mais chamativos que os do concorrente.

Nesse sentido, o empreendedor precisa apostar nas vendas online, que são uma nova tendência do mercado.

Outra orientação é dar palestras e cursos sobre assuntos ligados à saúde e dispor de um automóvel para fazer as entregas.

Para poder atender as necessidades dos clientes de maneira mais ampla, a sugestão é fazer uma distribuição de produtos ligados ao bem-estar, ao ambiente e à saúde, como ataduras, algodão, compressas, esparadrapo e muitos outros.

Outra dica muito interessante é escolher o preço exato das mercadorias do seu negócio, tentando aliar o desejo dos clientes e a sua expectativa. Há diversos cursos que ensinam o empreendedor a fazer essas contas.

Além desses, há ainda outros, como por exemplo, de marketing, estratégia, gerência, técnicas e procedimentos de vendas, atendimento aos clientes, iniciando um pequeno negócio e muito mais.

Não deixe também de comparecer aos eventos, como palestras, conferências, roda de negócios, congressos e feiras. Esteja também em contato com entidades representativas, associações e tudo que estiver conexão com o seu empreendimento. Alguns exemplos são a Anvisa, Conselho Regional de Farmácia do seu estado, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais e ainda as grandes indústrias.

Que tal nossas dicas de como abrir uma distribuidora de medicamentos? Conte sua experiência!

5.00 avg. rating (94% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

6 COMENTÁRIOS

  1. Quero abri uma distribuidora de medicamentos, assim com materiais descartaveis para dentistas , podologos, farmácias , hospitais, clinicas…. Tenho área própria de 3000 metros e já experiência como armazenagens e logística de produtos diversos para industrias. Tenho experiência em importações da Europa , EUA , Índia e China de diversos produtos inclusive luvas, mascaras e produtos diversos para dentistas. Obrigada Rosangela

DEIXE UMA RESPOSTA