Como abrir uma fábrica de biscoitos

Por:

Como abrir uma fábrica de biscoitosNo Brasil, a produção de biscoitos é bem aquecida com firmas pequenas e grandes. O que diferencia um produto do outro é o sabor, a originalidade, a criatividade, a qualidade na produção, o fortalecimento da marca no mercado e outros fatores. Veja como ter sua fábrica de biscoitos.

Mercado de uma fábrica de biscoitos

O que torna a fábrica de biscoitos concorrida é o sistema de distribuição, gestão de marcas, produção em grande escala e outros fatores, pois a produção de biscoitos não constitui um sistema tão complexo, sendo que os custos podem ser absorvidos pelo volume de produção.

O que ocorre no mercado é que as marcas recentes concorrem com as marcas já consagradas que têm um poder de marketing e ao mesmo tempo não existem barreiras para entrar neste mercado.

Pesquisa de mercado na fábrica de biscoitos

Mesmo os biscoitos sendo produtos que são aceitos para concorrer no mercado, é necessário que os empresários realizem pesquisas de mercado sobre preferências, gostos, hábitos, biscoitos que têm e os que não têm grande aceitação e outras observações que serão extraídas a partir de pesquisas para a fábrica de biscoitos.

Consulte órgãos como o IPEA, o IBGE e outros órgãos para a realização das pesquisas nacionais e locais.

Localização da fábrica de biscoitos

Para produzir com eficiência, principalmente quando a fábrica de biscoitos é recente, é necessário que a empresa se localize em um território próximo a fornecedores, distribuidores e que tenha infraestrutura, água, luz, telefone e rodovias próximas.

Qualidade da fábrica de biscoitos

Como a produção de biscoitos é crescente o que difere uma marca da outra  é a qualidade do produto, por isso para concorrer neste mercado e se solidificar conquistando uma participação de mercado considerável é preciso produzir produtos de qualidade com critérios de aceitação do consumidor final que são critérios de sabor, crocância, embalagem, etc.

Para fabricar biscoitos crocantes, muitas fábricas utilizam fécula de mandioca como ingrediente, o que proporciona também uniformidade á massa. E como produtos acessórios na montagem dos produtos na fábrica de biscoitos são utilizados também ingredientes como: gergelim, centeio, recheios diversos e outros.

Organização do processo produtivo na fábrica de biscoitos

Antes de produzir os biscoitos é necessário separar os biscoitos de acordo com a matéria-prima que será utilizada na fabricação. Primeiro separam-se biscoitos moles, duros, craker e outros. Os produtos são diferenciados de acordo com o teor de gordura, proteína, sal e outros utilizados na fábrica de biscoitos.

A produção deve ser separada de acordo com a matéria-prima a ser utilizada e a quantidade a ser usada. As matérias-primas utilizadas para amaciar a massa e formar o biscoito são o açúcar, gema de ovo e também a gordura.

Pesagem de matéria-prima na fábrica de biscoitos

Antes de misturar a matéria-prima para obter o produto final é necessário que antes de tudo os produtos sejam pesados e manuseados com técnicas que respeitem os requisitos de qualidade para que o resultado final seja satisfatório.

Antes da fábrica de biscoitos consumir matéria-prima é necessário considerar que a mão de obra para transporte será utilizada de forma mais expressiva, o que ocorrerá é que se terá menor custo com transporte e maior custo com armazenamento e controle de estoques. Por isso, a empresa deve pesar o que representa vantagem ou desvantagem na compra de matéria-prima.

A fábrica de biscoitos deve ser organizada para um processamento em etapas que requer os seguintes passos:

  • Mistura dos ingredientes,
  • A massa misturada é colocada no cilindro de reversão,
  • A massa é depois moldada,
  • Depois a massa é rosetada,
  • E, por fim, os biscoitos são embalados.

O processo estruturalmente é simples, mas deve-se considerar em todas as etapas de processamento os requisitos de qualidade.

Equipamentos da fábrica de biscoitos

Os equipamentos utilizados na fábrica de biscoitos para a produção são: masseira, roseteira, forno industrial, máquina embaladora de mesa, seladora de embalagens e outros equipamentos.

A embalagem dependerá também da conservação dos vários tipos de biscoitos, por exemplo, os waffers precisam de um tipo de embalagem para sua melhor conservação.

Estrutura da fábrica de biscoitos

Para montar uma fábrica de biscoitos não existe complexidade. A mão de obra não precisa ser qualificada e, dependendo do volume de produção, a estrutura montada não precisa de muitos investimentos, mas é necessário que os empresários conheçam todas as técnicas e métodos para a produção de biscoitos com qualidade.

Canais de distribuição da fábrica de biscoitos

A distribuição dos biscoitos fabricados pode se diversificar de acordo com a estratégia de mercado para uma distribuição eficiente, abrangente e com custos reduzidos de mercado,

Para distribuir os biscoitos conte com planejamento estratégico e financeiro e analise quais os melhores canais de distribuição: distribuidores, atacados, varejo direto e vendas diretas que podem ser por cesta básica, supermercados com marcas próprias, licitações públicas e privadas e outros.

Outra forma de distribuição dos produtos é por exportação. Informe-se sobre como exportar os biscoitos, caso a fábrica de biscoitos tenha essa necessidade de expansão.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



4 comments on “Como abrir uma fábrica de biscoitos
  1. Edna de Fatima Pereira disse:

    e preciso correr atras dos nossos sonhos,e todo negocio que iniciarmos, com amor persistencia e simplicidade venceremos,e muito importante planejamento,

  2. marcos ontonio disse:

    quero montar uma fabrica de vassouras

  3. ivan rosa nascimento disse:

    quero informaçoes sobre equipamentos para abrir uma fabrica de biscoito caseiro

  4. Aleticia disse:

    gostaria de informacoes sobre planejamento estrategico para as vendas do biscoito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)