Como Montar Uma Empresa de Serviços de Instalações Elétricas

Como montar uma empresa de serviços de instalações elétricas
Como montar uma empresa de serviços de instalações elétricas

Os serviços de instalações elétricas constituem um conjunto de atividades que demanda conhecimento técnico e que deve ser realizado com qualidade para que o sistema elétrico de prédios e residências tenha um bom funcionamento, além da segurança esperada.

Mercado da empresa de serviços de instalações elétricas

Como os serviços de instalações elétricas são essenciais no ramo da construção civil, é possível que as novas empresas encontrem oportunidades de mercado, sem esquecer, no entanto, que o ramo é concorrido e que a atividade exige competência técnica e capacidade produtiva, além do diferencial que o mercado exige para empresas de todos os setores.

Pesquisa de mercado na empresa de serviços de instalações elétricas

As empresas de serviços de instalações elétricas devem pesquisar qual a localização mais promissora para montagem de seus negócios, qual o potencial consumidor do local, qual o nicho de mercado em que existe uma oportunidade de atuação em empresas privadas, empresas públicas, parcerias com empresas de construção civil, parcerias com engenheiros e arquitetos ,qual a capacidade produtiva que a empresa precisará atender aos clientes, quais produtos serão oferecidos no serviço e quais serviços a empresa oferecerá.

Localização da empresa de serviços de instalações elétricas

Ela deve analisar qual a localização ideal para abertura do negócio. O ideal é que seja escolhida uma localização em que o mercado já é aquecido por empresas de construção civil, centros empresariais ou próximas a condomínios residenciais.

Investimentos da empresa de serviços de instalações elétricas

Para abrir a empresa de serviços de instalações elétricas, os empresários investirão em legalização, adequação técnica, estrutura e capacidade produtiva que demanda contratação de pessoal qualificado e compra de equipamentos e máquinas para operação.

Estrutura da empresa de serviços de instalações elétricas

Os investimentos realizados na estrutura física serão os investimentos com a montagem de escritório, copa, banheiros e sala para reuniões e treinamentos.

A empresa de serviços de instalações elétricas investirá também em informatização de processos para manter mais eficiente e sem margem de erros os processos administrativos, contábeis e financeiros.

Equipamentos da empresa de serviços de instalações elétricas

A empresa comprará equipamentos para a realização das atividades e para proteção coletiva e individual dos funcionários que trabalham em contato direto com redes elétricas.

Outras despesas operacionais ficarão por conta da necessidade de comprar materiais para atividades em instalação elétrica de acordo com o volume de produção, como tubos, conexões, quadros de distribuição e outros.

Processo produtivo na empresa de serviços de instalações elétricas

Uma instalação elétrica eficiente é aquela em que o resultado final do serviço garanta comodidade, praticidade no dia a dia, conforto para os usuários e ainda segurança.

Ela pode propiciar economia, sustentabilidade e racionalidade, dependendo do dimensionamento e de eficientes projetos de engenharia elétrica.

As etapas de produção para atividades de instalações elétricas seguem os passos:

Entrada de Energia Elétrica – nesse processo é preciso saber trabalhar com conjunto de isoladores, condutores elétricos e eletrodutos. É importante não detectar sinais de chamas.

Caixa de Distribuição – a instalação é feita de forma que essa caixa receba cabos de energia e distribua para as demais caixas. A caixa de distribuição deve conter também chave de proteção geral, circuitos e barramentos.

Para instalar as caixas de distribuição é necessário conhecimento técnico para proceder corretamente as atividades de madeiramento, isolamento dos cabos e outros.

Outras atividades que devem ser realizadas dentro dos critérios técnicos de qualidade e segurança são as atividades de caixas de medição, caixas de alojamento dos dispositivos de proteção dos apartamentos e outras atividades.

Pessoal da empresa de serviços de instalações elétricas

Para que a empresa de serviços de instalações elétricas realize serviços de qualidade é necessário que tenha a sua disposição pessoal qualificado tecnicamente. O ideal é uma equipe com engenheiro elétrico, técnicos experientes e qualificados.

O técnico em instalação elétrica deve ser um profissional que tenha realizado curso técnico ou profissionalizante e que saiba lidar com vários materiais elétricos e realizar diversas atividades dentro do ramo elétrico, que conheça as normas de segurança e saiba fazer leitura de projetos elétricos.

Lembrando que os projetos elétricos devem ser elaborados somente por profissionais habilitados que tenha registro no CREA, que conheça as normas técnicas e tenha recolhido o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Requisitos técnicos para a empresa de serviços de instalações elétricas

É importante que a empresa de serviços de instalações elétricas saiba que todo projeto de instalação elétrica deve possuir PIE (Prontuário das Instalações Elétricas).

Esse prontuário deve constituir um sistema organizado de informações sobre todos os procedimentos de instalação elétrica, conjunto de documentações e programações que a empresa precisa manter ou planejar para controle dos riscos da atividade elétrica.

Segurança do Trabalho na empresa de serviços de instalações elétricas

A empresa de serviços de instalações elétricas deve realizar seus procedimentos de forma a manter a integridade física de seus colaboradores. Para isso se faz necessário o atendimento de normas técnicas que descrevem, regulamentam e orientam as empresas sobre como as atividades podem ser realizadas de forma segura e confiável.

Como objetivo de orientação, a Fundacentro elaborou uma Cartilha que contém todas as normas de segurança que deverão nortear as atividades.

No manual, chá orientação sobre tipos de choques elétricos, onde estão localizados riscos elétricos, quais equipamentos de proteção que deverão ser utilizados, quais ferramentas de isolamento elétrico, quais medidas de prevenção e  controle contra incêndios nas empresas de serviços de instalações elétricas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

13 COMENTÁRIOS

  1. Fui convidado a montar um negocio em um barracão de 300 metros quadrados, situado em Marabá no Pará. Minha formação é eletrotécnica com experiência profissional na área de siderurgia e meu amigo trabalha com refrigeração, lavanderias e cozinhas.
    Pergunto, o que montar?

  2. Ola eu Antonio Alves ( Toninho ) sou eletricista a 25 anos no ramo
    Atualmente estou trabalhando por conta mas si aparecer uma proposta
    Para trabalhar com vcs podemos conversar
    Trabalho com comando elétrico reles e contatores manutenção industrial e comercio
    E telecomunicação montagem de quadro de cabo de telefonia e3 elétrica pneu ma tico etc
    Telefone 011 2302-4425 995132363 Oi

  3. tenho uma autoescola, e quero mudar de ramo, vou para luiz eduardo magualhe na bahia. gostaria de um norte pra aquela região de qual negocio devo montar. obrigado

  4. Complementando o artigo, gostaria de enfatizar que a divulgação na WEB para Eletricistas Autônomos ou Empresas de Serviços Elétricos tem ótimos resultados desde que:

    1. Estude o Público que precisa dos seus serviços em sua Cidade;
    2. Estude (Erros e Acertos) da Concorrência;
    3. Crie anúncios Profissionais Online e veicule-os nos lugares e horários certos;
    4. Solicite a uma jornalista para criar conteúdo profissional para gerar maior valor para quem esteja pesquisando pelos serviços;
    5. Mantenha relacionamento profissional e relevante com pessoas que curtiram sua FanPage;
    6. Analise a cada semana o relatório de visitas e crie estratégias diferentes para sempre melhorar o site.

    Espero que essas dicas sejam úteis!
    Emerson Pereira

  5. Gostei da pagina, sou empresario e estou ni inicio da montagem de uma empresa de lectricidade, logo todas as contribuições são bem vindas, gostaria também de interagir com algumas empresas ja no mercado, estou em Angola e a sede da minha empresa também é em Angola.

  6. É de grande valia estas informações que são postadas neste site eu gostei,
    é de uma valia extrema valeu!!!!!!

  7. muito bom esse site.
    estou no 5° ano de Eng. elétrica e estou fazendo umas pesquisas de como montar uma empresa e me deparei com este conteúdo.
    parabéns !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here