Como montar um escritório de advocacia

Como montar uma escritório de advocaciaJá pensou em montar um escritório de advocacia? Então siga o nosso passo a passo e comece a planejar agora mesmo o seu negócio! A profissão de advocacia é uma das mais requisitadas no mercado e abrange questões judiciais relacionadas aos direitos trabalhistas, fiscais, criminais, penais, civis, entre outros. O exercício da profissão é muito concorrido e o profissional que sabe se destacar no meio é bem sucedido, desde que saiba montar um escritório de advocacia, é claro.

A ética e a boa conduta são as qualidades mais procuradas por quem precisa de um advogado, para defender causas delicadas e que exigem tato do advogado. É importante que o profissional ofereça qualidade nos serviços e também condições ideais para fechar negócio com os clientes que visitam o seu escritório de advocacia.

Montar um escritório de advocacia e o plano de negócio

O plano de negócio será a ferramenta para desenvolver a sua empresa. É nele que será pensada cada particularidade do negócio para que este tenha o melhor desempenho possível. Ele tratará de questões como localização, preço dos serviços, atendimento ao cliente, delegação de casos e muitos outros assuntos devem ser detalhadamente projetado e planejado.

A primeira coisa que o empreendedor deve ter em mente é a necessidade de pesquisar sobre o assunto, ter uma visão geral das vantagens e desvantagens de montar um escritório de advocacia, o mercado, entre outros assuntos.

Para que o negócio tenha uma ótima administração e boa expectativa de vida é necessário que o empreendedor tenha conhecimento e experiência em advocacia para montar o seu escritório. Caso não tenha, não perca tempo e faça uso dos meios para obter o conhecimento e experiência em advocacia, enquanto vai desenvolvendo sua empresa com o seu planejamento.

Algumas coisas que devem ser consideradas em seu plano de negócio:

  • A maneira como os serviços serão prestados
  • Quantos profissionais irão atuar no negócio
  • Quais tipos de clientes irão atender
  • Quais especialidades estarão disponíveis em seu escritório
  • O estudo do mercado e desenvolvimento de estratégias de divulgação
  • Estabelecer estratégias para lidar com a concorrência

Planejamento financeiro

Um planejamento financeiro bem desenvolvido será muito útil para montar um escritório de advocacia. Dedique bastante tempo para essa etapa e faça cálculos precisos baseados na realidade. Uma das primeiras coisas a ser calculada é o investimento inicial, com ele será possível montar o seu escritório de advocacia com toda a estrutura necessária.

Para facilitar a maneira como irá fazer tais cálculos, separe os itens como despesas para a montagem do escritório de advocacia, entre elas, a documentação necessária, localização do escritório, móveis e equipamentos, além da mão-de-obra. Em seguida, leve em consideração os custos para manter o negócio, como aluguel, contas de luz, água e telefone, Internet e salários.

No inicio, caso você tenha algumas dificuldades financeiras, móveis para escritório de advocacia podem ser adquiridos usados e em ótimos estados de conservação, já que, dificilmente estragam em uma sala fechada.

O dinheiro usado como investimento inicial terá de retornar para que o negócio se torne viável e o planejamento financeiro é a peça fundamental para que a empresa inicie com excelência e ótimo desempenho. Para ter o tempo do retorno do dinheiro investido será preciso muito cálculo e previsão de desempenho com base em médias. Estude bastante e veja se é viável montar um escritório de advocacia agora ou mais tarde.

Atraindo clientes ao montar um escritório de advocacia

O seu escritório de advocacia precisa de clientes e “bons casos” para ser conhecido. Assim, ter uma rede de contatos e fazer divulgação do seu negócio se faz necessário. Escolha os meios mais promissores e faça com que o seu escritório seja conhecido na região, já que quanto melhor divulgar melhor será o lucro do escritório.

Se houver muita concorrência na região em que você desejou montar um escritório de advocacia, procure conhecer ao máximo o funcionamento deles e seu modo de operar. Procure também entender os critérios de escolha do cliente e promova ações para atender a esses critérios. Com o tempo, mais clientes aparecerão em seu negócio.

Um dos maiores desafios será fazer com que pessoas que frequentam outros escritórios de advocacia comecem a requisitar os seus serviços. Para isso, utilize bastante sua rede de contatos.

Você já deve ter se perguntado como ser uma boa advogado (bom ou boa) e isso é perfeitamente normal, além disso, perguntas como: Como Ganhar Dinheiro Advogado? São muito, mas muito mais frequentes do que imagina.

Ocorre que a advocacia é uma profissão que pode lhe render muito dinheiro, e quando digo isso é por EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, mas tem um problema, TEMPO, você precisará manter um escritório de advocacia por aproximadamente 3 a 5 anos para ver a verdadeira “bufunfa” – dim dim, entrar!

Ah, e desculpa a falta de decoro ao falar isso, porque pode ter um impacto meio “ruim” – Clientes vem com o tempo, são que nem rebanho de bicho, aonde um vai o outro vai atras, então precisa conquistar as suas primeiras 7 dezenas de clientes que as próximas 7 centenas vão vir automaticamente!

Fluxo de caixa e avaliação dos resultados

Montar o fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira da empresa. Controlar o dinheiro que entra na empresa e o que sai será fundamental para manter o capital de giro em bom estado, além de dar suporte para o planejamento financeiro no decorrer das atividades da empresa. Este fluxo de caixa é essencial para o planejamento do dinheiro que é necessário para a continuação dos trabalhos do escritório.

É importante que você tenha muita organização de escritorio, gestão de escritório de advocacia e, caso tenha funcionários, saiba como organizar um escritório de forma que não tenha “problemas internos”, o que, honestamente, é MUITO comum com estagiários, afinal, são novos e isso acaba sendo bem comum.

Com o escritório de advocacia em funcionamento, não deixe de desenvolver um método de apuração de resultados. Escolha um tempo para a análise dos resultados da empresa, seja semanal ou mensal. Monte e confira as previsões de atendimentos, lucros obtidos, eficiência na resolução dos casos, duração e resolução das necessidades do cliente e muitas outras questões.

Esta avaliação serve para melhorar o desempenho no atendimento e, como consequência, o ganho de novos clientes e de maiores lucros.

Atuação com o contabilista ao montar um escritório de advocacia

A administração de uma empresa envolve muitas questões de impostos a descontar, nota fiscal do serviço realizado, entre outros pontos. Além disso, ainda existem as questões relacionadas com o tratamento de causas de clientes que fazem parte do seu escritório de advocacia. A contratação de um contabilista para tratar de assuntos administrativos será muito útil. Assim, o empreendedor terá mais tempo para lidar com o atendimento dos seus clientes enquanto o contabilista age.

Escolha bons critérios para escolher o contabilista e leve em consideração fatores como:

  • Conhecimento e experiência do contabilista
  • Satisfação dos clientes atendidos pelo contabilista ou pela empresa de contabilidade
  • Preço cobrado com relação à qualidade dos serviços prestados
  • O cumprimento e respeito do contabilista ao contrato estabelecido

Se cometer o erro de contratar um contabilista que não tenha os requisitos mínimos para gerenciar as questões importantes ao montar um escritório de advocacia, você pode perder dinheiro. Caso ocorra um erro grave, principalmente relacionado a questões fiscais e tributárias é a empresa que será responsabilizada até o empreendedor conseguir provar que o erro foi cometido pelo contador.

Não importa em qual área trabalhe, sempre que contratar profissionais ou empresa terceirizada em sua empresa, tenha sempre um contrato para lhe dar garantias.

Este passo a passo de como montar um escritório de advocacia quis dar uma visão geral para você planejar o seu negócio.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

21 COMENTÁRIOS

  1. Excelente comentário para aqueles que querem se aventurar no ramo jurídico sem a mínima experiência. As dicas realmente vislumbram que nos dias atuais o exercício da advocacia é na essênca uma atividade comercial como outra qualquer. Não há lugar para o glamour do passado nem para amadorismo, devemos atentar que advogado terá de ser um empreendedor nato.

  2. Caro amigo,
    Saturado porque você não o conhece como deveria. Saturado para advogados “pés-de-chinelo”, “portas-de-cadeia”, aí sim o mercado está saturado. Por outro lado, quem faz seu trabalho de maneira correta, dá-se muito bem, fica bem de vida em pouco tempo, abre espaço para o glamour da profissão, realiza sonhos e age dentro da ética e do profissionalismo. O mercado é saturado para quem não corre atrás!

  3. A matéria é interessante e dá uma visão superficial sobre montar o negócio. Como qualquer negócio, deve-se ter entendimento de seu funcionamento e um plano de ação para sua implantação e continuidade. Não se preocupe com o mercado estar saturado pois em todo ramo de negócio há muita oferta e também demanda. Se houver um novo negócio logo ele estará saturado. Então o que vale é prestar um serviço de qualidade, ter integridade, respeito e preço competitivo. E mais importante, ter competência para prestar o serviço e se manter no mercado. Quem tem medo de concorrência já está fadado ao fracasso.

  4. Deve haver coragem, ousadia, inteligência, otimismo, planejamento, pois conheço vários colegas que estão vivendo muito bem, basta ter muita determinação, pois a Justiça funciona para quem a busca incansavelmente! Eu sempre vou no fórum pedir para agilizar o andamento dos processos e consigo! Existem processos de milhões de reais! Experiência própria!

  5. Excelente matéria, porém o que pesa em desfavor do advogado é a questão do marketing e divulgação, pois caso seja adotado de maneira errada entramos na vedação do estatuto que proibi a captação de clientes, porém gostaria de obter mais informações no tocante ao marketing.

  6. Um bom início para o advogado, mesmo sem escritório próprio, é ter uma linha telefônica exclusiva para atendimento aos seus clientes, pois a OAB(do DF pelo menos) disponibiliza espaço físico para contato pessoal com os clientes. Quando o doutorinho ou doutorinha estiver com o retorno adequado, pensar então em montar seu escritório. Apenas por amor ao debate, acho que os advogados “porta-de-cadeia” citados pelo ilustre “Dr” Thiago, estão em extinção após a última mudança do Código de Processo Penal.

  7. O grande desafio para os iniciantes é vencer a morosidade do Poder Judiciário carente de servidores e de uma virtualização mais efetiva. A dica que fica é no gerenciamento dos contratos de risco, o qual em algumas regiões é muito comum. Fácil, não é, pois é preciso mais do que ser um bom advogado é preciso ser um bom estrategista.

  8. Ótimo os comentários, lembrando que não será fácil manter uma empresa desse porte, pois existem causas que demoram 10 anos ou mais para sairem.
    Planejamento é essencial, lembrando que o capital investido de inicio não será pouco. Mas para profissionais e quem conhece o mercado, é possível.

  9. Advocacia no Brasil é para poucos. O brasileiro é pobre e vive endividado. Ou você consegue resultado nas ações ou nada. Depender do cliente te pagar…esquece, é levar calote. O judiciário não funciona, é lerdo, burocrático e inimigo da advocacia. No dia a dia nos cartórios judiciais, é tanta incompetência que você tem vontade de morrer. É muita burrice, que emperra o processo por meses.

    Para o advogado ganhar dinheiro tem que ser anti-ético. Sim tem que ser assim. Tem que enganar e enrolar o cliente. Na pratica é assim. É o criminalista que mente para a família dizendo que tira da cadeia, mas não tira e recebe pelos serviços…. é o trabalhista que suga uma parte das verbas do empregado ou o que é pior, está em conluio com o advogado da parte contrária para simular um acordo… o civilista coitado, esse só ganha se fizer um inventário de alguém com muitas posses (e olha lá), pensão alimentícias milionárias….indenizações já era, hoje dano moral é apenas um trocadinho arbitrado pelo judiciário (lógico, o advogado não pode ganhar muito, assim pensa os juízes, muitas vezes enciumados)… o mercado realmente está saturado, muitos advogados no mercado, o custo para se manter um escritório é alto, aluguel, despesas com luz e telefone, condomínio (se houver), secretária/estagiária. Muitos contratam estagiários e os colocam para fazer trabalho de secretária (é mais barato assim)… enfim, está lastimável o mercado. Para quem age com ética e honestidade, advogar não é o caminho.

    Claro, há exceções, como no mercado de jogadores de futebol. Somente alguns, geralmente apadrinhados, conseguem lugar de destaque. O Brasil é assim, país de corrupção.

    Fora que normalmente os advogados precisam cumular duas profissões. Geralmente advogam e administram imóveis; ou advogam e exercem a contabilidade junto. Senão não rende e não dá lucro o negócio.

    É o cúmulo da decadência. O que tem de advogado prestando concurso para serventia de tribunal não está escrito….

    • Pelo menos em meu estado, Mato Grosso, não é assim. Aqui os advogados são profissionais respeitados, como médicos, contadores, dentistas etc. E podem ganhar muito dinheiro, caso se destaquem em determinada área. Tenho visto o mesmo em estados, como Rondônia, Acre, Tocantis e Pará.
      Apesar de existirem vários profissionais no mercado, em nossa região ainda não há a quantidade demasiada de profissionais como ocorre no sudeste e no sul, e com o tempo qualquer advogado, por pior que seja, consegue uma carteira de clientes e alcança uma estabilidade. Os que se destacam podem obter muito sucesso profissional e financeiro.

      Vejo ainda que quanto mais interiorana a cidade, maior a chance de se estabilizar rápido.

      Fica a dica para os colegas que quiserem se estabelecer por essas bandas. Aqui advogados, ainda são ADVOGADOS!

      Abraços

  10. Prezados colegas, boa noite.
    Muito me alegra o comentário do nobre Dr. Thiago Pereira, por ter postura ética e profissional. De fato temos profissionais em diversas áreas, e em especial à advocacia que não valorizam suas qualificações e ficam a mercê de comentários esdrúxulos. A advocacia em particular é prazerosa e promissora. Nos possibilita crescimento pessoal e profissional. E não está saturada como muitos afirmam. saturado sim para advogados “pés-de-chinelo”, que não vislumbram futuro promissor. Sabemos que para os que desenvolvem trabalhos de excelência, conseguem um lugar ao sol, com satisfação pessoal e financeira, abre espaço para o glamour da profissão, realiza sonhos e age dentro da ética e do profissionalismo. Acredite na sua profissão e faça valer todo o seu esforço e dedicação. Alegre a sociedade, tenha sucesso e seja feliz.

  11. Caro Marcelo,

    À princípio, não o chamarei de nobre colega pela simples e pura observância de que o senhor não é pertinente a nossa área, salvo engano, tampouco investido de capacidade postulatória.

    Ademais, DIREITO SIGNIFICA COISA, RÉS, BENS, VALORES, DINHEIRO. Logo, não há o que se falar em “brasileiro, pobre, saturado, endividado”. Na capacidade de compreensão mínima que lhe cerceia, será possível o sr. compreender minimamente que ADVOCACIA É EMPRESARIAL, TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA OU INTERNACIONAL? No que tange a adversidade do meio, a advocacia civil, como exemplo, é pura e simplesmente direito das sucessões e danos morais. Este é o caminho!

    Todavia, o GLAMOUR DA PROFISSÃO exige advogados com belíssima postura e que saibam verdadeiramente escrever, isto é, de forma brilhante… As advogadas, além de ter tais qualidades, tem necessariamente que ser mulheres de fino trato até mesmo no falar; no andar, bem como nas vestimentas; no zelo relacionado a estética, em suma, é algo que “advém’ da própria pessoa com inúmeras qualidades…

    Observe que alguns ‘coitados’, sobretudo os graduados em periferias (lembre-se que, para toda regra, há exceção), mal expressar sabem… são verdadeiros assassinos da língua portuguesa!

    Entretanto, compreendo o porquê que o sr. argumenta com tal postura; se valendo de fatos desconexos aos princípios éticos do profissional brilhante, além de citar exemplos estarrecedores de exceções à regra em detrimento aos ‘apadrinhados’, como exemplo… É possível entender perfeitamente a motivação de fato que o faz cogitar possibilidades ilusórias na mente de pessoas oriundas de subúrbio, com auto estima extremamente baixa, mesmo porque deve ser este o mundo de onde advém do sr.

    Nós, advogados verdadeiros, temos um perfil completamente adverso aos pensamentos do senhor. Por outro lado, na nossa concepção, adversa é a conduta de pessoas feito o senhor, quer seja leigas, quer seja profissionais das ciências jurídicas.

    Cautela ao ferir a classe por pura e simplesmente frustração. Lamento muito vossa insatisfação precedida de fracasso!
    Uma dica? Mude de profissão: telemarketing ou pedagogia, quem sabe!

    Em nome de todo o meu crivo jurídico,
    Dr. Piva/ Moema – São Paulo-SP
    Dra. Roberta Matarazzo- Alphaville

  12. Se você que esta interessado(a) em atuar no mercado de advocacia, faça e o faça agora!
    Nunca houve um momento melhor para atuar nesta área do que o momento em que vivemos.
    Concorrência é para os fracos e sem foco.
    Tenha um desejo ardente, monte um plano de ação e coloque sua ideia em pratica hoje!
    Ética é para poucos, então fique com esse grupo e fará fortuna, fique fora desse grupo e ganhará somente dinheiro, e dinheiro se ganha em qualquer esquina.
    Lembre-se, existem mais ladrões de sonhos do que incentivadores.
    Não espere que o mercado te espere de braços abertos, seja como um rinoceronte, com uma couraça forte e foco no ataque, o rinoceronte não desiste enquanto não atingir seu objetivo.
    Sucesso e Nunca desista de seus sonhos.
    Nos vemos em algum tribunal.

  13. Assim como qualquer negócio, o advogado também precisa fixar sua marca no mercado, mas por conta do Código de Ética da OAB, ou até mesmo pela coerência com o tipo de serviço, não são muitas as estratégias de marketing que se podem lançar mão, deixando sobre o logotipo uma responsabilidade muito maior em relação a outros tipos de negócios, já que estes dispõem de outras ferramentas para a divulgação de seus serviços. logobom.com/logotipo-para-escritorio-de-advocacia

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