Fábrica de caldo de cana

Por:

Fábrica de caldo de canaVelho conhecido dos brasileiros, o caldo de cana está presente na vida de todos em qualquer esquina e traz muitos benefícios para a saúde sendo uma boa oportunidade de negócio ter uma fábrica de caldo de cana.

Além de bastante saboroso, as vitaminas e benefícios presentes na bebida são inúmeras, sendo mais um motivo para comercializá-lo. Mas será que é possível vendê-lo em caixinhas estilo tetrapak? Conheça um pouco mais sobre o negócio de caldo de cana.

Mercado

O mercado de bebidas não-alcoólicas é dominado pelas grandes empresas, geralmente bem concentradoras. Sendo assim, os sabores disponíveis ficam completamente a mercê dessas grandes indústrias.

Mediante essa realidade, é possível ainda reparar que há falta de produtos que tenham como base o suco de cana-de-açúcar, o caldo de cana. A bebida pode ter ainda outros sabores agregados, como abacaxi, limão e maracujá e ser envasada em caixinhas estilo tetrapak. Dessa maneira, o empresário atende ao mercado, oferece mais uma opção que ainda não está sendo explorada e ainda assume posições de cuidados de limpeza e higiene que já são conhecidas do grande público.

Investimento Inicial para a fábrica de caldo de cana

O investimento para se abrir uma fábrica de caldo de cana varia bastante, conforme o porte da empresa e da quantidade que o empresário tem para tocar o negócio. A média é de cerca de R$200 mil, valor em que já é possível perceber se existe ou não a possibilidade de prosseguir com a ideia.

Caldo de cana

O produto caldo de cana é muito vendido, se extraído e consumido logo em seguida, mas existe a possibilidade de ser comercializado em embalagem tetrapak, sendo mais uma opção para o consumidor.

Assim, o cliente tem a opção de beber a qualquer hora do dia de acordo com a sua vontade. Além disso, existe a certeza de estar bebendo um produto totalmente isento de contaminações por conta de um rígido controle vindo da industrialização que deixa o produto se manter com todas as suas características e vitaminas.

Como existe grande teor calórico, o caldo de cana embalado em tetrapak pode ser consumido pelas crianças livremente, já que nessa fase existe muito gasto de energia e grande necessidade de repô-las.

Uma diferenciação é misturar com sucos de abacaxi, limão e maracujá, assim, a bebida tem um acréscimo de gosto e essa adição auxilia para a estabilidade da bebida sem que ela perca as suas partes naturais.

A produção do caldo de cana exige cuidados

A matéria-prima chega às unidades produtoras e a partir delas é preciso ir para o armazenamento e processamento. As canas são descarregadas nos receptores, que contam com mesa lateral e esteira auxiliar de cana. Esses receptores são destinados a alimentar a esteira principal que leva as canas à moenda ou ao difusor.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Até chegar à moenda, a cana é lavada e preparada, fase na qual uma quantidade de impurezas é retirada, pois elas afetam a qualidade do caldo de cana, causam danos a todo maquinário, interferem no processamento e na qualidade do caldo produzido.

Dessa maneira, é preciso colocar a cana-de-açúcar sempre para ser tratada, usando água nas mesas laterais de alimentação, nas esteiras auxiliares ou na esteira principal, antes dela passar pelas facas.

Muita atenção nessa etapa de produção: as águas que saem da lavagem de cana são extremamente poluidoras e a fábrica de caldo de cana deve ter sistemas de tratamento antes de descartá-las do processo. Isso, porque atualmente existem inúmeras leis ambientais que obrigam os produtores a tomarem os devidos cuidados. Além disso, em tempos em que o meio ambiente é valorizado, montar um negócio com base em afetar o ecossistema é um risco muito alto a se pagar. É importante que o empresário pesquise formas de tratar esses resíduos e use na divulgação da sua empresa.

Etapas da produção do caldo de cana

Em um primeiro momento, com o objetivo de ajudar o trabalho da moenda e fomentar a quantidade de caldo que será retirado, os colmos passam por uma desintegração, que é o momento que ocorrerá a destruição da parte dura da cana e romper os vasos onde está o caldo. Os equipamentos aqui usados são facas rotativas ativadas por turbinas a vapor ou motor elétrico e ainda desintegradores.

A segunda fase é quando as moendas entram em atividade. Elas são os equipamentos de extração de caldo mais importantes e possuem ótimo desempenho. O resultado é um caldo misto, que é enviado automaticamente para a área de purificação. O bagaço é aproveitado como combustível nas caldeiras, gerando vapor.

O caldo misto é pesado antes de entrar para a fabricação, possibilitando ver se o processo de produção está eficiente.

Mas afinal, o que é esse caldo misto? Ele é um líquido diluído de sacarose com bastante impureza, embora elas estejam dissolvidas. Dessa maneira, o objetivo da purificação é chegar a uma solução limpa e para alcançar isso, o caldo passa por peneiras onde as impurezas maiores ficam para trás e ainda é submetido ao processo de clareamento, no qual mais impurezas são eliminadas por meio de soluções químicas.

Depois de passar por esses dois processos, o líquido é aquecido a 102 – 105ºC em aquecedores tubulares nos quais o caldo passa em alta velocidade.

O processo de limpeza ainda não acabou, é preciso ainda passar por decantadores contínuos. As impurezas retiradas nesse momento são eliminadas.

Posteriormente, ocorre a filtração e depois o caldo de cana passa novamente por um tratamento térmico para não haver possibilidade de contaminação. O produto pode ser comercializado em embalagem tetrapak.

O que achou de ter uma fábrica de caldo de cana?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


9 comments on “Fábrica de caldo de cana
  1. Tatau disse:

    Gostei.
    Gostaria de obter maiores informações acerca do negócio, tais como: PROJETO, CUSTO, LUCRO etc.
    Certa de sua atenção, fico no aguardo do retorno.
    Att.
    Abs,

  2. EDVANILDO PEIXOTO DE LIMA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS EQUIPAMENTOS OS CUSTOS DO NEGOCIOS ETC ATT EDVANILDO PEIXOTO 7588393933

  3. Ribamar Aguiar dso Santos disse:

    Gostaria de saber qual o preço,da máquina de caldo de cana.

  4. fernanda araujo disse:

    Eu trabalho com produção de caldo de cana e tenho muito interesse em industrializar. Gostaria de saber como faz para conservar o produto, acrescenta algo? qual a validade? e como é o processo de embalagem? Aguardo contato. Obrigada

  5. anderson disse:

    gostei…
    queria saber sobre preços das maquinas usadas para embalar o caldo de cana e tirar algumas duvidas fiko a disposição por favor retorne

  6. Sérgio dos Santos Bereicôa disse:

    Gostaria de saber onde comprar a cana de açúcar para fazer caldo de cana, estou querendo abrir um negócio, mas não encontro nenhum endereço de fornecedor da matéria prima aqui no Rio de Janeiro.

  7. Cida disse:

    Poderiam me passar informações mais detalhadas? Inclusive contato de quem já conhece o procedimento? Com quem posso me informar?
    Aguardo
    Obrigada

  8. Henrique disse:

    Gostaria de mais informações a respeito da fabrica de caldo de cana
    Grato

  9. Cida disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber mais informações. Como desenvolver o suco? Que profissional procuro? etc…
    Aguardo. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!