Fábrica de caldo de cana [Guia de Abertura Passo a Passo]

Fábrica de Caldo de CanaVelho conhecido dos brasileiros, o caldo de cana está presente na vida de todos em qualquer esquina e traz muitos benefícios para a saúde sendo uma boa oportunidade de negócio ter uma fábrica de caldo de cana.

Além de bastante saboroso, as vitaminas e benefícios presentes na bebida são inúmeras, sendo mais um motivo para comercializá-lo. Mas será que é possível vendê-lo em caixinhas estilo tetrapak? Conheça um pouco mais sobre o negócio de caldo de cana.

Mercado

O mercado de bebidas não-alcoólicas é dominado pelas grandes empresas, geralmente bem concentradoras. Sendo assim, os sabores disponíveis ficam completamente a mercê dessas grandes indústrias.

Mediante essa realidade, é possível ainda reparar que há falta de produtos que tenham como base o suco de cana-de-açúcar, o caldo de cana.

A bebida pode ter ainda outros sabores agregados, como abacaxi, limão e maracujá e ser envasada em caixinhas estilo tetrapak.

Dessa maneira, o empresário atende ao mercado, oferece mais uma opção que ainda não está sendo explorada e ainda assume posições de cuidados de limpeza e higiene que já são conhecidas do grande público.

Investimento Inicial para a fábrica de caldo de cana

O investimento para se abrir uma fábrica de caldo de cana varia bastante, conforme o porte da empresa e da quantidade que o empresário tem para tocar o negócio.

A média é de cerca de R$200 mil, valor em que já é possível perceber se existe ou não a possibilidade de prosseguir com a ideia.

Caldo de cana

O produto caldo de cana é muito vendido, se extraído e consumido logo em seguida, mas existe a possibilidade de ser comercializado em embalagem tetrapak, sendo mais uma opção para o consumidor.

Assim, o cliente tem a opção de beber a qualquer hora do dia de acordo com a sua vontade. Além disso, existe a certeza de estar bebendo um produto totalmente isento de contaminações por conta de um rígido controle vindo da industrialização que deixa o produto se manter com todas as suas características e vitaminas.

Como existe grande teor calórico, o caldo de cana embalado em tetrapak pode ser consumido pelas crianças livremente, já que nessa fase existe muito gasto de energia e grande necessidade de repô-las.

Uma diferenciação é misturar com sucos de abacaxi, limão e maracujá, assim, a bebida tem um acréscimo de gosto e essa adição auxilia para a estabilidade da bebida sem que ela perca as suas partes naturais.

A produção do caldo de cana exige cuidados

A matéria-prima chega às unidades produtoras e a partir delas é preciso ir para o armazenamento e processamento.

Vai dar lucro?

As canas são descarregadas nos receptores, que contam com mesa lateral e esteira auxiliar de cana. Esses receptores são destinados a alimentar a esteira principal que leva as canas à moenda ou ao difusor.

Até chegar à moenda, a cana é lavada e preparada, fase na qual uma quantidade de impurezas é retirada, pois elas afetam a qualidade do caldo de cana, causam danos a todo maquinário, interferem no processamento e na qualidade do caldo produzido.

Dessa maneira, é preciso colocar a cana-de-açúcar sempre para ser tratada, usando água nas mesas laterais de alimentação, nas esteiras auxiliares ou na esteira principal, antes dela passar pelas facas.

Muita atenção nessa etapa de produção: as águas que saem da lavagem de cana são extremamente poluidoras e a fábrica de caldo de cana deve ter sistemas de tratamento antes de descartá-las do processo.

Isso, porque atualmente existem inúmeras leis ambientais que obrigam os produtores a tomarem os devidos cuidados.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Além disso, em tempos em que o meio ambiente é valorizado, montar um negócio com base em afetar o ecossistema é um risco muito alto a se pagar. É importante que o empresário pesquise formas de tratar esses resíduos e use na divulgação da sua empresa.

Etapas da produção do caldo de cana

Em um primeiro momento, com o objetivo de ajudar o trabalho da moenda e fomentar a quantidade de caldo que será retirado, os colmos passam por uma desintegração, que é o momento que ocorrerá a destruição da parte dura da cana e romper os vasos onde está o caldo. Os equipamentos aqui usados são facas rotativas ativadas por turbinas a vapor ou motor elétrico e ainda desintegradores.

Vai dar lucro?

A segunda fase é quando as moendas entram em atividade. Elas são os equipamentos de extração de caldo mais importantes e possuem ótimo desempenho.

O resultado é um caldo misto, que é enviado automaticamente para a área de purificação. O bagaço é aproveitado como combustível nas caldeiras, gerando vapor.

O caldo misto é pesado antes de entrar para a fabricação, possibilitando ver se o processo de produção está eficiente.

Mas afinal, o que é esse caldo misto? Ele é um líquido diluído de sacarose com bastante impureza, embora elas estejam dissolvidas.

Dessa maneira, o objetivo da purificação é chegar a uma solução limpa e para alcançar isso, o caldo passa por peneiras onde as impurezas maiores ficam para trás e ainda é submetido ao processo de clareamento, no qual mais impurezas são eliminadas por meio de soluções químicas.

Depois de passar por esses dois processos, o líquido é aquecido a 102 – 105ºC em aquecedores tubulares nos quais o caldo passa em alta velocidade.

O processo de limpeza ainda não acabou, é preciso ainda passar por decantadores contínuos. As impurezas retiradas nesse momento são eliminadas.

Posteriormente, ocorre a filtração e depois o caldo de cana passa novamente por um tratamento térmico para não haver possibilidade de contaminação. O produto pode ser comercializado em embalagem tetrapak.

O que achou de ter uma fábrica de caldo de cana?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Vender Trufas: Dicas de Vendas, Custos e Receitas
Próximo artigoComo Abrir Uma Loja de Frios
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. boa noite Alexandre, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia, falta parte da grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.

  2. Boa noite! Onde consigo dados de projeto e montagem da planta de produção? Tem algum profissional que possa desenvolver a produção? obrigado

  3. tenho muito interesse em industrializar. Gostaria de saber como faz para conservar o produto, acrescenta algo? qual a validade? e como é o processo de embalagem? Aguardo contato. Obrigado

    • boa noite Tadeu, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado, com respostas a todas as suas dúvicas. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia, falta parte da grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.

    • boa noite sergio, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia,onde voce mora? falta a grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.

  4. Gostei.
    Gostaria de obter maiores informações acerca do negócio, tais como: Projeto, Processamento do caldo de cana, Custo dos equipamentos, etc.

    Fico grato pela resposta.

    • boa noite josé, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia, falta a grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.
      Após a industrialização o tempo de prateleira é de cerca de três meses, a depender do modo como é estocado.

  5. Gostaria de saber se tem alguma fábrica no paraná, gostaria de ver todo o processo e também a lucratividade do produto final.

    Grato

  6. Qual o modelo mais indicado para produzir caldo de cana em lanchonete instalada em um shoping. Nível de ruído, tamanho, limpeza, descarte do bagaço, etc.

  7. A verdade é que a teoria é diferente da pratica.trabalho com cana á dez anos; e sei que se você se prender muito detalhes terá que ter mais gente para trabalhar e não terá muito lucro.A limpeza as regras básicas devem ser observada;mas até grandes redes lá no fundo fazem lanches e esfirras com as mãos.

    • boa noite cida, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia, falta a grana( cerca de 100 mil) se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.

  8. Poderiam me passar informações mais detalhadas? Inclusive contato de quem já conhece o procedimento? Com quem posso me informar?
    Aguardo
    Obrigada

  9. olá estou,acabei de comprar o kit como abrir um negocio,e minha intenção é a industrialização de caldo de cana, gostei da materia apresentada a cima,mas gostaria de mais informações, principalmente sobre o tempo de validade do produto e como chegar a esse tempo?

    grato por sua atenção.

    Pedro bruno

    • Boa noite Pedro, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. Nosso interesse é de montar uma fábrica entre Goiania e Brasilia, falta a grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. Meu Zap é 61 984579866.

  10. Gostaria de saber onde comprar a cana de açúcar para fazer caldo de cana, estou querendo abrir um negócio, mas não encontro nenhum endereço de fornecedor da matéria prima aqui no Rio de Janeiro.

  11. Eu trabalho com produção de caldo de cana e tenho muito interesse em industrializar. Gostaria de saber como faz para conservar o produto, acrescenta algo? qual a validade? e como é o processo de embalagem? Aguardo contato. Obrigada

    • Boa noite Fernanda, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. Nosso interesse é de montar uma fábrica entre Goiania e Brasilia, falta a grana, se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. Meu zap é 61 984579866.Aguardo

  12. Gostei.
    Gostaria de obter maiores informações acerca do negócio, tais como: PROJETO, CUSTO, LUCRO etc.
    Certa de sua atenção, fico no aguardo do retorno.
    Att.
    Abs,

    • boa noite Tatau, meu irmão é engenheiro de alimentos e tem pronto todo projeto para produção de caldo de cana industrializado. nosso interesse é de montar uma fábrica entre goiania e brasilia, falta a grana,( cerca de 100 mil) se tiver interesse em investir no negócio podemos conversar. meu zap é 61 984579866.aguardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here