Como montar uma loja de cozinhas planejadas

Por:

Como montar uma loja de cozinhas planejadasMontar uma loja de cozinhas planejadas é  o negócio ideal para quem pensa em investir em um negócio lucrativo; também é uma alternativa para engenheiros, arquitetos e projetistas em geral que querem ser empresários.

As cozinhas planejadas são uma oportunidade de negócio que abrange em sua maior parte as classes média e alta. O planejamento dos espaços de cozinha surgiu com a demanda por pessoas que se preocupam com o aproveitamento racional dos espaços, incluindo eletrodomésticos, rede elétrica e instalação hidráulica.

Mercado de lojas de cozinhas planejadas

A arquitetura de interiores nunca esteve tão em alta e portanto, existe um mercado cada vez mais amplo para esse serviço que ainda encontra chances de expansão.

A arquitetura de espaços trabalha com a possibilidade de se montar um ambiente agradável, confortável e funcional e por isso, esse mercado é cada vez mais crescente, principalmente entre clientes que moram em apartamentos e casas de vilas.

Clientes

Os clientes de cozinhas planejadas querem serviços de qualidade, aliados à beleza e praticidade do projeto. De acordo com pesquisas, eles querem comodidade, dedicação por parte dos projetistas, qualidade com bons preços e condições de pagamento.

A maioria dos clientes procura esses serviços a partir de exemplos tirados de projetos que já tiveram a oportunidade de visualizar. Portanto, nesse ramo é indiscutível o mecanismo de marketing de divulgação e o boca a boca. Até porque os lojistas podem fotografar projetos entregues para montar catálogos e portfólios e assim os clientes visualizarão as possibilidades oferecidas pela loja.

Estrutura de uma loja de cozinhas planejadas

As lojas de cozinhas planejadas funcionam como uma consultoria inteligente, voltada para clientes que desejam e precisam reorganizar um espaço que seja útil, confortável e que tenha funcionalidade.

O negócio é orientado à visitas de um decorador ou projetista à casa de clientes para maior comodidade.

Os lojistas devem contar com um mostruário para atender as necessidades dos clientes com exemplos do que a loja pode realizar. Isto significa que o que está no mostruário deve ser fiel, ou seja, a loja deverá realizar exatamente o que está no portfólio, caso contrário, pode ser detectada propaganda enganosa.

Análise Setorial

Além de vislumbrar a ótima oportunidade de negócio que são as cozinhas planejadas, é interessante para os empresários, a realização de pesquisas sobre o ramo para conhecer as especificidades do setor e obter sucesso.

Uma pesquisa setorial é essencial para que os empresários iniciem um planejamento sólido voltado para orçamento, marketing e outros aspectos. A pesquisa setorial analisa aspectos como oferta, demanda, como deve ser a estrutura de negócios, cenários e tendências, qualidade em produtos e outros.

A análise também deve ser feita quanto aos pontos fortes, os pontos fracos e quanto às ameaças que encontram o setor para o sistema de custos, estrutura, concorrência e outros itens.

Concorrência de uma loja de cozinhas planejadas

Geralmente não é muito difícil entrar no ramo de lojas de cozinhas planejadas, pois não existem muitos iniciantes, considerando que para entrar nesse ramo os custos são altos. Primeiro, a empresa precisa montar uma série de projetos para cada tamanho de cozinha, vários modelos e só à medida que forem sendo vendidos é que os empresários pedem novos móveis em parceria com lojas de móveis ou fabricantes, o que for menos custoso e tiver maior qualidade.

Portanto, a concorrência não é tão acirrada, mesmo assim muitos lojistas desse setor já encontraram seu nicho de mercado, sendo necessário um esforço dos novos lojistas em propagar seus produtos, mostrando qualidade e uma gestão eficiente.

Organização do processo produtivo

As lojas de cozinhas planejadas constituem um negócio em que o processo produtivo é altamente voltado para produção sob encomenda. Para isso, é preciso possuir conhecimento sobre projetos em arquitetura e móveis para cozinha de diversos tipos e modelos, acompanhando também as tendências de mercado para o estilo de cozinhas planejados.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

As lojas de cozinha planejada podem fabricar seus próprios móveis sob encomenda ou encomendar de fabricantes parceiros em fábrica de móveis e serralherias para os acabamentos. Os processos produtivos sob encomenda caracterizam-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados e com certo nível de personalização.

Geralmente as cozinhas possuem vários tipos de móveis feitos em madeira, compensado, madeira serrada e outros.

A madeira de pinus é usada para indústrias de madeira serrada e laminada, assim como a madeira de reflorestamento e o compensado. As madeiras nobres também são utilizadas, mas possuem diversas desvantagens como retrições ambientais e o alto custo para produzir móveis de qualidade com esse material.

O MDF se destaca pela sua resistência e seu aspecto renovável que faz o material ser altamente ecológico. Outro produto bem utilizado é o laminado que pode ser de baixa pressão, de alta pressão ou laminado plástico.

Fornecedores de uma loja de cozinhas planejadas

Para a oferecer os melhores móveis, é necessário pesquisar sobre o processo de fabricação dos móveis e até a forma de fabricação dos fornecedores, vendo se existe um planejamento adequado de produção com economia de escalas e eliminação de desperdícios.

A questão é essencial, porque de acordo com a produção desenvolvida pelos fornecedores o resultado será melhor preço e qualidade. Por isso, o processo produtivo deve envolver poucas etapas que são o corte, usinagem e embalagem dos móveis.

Para se tornar um fornecedor, cliente de uma loja de cozinhas planejadas, talvez os empresários precisem de um serviço voltado para a produção sob encomenda de móveis. No mercado de móveis sob encomenda há uma diversidade de pequenas e micro empresas capazes de produzirem produtos com alta qualidade em design e durabilidade.

Produção sob encomenda

Um processo sob encomenda de móveis de cozinha acontece a partir da visita de arquitetos e projetistas ao cliente, que decide como quer os móveis de acordo com o que os lojistas podem e também com o orçamento e medidas da cozinha.

Maior rentabilidade por unidade fabricada é outra característica, pois cada serviço requer esforço incansável de mão de obra e custos com rascunhos (projetos), matéria-prima, fabricação dos móveis e por fim, custos com a montagem da cozinha.

O processo sob encomenda tem algumas desvantagens, então é necessário bastante planejamento, disciplina e metas para seguir um cronograma produtivo, sem custos e desperdícios em excesso para que não torne as operações pouco rentáveis e sem eficiência. Além disso, o negócio é altamente dependente de mão de obra qualificada, de adequação de matérias-primas e de fornecedores que estejam comprometimentos com o resultado final do projeto.

Preço

O preço para o serviço é relativamente alto, pois os custos com os projetos, o material e mão de obra para a fabricação e montagem das cozinhas planejadas também são altos.

O preço médio cobrado varia entre 30 a 60 mil, dependendo do custo de materiais, mão de obra e complexidade do projeto desenvolvido.

Custos para montar uma loja de cozinhas planejadas

Uma gestão de custos para produção sob encomenda caracteriza-se por ser uma gestão sob ordem de serviços, ou seja, só se iniciam as etapas de acordo com as ordens expedidas para o serviço.

Controles permanentes são necessários, pois deve-se controlar tanto a administração de material e de pessoal, vendo se são necessárias outras contratações ou terceirizações.

Para montar uma loja de cozinhas planejadas será preciso um imóvel de pelo menos 120 m² para ter espaço para mostrar alguns projetos de cozinha, área administrativa e recepção dos clientes. Tenha em mente que será preciso fabricar todos os móveis e montar uma cozinha completa, equipada com eletrodomésticos, utensílios e artigos de decoração.

Equipe

Um escritório de cozinhas planejadas possui profissionais altamente qualificados, como marceneiros, engenheiros ou arquitetos e/ou designers que sejam qualificados, eficientes e que tenham experiência em trabalhos com projetos e saibam trabalhar em equipe. O empresário também deverácontratar vendedores para atender os clientes.

Gostou da ideia de montar uma loja de cozinhas planejadas? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


2 comentários sobre “Como montar uma loja de cozinhas planejadas
  1. charles disse:

    Adorei seu esclarecimento, até então estava voando, mas agora posso manter o foco. Obrigado.

  2. Marcelo Ribas disse:

    Sou gestor comercial de móveis planejados e trabalho com assessoria para ajudar a realizar o sonho de ter uma loja e definir a marca mais rentável para o mercado da sua região.
    Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!