Como Montar Uma Bicicletaria

Como montar uma bicicletaria
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As bicicletarias têm a linguagem dos jovens e dos esportistas e estão no mercado, porque conseguem ler o que esse público deseja, sendo bem lucrativas.

Então, a primeira etapa para montar uma bicicletaria é a afinidade com o negócio e harmonia com o mercado consumidor. A segunda etapa é marcada pela administração do empresário para que a bicicletaria seja mais que uma boa oportunidade de negócio, mas um negócio com viabilidade real de sucesso.

Mercado

Sempre haverá vendas de bicicletas para jovens, crianças e adultos. Desde que a bicicleta foi inventada, as pessoas a utilizam como lazer, esporte, para realização de exercícios e até como meio de transporte.

Portanto, a venda de bicicletas com certeza é uma possibilidade, mas o aumento ou diminuição de vendas dependerá de como o empresário encara o mercado e como trabalha as possibilidades de expansão, divulgação, escolha de localização e eficiente gestão do negócio.

Localização de uma bicicletaria

Para a escolha da localização, as bicicletarias devem estudar qual o melhor local através de pesquisas de mercado que deverão detectar a localização que possui o maior potencial consumidor, de acordo com o público-alvo do negócio.

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Escolha avenidas que já possuem outros comércios voltados para materiais de prática de esportes ou concessionárias de outros meios de transporte, como motos. Optar por avenidas com grande movimentação de pessoas e próximo a cursos e faculdades também pode ser uma boa ideia.

Concorrência de uma bicicletaria

Não fique distante da concorrência, pois os clientes gostam de ter opções. Além disso, pesquise quais as opções e diferencial da concorrência e planeje como a bicicletaria ganhará uma fatia de mercado.

Para compreendermos melhor o caminho de sucesso para uma bicicletaria, dividiremos o assunto em quatro etapas ,a primeira etapa diz respeito ao plano operacional.

Produtos Oferecidos

O plano operacional descreve produtos, produção, mão de obra e deve constar no Plano de Negócios.

A loja deverá ter bicicletas de todos os preços e modelos. Existem bicicletas nacionais e importadas, para usos diversos e de todo preço.

A bicicletaria poderá reforçar seu estoque com a venda de suplementos para bicicletas, além de artigos para a prática de ciclismo, como capacete, roupas adequadas e outros artigos. Entre os produtos que podem ser comercializados estão os pneus, as câmaras de ar, aros, cabos, freios e outros.

Algumas bicicletarias também negociam bicicletas usadas, sendo um ótimo investimento se estiverem em  bom estado para revenda.

Diferencial para montar uma bicicletaria

O grande diferencial das bicicletarias está no produto oferecido, portanto, invista em produtos interessantes e em possibilidades a mais para a revenda do produto.

Uma ideia eficaz para a diferenciação são as bicicletas montadas ao gosto do cliente. Dê a opção de como o cliente quer a bicicleta e depois peça ao fornecedor as peças para montar a bicicleta de forma personalizada.

A bicicletaria poderá também oferecer serviços de oficina, mas fique atento pois agregar valor deve acompanhar a qualidade e os custos, então anote e observe se ampliar os serviços está sendo lucrativo.

Mesmo que o propósito da bicicletaria seja vender produtos de baixo custo e preço, é necessário vender produtos que sejam de qualidade, que tenham design moderno e que sejam tendência de mercado.

Gestão de estoques

Como existem peças e bicicletas de todos os preços e nacionalidades, os estoques devem ser voltados para o que a loja realmente irá comercializar e essa decisão será pautada na pesquisa sobre o público-alvo, de acordo com as suas preferências, sua renda e outros motivos. Então, pesquise sobre os clientes locais e tenha em mente quais produtos são mais vendidos e mais consumidos por eles para ter uma gestão e planejamento de estoques.

O controle de estoques deverá acompanhar o prazo de giro dos estoques, ou seja, se os aros saem com mais frequência peça maior quantidade de aros.

Mas nunca adapte o giro de estoques pela demora dos fornecedores. Os bons fornecedores entregam assim que o produto está sendo pedido, portanto, trabalhe com uma folga de três dias para que o estoque não falte e assim cheguem novas mercadorias. Não peça muito estoque para não ficar no prejuízo e não peça pouco para não ficar sem itens para a venda.

Para isso, adote o ponto de pedido. Ponto de pedido é o ponto em que o estoque chega a zero.

Faça o cálculo do estoque máximo que a empresa deverá trabalhar:

Emáx = ES (estoque de segurança) + Quantidade pedida.

Mas como encontrar o estoque de segurança e o estoque mínimo?

O estoque mínimo é o consumo médio multiplicado pelo fator de segurança. O estoque de segurança deve ser estabelecido pela previsão dos empresários e não deve ser em grande quantidade; ele é só emergencial.

Com esses cálculos é possível estabelecer um ponto de pedido:

PP = Emi + (C x Tr)     ou PP = ES + (C x Tr)

Em que:

PP = Ponto de Pedido, Tr = Tempo de reposição, C = Consumo Médio Mensal (empresas usam D referente a demanda, Em = Estoque mínimo, ES = Estoque de segurança)

Formação de Preços

Os preços devem considerar vários fatores e uma das correntes mais complexas sobre gestão é quanto aos preços, pois eles devem acompanhar o mercado, os custos, serem competitivos e ainda serem capazes de resultar em uma boa margem de lucro.

Portanto, precificação é um tema que acompanha também as tendências de mercado como inflação, mudanças tributárias e até lançamento de novos produtos. Então, para precificar de forma eficiente é necessário que o empresário pondere a equação de valor dos produtos com outros determinantes.

Para fazer descontos, promoções e todos esses mecanismos de marketing essenciais para o negócio, o empresário deverá estabelecer regras e políticas, pois há riscos entre o que se oferece e o resultado final.

Vendedores de uma bicicletaria

A bicicletaria terá custos com adequação do imóvel, com a compra de mercadorias, além do custo inicial com formalização e outros processos, portanto, deverá calcular seus gastos com mão de obra e assim poder planejar a equipe de forma eficiente.

Para o cálculo do pessoal de vendas é necessário saber a previsão de vendas. A estimativa de vendas é realizada mediante a coleta e análise de dados necessários. Ela alinha o número de clientes com número de vendedores e o número de visitas.

Determinando número de vendedores:

Número= previsão de vendas + giro de vendedores x previsão de vendas/volume desejado de vendas.

Outras providências que as bicicletarias exigirão são gestão de custos, de estoques, fluxo de caixa e segurança da loja com seguro, trancas e sistemas de segurança como alarme.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o artigo. Muitas vezes achamos que a concorrência atrapalha, mas percebe-se que não, em alguns casos é importante fazer parte dela.

    Gostaria de saber se podem me mandar dicas de como montar uma loja de ração para animais.

    Obrigada!

    Gleicimara

  2. Gostei da ideia de montar uma bicicletaria porque eu sofro muito trabalhando aplicando veneno nos canaviais para uma usina, então queria o meu próprio negócio, mas não sei como adquirir os produtos, muito obrigado.

  3. Acompanhei todo o artigo sobre, a bicicletaria gostei muito de todas as dicas, moro na zona leste, gostaria de uma estimativa aproximada, de quanto gastaria para abrir uma com um espaço de uns 150 metros só com revenda montagem e venda de produtos por enquanto para conheçar.

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