Como Abrir Uma Barbearia

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Entenda como montar uma barbearia de sucesso. Abrir uma barbearia pode ser uma excelente opção de negócio e possui um público alvo ardente pelo serviço.

Já imaginou abrir uma barbearia? Já adianto, neste conteúdo você vai aprender exatamente, passo a passo, como montar uma barbearia! De fato, abrir uma barbearia pode ser um excelente negócio. Os grandes salões de beleza parecem tomar conta das cidades, com os seus serviços que atendem a todos os gostos e públicos. Só que ainda assim, muitas pessoas não se sentem à vontade em entrar nesses estabelecimentos porque aparentam ser muito caros, chiques e impessoais.

A verdade é que, salões buscam atender o público feminino (principalmente) e, o masculino, de forma subsidiária. Por isso, toda a decoração e estrutura não é pensada para uma barbearia e agradar o público alvo masculino. Justamente por isso, abrir uma barbearia pode ser a solução ideal para ganhar dinheiro, prestar um bom serviço e reduzir a concorrência.

Ficou interessado em montar uma barbearia? Veja neste conteúdo um guia completo passo a passo e muitas dicas de como abrir uma barbearia de sucesso na sua cidade.

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Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

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Quem são os clientes ao abrir uma barbearia

Os interessados em abrir uma barbearia devem levar em consideração quem será o cliente que o estabelecimento atenderá: pessoas do bairro, com poderes aquisitivos alto, médio, baixo, etc. Enfim, é necessário enfatizar o público-alvo para que possa então traçar um planejamento para começar a imaginar como será o negócio.

Escolhido o público que será contemplado, é o momento de pesquisar os hábitos dele: o que essas pessoas gostam de fazer, o que compram, o que gostariam de adquirir, quais são os seus hábitos, os seus costumes, quais meios de publicidade as atingem, entre outros aspectos relevantes que devem ser levados em consideração, pois isso faz parte de um traçado de perfil dos possíveis clientes de uma barbearia.

Somente a partir desses dados será possível verificar quem o empreendedor atenderá e as formas mais eficientes e eficazes. Com esse conhecimento de público alvo será organizada desde a estrutura ao abrir a barbearia como layout, cores, equipamentos e diferenciais competitivos, até os preços dos serviços.

Reparando a concorrência de uma barbearia

É perfeitamente visível que aquela clássica barbearia, um pouco descuidada e que cobrava preços em conta, já está fora do cenário. Elas foram sumindo aos poucos exatamente porque os salões de beleza passaram a fazer o mesmo papel e de maneira mais confortável aos clientes. Contudo, é preciso analisar como esses salões estão atuando e verificar os possíveis espaços deixados por eles.

Uma lacuna que ficou é a seguinte: eles entraram no mercado, tomaram a clientela das barbearias, mas tornaram-se locais um tanto quanto impessoais e com preço de serviço acima da média do que era praticado antes. Nisso tudo, ficou um cliente que sente falta daquele velho amigo barbeiro e especialmente dos valores baixos.

É certo que muitas barbearias não tinham cuidado com conforto nem aparência e, por conta disso, podem ter perdido a vez para os maiores empreendimentos, mas ao mesmo tempo é certo também que há um público em meio a esse cenário que necessita de serviços mais baratos, intimistas e um ambiente clássico de uma barbearia, mas com alguns diferenciais.

Se os salões de beleza estão disseminados por aí, sejam eles grandes ou pequenos, o empreendedor que quer abrir uma barbearia precisa analisar o que essas empresas estão oferecendo de tão positivo aos seus, para que possa então verificar os pontos fracos e tentar atuar baseando-se neles.

Como é o funcionamento de uma barbearia

O perfil mais comum de funcionamento de uma barbearia é o seguinte: quatro cadeiras de barbeiro, sendo uma trabalhada pelo dono do estabelecimento e as demais por outros profissionais. Uma maneira bem comum é a cessão da cadeira, instrumentos e materiais ao demais, que ficam com metade do valor e os outros 50% são do empreendedor.

Por ser um ramo de atividade que está ligado à beleza e higiene, é preciso que os profissionais, sejam eles donos ou não do negócio, estejam afinados com as tendências demonstradas nos padrões da moda.

Atualmente, homens deixaram de apenas “aparar a barba”, existe uma série de pedidos diferentes, tanto em tamanho, formas e até mesmo cores (pintura de barba).

Na barbearia, os serviços oferecidos são basicamente de barba simples, modelada, tintura, lavagem dos cabelos, cortes e hidratação.

Como abrir uma barbearia: Todos os Passos

A pesquisa de mercado da barbearia já foi feita, o empreendedor reparou que existe uma demanda de uma determinada classe social que gostaria de usufruir de serviços como esse. Já traçado o perfil do cliente e o capital disponível, é hora de abrir a barbearia.

como abrir barbearia passo a passo
Veja um passo a passo de como abrir uma barbearia

Antes de qualquer coisa, é necessário estar em dia com a legalização da empresa, desde o CNPJ até mesmo as devidas autorizações dadas pela prefeitura para efetivação da atividade.

Já com tudo legalizado, é o momento de escolher o local onde irá montar a barbearia.

Abrir uma barbearia: legalização e burocracia

Para legalizar a abertura de uma barbearia você precisará do alvará de funcionamento, além de outras licenças, como é o caso do alvará dos bombeiros. Abaixo, listamos o que fazer para abrir uma barbearia legalizada:

  • Elabore o contrato social; Importante fazer uma busca para garantir que o nome utilizado para a empresa não exista.
  • Registro na junta comercial (deve levar o contrato social);
  • Alvará de funcionamento; Protocole o pedido na prefeitura da sua cidade e aguarde;
  • Faça o pedido de CNPJ na Receita Federal;
  • Inscrição Estadual; Devido a um convênio (em quase todos os estados) é possível solicitar a inscrição pela internet, mas você já deve possuir o CNPJ;
  • Pedido de licenças: Ambiental (Órgãos Municipais e Estaduais, e no IBAMA), Sanitária (normalmente a Prefeitura designa um responsável quando realizado o pedido de alvará de funcionamento), Vistoria Segurança (fazer o pedido no Corpo de Bombeiros).

Verifique se existe alguma legislação municipal específica na sua cidade, neste caso, pode ser exigida mais alguma licença.

Caso deseje abrir uma barbearia no sistema MEI (Microempreendedor Individual), você pode conferir os passos neste conteúdo.

Localização da barbearia

A barbearia precisa estar em um lugar com muita movimentação de pessoas, pois assim é possível angariar clientes somente pelo fato de estar ali em uma rua com bastantes pedestres. Além disso, é necessário também que ela esteja dentro do bairro onde mora o público-alvo, para que fique fácil o deslocamento até o estabelecimento.

Estar próximo a pontos de ônibus, metrô ou de qualquer transporte público também é um ponto a ser considerado ao escolher um lugar para colocar o negócio para funcionar, porque assim facilita o deslocamento de quem não tem como ir a pé.

Esse aspecto está ligado ao tipo de cliente que será atendido: se for em sua maioria pessoas pertencentes a uma determinada classe social que não tem poder aquisitivo para ter carro, essa questão torna-se fundamental. No entanto, se os clientes possuem condições de se deslocar der carro, essa questão não é uma prioridade, e sim um amplo estacionamento, por exemplo.

Portanto, os meios de transporte devem também ser levados em conta, mas antes disso, o perfil socioeconômico dos clientes da barbearia.

O empreendedor também deverá conferir se existe algum impedimento no plano diretor da cidade para o exercício da atividade no local escolhido (raramente acontece).

Por fim, lembre-se de que o valor da locação do ponto comercial não deve comprometer os seus ganhos, caso perceba a ocorrência, procure outra localidade ou peça comercial. De nada adiantará ter dezenas de clientes por dia e, no final do mês, seu faturamento líquido ser quase Zero.

Estudo de viabilidade e plano de negócio de uma barbearia

O ponto mais importante da abertura de um negócio é o estudo de viabilidade e o plano de negócio, sem isso a empresa já inicia com alta probabilidade de falência.

O estudo de viabilidade permite descobrir se, na determinada região, a barbearia terá probabilidade de sucesso, inclusive, permite reorganizar alguns pontos falhos e, com isso, mudar o trajeto que antes era de potencial falência para a probabilidade do sucesso.

Se você tem dúvidas de como fazer o estudo de viabilidade, sugiro acessar aqui!

O plano de negócios, por sua vez, é um documento formal, escrito e demonstrativo, no qual constarão todos os aspectos relevantes do negócio, até mesmo o planejamento estratégico, com os objetivos e formas de atingi-los.

Com um bom plano de negócios o proprietário precisará apenas seguir o que já traçou, fazendo pequenas alterações quando necessárias, contudo, terá um caminho a seguir e isso torna muito mais fácil a trajetória rumo ao sucesso da barbearia.

Para quem busca aprender como abrir uma barbearia e todo o planejamento, veja este vídeo sobre como abrir um negócio.

Para ajudá-lo, relacionei os principais pontos que devem estar no seu plano de negócios para abrir uma barbearia:

  • Dados da empresa, sócio e informações do contrato social;
  • Mercado (como está, projeção, etc);
  • Investimentos e custos;
  • Equipamentos e móveis;
  • Projeção de expansão;
  • Estimativa de lucratividade, inclusive com prazos para alcançá-la;
  • Planejamento estratégico (estratégias para atingir os objetivos);
  • Objetivos do negócio;
  • Funcionários;
  • Serviços;
  • Diferenciais competitivos;
  • Concorrência (todas as informações, inclusive pontos fortes e fracos);
  • Divulgação;

Esses são tópicos que não podem faltar no seu plano de negócios, contudo, muitos outros podem ser inseridos, e devem ser inseridos. Pense que, tudo que é relevante para um negócio, pensando, principalmente, em um caminho a seguir, deve ser documentado e estruturado.

Este documento também permitirá encontrar potenciais erros ou dificuldades futuras, deixando uma estratégia para solucioná-los e diminuir os riscos de ter prejuízo.

Equipamentos e móveis para abrir uma barbearia

Para abrir uma barbearia o que é preciso? Quais são os móveis e equipamentos necessários? Abaixo você encontrará:

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Equipamentos e móveis necessários para abrir uma barbearia de sucesso
  • Avental;
  • Borrifador;
  • Cadeira Hidráulica;
  • Espelho;
  • Lavatório;
  • Pente modelador;
  • Navalhete;
  • Tesoura;
  • Máquina de corte;
  • Cremes e cosméticos;
  • Cadeiras de espera;
  • Carrinho auxiliar;
  • Bancada;
  • Capas para os clientes;
  • Talco;
  • Diferenciais: porta revista, televisão, som ambiente, modem wi-fi, mini bar;
  • Vassoura, pá e demais equipamentos e produtos para limpeza;

Como é possível perceber, a quantidade de equipamentos para barbearia é pequena, consequentemente, tem-se um investimento inicial relativamente baixo quando comparado com outros negócios.

Vale frisar, a quantidade de móveis e equipamentos dependerá do tamanho da barbearia e claro, a quantidade de funcionários;

Investimento para abrir uma barbearia

Uma barbearia pequena/média, com um único funcionário, pode custar entre R$ 12.000,00 e R$ 16.000,00 reais (simples). Contudo, caso seja necessário arrumar o ponto comercial, trocar piso, decorar, montar uma sala de recepção diferenciada, etc, o investimento sobe para R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00 reais.

A sugestão é, compre o que realmente é necessário, invista no que precisa e garanta o conforto do cliente, bem como a qualidade dos seus serviços.

Manter um capital de giro entre R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 é recomendado.

Custos mensais

Por se tratar de serviços mais “simples” e que não se tem a utilização de equipamentos que consomem muita luz, como no caso dos salões de beleza, os custos mensais de uma barbearia são menores.

Retirando-se o aluguel (dependerá de cada caso), um salão pequeno/médio soma um custo aproximado de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 reais ao mês.

Precificação dos serviços de barbeiro

Supondo que os serviços já estejam decididos e você já saiba exatamente o que oferecerá aos clientes, é o momento de precifica-los.

Quanto cobrar pelos serviços da barbearia? Quais serviços serão oferecidos? Venderá produtos como bebidas, lanches e petiscos?

quanto cobrar serviços barbeariaVamos iniciar pelos produtos. Em média, cada produto pode sofrer a incidência de 60% a 90%, seja refrigerante, petiscos ou bebidas (algumas barbearias trabalham com um mini bar para deixar os clientes à vontade e criar um ambiente diferenciado).

  • Para estabelecer os preços dos serviços tem-se a necessidade observar alguns fatores, são eles:
  • Qual é o custo? Quanto precisa faturar bruto ao mês para cobri-lo? (Inicie de no mínimo o valor necessário para cobrir os gastos fixos);
  • Qual é a lucratividade pretendida? Avalie dentro das possibilidades o quanto pode atribuir em cima do custo do serviço para obter este lucro;
  • Quanto o seu cliente está disposto a pagar? Seus diferenciais competitivos são suficientes para cobrar o quanto deseja?
  • Seu preço ficará muito acima dos concorrentes?

Levando em consideração os fatores acima conseguirá encontrar um bom preço para os serviços e produtos. Lembre-se, observar os preços dos concorrentes para ter uma noção é importante, mas você deve precificar com base nas suas características (custos, investimento, lucratividade, etc) e não nas dos concorrentes.

Como fidelizar clientes da barbearia

A fidelização de clientes é a melhor maneira de estabilizar o faturamento mensal de um negócio, isso permite manter sempre um “mínimo” de clientes. Além disso, reter clientes e conquistara novos traz bons lucros, já perder clientes e conquistar novos, mantém no “zero a zero”.

Para fidelizar os clientes de uma barbearia é preciso tornar o seu negócio a preferência, ou seja, os consumidores que já frequentaram a barbearia, ao pensar entre a sua e a do concorrente, não podem ter dúvidas, a sua é a preferência.

E como fazer isso?

Um ambiente agradável e que o consumidor se sinta à vontade, tornando aquele momento prazeroso e não apenas a prestação do serviço, tende a ser a melhor opção. Contudo, programas de fidelidade também trazem bons resultados, juntamente com os diferenciais competitivos.

Oferecer um produto a cada 10 vezes que o cliente foi até a barbearia ou até mesmo desconto para quem levar os amigos à barbearia aumentam a taxa de retenção de clientes, fideliza-os e é uma brilhante forma de propaganda.

Como criar diferenciais ao abrir uma barbearia

Diferenciais competitivos são o que diferenciam um negócio do outro, preferencialmente, de forma positiva. Por exemplo, possuir televisão e o concorrente não, é um diferencial competitivo.

O preço costuma ser visto como único diferencial competitivo por empreendedores iniciantes e isso é um grande erro. O preço talvez seja o menor diferencial, com certeza você já optou pagar mais por um serviço em razão de alguma coisa, correto? Isso aconteceu por causa dos diferenciais competitivos.

Normalmente os diferenciais competitivos abrangem:

  • Ambiente;
  • Qualidade;
  • Conforto;
  • Horários;

Proporcionar um ambiente descontraído, agradável e que a pessoa se sinta à vontade é, muitas vezes, suficiente para fazer com que o consumidor opte por este estabelecimento e não o do concorrente. Por isso, invista nisso!

Objetive a qualidade e excelência na prestação dos serviços, faça cursos e os exponha para os clientes verem, além disso, equipamentos de qualidade demonstram maior qualidade.

O conforto é ainda mais importante em salões e barbearias justamente pela necessidade de aguardar até a vez chegar. Tenha móveis de qualidade e formas de fazer com que os clientes se distraiam, como é o caso de internet livre, televisão e revistas.

As pessoas estão cada vez mais com menos tempo e com suas vidas corridas, por isso o tempo é cada vez mais precioso. Poucos homens sairão do trabalho durante o horário comercial para ir a uma barbearia, por isso você deve adaptar os seus horários aos dos clientes.

Faturamento Barbearia: Quanto vou ganhar

Afinal, quanto é possível ganhar ao abrir uma barbearia? Esta é a pergunta número 1 dos empreendedores e talvez o que mais influencia na decisão de montar ou não uma barbearia.

O faturamento LÍQUIDO de uma barbearia sem funcionários varia entre R$ 4.000,00 e R$ 7.000,00 reais, é o que, costumeiramente se ganha. Ao mesclar outros serviços como bar e venda de produtos (perfumes, cosméticos, etc), o faturamento pode variar entre R$ 6.000,00 e R$ 12.000,00 reais.

Em alguns casos bastante específicos de barbearias e muito inovadoras, tem-se relatos de ganhos superiores a R$ 30.000,00 reais.

Como tornar a barbearia conhecida

Por se tratar de um negócio que tem um perfil mais bairrista, o ideal é que a publicidade feita seja realizada no próprio local, para que assim possa atingir o seu público-alvo de maneira eficiente. Com a evolução da internet e redes sociais, hoje tem-se a possibilidade de segmentar as propagandas em público alvo, por isso, deixo abaixo algumas propagandas com bons resultados para uma barbearia:

  • Carro de som no bairro;
  • Panfletagem (ainda é ótima);
  • Anúncios segmentados no Bairro usando o Facebook (é barato);
  • Desconto ou serviço grátis (1x) para quem trouxer 2 amigos (por exemplo);

A fachada da barbearia é importante, priorize isso! Ainda, coloque um letreiro na porta da barbearia, preferencialmente contendo o horário de funcionamento, serviços e claro, uma palavra de ação, como é o caso de ENTRE!

Cuidado para não cometer um dos maiores erros de empreendedores iniciantes, investir em divulgação e publicidade apenas na abertura da barbearia. A publicidade deve ser recorrente, separe sempre parte do orçamento mensal para investir em publicidade no decorrer do mês seguinte, com isso é provável que sua barbearia mantenha um bom público e faturamento estável.

Dica de negócio para a barbearia

Por ser um local que deve se diferenciar dos grandes salões de beleza, é preciso que todos os envolvidos estejam a par do projeto: se a missão é tornar o local um tanto aconchegante e oferecer preços em conta, vale a pena contratar pessoas que já são conhecidas dos moradores do bairro, gente da própria localidade, isso porque os clientes poderão encontrar seus conhecidos lá ou pelo menos pessoas que já ouviram falar e também o empreendedor poderá ter a possibilidade de não gastar tanto bancando as passagens dos funcionários.

Dicas abrir barbeariaOutra orientação é quanto às atualizações que precisam ser realizadas constantemente. Essa é uma área que realiza sempre feiras, congressos e encontros, onde são discutidas as tendências mais recentes da moda do mundo da beleza. Sendo assim, o empreendedor não deve poupar dinheiro e precisa investir em conhecimento para que possa garantir muito sucesso no seu negócio.

Mesmo que não tenha muitas condições de pagar para todos os componentes da barbearia participar dos eventos, que pelo menos um possa ir (pode ser o próprio dono) para passar adiante todos os conhecimentos aos demais.

Vale a pena abrir uma barbearia

A barbearia pode ser um excelente negócio, mas o que é bom depende dos seus objetivos. Você não se importa de trabalhar em horários diferenciados para atender o seu público? Em média, R$ 6.000,00 reais a R$ 10.000,00 reais de salário está bom para você? Sente-se bem trabalhando como barbeiro? Gosta de convívio com outras pessoas, principalmente homens?

Particularmente, acredito que a barbearia vale a pena, até mesmo porque está escassa, mas ainda existe público que a deseja.

Espero que tenham gostando deste conteúdo de como abrir uma barbearia. Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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