Abrir um marmitex delivery

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Abrir um marmitex deliveryO ramo de alimentação sempre proporciona ótimas oportunidades de negócios, desde abrir um marmitex delivery até uma franquia de uma grande rede; basta identificar em que segmento existe a oportunidade certa para cada empreendedor.

Este artigo dará dicas de como abrir um marmitex delivery que é uma tendência de mercado e que com certeza trará bons lucros para empreendedores dispostos a se dedicar a este negócio.

A primeira etapa para abrir qualquer negócio é se identificar com o ramo. O ramo de alimentação exige atenção, cuidados com higiene, qualidade e possibilidade de melhoria nos processos e na apresentação do negócio e isso requer não só investimentos financeiros como atenção aos detalhes e tendências desse empreendimento.

Supondo que os empreendedores já decidiram por abrir a empresa de marmitex delivery, o próximo passo é organizar o negócio com as seguintes questões:

Qual o investimento requerido?

O investimento inicial para a abertura do negócio será composto dos custos com o ponto de venda: a empresa deverá manter um endereço fixo onde funcionará a produção com uma cozinha instalada e todos os utensílios e eletrodomésticos necessários.

Por isso, deve-se tomar nota de todos os gastos iniciais necessários gastos com equipamentos, despesas para formalização da empresa e material para divulgação.

O orçamento para abertura da empresa é de extrema importância e por isso, é necessário anotar e planejar todos os gastos com a realização de pesquisas de mercado.

Os outros custos serão com a compra de matéria-prima, material para divulgação e outras despesas.

Concorrência

O fato de abrir um marmitex delivery já faz parte da estratégia de driblar a concorrência, portanto entregar a marmita já significa uma vantagem.

Outras formas de concorrer é diversificar os serviços e contar com um cardápio variado ou investir em comidas leves e vegetarianas.

Localização do marmitex delivery

A localização não será um fator crítico para o sucesso do negócio, pois a operação será de delivery.

Porém, as entregas serão mais eficientes se a empresa estiver bem localizada e escolher um ponto comercial próximo de clientes estratégicos.

Portanto, é necessário escolher de forma estratégica onde deverá situar o estabelecimento, como próximo a áreas comerciais, hospitais e/ou universidades.

Diversificação

A empresa que entrega marmitex em domicilio ou em empresas tem a vantagem de já contar com um serviço diferenciado e para diversificar ainda mais a oferta de produtos, o empreendedor pode optar por servir a clientela tanto delivery quanto no estabelecimento.

Apresentar uma diversidade de pratos e bebidas será fundamental para atrair a clientela e por isso, a diversidade de pratos poderá também diversificar os preços e aumentar os lucros.

Algumas empresas preferem oferecer somente as refeições básicas, mas para estabelecimentos que pretendem diversificar o cardápio a opção não poderia ser mais acertada, oferecendo também bebidas e sobremesas.

Compra de matéria-prima – comprar matéria-prima é uma atividade importantíssima para o setor de alimentação, pois exige dedicação e atenção. Ao realizar as compras, além do preço e condições de pagamento, devem ser analisadas também a qualidade dos produtos, o prazo de validade, a qualidade nos serviços dos fornecedores e outros.

Cardápio – a montagem do cardápio segue o mesmo estilo das pizzarias já que o serviço de marmitex será delivery.

Portanto, montar um cardápio interessante com uma apresentação criativa e que mostre as várias opções de pratos oferecidos é a primeira etapa para a divulgação do que a empresa fornece e qual o grau de variedade.

Divulgação – para divulgar o serviço de marmitex delivery, a empresa poderá contar com folhetos que descrevam o cardápio, os preços, as condições de pagamento e o horário de atendimento.

Definir metas

Mesmo empreendimentos que possuem um formato simples devem se concentrar em estabelecer metas, pois as metas representam uma forma de tornar mensurável, ou seja, de medir o alcance dos objetivos. E é para isso que existem indicadores.

Os indicadores são uma ótima forma para estruturar e controlar objetivos e resultados.

Para estabelecer metas é necessário seguir alguns critérios: a meta deve ser mensurável, a meta deve ser específica, relevante e alcançável.

Vejamos alguns exemplos de metas para o setor de alimentação:

Redução de desperdícios – saber eliminar desperdícios torna a produção mais enxuta, organizada e, claro, reduz custos e despesas. Reaproveitar alimentos com a criação de receitas criativas e saborosas, além de reduzir os custos, servem também para diversificar os pratos.

Volume de vendas – esse indicador é um dos mais importantes para a empresa de marmitex e, portanto, é necessário saber identificar quais os critérios para manter o volume de vendas e até aumentar esse volume sem que tenha uma perda na qualidade dos produtos.

Por isso, a empresa deve estar preparada para atender um aumento da demanda, sem que haja perda na produtividade, aumento de custos e sobrecarga de trabalho.

O atendimento

Atender é um processo crítico para empresas de serviços, e as empresas de marmitex delivery devem também possuir um atendimento que seja profissional, respeitoso e cortês, mesmo quando os clientes reclamam. Manter a calma e educação, sob pena de se perder a clientela.

O atendimento deve informar sobre cardápio, preços, condições de pagamento, prazo de entregas e outros.

Pessoal

A empresa deverá escolher profissionais que saibam realizar o trabalho operacional, ou seja, preparar bem o alimento, saber limpar, dirigir.

Diante disso, a empresa contará com cozinheiro, agente de limpeza e motorista.

É preciso buscar pessoal que saiba atender bem, ou seja, poder contar com bons atendentes, educados e bem informados sobre o serviço e sobre condições de pagamentos.

Vantagem de abrir um marmitex delivery

Entrar no ramo de alimentação requer custos e altos investimentos, por isso, ao abrir um marmitex delivery, o empresário reduz metade dos custos.

Outra vantagem é a possibilidade de aumentar a demanda já que o atendimento por telefone possibilita fornecer produtos a um maior número de consumidores.

Outro fator é a padronização, pois padronizar os pratos é uma estratégia para atender diversos clientes com o mesmo produto. Padronizar diminui erros e custos, já que os pratos serão compostos dos mesmos ingredientes e requisitos de qualidade.

Um exemplo de padronização é pedir pelo número. Por exemplo, o número 1 pode ser frango empanado, arroz e salada com feijão e assim por diante.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



3 comentários sobre “Abrir um marmitex delivery
  1. Eleusa disse:

    Quero receber toda a estratégia em meu email passo a passo por favor

  2. Eleusa disse:

    Gostei gostaria de receber passo a passo

  3. marina maria alves penna disse:

    gostaria de informações de como legalizar um delivery informal de refeições. posso fazer na minha cozinha caseira? grata.

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