Como Montar Uma Fábrica de Frutas Desidratadas

Como Montar Uma Fábrica de Frutas Desidratadas
Está procurando como montar uma fábrica de frutas desidratadas? Preparamos um texto incrível sobre fábrica de frutas desidratadas para poder iniciar o seu negócio com sucesso!

Montar uma fábrica de frutas desidratadas é uma ótima oportunidade para produtores rurais que já possuem um canteiro de frutas ou então empresários que encontram a possibilidade de receber o fornecimento de frutas de forma constante.

A cristalização de frutas, na verdade, é uma técnica de conservação das frutas que têm um período curto de vida, são produtos perecíveis e se deterioram em razão do tempo e temperatura.

Há possibilidade de começar um negócio de cristalização de frutas no ambiente caseiro e o bom é que é um dos ramos que mais recebem apoio de políticas públicas.

Isso quer dizer que uma fábrica de frutas desidratadas pode começar mesmo com uma estrutura pequena e que exige pouco investimento inicial.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Falamos acima sobre políticas Públicas, pois bem, a Emater é um dos órgãos que apoiam o desenvolvimento da agricultura familiar com vários projetos voltados para os agronegócios, um deles é o ramo de frutas cristalizadas.

Cada região tem uma unidade da Emater, procure a unidade da sua região ou acesse seu portal na internet para saber maiores informações.

Mercado de uma fábrica de frutas desidratadas

O mercado de uma fábrica de frutas desidratadas tem um nicho de grande aceitação, principalmente para pessoas que estão fazendo dieta.

Sabendo que  as frutas cristalizadas conservam as propriedades nutritivas das frutas originais, o consumo é fácil de aceitação e recomendado por nutricionistas.

Localização de uma fábrica de frutas desidratadas

Um bom lugar para localizar a estação de trabalho para fabricação de frutas cristalizadas é no local próximo à matéria-prima, assim a produção fica mais dinâmica e, além disso, também o custo com a compra da matéria-prima fica baixo por cauda da distância que significa baixo custo com transporte, significando também baixo custo com frutos perdidos.

Além de estar próxima de onde se produz  as  frutas, a fábrica de frutas desidratadas também deve estar em um local que tenha bom abastecimento de água. Lembrando que á água deve ser sem compostos químicos e energia elétrica com boas instalações elétricas.

Estrutura de uma fábrica de frutas desidratadas

A estrutura de uma fábrica de frutas desidratadas deve ser adequada ao processamento das frutas, de forma que tenha espaço para implantação da fábrica com mobiliário. A fábrica deverá ter também área  especial para descarte de resíduos,  segundo a Vigilância Sanitária.

Deverá ter espaço para recepção de frutas, seleção e lavagem, processamento e preparação, cristalização e área para embalação e rotulação, e ainda espaço para depósito com refrigeradores das frutas prontas que ficarão prontas.

O local deve conter ainda sanitários com vestiários, escritórios e espaço para os funcionários.

Vigilância Sanitária de uma fábrica de frutas desidratadas

Segundo a Vigilância Sanitária, existem normas especiais para  a higiene no local de uma fábrica de frutas desidratadas.

Normas como local de sanitários distante do local de fabricação e ainda o local de recebimento de mercadorias longe do local de fabricação e meios de controle de isentos e passáros.

Será pedido pela Vigilância Sanitária um Manual de Boas Práticas para manipulação de Alimentos. O Manual deverá conter todas as normas de higiene e segurança no local de fabricação, mas o importante é que as normas sejam seguidas pela fabricação de frutas desidratadas.

Processo produtivos de uma fábrica de frutas desidratadas

Para fabricar frutas cristalizadas é necessário usar técnicas próprias  como saber substituir o execesso de água das frutaspor açúcar.

As frutas têm muito líquido em sua composição e, por isso, para  fazer com que  as frutas fiquem desidratadas, é necessário que as técnicas sejam empregadas até á medida que as frutas não  se  deteriorem .

Assim que as frutas forem recebidas no local, devem estar em condições in natura, sem cortes ou danificação. Após o recebimento, devem ser armazenadas de forma que fiquem em local cujas as condições de temperatura, clima e umidade de ar seja adequados.

Para isso é  necessário a escolha de frutas devidamente selecionadas para o processo  e depois pesadas. A seleção das frutas mais maduras, pré-lavagem, a sanificação que é o processo de salgar as frutas, preparo do Xarope e ainda preparo e cozimento dos frutos  no xarope, preparo do xarope para cristalização são etapas importantes.

E logo após isso vem a etapa final que é preparar os frutos para embalagem e armazenagem. As frutas devem ser selecionadas de acordo com a estação.

A desidratação de frutas é um  processo complexo que exige técnica e adequação ideal do ambiente, portanto, assim que surgirem dúvidas, procure o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas.

Como comprar as frutas em uma fábrica de frutas desidratadas

Como dissemos acima, as frutas de uma fábrica de frutas desidratadas devem ser escolhidas de acordo com a estação climática. No Brasil a produção de frutos chega a 34 milhões de toneladas ao ano e gera cerca de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, tanto no plantio, quanto na venda e fabricação de derivados. Isso é possível graças ao cinturão produtivo no Brasil: produzir uma variedade de frutos que só é possível em países tropicais.

Além da diversidade encontrada nos frutos a serem entregues, o transporte possui um custo reduzido, sendo que em várias regiões encontra-se a produção de frutas. O importante é encontrar forncedores que fornecem as frutas com boas condições de qualidade e higiene e no momento que o empresário  necessita das matérias-primas.

Investimentos em uma fábrica de frutas desidratadas

Os empresários poderão investir em adequação do imóvel para fique estuturado para a produção das frutas cristalizadas e ainda gastos com os equipamentos como tanques de inox, equipamentos para descascamento e cortes, equipamentos para  embalar  e armazenar, além de  máquinas despolpadeira, tanques para equilíbrio, enchedeiras semi-automáticas ou automáticas para envase, embalagens de polietileno, utensílios  de apoio como espátulas, separadores e vasilhames que devem ser trocados com frequência.

Para embalagem dos produtos, são usadas máquinas seladoras e ainda isopor em boa quantidade.

Outros gastos serão com as operações rotineiras como gastos com a compra de matéria-prima, com formalização e equipamentos e uniformes para  pessoal.

É importante também registar os  gastos com o escritório que  são computadores, impressoras, calculadoras, fax e software de controles de estoques.

Oportunidades de negócios em uma fábrica de frutas desidratadas

As frutas cristalizadas podem ser comercializadas para produção em várias outras fábricas, como fábricas de chocolate, fábricas de bolos, pães, panetones e outros, ou ainda para supermercados como frutas cristalizadas prontas para o consumo.

Os comerciantes que precisam produzir alimentos com frutas cristalizadas, como donos de confeitarias e padarias, também comprarão as frutas cristalizadas, portanto, os campos de vendas em uma fábrica de frutas desidratadas são vários e, se preferir, os empresários poderão comercializar suas frutas para diversos clientes.

Pessoal de uma fábrica de frutas desidratadas

O pessoal de uma fábrica de frutas desidratadas deverá ser treinado sobre as técnicas utilizadas na fabricação e ainda as normas de Saúde e Segurança. Deverá estar comprometido com o trabalho, ser pontual e usar os uniformes obrigatórios que são boné ou gorro, máscaras, botas de borracha e luvas de borrachas, aventais que vão até as pernas e são impermeáveis.

Os funcionários deverão ser constantemente  treinados também sobre eliminação de desperdícios, técnicas de conservação de alimentos e equipamentos.

Precificação em uma fábrica de frutas desidratadas

Depois de encontrados os clientes certos, a fábrica de frutas desidratadas deve precificar os seus produtos de forma que se considere custos variáveis, que são aqueles  que variam de acordo com  o volume  de produção, pois o preço certo deve ser praticado desde o início.

Uma boa precificação considera custos variáveis unitários de fabricação, a margem de contribuição por produto e ainda o mercado. O preço praticado deve ser aquele que dê uma receita após custos e depois da contribuição com impostos.

Mas o sistema de preços deve considerar os clientes, o valor percebido e ainda resultados finais, ou seja, o preço deve ser justo, não decepcionar clientes e ainda sere fixado de  forma que sejam praticados descontos, prazos e condições de pagamentos.

Outra consideração a fazer sobre uma fábrica de frutas desidratadas é o Valor Percebido pelos clientes que, em consequência disso, pagarão sem reclemar os preços propostos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Gostei muito da ideia! Gostaria de saber qual é o capital necessário para este negócio com todos os investimentos que foram aqui referidos! Cumps.

DEIXE UMA RESPOSTA