9 Dicas de Como Montar uma Lanchonete de Sucesso

Como montar uma lanchonete
Aprenda como montar uma lanchonete e tenha sucesso no setor alimentício montando sua própria lanchonete.

Quer aprender como montar uma lanchonete e ganhar dinheiro? Confira tudo aqui, localização, equipamentos, investimentos e informações importantes!

O que é importante para montar uma lanchonete? Negócios na área de alimentação estão entre os mais buscados por empreendedores, e não é para menos. A tendência de um constante crescimento, demanda elevada, baixa dependência da oscilação economia e a entrada de dinheiro no caixa diariamente são os fatores que mais atraem as pessoas que pretendem investir em uma lanchonete.

Você está interessado em trabalhar no setor alimentício e ter sua própria lanchonete? Calma, embora seja um ótimo negócio é preciso ter os “pés no chão” e trabalhar corretamente.

Todo novo empreendimento, por si só, já é um grande desafio, e conseguir torna-lo um sucesso depende de uma série de etapas a serem concluídas. Além disso, cada negócio possui suas peculiaridades e montar uma lanchonete não é diferente. Por isso, confira tudo que precisa saber sobre como abrir uma lanchonete pequena do zero e se tornar um grande empresário no setor alimentício!

Veja a seguir todos os passos necessários de como montar uma lanchonete e ser bem sucedido!

9 Dicas de Como Montar uma Lanchonete de Sucesso

1- Mercado e a Influência do Ponto no Sucesso do Negócio

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O mercado para montar uma lanchonete é bastante competitivo, mas por outro lado é uma atividade que abrange um grande número de consumidores, visto que uma lanchonete é um ambiente frequentado por todas as classes sociais, faixa etária, etc. Portanto, há espaço para muitas lanchonetes.

Um dos fatores mais importantes ao montar uma lanchonete é a escolha do ponto comercial. Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ou empresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas é bem importante.

Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vai oferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a lanchonete irá atender.

A estrutura do local para montar a lanchonete dependerá do tipo de negocio que o empreendedor vai abrir. Existem lanchonetes em shopping, que exigem uma estrutura mais elaborada, lanchonetes em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, se a intenção for de oferecer lanches rápido em local de alta rotatividade.  Existem ainda lanchonetes voltadas ao lazer e entretenimento.

O fato é que você precisa fazer um bom planejamento para evitar arriscar suas economias sem o mínimo de certeza, assim, é preciso fazer um plano de negócios que é a ferramenta que o ajudará a prever o resultado do futuro negócio. Caso você não tenha experiência neste tipo de planejamento pode contratar uma consultoria ou se o orçamento não permitir utilizar o kit Como Abrir Um Negócio.

Definido o local e o publico alvo, dê atenção especial à instalação, fiações, disposição de balcões e freezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e a comodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros e local para armazenar o estoque.

2- Equipamentos Para Montar Uma Lanchonete

Equipamentos de Como Montar Uma Lanchonete
Se informar de quais são os equipamentos necessários para uma lanchonete é de suma importância para quem deseja saber todos os passos de como montar uma lanchonete.

Os equipamentos da lanchonete são uns dos pontos mais importantes do negócio, até porque, sem eles, você não conseguirá preparar os lanches com a qualidade almejada ou oferecer o conforto que seus clientes esperam.

A escolha dos equipamentos e móveis precisa ser feita com cuidado, observando tanto o fator preço, qualidade quanto a combinação de cores e harmonia, as quais influenciam diretamente na sensação que o cliente tem ao entrar no estabelecimento.

Confira os principais equipamentos necessários ao montar uma lanchonete e tenha uma estimativa de quanto terá de investir, lembrando que os valores podem variar por diversos fatores, como marca, qualidade, ano e etc.

  1. Freezers;
  2. Geladeira;
  3. Balcão;
  4. Chapas;
  5. Exaustor;
  6. Espremedor de frutas;
  7. Liquidificador;
  8. Estufa;
  9. Fritadeiras;
  10. Forno;
  11. Talheres, prato, copos, panelas e utensílios de cozinha;
  12. Mesas e cadeiras;
  13. Caixa,
  14. Móveis e utensílios à sua escolha.

Para montar uma lanchonete e adquirir todos os equipamentos, pensando também em uma campanha de divulgação e pré-lançamento atrativa (nada extravagante), você terá um investimento inicial de aproximadamente R$ 60.000 mil reais, já incluso a matéria prima para iniciar.

Veja, estamos tratando de uma lanchonete de porte pequeno/médio de qualidade, com aproximadamente 50 m².

3- Possibilidade de Financiamento Para Montar Uma Lanchonete

Em alguns estados é possível conseguir quantias com juros subsidiados para montar pequenos negócios.

Existem, atualmente, diversas modalidades de financiamentos e empréstimos, seja com juros mais altos ou até mesmo sem juros, como é os casos dos valores fornecidos em financiamentos especiais do BNDS, mas é preciso preencher uma série de requisitos, mas acredite, se você deseja montar seu próprio negócio, opções de financiamento não faltarão.

4- Pessoal Necessário Para o Funcionamento

funcionários ao montar uma lanchonete
A quantidade de funcionários da lanchonete dependerá da estrutura escolhida de como montar uma lanchonete.

O pessoal necessário para conduzir a lanchonete pode variar também de acordo com o tamanho do empreendimento, mas será praticamente:

  • Gerente;
  • Caixa;
  • Chapeiro;
  • Um ou mais funcionários para pratos rápidos e lanches;

O empreendedor deve estar atento ao atendimento, higiene e qualidade dos pratos, pois são aspectos de extrema importância para o sucesso de uma lanchonete. A gastronomia é o grande diferencial.

O funcionamento da lanchonete fica a critério do empreendedor, que vai analisar o publico alvo, localização, horários com maior fluxo de pessoas dentre outros fatores.

5- Documentação Para Montar Uma Lanchonete

A documentação necessária para montar uma lanchonete é a dúvida mais comum dos empresários, e realmente deve ser, já que sempre quando se trata de um negócio que envolve alimentos é preciso algumas licenças diferenciadas e que costumam dar bastante “dor de cabeça”.

Para montar a lanchonete você vai precisar fazer o registro na Junta Comercial, CNPJ na Receita Federal no portal, autorização da Fazenda Estadual para emitir notas fiscais, inscrição de contribuinte ICMS (imposto de circulação) junto à Fazenda Estadual, enquadramento sindical, elaborar um manual de boas práticas e procedimentos operacionais conforme Resolução 216/2004 da ANVISA e é claro, alvará de funcionamento que irei falar um pouco abaixo.

O alvará de funcionamento para lanchonete merece uma atenção especial, pois se trata de alimentos, e acredite, é comum a vigilância sanitária complicar.

Procure fazer a sua cozinha com o máximo de higiene, utilize inox em tudo que for possível, pois a vigilância sanitária costuma solicitar. Prepare-se, infelizmente, é comum exigirem algo que você não tem antes de aprovar o seu alvará de funcionamento, então faça uma reserva de valores para este imprevisto.

Lembre-se de fazer o pedido para os bombeiros irem fazer a vistoria do seu estabelecimento, sem o laudo de autorização da Corporação você não conseguirá a liberação do seu alvará de funcionamento na Prefeitura.

6- Fornecedores Montar uma Lanchonete

Os fornecedores não é fator para se preocupar demais, já que existe vários, e o que deve prevalecer na hora de escolher será o preço e a qualidade dos produtos. No geral serão vendedores de frutas, bebidas, etc. Você pode até pesquisar preços e ofertas em supermercados. Lembre se que a qualidade da matéria prima está ligada diretamente à qualidade dos produtos oferecidos na lanchonete.

7- Estoque Necessário Para Iniciar na Atividade

Atenção especial: Produtos perecíveis devem ser comprados em quantidade reduzida, ou de acordo com a demanda, já produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados em maior quantidade se assim preferir.

O que e quanto comprar para estoque vai variar de acordo com a rotina da lanchonete. Vale a pena lembrar que para o sucesso de qualquer negócio o bom senso e a boa administração do empreendedor são fatores decisivos. Fique atento também para se adequar às normas da vigilância sanitária, não vender bebidas e ou cigarro a menores.

8- Administração de Uma Lanchonete

A administração de uma lanchonete não é uma tarefa simples, se você está pensando em montar uma lanchonete, ganhar muito dinheiro, trabalhar pouco e quase não se incomodar, desculpe, está no negócio errado!

Ao montar uma lanchonete você terá que ter horários que compreendam as necessidades dos seus clientes, isto significa que, pelo menos no início, até montar uma boa clientela, você terá de se adaptar aos clientes e não eles ao seu horário almejado.

Pessoas inconvenientes e que reclamam de “quase tudo” são comuns, então esteja preparado para ter de lidar com situações difíceis.

Se já não bastasse, é bem comum ter dificuldades com funcionários, é preciso estar sempre atento para corrigir os erros, estabelecer disciplina e cuidar com comportamentos inadequados.

Tudo isso somado a uma necessidade de administrar custos e gerir resultados é o que espera o proprietário de uma lanchonete, pode dar dinheiro? Sim, mas vai ter de trabalhar duro!

9- Atendimento Como Diferencial em Uma Lanchonete

Atendimento Como Diferencial em Uma Lanchonete
Aprendeu como montar uma lanchonete? Agora capriche no atendimento aos seus clientes, tratá-los bem fará toda a diferença para que se tornem clientes fiéis da sua lanchonete!

A melhor maneira de conseguir fazer com que os clientes gostem da sua lanchonete e sintam vontade de voltar, o famoso fidelizar, é através de um bom atendimento.

Em negócios do setor alimentício, qualidade na comida e atendimento personalizado/eficiente são os diferenciais mais fáceis de obter e que trazem os melhores resultados, então foco nisso!

Aprendeu como montar uma lanchonete? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

9 Dicas de Como Montar uma Lanchonete de Sucesso
2 votos, nota média 5.00 ou 94% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

137 COMENTÁRIOS

  1. Eu adorei essas informações, mais gostaria de dicas para montar uma coisa bem simples mesmo, tipo voltado para vender diretamente cachorro quente, suco no máximo. Desde já agradeço!!

      • Olá Katia! Como vai? Sou de Curitiba e estou pensando em abrir um negócio de alimentação. Ví que vc trabalha com empadas, e gostaria de aprender… vc pode me passar a sua receita e como vc faz? Obrigadaa

    • Olá Cintia, como vai? – caso se interesse ainda – minha esposa tem uma casa de empadas em Caraguatatuba Litoral Norte SP. Estou mudando de cidade por aprovação em
      concurso público e não gostaria de deixá-la para
      trás. A intenção é vender a loja já funcionando há
      08 anos na cidade ou vender só o ponto comercial e
      transferir a loja para outra cidade. Enfim…
      só digo a vc que vale a pena pois nesse período
      em Caragua tivemos bastante retorno com o negócio. Inclusive estamos na vejinha-Sp Comer & Beber como uma casa de sucesso no litoral em 3 anos consecutivos. A loja é bastante conhecida na cidade e vizinhas. Se tiver interesse contactar-nos pela via acima (email)para maiores detalhes.

    • Renan, eu tenho dois trailers no centro de Cuiabá e estou indo para terceira. A dica é: não faça trailer muito grande, pois vc vai ter dificuldades para emcontrar ponto. O meu primeiro foi assim. Já o segundo é menor e o terceiro vou fazer em uma kombi, pois com ela eu puxo as duas primeiras.
      Pense em m ponto e no lado da rua que ele vai ficar para facilitar na fabricação das janelas e da energia.
      Trabalho com salgados, refrigerantes, mas o forte é o suco de laranja com copos baratos de 1,00 a2,00 e ganhe no giro cara, com local de alto fluxo de pessoas. Faça um trailer bem chamativo, com preços em banners grandes.

  2. SOU DE MARINGA PARANA E ESTOU PENSANDO EM MONTAR UMA LANCHONETE EM SANTAREM NO ESTADO DO PARA.
    ESTE ARTIGO ME AJUDOU A TER UMA NOÇAO DO QUE DEVO GASTAR.

  3. Gostei muito das dicas eu já tenho uma pizzaria ha 3 anos e agora vou abrir durante o dia no mesmo local uma lanchonete. Durante o dia lanche a noite pizzas assadas no forno a lenha. se Deus abençoar e eu souber trabalha também dará certo a lanchonete.

  4. Olá, boa noite!
    Queria informaçoes de como montar uma lanchonete kebab, em que devo ter maior atenção e em que devo gastar?
    Seu site é muito interessante! Desde já agradeço.

  5. Eu gostaria de abrir uma lanchonete de salgados em Araçatuba-SP, queria saber o local ideal para abrir essa lanchonete em Araçatuba e o precisa?

  6. Nossa, excelente foram essas dicas para abrir uma lanchonete, apesar de quando era criança, eu ajudava minha mäe na Lanchonete dela. Mas agora que estou desempregado animei em abrir o negócio, o que vai me ajudar é que ja tenho um ponto muito bom, nao preciso pagar aluguel!

  7. Nota 10 muito bem detalhado. Eu quero montar a minha lanchonete algo bem simples , mas ta muito díficil conseguir um ponto. Vou montar algo um pouco diferente com porções, sucos,sanduíches,etc… Uma dica bem legal p quem ñ pode investir muito é comprar os equipamentos de segunda mão.

  8. Gostei muito das dicas, mas preciso de mais informações sobre administração de uma lanchonete, por exemplo: usar comandas, quem deve atender os clientes…

  9. Um ponto bom no centro comercial de uma capital o aluguel gira em torno de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00, gostaria de saber se dá para pagar este aluguel, funcionários e ainda ganhar dinheiro com uma lanchonete lembrando que tem que vender muito salgado, suco e etc.

  10. Nossa… amei as ideias! Gostaria de montar uma lanchonete pequena de coxinhas, doces e refri, em Arco Verde – PE. Sei que as pessoas lá são simples, mas não tem algo assim. Amei aquele lugar, quero morar lá e montar uma pequena lanchonete, me ajudem … como começar?

  11. Muito boas as dicas, estou querendo abrir um negócio na área de alimentação e esse artigo me incentivou a abrir uma lanchonete…se Deus quiser vou abrir uma já já….

  12. Olá, sou decoradora de festa, eu gostaria que me enviasse a resposta, quero montar uma lanchonete, ainda só está no papel, o que eu devo fazer primeiro: alugar um local ou construir uma?

  13. Vou abrir uma lanchonete na garagem da minha casa,de inicio quero servir lanches rapidos,queria tbm botar acesso a internet, impressao, xerox e fax. Pretendo tbm servir almoco. o que vc acha? me da uma dica…

  14. ja comecei vendendo sanduiches e refrigerantes,as dicas estao ajudando bastante o molho rose que fiz esta sendo o diferencial. sucesso total com a clientela.

  15. Boa tarde, vou abrir uma lanconete de sanduíche, preciso que vocês me ajudem a colocar um nome bom para minha lanchonete.
    Willian Campo Belo Duka

  16. Muito interessante suas dicas, mas gostaria de saber se para montar um kebab seria a mesma coisa, além de incluir a máquina de assar a carne.

  17. Estou pensando em montar um negócio pra mim, mas não sei como. Eu sou cozinheiro e estou pensando em abrir uma lanchonete. Alguém pode me ajudar? E quanto preciso ter pra abrir meu negócio?

  18. Olá amigo,

    Excelentes dicas, estou abrindo uma lanchonete e também estou fazendo um blog sobre minhas decisões e como estou procedendo com tudo. Obrigado pela ajuda.

  19. Gostei muito de suas dicas. já tenho um pouco de conhecimento no mercado; comecei com um carrinho de lanche e hj estou montando uma mega lanchonete.
    Sua dicas me ajudaram a aprimorar alguns conhecimentos… obrigada pelas dicas

  20. Estou engatinhando em meu sonho,pois gostei das dicas. Comecei a me informar sobre o assunto e estou estudando todas as possibilidades possíveis.

  21. Olá, gostei muito. Eu já tenho uma noção, sei que falta pouco para eu começar e agora com as dicas falta menos ainda, muito obrigado.

  22. Olá, tenho uma loja de presentes e gostaria de ampliar com uma lanchonete ao lado… estou precisando de recursos e ando bem apertada financeiramente, qual a melhor opção?

  23. Acho que ficou faltando a informação mais importante que é a LEGAL, isto é, os passos pra abrir a empresa, seus custos, discriminando o tipo de impostos e preços, e tempo utilizado para fechar essa etapa.

  24. Tenho apenas 6 mil reais e gostaria de montar um pequeno negócio.
    Moro no interior de Goiás, em Minaçu, 30 mil habitantes, minha cidade não tem muitas lanchonetes e as lojas de roupas são muito caras.
    Gostaria de algo que fizesse a diferença, mas não sei o que fazer, pois tenho pouco dinheiro e não quero gastar com besteiras.
    Obrigado.

  25. Tem tempo que procuro algo assim ! Muito bem esclarecido! Meus parabéns!!
    Voltando para o Brasil irei abrir uma lanchonete em Belo horizonte. O bom que faço qualquer tipo de salgados !
    Obrigada pela orientação.

  26. Boas dicas, estou pensando seriamente em montar uma lanchonete, mas estou procurando juntar mais um pouco de dinheiro e buscando mais conhecimento e bons contatos.

  27. Trabalho em uma lanchonete e tenho vontade de abrir uma, mas não tenho capital sufiente tenho boas ideias e muito conhecimento no local; o que fazer?

  28. Estou tentando montar um negocio proprio e pensei numa Lanchonete..Mais de pequeno porte..
    alguem consegue me ajudar??Pode ser um trailler qualquer coisa

  29. Como faço para receber dicas de como elaborar um plano de negocio? Por onde começar? Quero aproveitar a experiencia que tenho como gerente de bar e restaurante para montar uma lanchonete onde pretendo ter como carro chefe um cachorro quente diferenciado com varios tipos de molhos e salchichas…

  30. Olá adorei as dicas,é assim estou no momento em sc mais devo voltar para o rio de janeiro e meu sonho e abrir uma lanchonete,sou salgadeira e tenho uma certa prática para administrar,mais não tenho capital inicial e nem quem invista em mim eu não sei o que fazer,eu estou procurando preços,pesquiso porque quando eu abrir eu esteja bem preparada pra isso,quero receber dicas.
    obrigada desde já!

  31. Adorei as ideias. Como pretendo abrir uma lanchonete preciso de sugestões e receitas de salgados, tortas e sanduiches. Quem puder me ajudar mande receitas para meu email.
    Agradeço antecipadamente.

  32. gostaria de abrir uma pequena empresa de chocolate, onde gostaria de vender bombons, chocolates diversos, balas, pirulitos, doces, chocolates quentes(liquido) e frios, bolos, enfim…
    uma loja pequena, porém com variedades de guloseima. Por favor, poderia me ajudar?

  33. – Olá,
    Estou em Luanda/ Angola, e gostaria de montar uma sorve teria( Gelados) e criar um rede de revenda… Só para dizer que vivo num cliema tropical em que 9 meses do ano é de verão.

  34. tenho interesse em abrir um negocio onde o forte é kebab?alguem sabe me dizer sobre fornecedores aqui no Brasil como é que funciona desde o principio?

  35. pretendo abrir uma lanchonete mais não sei fazer salgados, voce pode enviar receitas de como fazer coxinhas, pasteis, quibes, saltenhas, risolio e como fritalos.

  36. quero montar uma lanchonete , tenho todo o equipamento , mas não sei como começar , o valor do capital que tenho que disponibilizar como gerencia preciso de ajuda

  37. Gostaria montar uma lanchonete no centro de bh.
    tenho o dinheiro para comprar os equipamentos novos falta o ponto pois o aluguel aqui ta muito caro.

  38. Ola!
    Gostaria de montar uma lachonete, aqui em campo grande, pois estou desempregado e acho que o melhor investimento é investir na minha familia, gostaria de saber se vale a pena montar, iria pegar um emprestimo para montar a lanchonete e pagando com o lucro que me desse, sera que estou entrando em uma barca furada. Gostaria de uma assessoria, que achei que iria gastar 10 mil mais so os utensilios foi quase isto.
    agradeçpo desde já.

  39. adorei as dicas<gostaria que mim dessem ideias quero manta lanchonete mas sei por onde começa moro em uma cidade pequena pacata dai ñ sei cm colocA DO JEITO que tem que ser …

  40. Eu já tenho uma pequena lanchonete o ponto tem uns 100anos e da família quero ampliar tenho ótimas ideias eu que tomo conta da cozinha com minha Mae sou bem organizada quero colocar almoços finais de semana sei que vol conseguir mas tenho um péssimo problema não sei administrar o dinheiro sei tudo do comércio não deixo desperdício sei da ordens ensinar mas não sei administrar o dinheiro to pensando em minha irma fazer curso no SENAC pra ela tomar conta dessa parti me de umas dicas obrigado

  41. adorei as dicas eu e meu marido pretendemos monta uma lanchonete moramos itatiba sp mas vou embora pra camaçarina bahia la quero montar o nosso negocio vou usar as dicas obrigado

  42. ola sou proprietario de uma lanchonete meus pais montaram em 1986 quando chegaram na cidade. em piraju interior de sp tinham um trailer hj ainda nao possuimos predio proprio pra quem quer montar algo assim o funcionalismo da gastronomia hj e maior que a internet por se adeguem o maximo possivel vao de vagar com as conquistas do dia dia .. se tivessemos uma dica dessas a 28 anos atras estariamos mto bem hj mais que estamos …sucesso pra todos os novos comrciantes ai;;;

  43. gostei muito das digas ,estou morando em portugal ha 8 anos .agora estar uma crise muito grande .estou pensando em voltar para o brasil e, monatr uma lanchonete .já tenho algumas experiencias na area de cozinha .Quero algumas dicas de lanches diferente pessoal .porquer ja estou ha muito tempo fora do brasil .

  44. Boa tarde quero montar uma loja de roupas mas com mini lanchonete com lanches diferentes e sucos saudáveis .me ajuda quanto Vc acha q vou gastar ?

  45. Tenho uma amiga q quer abrir comércio comigo ,mas n tenho como ajudar na sociedade ,ela tem eu só tenho um local muito bom .Como seria essa sociedade ?aguardo resposta.

  46. Quero montar uma mini lanchonete e preciso saber quem faz o projeto, ou seja a empresa que possa elaborar de acordo com o espaço algo bonito e atraente.

  47. eu gostaria de montar uma lanchonete para vender kebab aqui na minha cidade Macapa, so que nao tenho fornecedor do maquinario e nem da carne usada para fazer o kebab , onde posso encontrar esses fornecedores ??? obrigada desde ja

  48. gostei muito quero abrir minha lanchonete meu pai fabrica salgados,ele é cozinheiro profissional a mais de 20 anos entao fica mais fácil …

  49. eu estou querendo colocar uma lanchonete, mais num ponto alugado. a localidade é perfeita,tou crendo no sucesso em nome do SENHOR JESUS!a dica de vcs é muito valida ..

  50. gostei muito das dicas vou abrir uma lanchonete em canboriu S.c MAIS vais ser dentro de um bairro não muito estruturado tem algum problema??creio q posso conquistar clientes de outros bairros

  51. gostei, vocês passaram ótimas informações.
    Me ajudou bastante, pois vou montar uma lanchonete
    e tive boas orientações a respeito. obrigado

  52. eu so brasileira tenho 54 anos vivo em portugal a8 anos ate hoje ainda nã encontrei um trabalho digno de ganhar um salario que compença so formada na aria de cofcçoão mas efelisment ja chegei a concluzão que si o meu trabalho nã foi valorizado at hoje de grasa e q eu nã vo mesmo trabalhar pra niguem tenho vontade de por meu propio negocio mas primeiro e q eu nã tenho condiçoães e q as coizas esta ficando cada vez mais piorportanto eu coprei as maquinas que precizo de mais urgencia e esto tentando na minha propia casa e ja mandei algus mail a procura de roupoas para fazer na minha rezidencia faso todo tipo de ropas e tabem faso os corte de roupas so me falta e um empurrãzinho de quem e mais alto do que eu este e o meu comenta obrigado

  53. Tenho a maior vontade do mundo de montar uma lanchote… aqui mesmo na casa onde eu moro, Tenho determinação coragem e sonho no futuro expandir meu negocio TENHO CERTEZA que irá dar certo.
    Adorei as dicas de vcs

DEIXE UMA RESPOSTA