Como montar uma produtora de vídeos

Como montar uma produtora de vídeosUma produtora de vídeos tem opções de trabalhar com vários nichos de mercado, pois há mercado para vídeos familiares, vídeos sobre eventos festivos e profissionais, acadêmicos e outras situações.

O vídeo é uma mídia e forma de comunicação capaz de transmitir, impressionar, comunicar e encantar. Portanto, trabalhar com uma produtora de vídeos é uma forma de arte e comunicação gratificante e poderá, através de planejamento, esforço e conhecimento técnico, tornar-se uma boa oportunidade de negócios.

Mercado de uma produtora de vídeos

O mercado de uma produtora de vídeos agrega conhecimentos técnicos e disposição de marketing para tornar o serviço conhecido.

Portanto, é necessário um bom esforço de networking para tornar o serviço conhecido por outros profissionais e firmas especializadas, como empresas de eventos e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A produtora de vídeos pode se filiar através de ampla atuação com contratos firmados com produtoras de eventos como casamentos, formaturas, aniversários e outros.

Pesquisa de mercado em uma produtora de vídeos

Para se inserir no mercado de uma produtora de vídeos, como dissemos acima, é necessário tornar conhecido os serviços da produtora e para isso é preciso trabalhar a segmentação escolhida que atenderá um nicho de mercado. Por exemplo, a produtora de vídeos deverá decidir se trabalhará com:

  • Live action – que é a produção por meio de eventos reais, como vídeos para acompanhamento de eventos familiares ou festivos, como festas e outras comemorações.
  • Animação – a animação é o trabalho técnico relizado quadro a quadro e que pode ser desenvolvido com ilustrações manuais ou computadorizadas. Ela constitui uma forma de trabalho e nicho de mercado que atende segmentos publicitários, portanto, é muito importante para a produtora de vídeos a exploração dessa técnica.

O importante, além de identificar o segmento a ser servido pela produtora de vídeos, é saber qual será a atuação da  produtora, a fim de conquistar um nicho de mercado.

Networking de uma produtora de vídeos

Sempre ande com cartões de visitas interessantes com site, e-mail, endereço e telefone a serem distribuidos em eventos como feiras e exposições onde podem ser encontradas várias empresas de eventos ou empresas que futuramente podem contratar vídeos institucionais. Organize blogs, sites e participe de fóruns afins onde possa descrever os serviços da produtora de vídeos e as experiências técnicas.

Neste início de jornada, o importante é não desprezar trabalhos e contatos. Tenha uma lista de trabalhos, mesmo que sejam sem fins lucrativos para a empresa. Toda oportunidade de divulgar o trabalho e tornar a  produtora de vídeos conhecida é bem vinda. Portanto, mantenha contatos com Associações, Sindicatos e todos os segmentos sociais que possam futuramente necessitar do trabalho de uma produtora de vídeos.

Seja sábio e se informe sobre as necessidades de Instituições sociais, pois são essas entidades que estão sempre precisando de serviços voltados para a área de comunicação e entidades, como as ONGs.

Em vídeos institucionais, aproveite toda a chance de saber mais sobre a empresa interessada realizando sempre uma pesquisa profunda.

Como fazer os portfólios em uma produtora de vídeos

Para vencer no ramo de uma produtora de vídeos é necessário que os profissionais de vídeo se reafirmem como empreendedores e saibam divulgar os seus trabalhos de forma eficiente e estratégica, aproveitando todas as oportunidades.

Por isso, elabore um portófolio criativo e com os melhores trabalhos. No portfólio, mostre que os trabalhos obedecem a uma diversidade e que a produtora é dinâmica, podendo atender diversas necessidades.

Produção de vídeos publicitários

Com certeza a produção de vídeos publicitários é um nicho de mercado com grandes possibilidades de  inserção e fechamento de negócios. Portanto, investir em prestação de serviços para comerciais e parcerias com agências publicitárias é algo bem interessante.

Comerciais voltados para ações de interesse público e vídeos para a TV pública também representam um nicho de mercado crescente e que merece ser considerado em uma produtora de vídeos.

Investimentos de uma produtora de vídeos

A produtora de vídeos investirá em estrutura para montar todo o atendimento necessário a fim de operar as suas  atividades de forma dinâmica e eficiente e implantar todo o equipamento e parafernálias que compõem o dia a dia dos produtores.

A produtora poderá ter um estúdio com um só espaço que poderá ser dividido para atender várias atividades ao mesmo tempo. Além disso, deverá contar ainda com gastos iniciais com câmeras, microfones, iluminação, artigos para áudio e outros materiais úteis no ramo.

Depois de planejar todo o processo necessário, já pode abrir uma produtora de vídeos.

3.00 avg. rating (69% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. gostei o artigo, estou a montar uma produtora aqui em Mocambique e gostaria de ter mais ideias para torna-la pratica. Também estou em busca e socios .

DEIXE UMA RESPOSTA