Como Ser um Fotógrafo Empresarial

como ser um fotografo empresarialA fotografia é uma linda carreira e com grandes oportunidades, basta porém que os fotógrafos tenham dedicação pelo que faz e busquem crescimento profissional constante. Uma boa opção é se tornar um fotógrafo empresarial.

O ramo da fotografia tem diversas possibilidades, basta que o profissional se identifique e escolha um nicho de mercado que combine com sua proposta profissional e suas aptidões.

Um dos nichos de mercado interessante e que proporciona aos fotógrafos a possibilidade de ampliar o leque de trabalho e formar um portfólio experiente e profissional é o nicho que atende corporações,ou seja, esse nicho é representado pelo fotógrafo empresarial.

Mercado para o  fotógrafo empresarial

A fotografia empresarial está em alta devido a demanda por esse recurso como um recurso de divulgação da imagem empresarial.

É um ramo eclético e os fotógrafos são contratados para formar imagens de produtos e serviços para divulgação, para fotografar eventos importantes e ainda fotografias para representação da empresa na internet.

Enfim, a fotografia empresarial é mais um recurso de comunicação da empresa com o público interno e externo e pode ser uma boa chance ser um fotógrafo empresarial.

Carreira de um  fotógrafo empresarial

O fotógrafo empresarial podem se inserir em uma carreira solo ou então que se organize como empresa para prestar serviços de fotografia empresarial.

Se o fotógrafo vislumbrar no mercado a possibilidade de abrir uma empresa de fotografia empresarial, antes de tudo deve planejar quem serão os sócios, qual a estrutura e qual nicho de mercado a atender.

Mas como o foco do artigo é sobre o fotógrafo empresarial, daremos dicas de como tornar os serviços prestados mais profissionais e como o fotógrafo poderá obter sucesso neste mercado.

A primeira etapa para se tornar um bom profissional em qualquer ramo é estar antenado com as tendências do mercado e ainda se manter reciclado com aprendizado constante.

Para isso, escolha um curso técnico ou profissionalizante em fotografia e busque reciclar os conhecimentos com cursos em outras regiões do Brasil e no exterior.

Além dos cursos realizados, o fotógrafo empresarial deverá construir uma carreira com profissionalismo, responsabilidade e atualização constante.

Para estabelecer uma carreira sólida, além dos conhecimentos adquiridos é necessário também experiência e formação do portfólio. Então se faz necessário a divulgação dos serviços e competências profissionais do fotógrafo empresarial.

Vai dar lucro?

O primeiro portfólio pode ser montado com as fotos dos primeiros trabalhos. No caso do fotógrafo empresarial, conseguir os primeiros trabalhos para grandes empresas pode ser um desafio, então monte o portfólio oferecendo seus serviços a empresas de pequeno e médio porte com um preço bem acessível.

A cobertura de eventos é também uma opção viável. Por exemplo, fotografe estandes de feiras com técnica e criatividade, sendo que alguns trabalhos podem ser realizados de forma gratuita.

Saber fazer networking é muito importante na carreira de fotógrafo empresarial, por isso é importante que o profissional conte com parcerias e contatos.

Os contatos importantes que o fotógrafo empresarial deverá possuir será também com outros profissionais como gráficas, estúdios fotográficos, empresas de impressão e outros.

As parcerias devem ser feitas também com profissionais que complementarão os serviços do fotógrafo empresarial como maquiadores, floricultores e cabeleireiros.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Marketing pessoal na carreira de fotógrafo empresarial

O marketing pessoal é importante para todas as profissões e por isso invista nos cursos de aperfeiçoamento. Estude idiomas que possam ser necessários, invista na saúde e forma física para prestar serviços de forma mais atuante e com frequência.

A internet é o recurso mais utilizado quando as empresas procuram serviços ,e os serviços de fotógrafo empresarial também são procurados pela internet.

Vai dar lucro?

Para divulgar seu trabalho pela internet, elabore um blog ou site com algumas fotos do portfólio e que explique as técnicas utilizadas para a realização dos trabalhos.

O importante é que o site ou blog consiga transmitir que o fotógrafo empresarial é um profissional competente e que domina as técnicas de fotografia empresarial de forma geral.

Diversifique os serviços de fotógrafo empresarial

A fotografia empresarial é um nicho de mercado bem promissor, mas também é sujeito a sazonalidades,ou seja,  pode surgir bons e constantes trabalhos em um período e outro não.

Para se sair bem nos momentos de sazonalidade de serviços, uma solução é diversificar os serviços prestados oferecendo também serviços de fotografia em eventos como álbuns de casamentos, quinze anos, aniversários, formaturas, etc.

Lembre-se quanto mais eclético o trabalho do fotógrafo empresarial, maior o leque de serviços prestados e de clientes atendidos e também de contatos e parcerias.

Para o fotógrafo empresarial tirar fotos interessantes e com qualidade, se faz necessário não só os conhecimentos técnicos como também o uso da tecnologia.

Cobrança pelos serviços de fotógrafo empresarial

Além da qualidade das fotos e profissionalismo do fotógrafo empresarial, saber cobrar pelos serviços é importantíssimo, pois o mundo da fotografia constitui um ambiente competitivo e influenciado pelos preços.

Quando confirmar o orçamento com o cliente, explique porque o valor do serviço exige que o preço fixado não possa ser menor, pois para realizar os serviços os fotógrafo tem custos como gasolina, equipamentos, edição das fotos, revelação e custos gerais com os laboratórios, além da mão de obra de assistentes e do próprio fotografo.

Como o fotógrafo empresarial, o profissional deve saber divulgar seus serviços, trabalhar com profissionalismo e competência, atualizar sempre seus conhecimentos e cobrar um valor justo. Com essa fórmula, com certeza, ele obterá sucesso.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Abrir uma Fábrica de Sabão em Pó: Mercado, Estrutura e Ganhos
Próximo artigoComo montar uma casa de carnes em 6 Passos Práticos
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here