Como Montar Uma Empresa de Representação Comercial

Como montar uma empresa de representação comercial
Como montar uma empresa de representação comercial

A representação comercial tem o objetivo de ligar produtos e clientes e não funciona somente como se fosse um vendedor, mas como responsável por aquilo que representa e vende. A atividade é uma forma de mostrar os produtos nos mais diferentes lugares e para diversos públicos. As principais funções são visitar regularmente a clientela com a intenção de intermediar as vendas, atender a pedidos, relatar sobre o andamento das negociações, obter informações a respeito de potenciais clientes, ajudar a cobrar, aumentar contatos, promover produtos e saber sobre a satisfação do consumidor. Com tais ações, é possível facilitar a comercialização. Como hoje em dia existem muitas empresas que oferecem os mais diversificados produtos, empreendedores podem acatar a ideia de montar uma representação comercial.

Conhecimento do mercado de representação comercial

Os fabricantes tentam sempre diminuir custos e aumentar lucros. Por conta disso, se localizam em locais com grande potencial de vendas, objetivo que caberá ao representante comercial, fazendo com que o fabricante seja mais competitivo no mercado. Sendo assim, é preciso conhecer bastante qual o ramo de atividade atuará para poder identificar o que há em excesso ou escassez, a fim de produzir mais e melhor para seus futuros clientes.

O setor de representação comercial é muito competitivo por conta do grande número de indústrias fornecedoras, concentradas em pólos comerciais e com produtos que devem chegar aos diversos cantos do Brasil ou até mesmo fora dele.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Clientes de uma representação comercial

Como se trata de representação comercial e isso é uma atividade bem ampla, os clientes também serão os mais diversos possíveis, por conta da imensa diversidade de produtos e serviços que podem ser comercializados. Cada representante precisará se especializar conforme a região onde atua, de acordo com as características dos clientes.

Conhecê-los é fundamental e para tal é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar suas características mais peculiares.

Localização do empreendimento de representação comercial

No começo, uma representação comercial pode estar na própria casa do empreendedor. Essa é uma das vantagens, porque é um tipo de negócio que não tem tantas exigências quanto à instalação física. O negócio pode funcionar em um lugar pequeno, já que não há necessidade de ter uma sala de vendas nem área para depósito. Da mesma maneira, não precisa estar em lugar de fácil acesso e grande movimentação, como a maioria dos empreendimentos exige.

Quem está começando pode alugar um imóvel ao invés de investir comprar. Nesse caso, é preciso que esteja perto de bancos, centros comerciais, empresas que sejam potenciais clientes, etc.

Pessoal necessário para começar a tocar o negócio de representação comercial

O escritório de representação comercial precisará de um gerente, que é o dono, dois representantes que farão visitas aos clientes e uma secretária para fazer atendimento telefônico, relatórios, cuidar de formulários e auxiliar o representante no dia a dia. Também será preciso ter uma faxineira para cuidar da limpeza do local.
Todos os funcionários precisam ter determinadas características para poder ter fluidez no contato com a cliente, tais como habilidade em ouvir, em orientar, em negociar, em persistir, em iniciar negociações, além de boa vontade, equilíbrio emocional, e presteza no atendimento.

Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: Gestão de Pessoas, Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório, A Arte de falar em Público, entre outros.

Tornar a empresa de representação comercial bem conhecida por todos

No ramo de serviços, o meio mais comum de tornar uma empresa pública é usando a propaganda feita em revistas especializadas, pois elas são direcionadas exatamente aos possíveis clientes. Uma publicidade ineficiente em uma representação comercial é aquela que é realizada em meios de comunicação que não atingem tal público ou que chega a ele, mas de forma difusa, provocando gastos desnecessários. Portanto, é importante identificar a clientela e depois fazer a tal propaganda para sua representação comercial.

Legalização da empresa de representação comercial

Para realizar atividades de representação comercial, é necessário ter um registro no conselho regional de representantes comercias estado pretendido, onde a empresa tem o endereço comercial. Para tal, é preciso acessar o conselho estadual e obter informações mais precisas, pois elas variam de acordo com o lugar onde quer abrir.

É preciso ter registro na Junta Comercial ou Cartório, obter o CNPJ na Receita Federal, adquirir o CCM na prefeitura, o cadastro previdenciário da empresa no INSS e o cadastro para certidão negativa e temas ligados ao FGTS dos empregados na Caixa Econômica.

O período de cadastro de empresas é definido conforme a disponibilidade e a agenda desses órgãos, variando de 15 a 25 dias úteis, a partir do registro na junta comercial ou no cartório.

Dicas de negócio para representação comercial

Para o exercício desse tipo de atividade há dois tipos de tributação: Lucro Presumido, que pode variar, mas fica entre 13% a 16% sobre o valor do faturamento. O faturamento bruto anual deve ser de, no máximo, R$ 48.000.000,00 e Lucro Real, que é um tipo de tributação que utiliza o lucro líquido.

Precisa ser feita uma avaliação dos custos/despesas dedutíveis para definição do melhor regime para sua representação comercial.

3.67 avg. rating (74% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

21 COMENTÁRIOS

  1. trabalho de empregado em um empresa fazendo o trabalho telemarketing pretendo montar o meu escritorio e trabalhar por conta com mais de uma empresa ( representar ) gostaria de um auxilio
    obrigado LUIZ ANTONIO DEZANI 011- 96268-2514

  2. Boa tarde!

    Sou recém formado em Administração, mas já trabalhei em várias empresas no ramo alimenticio.Minha experiência é de apenas promotor de vendas, mas já consigo enxergar novos pontos de partida em busca de novas oportunidades.
    Pretendo abrir minha própria representação e, agradeço os senhores pelas dicas importantes!

    Abraço,

    Wellington

  3. Olá, boa tarde.

    Material muito interessante para quem busca adentrar no mundo da representação comercial. Nesse sentido, oferecemos soluções voltadas para esse mercado, com sistemas online para cadastro de clientes, produtos, emissão de pedidos e geração de nota fiscal.

    Estamos buscando ainda representantes para essa solução. Para mais informações, acesse vendasexternas.com.br

    Marcos Both

  4. Ja trabalho como representante comercial a 5 anos e digo, foi a melhor opção de trabalho que tenho, é muito trabalho mas é recompensável..

  5. estou abrindo uma empresa de representação no setor de materiais de construção, conheço muito bem os produtos desse setor e trabalho na área, peguei a data e local de varias feiras que vão acontecer este ano no setor mais gostaria de algumas dicas de como chegar nas empresas que quero representa-la e como vender a imagem da minha empresa pra que elas me aceite

  6. Ola, meu nome e Nilton e estou pretendendo abri uma empresa para representa outras empresa, sou formado em contabilidade recentemente e estou trabalhando com licitações, faço a parte administrativa do governo, tenho cargo de comissão no governo e pretendo representar as empresas de fora que pretende concorre as licitações, como eu já conheço o que eu faço pra mim seria uma oportunidade unica, QUERO SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO.COMO FAÇO PARA ABRI UMA EMPRESA DESSE PORTE SENDO QUE ATUO MAIS NA PARTE ADMINISTRATIVA, LEMBRANDO NÃO ATUA MUITO NA ÁREA
    CONTÁBIL E SIM NA PARTE ADM. QUE DIVISÃO TÉCNICA ADMINISTRATIVA E SETOR DE CADASTRO DAS EMPRESA E UM POUCO DE PERÍCIA CONTÁBIL E AUDITORIA, NÃO TENHO MUITO EXPERIENCIA EM ABRI UMA EMPRESA. COMO FAÇO PARA OBTER SUCESSO SEM MEDO.

  7. Hoje tenho um empresa de projetos, gestão e execução na área de construção civil e recentemente, montei um novo negocio de representação comercial de novos produtos ligado a área.
    Meus negócios são novos no entanto estão bem planejados e seguem no crescimento natural.
    Acredito que para alcançar os objetivos, se faz necessário: conhecimento da área, planejamento, conhecimento técnico e de pessoas e paciência.
    convido quem se interessar em vestir a camisa, a oportunidade de representação de novos produtos.

  8. Olá,
    sou promotora de vendas aproximadamente 20anos so passei em três grandes empresas, mas já almejo novos horizontes e um deles e o ramo de representação e gostaria da experiência de vocês , pois acredito que sou capaz . E conheço bem a minha Região.
    qual são os passos que devo seguir? aguardo a posição .
    Andreza Rodrigues

  9. Boa noite

    Sempre trabalhei com representação comercial . Estou com uma proposta de uma fábrica de roupa infantil pra fazer minha região de ribeirão preto, para montar minha própria representação comercial , mais estou sem direção como começa, sei que não vai ser fácil mais preciso de uma direção ,vou agradecer muito de uma orientação de vós obrigado

  10. Estou em busca de abrir uma empresa de representação porém gostaria de mais dicas para não dar um tiro no escuro.
    Quem puder me mande sites que podemos buscar mais informações.

  11. Abri uma empresa de representação a mais de 3 meses no ramo que sempre trabalhei, distribuição de Aço, estou tendo muita dificuldade na aceitação da representação, pois colhi varias informações dos
    empresários e percebi uma insatisfação generalizado quanto a classe dos representantes, pois dizem que existem varias pessoas que se intitulam representantes e que não passam de mal carácter, manchando assim a classe de representantes !
    Outro problema tambem é a falta de suporte, uma coisa é estar de frente com quem decide preços e estoque etc…, outra é ficar de longe, atenção !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here