Como montar uma empresa de representação comercial

Por:

Como montar uma empresa de representação comercialA representação comercial tem o objetivo de ligar produtos e clientes e não funciona somente como se fosse um vendedor, mas como responsável por aquilo que representa e vende. A atividade é uma forma de mostrar os produtos nos mais diferentes lugares e para diversos públicos. As principais funções são visitar regularmente a clientela com a intenção de intermediar as vendas, atender a pedidos, relatar sobre o andamento das negociações, obter informações a respeito de potenciais clientes, ajudar a cobrar, aumentar contatos, promover produtos e saber sobre a satisfação do consumidor. Com tais ações, é possível facilitar a comercialização. Como hoje em dia existem muitas empresas que oferecem os mais diversificados produtos, empreendedores podem acatar a ideia de montar uma representação comercial

Conhecimento do mercado de representação comercial

Os fabricantes tentam sempre diminuir custos e aumentar lucros. Por conta disso, se localizam em locais com grande potencial de vendas, objetivo que caberá ao representante comercial, fazendo com que o fabricante seja mais competitivo no mercado. Sendo assim, é preciso conhecer bastante qual o ramo de atividade atuará para poder identificar o que há em excesso ou escassez, a fim de produzir mais e melhor para seus futuros clientes.

O setor de representação comercial é muito competitivo por conta do grande número de indústrias fornecedoras, concentradas em pólos comerciais e com produtos que devem chegar aos diversos cantos do Brasil ou até mesmo fora dele.

Clientes de uma representação comercial

Como se trata de representação comercial e isso é uma atividade bem ampla, os clientes também serão os mais diversos possíveis, por conta da imensa diversidade de produtos e serviços que podem ser comercializados. Cada representante precisará se especializar conforme a região onde atua, de acordo com as características dos clientes.

Conhecê-los é fundamental e para tal é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar suas características mais peculiares.

Localização do empreendimento de representação comercial

No começo, uma representação comercial pode estar na própria casa do empreendedor. Essa é uma das vantagens, porque é um tipo de negócio que não tem tantas exigências quanto à instalação física. O negócio pode funcionar em um lugar pequeno, já que não há necessidade de ter uma sala de vendas nem área para depósito. Da mesma maneira, não precisa estar em lugar de fácil acesso e grande movimentação, como a maioria dos empreendimentos exige.

Quem está começando pode alugar um imóvel ao invés de investir comprar. Nesse caso, é preciso que esteja perto de bancos, centros comerciais, empresas que sejam potenciais clientes, etc.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Pessoal necessário para começar a tocar o negócio de representação comercial

O escritório de representação comercial precisará de um gerente, que é o dono, dois representantes que farão visitas aos clientes e uma secretária para fazer atendimento telefônico, relatórios, cuidar de formulários e auxiliar o representante no dia a dia. Também será preciso ter uma faxineira para cuidar da limpeza do local.
Todos os funcionários precisam ter determinadas características para poder ter fluidez no contato com a cliente, tais como habilidade em ouvir, em orientar, em negociar, em persistir, em iniciar negociações, além de boa vontade, equilíbrio emocional, e presteza no atendimento.

Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: Gestão de Pessoas, Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório, A Arte de falar em Público, entre outros.

Tornar a empresa de representação comercial bem conhecida por todos

No ramo de serviços, o meio mais comum de tornar uma empresa pública é usando a propaganda feita em revistas especializadas, pois elas são direcionadas exatamente aos possíveis clientes. Uma publicidade ineficiente em uma representação comercial é aquela que é realizada em meios de comunicação que não atingem tal público ou que chega a ele, mas de forma difusa, provocando gastos desnecessários. Portanto, é importante identificar a clientela e depois fazer a tal propaganda para sua representação comercial.

Legalização da empresa de representação comercial

Para realizar atividades de representação comercial, é necessário ter um registro no conselho regional de representantes comercias estado pretendido, onde a empresa tem o endereço comercial. Para tal, é preciso acessar o conselho estadual e obter informações mais precisas, pois elas variam de acordo com o lugar onde quer abrir.

É preciso ter registro na Junta Comercial ou Cartório, obter o CNPJ na Receita Federal, adquirir o CCM na prefeitura, o cadastro previdenciário da empresa no INSS e o cadastro para certidão negativa e temas ligados ao FGTS dos empregados na Caixa Econômica.

O período de cadastro de empresas é definido conforme a disponibilidade e a agenda desses órgãos, variando de 15 a 25 dias úteis, a partir do registro na junta comercial ou no cartório.

Dicas de negócio para representação comercial

Para o exercício desse tipo de atividade há dois tipos de tributação: Lucro Presumido, que pode variar, mas fica entre 13% a 16% sobre o valor do faturamento. O faturamento bruto anual deve ser de, no máximo, R$ 48.000.000,00 e Lucro Real, que é um tipo de tributação que utiliza o lucro líquido.

Precisa ser feita uma avaliação dos custos/despesas dedutíveis para definição do melhor regime para sua representação comercial.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

3 comentários sobre “Como montar uma empresa de representação comercial
  1. JOEL RIBEIRO disse:

    Estou montando uma representada de tecidos em Santa Catarina.

  2. Wellington Matos Oliveira disse:

    Boa tarde!

    Sou recém formado em Administração, mas já trabalhei em várias empresas no ramo alimenticio.Minha experiência é de apenas promotor de vendas, mas já consigo enxergar novos pontos de partida em busca de novas oportunidades.
    Pretendo abrir minha própria representação e, agradeço os senhores pelas dicas importantes!

    Abraço,

    Wellington

  3. maurinho jr. disse:

    gostaria tanto de ter um negocio luicativo, quem souber de um. me conte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir um comércio de frango assado
Como abrir um comércio de frango assado...
Ultimamente, o Brasil tem adotado a prática de com...
Como abrir uma empresa de pesca e camping
Como abrir uma empresa de pesca e camping...
A pesca e o camping são atividades voltadas para o...
Como abrir uma agência de recepcionistas de eventos
Como abrir uma agência de recepcionistas de eventos...
Muitos eventos acontecem todos os dias, e o pessoa...
Como abrir uma agência de intercâmbio cultural
Como abrir uma agência de intercâmbio cultural...
Mesclar entretenimento e aprendizado é algo cada v...
Como abrir uma empresa de organização de casamentos
Como abrir uma empresa de organização de casamentos...
Os profissionais que escolhem a organização de cas...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores