Máquina de Café Expresso

Máquina de Café Expresso
Máquina de Café Expresso

Veja no artigo a seguir qual o tipo de máquina de café expresso mais adequada ao seu negócio e como ter lucro com ela.

Sabe aquele cafezinho que você toma pela manhã? Tarde? Noite? É verdade, um bom café não tem hora para ser degustado. São raros os casos de pessoas que não tomam pelo menos 1 café ao dia, disse raros, não impossíveis!

Mas é fato que o café é talvez uma das bebidas mais consumidas, não apenas no Brasil, mas pelo resto do mundo. A questão é, por que não ganhar dinheiro com isso? Uma máquina de café faz praticamente todo o trabalho para você, só é preciso saber escolher, colocar em um local com movimento e saber escolher o preço por cada tipo de café.

Saiba como abrir uma micro empresa.

Você está pensando em abrir um negócio, uma lanchonete, uma cafeteria ou qualquer lugar que não possa deixar de oferecer um bom café, mas não sabe que máquina é melhor? Isso é comum, ainda mais para quem não tem experiência no setor.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de qualquer coisa, verifique com o vendedor a possibilidade de realizar um pequeno curso. Muitas marcas de máquinas de café expresso profissionais vão oferecer boas informações de como manuseá-las e operá-las com agilidade e economia.

Para escolher o equipamento que se encaixe ao seu perfil vamos dar uma explicação rápida sobre o que é café “expresso”, palavra italiana. Este tipo de café é preparado sob pressão, em doses individuais para ser saboreado no momento da extração.

Agora é preciso pensar nas necessidades do seu novo negócio, especialmente saber a quantidade média de xícaras de café que pretende servir diariamente. Para isso, você deverá ter claro como funcionam as máquinas de café expresso automáticas e profissionais.

 Deseja se tornar um pequeno empreendedor? Clique aqui.

Tipo de Máquina de Café Expresso

As máquinas de café automáticas são modelos interessantes e requerem pouco conhecimento para abastecê-las e manuseá-las. Basta inserir água filtrada e grãos de café, apertar um botão para que a máquina moa e a bebida saia pronta na xícara. Há modelos nesta categoria que produzem o expresso com leite e o cappuccino. Talvez seja a mais adequada para quem deseja abrir um pequeno negócio.

Mas, se o seu negócio for uma cafeteria ou uma empresa de porte maior, é preciso adquirir uma máquina profissional. Essas servem um café expresso de qualidade mais apurada e exigem mais conhecimentos para operá-la. Toda a engrenagem fica alinhada desde a moagem, a compactação do pó, o tempo de extração, além de outros elementos.

Verifique os modelos, funções, marcas e principalmente pesquise na Internet a opinião de outros compradores. Às vezes, o custo de um equipamento pode ser baixo, mas torna-se inviável quando se trata de manutenção. As principais marcas de máquina de café expresso italianas são Saeco, Gaggia, Bianchi e LaSpaziale e estão entre as mais escolhidas.

Para quem ainda não tiver certeza de qual modelo escolher, uma opção interessante é alugar o equipamento antes de comprar. Faça um teste na sua empresa para verificar corretamente a funcionalidade da máquina.  Além disso, pesquise muito antes de comprar. As diferenças de preço podem ser significativas para quem está iniciando um negócio.

Outro ponto importante é a escolha dos grãos. De nada adianta o empresário investir em um produto de qualidade e utilizar matéria prima de má procedência. Isso também vai influenciar no resultado final do seu trabalho.

Abaixo você pode tirar algumas dúvidas em relação aos produtos e ao preparo. Confira!

A Escolha dos Grãos para a Máquina de Café Expresso

Você acha que é só comprar a máquina de café expresso que tudo está resolvido e fará um café maravilhoso? Não é bem assim não! A escolha dos grãos que serão utilizados talvez seja o momento mais difícil para quem é empreendedor no ramo, inclusive, exige certo conhecimento aprofundado, que, por sua sorte, vamos trazer aqui!

O primeiro passo é você encontrar uma loja de grãos especializada, até porque a maioria dos estabelecimentos “comuns” não trabalha com boa variedade de grãos de café. Você pode ficar interessado também em trabalhar com máquina de chocolate.

Tipos de Cafés de Acordo Com a Região

Temos basicamente 2 tipos de café, os quais se diferenciam pela quantidade de cafeína que possui. O café arábica que têm variações Moka (Oriente Médio) e Bourbon (Brasil) oferece uma concentração de 0,8% a 1,3% de cafeína.

Já a outra categoria é o café Robusta, espécie proveniente da África e com concentração de 2 a 2,5% de cafeína, trazendo um sabor mais encorpado para o café.

Ainda não é o negócio que você deseja? Veja alguns bons negócios aqui.

Torra dos Grãos de Café

A torra dos grãos de café podem mudar todo o gosto do produto final, ou, pelo menos, trazer mudanças significativas quanto ao sabor e aroma.

Mas afinal, o que muda? Qual é a torra ideal? O que é ideal depende muito do gosto que cada pessoa tem pelo café, por isso, vamos explicar como será o “gosto” de acordo com a torra e aí você poderá decidir a que se adequa melhor ao seu público, ou até mesmo oferecer todos os tipos de torras de grão para os seus clientes, que será um incrível diferencial.

A torra clara do grão do café traz um sabor menos encorpado e acentua a acidez. O aroma ficará mais suave e terá pouco amargor. É uma boa opção para quem gosta de cafés mais “fracos”. Veja, não confunda o encorpado com forte, o que traz a sensação de forte no café é o amargor.

A torra média equilibra a maior parte das características, sendo ideal para quem não tem um gosto definido para café, pois raramente não irá agradar um determinado público, pois fica entre meio termo.

A torra escura é o café considerado mais forte, pois é pouco encorpado, mantendo um grau de amargor muito alto, dando a sensação de ser mais forte. Também é pouco ácido. É importante frisar dos cuidados para não comprar o grão queimado, o que é bem comum, este irá praticamente eliminar a acidez e o café não será encorpado.

Conheça alguns pequenos negócios que podem ser ideal para mesclar com a máquina de café expresso.

Além da Máquina de Café, É Preciso Comprar um Moedor?

Isso vai depender do modelo da máquina de café expresso. Geralmente, as máquinas automáticas já possuem moedor acoplado ao equipamento. As máquinas de café profissionais costumam ter o moedor incluso no preço, mas se isso não ocorrer você deve sim comprar um moedor. A média de preço desse acessório doméstico é de R$ 400 reais e o semiprofissional é de R$ 1 mil real.

Como Fazer Com Que o Café Expresso Saia Perfeito?

Escolha bem a marca e os grãos do seu café, bem como verifique se é apropriado para a máquina. Confira sempre se há excesso de pó ou se a moagem está muito fina, pois dessa forma o café pode sair aguado e sem espuma. Uma boa dica é realizar treinamentos com seus funcionários e conversar com donos de negócios especializados em café, como empório e delicatessen.

Se você usar uma máquina profissional, verifique sempre se a compactação e a temperatura da água estão adequadas.

Onde Posso Comprar Minha Máquina de Café Expresso?

Como já dissemos anteriormente, informe-se bem antes de comprar e não se arrisque antes de reunir todas as informações necessárias, de preferência, alugue por um tempo, até mesmo para descobrir se você terá público para consumir o seu produto. Evite também comprar máquinas de café expresso que você não conheça a marca.

Você deve procurar lojas especializadas em sua cidade e identificar pessoalmente os detalhes do equipamento. Depois, faça uma busca na Internet. Assim pode verificar a variação de preços.

Procure marcas de máquina de café expresso que dão suporte pós-venda e com boa equipe de manutenção. Analise sempre o custo-benefício para seu negócio.

O preço da manutenção de uma máquina de café expresso profissional costuma ser alto, por isso, cuidado! Garantia é fundamental neste meio, senão poderá rapidamente ter prejuízos.

Veja outros tipos de máquinas que podem ser opções de bons negócios:

O Que Achou do Artigo Sobre Máquina de Café Expresso? Compartilhe Com Amigos no Twitter e Facebook.

3.67 avg. rating (74% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA