Como montar uma empresa de tradução

Por:

Como montar uma empresa de traduçãoEm um mundo globalizado em que os idiomas circulam de uma localidade para a outra com a maior rapidez e facilidade, existe a necessidade de traduzir tudo aquilo que é desconhecido para o outro. No Brasil, por exemplo, existem milhares de empresas estrangeiras, com empregados que não falam a Língua Portuguesa e vice-versa, por exemplo. Além disso, outros eventos ocorrem por aqui e precisam de tradução para ocontecerem como, por exemplo, congressos, feiras, simpósios e muito mais. Por conta dessa realidade, uma boa opção de ganhar dinheiro e montar um negócio próprio é abrir uma empresa de tradução para quem domina outra língua.

Clientes da empresa que oferece serviço de tradução

Basicamente, os clientes da empresa que oferece serviço de tradução são outras organizações que possuem ramificações com o mundo, que falam com o mercado internacional. Essas têm a necessidade permanente desse tipo de trabalho por conta das relações que estabelecem no exterior.

Mas não somente essas, os Governos também precisam de serviços de tradutores, porque recebem muitos empresários e representantes de outros países. Aqui no Brasil há uma peculiaridade: especialmente em tempos em que o país está recebendo estrangeiros por conta dos preparativos dos jogos de 2014 e 2016, é o grande momento para essas empresas de tradução se mostrarem.

Eventos acadêmicos e empresariais, tais como congressos, feiras e encontros, por exemplo, também precisam, muitas vezes, de tradução. Por conta disso, os organizadores são clientes também.

Localização da empresa de tradução

O local onde a empresa de tradução será instalada deverá ter facilidade de acesso aos clientes, como ruas principais, por exemplo. Por se tratar de uma empresa que atende principalmente a outras empresas, o lugar adequado pode ser exatamente aquele que está próximo às multinacionais. As grandes cidades, por exemplo, abrigam o centro financeiro e ele pode ser o mais adequado para servir a tal tipo de público.

Contudo, não são somente esses lugares os melhores para a instalação da empresa de tradução. É preciso antes de tudo definir quem vai ser o cliente da empresa, onde ele está e a partir dessas informações definir realmente o lugar certo.

Outra dica é conferir com a Prefeitura toda a questão legal sobre o processo de instalação dessa empresa de tradução em tal lugar definido e também se existe uma infraestrutura definida e adequada por perto, como estacionamento e urbanização (se as ruas são asfaltadas, limpas, se enchem ou não em dia de chuva, se a coleta de lixo é permanente e satisfatória, se há iluminação adequada, se é um local com segurança, com restaurantes por perto, meios de transporte público, etc.).

Mas por que essas questões são tão importantes? São assim porque o público precisa sentir-se confortável e bem atendido. Nada pior do que fechar um grande contrato ou pelo menos tentar fazer uma reunião para tal e não conseguir estacionar ou ter de enfrentar um verdadeiro rio só porque choveu um pouco. O empreendedor deve saber que esses pormenores ajudam a fixar a imagem da empresa e quem quer ganhar dinheiro montando o próprio negócio deve ter uma visão ampliada da realidade.

Serviços que podem ser oferecidos em uma empresa de tradução

A empresa que presta tal serviço pode oferecer diversos tipos de tradução para que possa abarcar o maior número de clientes possível. É claro que tudo isso vai depender da capacidade que o empreendedor terá de contratar mais pessoal para tal.

Existem diversas traduções a serem feitas: a simples, mais conhecida como livre, é feita por qualquer tradutor e geralmente solicitada para sites e livros; juramentada, que tem fé pública e é feita por concursados pelas juntas comerciais e geralmente são usadas para validação de diplomas, negociações estrangeiras, processos, etc.; a técnica, que é usada para trabalhos científicos e elaboração de manuais; a consecutiva, que é a realizada em eventos, tais como palestras, congressos, convenções; a simultânea, que é feita com ou sem aparelhos específicos e é indicada para ocasiões em que a tradução não pode sofrer pausas e ainda aquelas feitas para legendas de vídeo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Com essas ramificações dentro do serviço de tradução, fica mais fácil ampliar o leque de clientela, caso seja a pretensão do empreendedor. Muitos empreendedores preferem se especializar em oferecer um tipo apenas.

Como tornar a empresa de tradução conhecida

Como se trata de uma empresa de tradução e ela atende basicamente a outras empresas e governos, a publicidade deve ser exclusiva para esse público. Sendo assim, o ideal é fazer mala direta, marcar reuniões com as empresas e levar um folder do serviço de tradução.

No caso de Governos, a contratação se dá por conta de licitações, então é importante também entender um pouco o mecanismo desse tipo de procedimento. Ele pode ser conferido na lei 8.666/1993, que é mais conhecida como a Lei de Licitações. Por conta disso, o empreendedor deve estar atento à abertura de editais, que são publicados na imprensa oficial, e ir adiante para mostrar o serviço.

Um aspecto que ajuda bastante a divulgar a empresa de tradução é colocá-la na internet. Com um site claro, conciso e objetivo, as informações são disponibilizadas e os possíveis clientes podem ter bastante conhecimento sobre o serviço. As mídias sociais, tais como o Facebook, Orkut, Twitter e YouTube, também são facilitadoras daqueles que estão abrindo um negócio.

Estrutura da empresa de tradução

Alguns materiais são essenciais para montar a estrutura da empresa de tradução, como os de escritório, como mesa, cadeira, computador, impressora, faz, telefone, armário para arquivo, estante para livros e software editor de texto. Além disso, também será preciso ter dicionários técnicos específicos para ajudar no trabalho de tradução de textos e esses deverão ser obtidos de acordo com o conhecimento e a qualificação dos profissionais.

O imóvel deve ter um espaço suficiente para que todo o material já citado esteja disposto de forma a não ficar um ambiente apertado, é preciso ter harmonia para criar um clima de trabalho prazeroso. A sala comercial deve ser de um tamanho mínimo de 40 m² para que possam ser colocadas divisórias, a fim de montar espaços independentes.

Dicas de negócio em uma empresa de tradução

Para que a empresa de tradução seja esplêndida, com muito sucesso e boa clientela, nada melhor do que oferecer aquilo que tem mais peso nesse mercado: o conhecimento. Não basta saber o idioma, é preciso ter a vivência dele. Como todos sabem, as línguas são vivas, elas vão mudando conforme o tempo e o lugar, deixando de lado palavras e expressões e abarcando novas a cada dia, até entrar no cotidiano e ser dicionarizada. Por conta desse aspecto dinâmico, bem característico dela, é importante dominar os dialetos, jargões, gírias, expressões idiomáticas, abreviaturas e muito mais. Por isso, conhecer esses detalhes é fundamental para quem quer sucesso.

Outra dica que também vale a pena é obter certificações por meio de provas aplicadas em instituições de renomes, como a Associação Brasileira de Tradutores (Abrates) responsável por certificar tradutores e intérpretes em diversos idiomas. O exame fornece um título de qualificação ao profissional e esse ainda pode publicar seus contatos na lista da associação.

Mas como é realizada essa prova que oferece maior visibilidade àqueles aprovados? O exame é composto por tradução de cinco textos, sendo quatro técnicos e um geral ou literário, além de haver uma entrevista no idioma pretendido.

Depois disso, já pode analisar se vale a pena abrir uma empresa de tradução.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Como montar uma empresa de tradução
  1. joao bosco martins disse:

    gostaria de receber mais detalhes sobre como abrir uma representação comercial,e como comprar o kit

  2. Lucia disse:

    Muito enriquecedoras as dicas, me esclareceu bastante. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir empresa de rochas ornamentais
Como abrir empresa de rochas ornamentais...
Presente nos edifícios, residências, casas de fest...
Como abrir uma empresa de poços artesianos
Como abrir uma empresa de poços artesianos...
Enquanto as disputas no século XX foram pelo petró...
Como montar uma loja de suprimentos para bordados
Como montar uma loja de suprimentos para bordados...
Suprimentos para bordados são produtos que auxilia...
Como abrir um cinema
Como abrir um cinema...
Já imaginou abrir um cinema? Assistir um bom filme...
Como ser um personal trainer
Como ser um personal trainer...
O papel do personal trainer é trabalhar com o aten...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores