Como Montar Uma Loja de Artigos de Camping

Como montar uma loja de artigos de camping
Como montar uma loja de artigos de camping

Muitas pessoas gostam de fazer acampamentos fugindo do dia a dia agitado das grandes cidades em busca de contato com a natureza e um tempo livre para descansar. Mas, acampar não é tão simples e não depende apenas da vontade de cada um, pois muitos cuidados e equipamentos devem ser pensados para colaborar por uma boa estadia das pessoas numa barraca longe das tecnologias a qual estão acostumadas.

O camping pode ser feito a partir de barracas ou tendas que podem ser comprados em vários estabelecimentos comerciais. Porém, as lojas especializadas em artigos de camping podem ser uma boa opção para o consumidor que quer fazer compras em um só lugar e garantir um bom passeio. Para auxiliar os campistas, os recursos modernos contribuem para deixar o acampamento o mais parecido com uma casa num centro urbano dispondo de cada vez mais tecnologias. Muitas pessoas são resistentes a este tipo de “invasão do ser humano” na prática do camping, mas a grande maioria dos campistas percebe que a ajuda é muito importante e facilita em muitos aspectos a vida de mulheres e crianças principalmente.

O empreendedor que deseja entrar num negócio relacionado a artigos de camping deve ter em mente a complexidade que envolve o negócio, na busca por melhores produtos e preços garantindo boas vendas. Muitos aspectos contribuem para o sucesso de um negócio como este, e alguns dos pontos principais serão abordados a seguir.

Artigos de Camping – Perfil do empreendedor e dos funcionários

O empreendedor deve ter em mente que ele mesmo e os demais funcionários que trabalham na loja de artigos de camping contribuem imensamente na lucratividade do negócio se estiverem bem informados para auxiliarem os clientes em suas dúvidas. Isso se dá primeiramente pela capacidade do empreendedor em treinar funcionários e fazerem cursos juntos para estarem bem informados e descobrirem mais detalhes sobre o camping e os produtos vendidos no estabelecimento. Se o cliente tiver suas dúvidas sanadas com certeza gostará de voltar ao estabelecimento, principalmente se os funcionários passarem credibilidade no que dizem.

Artigos de Camping – Público-Alvo

Geralmente quem gosta de acampar gosta também de outros tipos de aventura. Então, no geral podemos perceber que grande quantidade de pessoas que procuram artigos de camping são adeptas de vários tipos de esportes. Isso contribui para a identificação do público alvo, que geralmente tem a classe social um pouco maior do que as pessoas que procuram os artigos de camping em outros tipos de estabelecimento inespecíficos, ou seja, que vendem artigos para outros tipos de esportes e até outros produtos alheios.

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Geralmente, a procura por um estabelecimento específico para a compra de artigos de camping indica que o consumidor é exigente e procura perfeição e melhor qualidade em produtos e serviços, ou seja, está a procura de barracas maiores e mais confortáveis, com maior durabilidade e de fácil desmontagem. A tecnologia está sempre associada como uma das preferências deste tipo de público, e o papel do negócio é oferecer todo o aparato para que as expectativas do cliente se realizem.

Pesquisas podem ser feitas para gerar um perfil do público alvo para começar um trabalho mais voltado para a atenção de certo grupo de pessoas que consome o serviço de Artigos de Camping, e isso pode ser feito a partir de enquetes no próprio estabelecimento depois de aberto ou até mesmo pela internet ou na rua.

Investimento inicial de uma loja de Artigos de Camping

Para começar a vender artigos de camping, o estabelecimento deve dispor de produtos básicos como barracas, mochilas e sacos de dormir, acrescentando outros artigos ao decorrer do tempo. Se o empreendedor tiver capital suficiente para investir em várias marcas de cada produto é uma boa forma de agradar aos diversos tipos de clientes pelo aumento da diversidade de produtos.

A partir daí, o consumidor terá um papel importante para o futuro do negócio, pois a partir da opinião dele e de qualquer pessoa que entra na loja pode-se criar uma lista dos produtos mais pedidos para serem encomendados e revendidos. Geralmente os materiais para esportes de aventura, pesca e mergulho estão inclusos na lista e requerem qualidade e segurança acima de tudo.

O investimento em equipamentos e instalações exige telefone, fax, um ponto comercial de aproximadamente 70m² e uma área relativamente do mesmo tamanho para depósito de produtos. O capital de giro é em média R$ 33.000,00 e o faturamento médio mensal é de R$ 10.000,00. O empreendedor deve ficar livre para a contratação de quantos funcionários vendedores quiser, dependendo é claro do tamanho do negócio. Caso não seja tão grande, o dono pode trabalhar com a parceria de apenas mais um vendedor.

Dicas de Artigos de Camping

Segundo especialistas, as vendas em lojas de Artigos de Camping no inverno dispencam e chegam a ficar 40% menores. O que vende nesta época são as mochilas basicamente, e então deve haver atenção para equilibrar os gastos e se programar para esta decrescida nos lucros.

Manter estoques dos produtos mais vendidos é uma velha dica que cabe muito bem a qualquer negócio e depende unicamente do capital disponível para este fim. É bom que o empreendedor faça pesquisas para conseguir produtos cada vez mais baratos para poder repassar também com valor acessível para a população.

O ideal é que na frente da loja fiquem expostos os melhores produtos com seus preços já com desconto para chamarem os clientes que passam pela região. Além disso, um deixar um número de telefone disponível para contato é mais uma idéia para aumentar os ganhos.

Divulgação de uma loja de Artigos de Camping

As estratégias de marketing podem ser traçadas pelo próprio empreendedor quando ele está por dentro do assunto ou por profissional da área. A idéia é investir numa divulgação que afete diretamente o público alvo e revele as melhores particularidades e serviços que diferenciam a loja de artigos de camping da concorrência. Independente do tipo de divulgação adotado, o baixo preço e as facilidades de pagamento devem ser encaixados como atrativos principais para quem optar por compras artigos de camping no estabelecimento. A internet é um meio barato e muito eficaz para começar a divulgação de um negócio como este.

Artigos de Camping – Concorrência

A concorrência pode ser um problema importante para qualquer negócio conseguindo muitas vezes que ele acabe indo a falência. Porém, se soubermos lidar com as armadilhas dos outros estabelecimentos em ganhar o público alvo podemos ganhar um lugar ao sol e fazer um trabalho de sucesso gerando muito lucro.

Numa loja de artigos de camping especificamente, os concorrentes mais marcantes são as lojas de departamentos e grandes supermercados, que geralmente exibem num certo canto alguns artigos para esportes, inclusive de camping. O diferencial é que a variedade na escolha de marcas e modelos dos artigos é limitada na concorrência, sendo a loja específica a mais indicada para ganhar o público mais exigente.

Para concorrer com os principais comerciantes de artigos de camping a localização do negócio é muito importante. É bom que esteja acessível ao grande público numa rua com grande quantidade de pessoas em seu horário de funcionamento, e a faixada e decoração da loja também contribuem muito para chamar mais clientes para conferirem as ofertas.

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