Máquina de Costura: Negócio Rentável

Máquina de Costura
Máquina de Costura

Há muitos anos, ser costureira era uma das profissões mais populares entre as mulheres no mercado de trabalho e para isso, ter uma máquina de costura era imprescindível.

Com a popularização do gosto pela moda, jovens de todas as idades e pessoas de vários gêneros começaram a se interessar pela costura, realizando cursos e investindo nessa carreira que por si mesma constitui uma carreira basicamente empreendedora, pois exige que os costureiros (as) estejam sempre reciclando suas técnicas de costura e pesquisando novas tendências do mundo da moda de como inovar nas roupas.

Disputadas por muitos clientes, algumas delas vêem a oportunidade de realizarem trabalhos em grande escala para o comércio têxtil ou investir no ramo de alfaiataria. Abrir uma pequena empresa nessa área pode se tornar um negócio rentável. Por isso, algumas dicas são importantes para quem pretende adquirir máquinas de costuras e seguir o rumo empreendedor.

Tipos de máquinas de costura

Em busca de máquina de costura industrial, os interessados primeiramente devem considerar quais tarefas os aparelhos são capazes de executar. É preciso também ficar atento a comodidade e manuseio, afinal serão muitas horas despedidas ali.

A máquina industrial é capaz de realizar diversos processos como costurar malharia, confecção de bainhas, aplicação de viés, costuras decorativas e outros processos de costura. O modelo industrial possui vários sistemas como: ajuste de comprimento, transmissão por correia dentada, trançador superior e inferior, reservatório de silicone, sistema automático de lubrificação, protetor de olhos, de dedos e de correia, entrada para adaptação de  aparelho aplicador de viés, galão e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Há uma grande variedade de modelos de máquina de costura industrial à venda e, para encontrar o modelo ideal, é necessário investigar todas as opções de suprimentos industriais e também as lojas virtuais.

O valor de uma máquina nova é de cerca de R$1.900 e as seminovas são mais baratas, contudo é necessário avaliar o estado de conservação antes de comprar. Além da máquina de costura industrial, o empreendedor poderá precisar de equipamentos como: máquina para overloque que realizam decoração em malha. Essas máquinas devem ser de alta precisão e custa em média R$1.100, preço de uma máquina nova.

Faça um orçamento com todos os modelos de máquinas novas e usadas, inclusive aquelas vendidas em leilões, que podem apresentar preços bem mais acessíveis. As máquinas de costura industriais leiloadas obviamente já foram utilizadas, mas podem ser uma maneira menos onerosa para a empresa, ou melhor, uma pequena-empresa começar a trabalhar.

Pesquise na Internet as opiniões e comentários de usuários sobre as marcas e modelos. Assim, é possível descobrir se determinada máquina pode apresentar defeitos ou má funcionalidade e saber das vantagens e desvantagens na sua aquisição. Ou seja, quanto mais informações, melhor.

Depois de identificar as melhores opções e oportunidades quanto ao equipamento, é necessário também se atentar aos tipos de recursos que deverão ser disponibilizados aos funcionários para que haja uma produção contínua e sem imprevistos.

A melhor máquina de costura para suas necessidades

O dilema da escolha permeia sempre a mente do comprador, mas algumas informações são importantes para não cair em uma cilada e saber identificar o equipamento que irá atender as suas necessidades.

  • Tome cuidado com máquinas de costura cheia de funções e muito incrementadas. Muitas pessoas compram produtos com funções inúteis;
  • Pesquise as marcas mais conhecidas e que apresentem menos reclamações quanto à manutenção;
  • Vá até as lojas para conhecer os produtos, mas não deixe de procurar também na Internet. Há sites que praticam preços um pouco menores que as lojas e ainda dividem o pagamento;
  • Para montar uma pequena empresa, as máquinas de costura escolhidas são aquelas que fazem overlock, galoneira e zigue-zague. Nesse caso, algumas costureiras indicam que as melhores máquinas de costura são as de marca importada.

Como lucrar com as máquinas de costura

São várias as possibilidades de abrir um negócio com o auxílio de uma máquina de costura, pois as costureiras podem trabalhar com costuras sob encomenda e personalizada costurando vestidos e roupas de vários estilos para lojas.

Outra opção é costurar roupas específicas como uniformes escolares e para empresas. Há ainda a possibilidade de se abrir uma franquia de pequenos reparos em roupas.

Dicas para o seu negócio

Para quem está pensando em comprar uma máquina de costura, seguem algumas dicas para otimizar o trabalho e diminuir custos:

– Ao costurar tecidos grossos, passe um pouco de vela no local a ser costurado; assim, o tecido deslizará melhor na máquina de costura;

– Ao costurar tecidos plásticos e eles não se rasgarem é necessário passar um pano embebido em óleo no local a ser costurado; terminada a costura é só limpar o tecido;

– Para reduzir ao máximo desperdícios, compre apenas o que for utilizar: tecidos, linhas, aviamentos e agulhas. A solução é controlar sempre o estoque e assim obter maiores lucros.

E lembre-se, hoje em dia é fundamental pesquisar antes de abrir qualquer negócio. Pesquise sobre as vantagens e desvantagens, faça cálculos e principalmente invista em conhecimento para não cometer erros.

Caso você tenha alguma dificuldade para realizar o planejamento do pequeno negócio, conheça nosso Kit “Como Abrir Um Negócio“. Ele é um guia desde a idéia até a execução e acompanhamento da futura empresa / pequeno negócio. Boa pesquisa e boa sorte!

Que tal nossas dicas para escolher uma máquina de costura? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um ateliê de reforma de roupas na minha cidade há sete anos. Gostaria de fazer alguma coisa a mais para melhorar o orçamento, quero uma ideia de vocês.

  2. Boa Tarde…
    adorei essas dicas, mas gostaria de obter mais informações a respeito das marcas,pois,estou começando agora e não tenho experiencia neste assunto.
    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA