Como Abrir Fábricas de Botinas

como abrir fabricas de botinasAs botinas sempre foram calçados utilizados por trabalhadores rurais, pois evitam acidentes como picadas de cobras, machucados e outros transtornos que podem ser evitados no momento do trabalho na lavoura ou pecuária, também são bastante úteis para evitar contaminações e com essas informações as fábricas de botinas podem encontrar uma oportunidade de realizar negócios lucrativos e se firmar no mercado.

Mercado

A demanda por botinas é crescente sendo um calçado utilizado de forma útil e por isso esse calçado funciona como um artefato a mais de trabalho.

Embora exista a necessidade por esse produto, o mercado de botinas é competitivo e a apresentação do calçado está cada vez mais aperfeiçoada com novas técnicas de produção e design.

Localização

É importante a fábrica se localizar próxima á rodovias, visando um melhor atendimento logístico.

Estar próxima aos principais fornecedores de matéria-prima e equipamentos é também estratégico para a empresa, o que diminui custos e possibilita uma melhor estratégia de vendas.

O Produto

Para fabricar botinas é utilizado o couro como matéria-prima principal, se bem que atualmente as botinas estão sendo produzidas com materiais similares que são materiais sintéticos com composição artificial e borracha.

Esses produtos possuem semelhança com o couro natural e a fabricação a partir desses materiais tem um menor custo. Veja dicas para ganhar dinheiro.

Processo de Produção

A indústria de botinas como outros setores de fabricação de calçados busca soluções para uma produção mais econômica e mais eficiente.

Uma solução para uma produção com menos custo e mais flexível utilizam-se material reciclado o que diminui o custo de produção em até 70% quando o assunto é matéria-prima.

A produção a partir de material reciclado além de ser uma alternativa para que a matéria-prima tenha um menor custo é também uma forma sustentável de se produzir.

Lembrando que o couro bovino é um material escasso.

As partes a serem produzidas das botinas são o cabedal, que é a parte superior do calçado, o forro é o revestimento utilizado para formação interna do calçado, a entressola é o solado localizado entre o cabedal e o solado, o solado, sistema de amarração, talão, palmilha e outras partes a serem montadas durante o processo de fabricação.

Os acessórios para montagem e acabamento final das botinas são: rebites, argolas, enfeites, esporas e outros acessórios que variam de acordo com o desenho.

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Etapas de Produção

A fabricação de botinas possui como etapas primárias a entrada de matéria-prima e a preparação da matéria-prima para as próximas etapas, logo depois vêm as seguintes etapas de produção:

-Pesquisa de criação e desenho do calçado, modelagem, corte, costura, montagem e acabamento.

Para produzir as botinas é necessário que o sistema de produção se organize em departamentos:

-O departamento de corte é responsável por cortar o cabedal, as palmilhas, calibrar solas, recortar partes e outras tarefas com o auxílio de máquinas.

Segue-se o departamento de costura, montagem, limpeza e expedição.

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Mão de Obra

Além dos colaboradores para realização das atividades com corte, costura, montagem e limpeza é necessário também a mão de obra para realização das tarefas de criação e desenho dos calçados.

E ainda uma equipe responsável por comprar matéria-prima, máquinas, equipamentos e a equipe responsável pelas vendas e divulgação do produto.

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Terceirização

O setor de fabricação de calçados tem a necessidade de empregar diversos colaboradores para a produção e por isso como solução para redução de custos com contratação de pessoal em alguma etapa de produção que pode ser corte, costura ou limpeza.

É necessário, portanto que a empresa administre da melhor forma possível a terceirização para que os processos sejam desenvolvidos com qualidade o que proporcionará melhoria da qualidade em todos os processos.

Uma dica é tomar cuidados necessários para que a etapa de costura seja realizada por pessoal qualificado que seja capaz de realizar uma costura com acabamento final que seja satisfatório.

A terceirização de costura dos calçados formou um setor paralelo dentro do setor calçadista chamado de bancas de costura, essas bancas costuram de forma terceirizada e de forma geral lucram de maneira clandestina sem pagar impostos, sem obrigações trabalhistas, possuem diversos trabalhadores que trabalham de forma precária com uma estrutura que não oferece condições de trabalho para realização das atividades e ainda com o risco de desenvolvimento de trabalhos escravos.

Por isso a empresa deve estar sempre atenta á terceirização.

Uma solução viável é contar com mão de obra necessária para o volume de produção e ainda terceirizar quando há um aumento no volume de produção.

Equipamentos

A produção de calçados combina ferramentas manual e máquinas para que seja alcançado o resultado final, para isso conte com os equipamentos: balancim para cortar sola, calibradora de sola, ferramenta manual para corte, máquina de coluna, máquina de chanfrar, máquina helicoidal, prensa, blaqueadeira, frezadeira, máquina de escovar e outros.

Investimentos

A fábrica de botinas deverá investir em uma estrutura com área física de até 100m² com depósito e planta industrial para formação de layout de produção.

Os outros investimentos ficarão por conta da montagem de escritório, departamento de vendas, divulgação e marketing e outros. Os investimentos fixos serão responsáveis pela estrutura e pelo aluguel do imóvel e com a compra de máquinas. Já os custos fixos serão responsáveis por salários, aluguéis, obrigações mensais como água, luz, telefone e contratos.

E os custos variáveis são gastos com compras de materiais que variam de acordo com o volume de produção, como ferramentas, colas, matéria-prima, transporte e outros.

Concorrência

As fábricas de botinas concorrem com fábricas de outros países como Taiwan, China e outros.

Empresas recentes no mercado terão a tarefa de concorrer com empresas já estabelecidas no mercado como a Zebu. Por isso é necessário que haja um estudo de mercado com pesquisas sobre novas tendências, sobre métodos de produção, preços praticados e até fornecimento.

Estratégias Para Desenvolvimento da Fábrica

Para entrar em um mercado competitivo como o mercado calçadista é necessário que a empresa esteja atenta a sua capacidade de produção e atenta aos requisitos do mercado sobre qualidade, tendências da moda para o produto e outros fatores que faz com que a fábrica conquiste uma participação de mercado.

É necessário pesquisas de mercado sobre modelos que estão sendo fabricados e que têm preferência entre os consumidores, quais os materiais utilizados nesses calçados e quais as tendências em modelos e materiais para botinas.

Para ser competitiva uma nova empresa deve, portanto investir em pesquisa e desenvolvimento de produto, para isso conte com providências que deve fazer parte da rotina da empresa:

  • Melhoramento contínuo de processos;
  • Melhoramento nas estratégias para cadeia de suprimentos que garanta o fornecimento de melhores materiais para formação do produto;
  • Melhoramento da plataforma de produção com qualificação constante de colaboradores, melhoria na estrutura e outras providências.

Gerenciamento da Marca

O gerenciamento da marca é uma tarefa que não deve ser negligenciada por qualquer tipo de empresário e requer dedicação e estratégia para que a marca se torne sólida no mercado, para isso:

-Fortaleça o relacionamento de mercado, pesquise e analise as possibilidades de cooperação dentro do setor para atividades como compras.

O importante é que a empresa encontre o meio termo entre ser participativa dentro do setor e ao mesmo tempo ser competitiva contando com uma campanha de marketing que dê bons resultados. Veja como registrar uma marca.

As botinas são consideradas equipamentos de proteção, por isso é importante fazer contato com lojas de epis para aumentar as vendas.

Cooperação Entre Empresas

A cooperação entre as fábricas de botinas tem a vantagem de diminuir custos de produção, de compras de materiais e armazenamento.

Uma fábrica de botina que tenta sobreviver sem encontrar associação e sinergia de mercado com outras empresas torna o seu desenvolvimento cada vez mais difícil, pois reduzir custos e ser competitiva no mercado requer cooperação com outras empresas.

Para as fábricas de botinas, os APL que são arranjos produtivos locais e são organizados para que empresas de um mesmo setor e que estão situados numa mesma região possa produzir com menores custos, tornando a produção local mais competitiva e como resultado maior desenvolvimento da região. Veja aqui franquias baratas de sucesso.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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