Como montar uma loja de recarga de cartuchos

Por:

Como montar uma loja de recarga de cartuchosCom a popularidade dos computadores pessoais e da queda dos preços das impressoras fez com a oferta de computadores e impressora aumentasse  em muito nos últimos anos no Brasil.  Na mesma proporção a procura por loja de recarga de cartuchos vem aumentando junto com a expansão de vendas de impressoras e computadores, há muito espaço para o empreendedor investir.

A desconfiança e a preocupação com os serviços de recargas de cartuchos diminuíram bastante desde o surgimento dessa modalidade de negócio.

Nos temas abordados em seguida será mostrada uma abordagem básica que será a base para a pesquisa contínua por parte do empreendedor que está em via de montar a sua loja de recarga de cartuchos, continue a sua pesquisa até esclarecer as suas dúvidas e ter confiança par a iniciar sua loja de recarga de cartuchos.

O MERCADO DE RECARGAS DE CARTUCHOS

Com as ofertas e facilidades na compra de impressoras computadores a cada dia mais e mais pessoas estão imprimindo, um dos clientes mais promissores são os alunos e estudantes de diferentes tipos de escolaridade.

As empresas também são clientes que fazem bastante uso de impressões e se o ramo for especificamente trabalhado com impressões então o empreendedor se conseguir obter esses clientes terá um bom ganho e rendimento no fim do mês.

Estude o mercado e descubra as oportunidades que ele oferece, há diversos serviços e produtos que podem atender necessidades específicas que são comuns e que poucos empreendedores investem ou desenvolve produtos e serviços, fique atento.

Na contramão com o aumento da utilização das lojas de recargas de cartuchos está a queda no preço das recargas de cartuchos devido a queda do preço das impressoras e aumento da concorrência.

Assim conforme o tamanho do mercado atendido, especialmente em pequenas cidades talvez seja necessário trabalhar com outros produtos e serviços paralelamente para aumentar a receita de vendas e manter os custos da loja de recargas de cartuchos.

LOCALIZAÇÃO DA LOJA DE RECARGAS DE CARTUCHOS

Um ponto bem escolhido para a sua loja de recarga de cartuchos é o passo fundamental para alavancar o seu negócio, conseguir estabelecer em um ponto onde a concorrência é pequena com facilidade de acesso e estacionamento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Para ter uma localização ideal para a sua loja de recargas de cartuchos o fundamental é pesquisar e estudar o local e verificar se têm todos os requisitos mínimos que foram planejados para o seu negócio, além do local o empreendedor deve estudar também a região e empreender estratégias para sua atuação em um determinado raio de ação.

Ao escolher o local para instalar o seu negócio considere alguns pontos, os que serão expostos a seguir são apenas alguns dos que podem ser considerados e sua empresa necessitará de igual ou maior número de requisitos para escolher, tudo depende da maneira como planejou a sua empresa, cada caso é um caso, veja a lista:

  • O preço do aluguel
  • Visibilidade do seu negócio perante a movimentação do local
  • Acesso e facilidade do local
  • Documentação do local
  • Contrato de locação
  • Aspectos da fachada do local

Vários empreendimentos simplesmente alavancaram pelo fato de estar em um ponto de venda e localização privilegiadas ou então que tenha destaque na fachada com visibilidade para o movimento de pessoas e meios de transportes do local, pense nisto com excelência.

Caso tenha dificuldade para planejar sua loja de recarga de cartuchos veja o Kit Como Abrir Um Negócio. Ele o conduzirá desde o planejamento até o acompanhamento da sua empresa após a abertura.

QUAIS EQUIPAMENTOS ESCOLHER

A quantidade e o tipo de equipamentos a ser escolhido pelo empreendedor vão depender muito da estrutura do negócio no qual fez o planejamento, os equipamentos que aqui serão comentados e listados são apenas sugestões e podem ser ou não aplicáveis a montagem da sua loja de recarga de cartucho.

O básico para a maioria das lojas é ter uma área para atendimento dos clientes que chegam para conhecer e requisitar serviços e produtos, uma área para a exposição de produtos para venda, um laboratório de recarga e uma área para a parte administrativa da empresa.

Para o laboratório de recarga será necessário um computador e uma impressora para teste de cartuchos recarregados, como os cartuchos poderão ser de diversas marcas e modelos então a existência de mais de uma impressora de marca e modelo possa ser necessário.

Veja mais alguns equipamentos que podem ser necessários na sua loja de recarga de cartuchos:

  • Balança eletrônica
  • Clamp para aplicação de vácuo
  • Espátulas
  • Máquinas de limpeza
  • Tintas de diversos tipos
  • Máquinas de recarga

O ideal é o empreendedor fazer uma lista com os possíveis equipamentos necessários e estudar a sua aplicação nos procedimentos internos, não cometa o erro de comprar o equipamento e descobrir depois que a compra foi desnecessária.

ORGANIZANDO OS PROCEDIMENTOS INTERNOS DA LOJA DE CARTUCHOS

Os procedimentos internos da sua loja de recarga de cartuchos não serão tão complexos, só será complexo em casos específicos nos quais a demanda de atendimento a recarga possam ser elevados exigindo mudanças nos procedimentos para melhoria do atendimento.

Uma dica para o empreendedor montar o seu procedimento interno dos produtos e serviços é fazer um diagrama com as operações possíveis, veja alguns dos procedimentos internos nos quais pode ser aplicada a sua empresa:

  • Procedimentos para atendimento ao cliente e vendas de produtos
  • Procedimentos para área reservada para a recarga de cartuchos como, por exemplo, laboratório de recarga
  • Procedimentos para o local para questões administrativa da empresa
  • Procedimentos para os locais para estocagem e armazenamento de produtos para venda

Crie procedimentos para o atendimento ao público e procure inovar nas questões relacionadas a este departamento, com a prática do atendimento ao público os procedimentos podem ser otimizados para gerar o máximo em questão de satisfação dos clientes.

A equipe de atendimento também deve ser treinada ou já ter conhecimentos sobre os produtos expostos em sua loja de recargas para promover uma melhor interação com as necessidades dos clientes que visitaram a loja, inovar é a palavra chave.

Para atender a demanda de serviços de recarga monte os procedimentos de modo a garantir o prazo, qualidade e preços atraentes. Quanto melhor for o serviço praticado maior a chance do cliente retornar a sua loja e até recomenda os seus serviços para parceiros e amigos.

O seu negócio poderá ter diversas possibilidades para montar os procedimentos para a produtividade da loja, tudo vai depender de suas necessidades e sua criatividade para criar.

INVESTIMENTOS PARA MONTAR A LOJA DE CARTUCHOS

O valor do investimento inicial para montar uma loja de cartuchos vai variar de acordo com o tamanho da empresa e mix de produtos e serviços.

Para chegar ao valor do investimento inicial será preciso fazer um plano de negócios contemplando máquinas, equipamentos, capital de giro, dentre outros. Uma mesmo tipo de negócios apresenta valores diferentes de investimento inicial.

Caso você tenha alguma dificuldade na realização do planejamento financeiro veja o kit Como Abrir Um Negócio que conta inclusive com planilhas para cálculos automatizados de viabilidade.

HABILIDADES NO ATO DE EMPREENDER

Para lidar com os desafios de uma loja de recarga de cartuchos o empreendedor precisará ser inteligente e colocar em práticas qualidades psicológicas necessárias para determinadas situações, como reduzir o estresse e trabalhar sempre com motivação.

Veja algumas qualidades e habilidades que podem ser de grande valia:

  • Ter habilidade de comunicação e com isso obter uma melhor persuasão
  • Promover mudanças eventuais e demonstrar sua importância
  • Ser objetivo e respeitar as metas estipuladas
  • Lidar com questões negativas e ver oportunidades para objetivos positivos
  • Sempre estar motivado independente da situação
  • Ter uma psicologia de sucesso e habilidade para aplicar ela no cotidiano

As habilidades de um empreendedor de sucesso têm sido tema de muitos estudos e discussões por especialistas, há uma gama de artigos e estudos que podem ser úteis para a aplicação no cotidiano de sua empresa.

Os empreendedores que mais tiveram sucessos foram aqueles que não temiam os desafios e possuíam habilidades para superar eles e tirar uma experiência e conhecimento úteis para a empresa.

E você está pensando em montar uma loja de recarga de cartuchos? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



27 comentários sobre “Como montar uma loja de recarga de cartuchos
  1. Guilherme disse:

    Tenho uma loja de recargas de cartuchos, mas estou com dificuldades para manter a loja, inclusive com o risco de fechar, como poderiam me ajudar?

    • Novo Negocio disse:

      Guilherme;

      Sua empresa era lucrativa antes e passou a não ser mais? Desde quando? Aumentarão os concorrêntes na sua região? O preço das recargas diminuiram?

      É apenas minha opinião pessoal, seria preciso avaliar melhor as causas de que a empresa não está dando lucro.

      O que eu acredito que possa estar acontecendo é que o volume de recargas e baixo preço por unidade possam gerar uma receita mensal que não comporte os custos da loja de recarga de cartuchos.

      Assim a solução seria aumentar a receita de vendas de produtos e serviços.
      Acredito que para funcionar um negócio de recargas de cartuchos seria preciso agregar outros produtos e serviços, de preferência no mesmo segmento, como por exemplo:
      - Manutenção de computadores;
      - Manutenção de impressoras;
      - Lan house;
      - Venda de produtos de papelaria;

      Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Vinicius

      • Marco Antonio disse:

        Tive uma loja de recarga de cartucho e toner em Itanhaém. A principio, estavamos caminhando e crescendo, mas a concorrência com as “seringas” e os que carregavam o toner “meia-boca” me derrubaram. Utilizava máquinário (Paraí) e não poderia cobrar o mesmo valor que uma “seringa”, mas tive que fechar, pois ao dever 2 aluguéis resolvi parar.

  2. everaldo souza de aragao disse:

    adorei a maquinas de recarga de cartuchos e gostaria de saber o valor desta maquina

  3. Nelmar pereira mota disse:

    gostei muito desse negócio , como está tratando de mudança de vida e rumo de profissão , uma idéia boa montar o próprio negócio , mas quero saber
    qual o valor dessa máquina de recarregar cartucho

  4. adriane disse:

    OLÁ….TENHO UMA LOJA DE CARTUCHOS E TONER, tanto originais, compatíveis e remanos, porém só cartuchos remanos.
    Trabalhar nesse ramo é muito bom, tendo em vista que a recarga do cartuchos é feita só em na máquina…..estamos indo muito bem….estamos ampliando a loja com materiais escritórios…

    • Cairo disse:

      Boa noite, Adriane será que vc poderia me ajudar, estou com ideia de montar uma loja de recarga de cartuchos e tonners, e vendas de insumos novos, poderia me fornecer marca de máquinas de recarga que vc ja conhece e funciona sem danificar cartuchos, aguardo retorno e obrigado,se puder me passar telefone de fornecedores de insumos agradeço muito, pois estou começando.

  5. arnaldo disse:

    Olá, bom dia, meu caro.
    Estou pensando em abrir meu negócio, porém já trabalho no ramo de recarga há 6 anos, mas nunca formalizei. Trabalho em domicílio, já tenho bastante cliente, mas não o suficiente para abrir uma loja. Gostaria que vc me desse uma instrução. Fico muito grato pela sua colaboração. Aguardo sua resposta.

    obs: acho que estou precisando ficar um pouco administrando o negócio e colocar um funcionário, acha que vou lucrar mais?

  6. Miguel disse:

    Boa noite, comprei uma máquina de recarga e já fiz uma recarga, estou aprendendo trabalhar utilizando o cartucho dos amigos, hehe, mas até agora não vi mistério, mas acho que não dá para abrir uma loja agora, apesar que de no bairro não ter concorrência nenhuma, posso fazer 10 reais a recarga preto e colorido? Eu lucro? Acho que vou panfletar ou colar anuncios! Dá certo?

  7. Jhony Henrique disse:

    Boa tarde! Estou querendo abrir uma pequena empresa de carreghar cartucho e toner, quanto gastaria para comprar os equipamentos.
    Alguem pode me informar por favor? Grato.

  8. Josinei Viana Rinaldi disse:

    Olá Adriane,estou pra começar nesse ramo de recargas de cartuchos e toners,eu gostaria de saber se quando vc começou,vc teve que investir muita grana,se realmente as pessoas procuram este tipo de serviço,e se vc chegou a fazer algum curso profissional nessa area? Gostaria, se possível, que pudesse manter este contato, caso não haja problema para vc, me passe seu email. Obrigado.

  9. Rodrigo disse:

    Trabalho com cartuchos há 12 anos, recarga 7 anos…no começo era muito bom pois os cartuchos eram caros etc…hoje em dia cartuchos originais estão baratos, ou seja para se manter o melhor a fazer é ter mais produtos, acessorios de informatica alguma coisa de papelaria..e sem contar na concorrencia desleal…mas vamos seguir em frente nesse barco, diminuindo os gastos e aumentando produtos.

  10. Jose de Jesus Ferreira de Castro disse:

    Bom dia, estou decidido a comprar uma maquina de recarga de cartucho, a princípio para meu uso, mas a ideia e logo começar a ganhar algum dinheiro com esse trabalho. Pretendo começar em casa mesmo e depois quem sabe até abrir uma loja. O que mais preciso saber? me ajudem por favor. Aqui na minha cidade, só conheço um local que presta esse serviço. Jose de Jesus.

  11. Kysi disse:

    Estou querendo trabalhar nesse ramo também, mas quero tanto conversar com quem já está… Gostaria de conversar com vc Adriane, como posso te achar? Se alguém está nesse ramo e está bem entre em contato comigo.
    Agradeço.

  12. Marcio disse:

    estou ampliando minha loja estou num local 32m²
    pq coloquei material de escritorio e fiquei sem espaço aluguei uma loja que fica ao meu lado q é maio q minha loja tem 60m² só que estou sem capital em mão tenho que colocar o meu estoque em liquidação para arrumar um capital ou oq faço

  13. Maike Vidal de Mello disse:

    Trabalho no ramo já faz 4 anos..sendo 2 anos trabalhando como empregado, e 2 anos na minha propria empresa… o mercado está em alta… mas aviso… para se manter nesse mercado é preciso de ter sabedoria para assumir a empresa de frente, nunca deixando na mão de um funcionario…
    e sempre agregar outros tipos de serviços na empresa…

  14. diego disse:

    oie to querendo montar uma loja de recarda de cartuchos e toners e queria saber se quanto + ou –
    eu iria gastar ?
    mt obrigadoo

  15. Monique Guedes disse:

    Olá!Para abrir uma loja vc precisa ter os modelos básicos de cartuchos e toners.Os compatíveis são o de melhor lucratividade por ter um valor de compra baixo e valor alto de revenda, e qualidade similar ao original. Outra dica é a rematufatura dos cartuchos.

  16. antonio disse:

    eu gastei 3000 com os equipamentos incluindo tintas, e mais 4000 numa moto para busca os cartuchos, tudo isso para começa o negocio

  17. rocha disse:

    Como faço pra montar u,a loja de recarga

  18. Luciano disse:

    Tenho uma loja de reciclagem de Cartuchos e toners ,eu ja trabalhava em casa e resolvi abrir a loja que ja tem um mes e meio de funcionamento.Para quem tiver interesse é um ramo muito bom mas requer um certo valor de investimento e um capital de giro para manter a empresa até que ela comece a dar lucro;vai uma dica pra vc que quer se tornar especializado em reciclagem e ter qualidade garantida vc tem que ter impressora para teste de todos os modelos que vc for reciclar pois uma recarga pode ser simples mas é uma caixinha de surpresas.

  19. greice disse:

    Olá, eu gostaria de abrir uma loja de recarga de cartuchos e queria saber se e uma boa idéia abrir em um shopping, é o primeiro shopping grande na minha cidade, o shopping vi ter mais de 150 lojas?

  20. Huxlei Roberto disse:

    Estou desempregado e pensando em comprar uma maquina para recarregar cartuchos e inicialmente trabalhar em casa com os filhos recarregando e eu pegando e entregando os cartuchos. Ha necessidade de se fazer estoque de cartuchos vazios para te-los à mão quando o cliente solciitar um determinado produto?
    Onde comprar e qual a ideia de custos?
    Huxlei

  21. Vinicius Cirne disse:

    Olá meus amigos… Boa Noite.
    Eu tenho uma loja online de produtos gráficos e estou pensando em trabalhar com cartuchos já trabalho fazendo recarga em casa.

    quero colocar cartucho para vender no site…
    Alguém Conhece alguma distribuidora de cartucho que possa me indicar, para mim comprar em atacado??

    Se conhecer me indiquem por favor…
    Vou deixar meu e-mail e site!

    caso precisem de produtos Gráficos para divulgação de seus produtos e comércio….

  22. Flávio disse:

    Gostaria de saber onde eu acho uma consultoria na parte de recarga de cartuchos

    grato

  23. Sarah disse:

    Tenho uma empresa de prestação de serviços na áerea de informática, estamos pensando na possibilidade de trabalharmos com a recarga de toner e cartucho também, já que moramos numa cidade pequena e na região não tem esse serviço.
    Qual a máquina que você indica pra quem está começando?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)