Como Abrir Empresa de Rochas Ornamentais

Como Abrir Empresa de Rochas Ornamentais
Como Abrir Empresa de Rochas Ornamentais

Presente nos edifícios, residências, casas de festas, monumentos e até mesmo em cemitérios, as rochas ornamentais deixam os ambientes com uma aparência bem melhor, um tanto quanto diferente se comparado a outros que não as têm. Além disso, o solo brasileiro é muito rico em extração desse tipo de material, sendo então mais um motivo a favor daqueles que pretendem abrir um negócio nesse ramo. Saiba então como montar uma empresa de rochas ornamentais.

Mercado de rochas ornamentais

O empreendedor que tem vontade de investir em uma empresa de rochas ornamentais deve seguir em frente porque as estatísticas são muito positivas nesse setor. De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de rochas ornamentais no mundo, garantindo sua fatia em 5% da produção de blocos de mármores e granitos. Além disso, também está se colocando cada vez mais como exportador, ocupando 6% do volume no mundo, e a matéria-prima bruta corresponde a 80% de suas exportações.

O Brasil conta com uma produção de variedades de rochas ornamentais vindas de 1.300 jazidas. Desse jeito, são US$ 2,1 bilhões movimentados por ano, já contando com o  mercado interno, externo, compra de equipamentos, insumos e outros. De tudo o que é produzido no Brasil, a estimativa é que 81% seja usado em edificações, principalmente em pisos, revestimentos, decoração e móveis.

Atualmente, são 300 empresas mineradoras registradas e 25 de beneficiamento de blocos de mármore e granito. Há 6.500 marmorarias que tratam do acabamento e ainda existem 500 empresas que atuam com exportação. A mão de obra empregada é de cerca de 105 mil empregados diretos e aproximadamente 10 mil empresas na área de rochas ornamentais.

Rochas ornamentais brasileiras

De acordo com a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), existem hoje 240 tipos de rochas no catálogo brasileiro. É possível saber onde há a exploração delas, a composição de todas e demais informações junto a tal entidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As rochas ornamentais são divididas em cinco grandes grupos, de acordo com os tipos e revestimento delas: silicáticas (granito), carbonáticas (mármore e calcário), silicosas (quartzitos), síltico-argilosas (ardósias) e ultramáficas (serpentinitos, Pedra Sabão e Pedra Talco).

Clientes de uma loja de rochas ornamentais

Os clientes de uma loja de rochas ornamentais são basicamente a indústria de construção civil e ainda os setores de arte funerária, construção de monumentos, arte e ornamentação. Portanto, a maior parte da clientela são outras empresas que estão no mercado em busca dos melhores preços e produtos, inclusive do exterior.

Como tornar a empresa de rochas ornamentais

Uma empresa de rochas ornamentais trabalha na sua maior parte como fornecedora de material para outras grandes empresas. Desse jeito, a publicidade deve ser focada para esse público, caso seja esse o objetivo do empreendedor. Caso contrário, se a proposta for atingir os clientes domésticos, então a propaganda será outra.

É importante ter no planejamento do negócio quem é o cliente e todo o perfil dele, pois a partir desses dados é que será possível delinear um projeto de comunicação para poder persuadi-lo.

Como é um negócio que, muitas vezes, está voltado para a exportação, é importante elaborar um site bastante simples, porém esclarecedor e com a possibilidade de estar em duas línguas: língua portuguesa e inglesa. Isso porque pode haver clientes fora do Brasil e mostrar os dados por meio da internet com a mesma língua de estrangeiros, fica mais fácil estabelecer uma comunicação eficiente.

O site deve ter uma arquitetura de tal maneira que os usuários possam encontrar as informações em, no máximo, três cliques. Muitas empresas perdem clientes porque simplesmente não conseguem organizar tudo aquilo que eles devem saber e não sabem ainda usar fotos com tamanhos adequados, fontes com leitura difícil e artigos perdidos em meio a seções difíceis de serem encontradas.

Dicas de negócio para rochas ornamentais

Para entrar nesse mercado de rochas ornamentais, que é bem promissor, conforme já conferido pelas pesquisas realizadas pelo Sebrae, o empreendedor deve estar bem atualizado, com os dados em mãos sobre tudo o que envolve esse tipo de negócio para que as chances de erro na abertura da empresa sejam as menores possíveis. Feiras, palestras e eventos em geral devem ser frequentadas para o dono do negócio estar sintonizado com o que há mais de novo.

Ler revistas sobre o tema e pesquisar em entidades do setor também são fontes riquíssimas de conhecimento para aqueles que estão iniciando. Uma dica para isso é procurar a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), por exemplo. Ela é uma entidade que reúne os principais dados sobre rochas ornamentais.

Existem diversos sindicatos e associações onde o empreendedor pode obter mais informações sobre a sua ideia de abrir um negócio no ramo de rochas ornamentais. Atualmente, são 12 sindicatos distribuídos por Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e uma associação no Espírito Santo.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a ideia de criação de coelhos, gostaria de saber mais detalhes ou se vcs fornecem curso de toda a estrutura de criação até as vendas dos mesmos. Agradeço, desde já.

DEIXE UMA RESPOSTA