Como Montar um Bar

Como Montar um Bar
Veja como montar um bar e ser bem sucedido no setor.

Antes até mesmo de descobrir como montar um bar você precisa saber se realmente este tipo de negócio é para você. Você deve se perguntar se você é realmente o tipo de pessoa que quer possuir e gerir um bar.

Claro que você não cuidará do bar sozinho, para gerir um bar você contará uma equipe para ajudá-lo, além de um gerente de confiança. Mas isto não quer dizer que você não terá que estar presente no negócio. Montar um bar exige dedicação e comprometimento com o negócio. Se você é o tipo de pessoa que prefere lidar com papéis em um escritório, trabalhando na maioria das vezes sozinho, montar um bar definitivamente não é para você.

Você precisará conversar com as pessoas no bar, passar de mesa em mesa, nem que seja para dizer “olá” e verificar se está tudo ok. Se você não é muito bom em relacionamentos isto pode ser um grande problema e definitivamente montar um bar não é para você.

Outro aspecto a se pensar antes de montar um bar é o compromisso de tempo e horário de funcionamento do bar. Se você tem família, isso pode afetar drasticamente suas relações familiares, então é preciso discutir com esposa e filhos a fim de verificar de eles te apoiam e entenderão seus horários e dedicação.

Algumas vezes você terá que abrir o bar e ficar lá até 3 ou 4 horas da manhã, isto é muito trabalho, sacrifício pessoal e das relações familiares. Assim você pode montar o bar e depois perceber que o negócio não se enquadra no seu estilo de vida.

Veja outras opções de negócios:

Mas, se observando isso você achar que o bar é o negócio certo para você, ótimo, chegou no conteúdo que faltava. Vamos ensinar tudo que precisa saber com esse passo a passo de como montar um bar e informações importantes do negócio, como é o caso da margem de lucro do bar, custos, entre outros. Confira!

Mercado de Bar no Brasil

O mercado de bares no Brasil é um dos segmentos que se mantem em pleno crescimento regular, em média, 10% ao ano. Isso acontece principalmente porque é comum o hábito de se reunir em bares, comer um “lanche” e beber com os amigos.

Outro ponto interessante é que os bares raramente dividem seu público com os restaurantes, já que o público alvo é diferente.

Nos restaurantes o objetivo tende a ser algo mais reservado e uma boa comida, já nos bares, é encontrar amigos e algo rápido para comer, petiscos por exemplo.

Segundo a ABRASEL (Associação de Brasileira de Bares e Restaurantes), o mercado de bares abre excelentes oportunidades para empresários. Vale lembrar, desde que o bar seja bem definido e se tenha um bom planejamento estratégico, é sim possível obter um grande sucesso no setor alimentício.

Já no PIB brasileiro, o setor de alimentação representa 2,7% e compreende em média a 31% da renda do brasileiro (gastos).

Estudo de Viabilidade e Plano de Negócios do Bar

Montar um bar bem sucedido inicia pela análise de viabilidade e o plano de negócios, sem isso, é 90% de chances de falir nos primeiros 6 meses a 1 ano.

O estudo de viabilidade trará a informação se é ou não possível atingir o sucesso com um bar na sua cidade, observando fatores como: público alvo, custos, investimento, concorrência, produto, precificação, entre outros fatores.

Após realizar a análise de viabilidade, o empresário deve focar seus esforços em um plano de negócio. Aqui no site Novo Negócio temos um conteúdo somente sobre plano de negócios, você pode gostar.

Veja, a análise de viabilidade e o plano de negócios serão responsáveis por responder suas dúvidas quanto:

  1. O negócio é viável na minha cidade ou região?
  2. Quanto realmente poderei ganhar?
  3. Precificação do produto, está correta?
  4. O negócio atende as expectativas de ganho?
  5. Qual é o investimento real para a abertura do bar?

Também, através desse planejamento você pode deixar de investir um dinheiro em um negócio que não dará certo ou, descobrir que realmente tem potencial de ganhar o quanto almeja. Por isso, sugiro se dedicar, e muito, nesses tópicos.

Caso precise de ajuda, acesse aqui!

Tipos de Bar

Ao pensar em como montar um bar é preciso decidir qual é o tipo de estabelecimento que deseja. Por exemplo, um bar pequeno, um pub, um bar luxuoso, um bar simples estilo boteco, entre outros.

Hoje, muitas pessoas buscam criar bares específicos e dentro de pequenos nichos, com isso, é mais fácil se tornar conhecido, contudo, o público alvo é menor, consequentemente, os ganhos tendem a ser limitados.

Exemplos de bares de nicho são:

  • Boteco de Bairro;
  • Bar de espetinho;
  • Bar gourmet;
  • Bar de luxo;
  • Bar temático;
  • Bar de narguilé;
  • Entre outros;

Agora, você pode optar por montar um bar que abranja uma maior quantidade de público alvo e, ao mesmo tempo, segmentar através de um “tipo/temática”. Por exemplo, um Pub. É um tipo de bar, mas consegue atingir um grande público alvo.

Focar em construir um bar com identidade é a melhor solução para obter clientela, lembre-se disso.

Temática ao Montar um Bar

A temática de um bar pode tornar o ambiente aconchegante e ser considerada, inclusive, um diferencial competitivo.

Vale lembrar, temática é diferente de tipo de bar. Quando falamos em temática é o estilo, decoração, e não o estabelecimento (foco de público alvo).

Além disso, a temática pode ser alterada facilmente. Um exemplo pode ser uma temática focada no dia de Saint’ Valentine e, duas semanas depois, uma temática da “noite do rock”.

Em alguns casos, empresários optam por utilizar a temática como identidade do bar, é o caso de um pub com música country, aqui o ambiente e temática é preparado para trazer a sensação de estar em um verdadeiro pub antigo.

Escolha a temática com muita calma, principalmente com foco no que seu público alvo prefere. Para isso, levante informações dos clientes e ao mesmo tempo considere as seguintes informações do seu público:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Interesses;

Agora você já pode começar a pensar em um bar temático.

O que vender no Bar: Cardápio

O que vender em um bar é com certeza algo que todos se perguntam. Afinal, o que dá dinheiro? Um negócio lucrativo precisa unir boa comida, bebida e ao mesmo tempo, alta lucratividade, correto?

Primeiro, compreenda, o que realmente traz lucratividade é a comida (70%), a bebida por sua vez tende a ser responsável por até 30% do lucro total. Ou seja, a bebida é uma forma de chamariz e não o lucro principal, mesmo que vendida em grande quantidade.

Em algumas bebidas específicas se consegue bons lucros, é o caso do destilado, mas cerveja e chopp, raramente será o seu verdadeiro lucro.

Então, vamos ao que vender no bar?

Bebidas

Um bar precisa de bebidas, concorda? Raramente você conseguirá montar um bar sem as bebidas tradicionais como cervejas e chopp.

Como já destacamos, as bebidas “comuns” e que necessitam serem adquiridas, como é o caso de cerveja, tendem a dar pouco lucro. Então, o que fazer?

Uma boa ideia é tornar o custo da cerveja mais acessível, ou seja, barato, desde que o ambiente do seu bar não atraia apenas interessados em tomar cerveja e ir embora (cuidado com o público alvo). Isso pode fazer com que amigos e casais procurem o seu bar e, juntamente com o bom preço da bebida, comprem os lanches e comida (lucro).

Então, abaixo, uma relação das principais bebidas para quem montar um bar:

  • Cerveja;
  • Martini;
  • Vinhos;
  • Wiskys;
  • Drinks diversos;
  • Caipiras (mais de um sabor), é muito pedido;
  • Refrigerantes;
  • Sucos, inclusive naturais;
  • Água com e sem gás;

Essas costumam ser as bebidas com mais pedidos em bares.

Petiscos

Os petiscos são ótimas fontes de lucros para os donos de bar, por quê? Justamente por serem pequenas porções, rápidas de preparar e normalmente baratas.

Esses petiscos ou são adquiridos como forma de “enganar” a fome antes do prato principal, a refeição, ou para degustar algo enquanto bebe.

Dentre os petiscos mais pedidos estão:

  • Ovinhos em conserva;
  • Prato de salada;
  • Tábua de frios;
  • Porção de batata frita;
  • Porção de polenta frita;
  • Porção de queijos;
  • Bolinhos com diversos sabores;
  • Coxinha de franga frita;
  • Camarão empanado;
  • Porção de azeitonas;
  • Porção de peixe frito;

Refeições e Lanches

As refeições e lanches precisam ser escolhidas cuidadosamente, observando o público alvo do bar e claro, a sua especialidade culinária.

Alguns lanches são “padrões”, ou seja, quase todos os bares possuem, são eles:

  • Xis;
  • Cachorro quente;
  • Prensado;
  • Tábua de carnes e frios;
  • Torradas;
  • Sanduíches;
  • Pastéis;
  • La minuta;
  • Entre outros;

Agora, lembre-se, você deve explorar as suas especialidades, criar refeições para serem o “carro chefe” e destaque do seu bar. Manter-se nas “mesmices” de todos os empreendimentos alimentícios será o fim de um negócio que poderia ser próspero.

Veja também como montar um buffet.

Como escolher a Localização de um Bar

Após definido o cardápio, público alvo e se montar um bar se enquadra nas suas perspectivas e limitações pessoais e familiares é hora de definir a localização. Neste ramo de negócio estar próximo a concorrência pode ser uma boa opção. Freqüentemente, em grandes cidades existem regiões apenas com bares e estar no meio deles pode ser um fator de sucesso.

Isto não significa que você não pode montar um bar afastado da concorrência e obter sucesso. Avalie a vizinhança, fluxo de veículos, fluxo de pessoas, hábitos dos clientes, capacidade de estacionamento e segurança dos possíveis locais para fazer a melhor escolha.

De forma prática, para escolher uma boa localização observe os pontos abaixo:

  • Público alvo: é importante não apenas o público de pessoas, mas sim aquelas que irão comprar seu produto. Por exemplo, um local em que frequentem pessoas com pressa, em busca de lanche rápido, raramente será uma boa localização para um restaurante ou venda de sushi.
  • Fluxo de pessoas: busque por um local movimentado com seu público alvo, criar uma reputação para o bar ao ponto de fazer com que os clientes frequentem é realmente difícil. É mais comum conseguir clientes quando os mesmos já transitam próximo.
  • Facilidade de acesso: lugar para estacionar é importante, hoje, poucas pessoas se deslocam sem um veículo ou moto.
  • Segurança: com a violência cada vez maior, bares com poucos casos de violência, rua iluminada e seguros, costumam ser as opções mais buscadas.
  • Custo: a localização ideal tem de unir boa capacidade de conquistar o cliente x custo. Evite uma localização que comprometa mais de 20% do valor que você estipulou em seu plano de negócios para gastar com a locação do ponto comercial.

Investimento Inicial e custos para montar um bar

O investimento inicial para montar um bar é todo o capital até a sua abertura, como é o caso da reforma do ponto comercial, aquisição de equipamentos, estoque inicial, entre outros. Já os custos se referem aos valores desembolsados mensalmente para continuar com o bar em plena operação.

O investimento para abertura varia entre X e Y. Abaixo, separei as informações de forma detalhada, lembrando, trata-se de um bar de tamanho médio:

  • Equipamentos para bar: em média, o valor gasto com equipamentos para o bar é de R$ 19.000,00 a R$ 23.000,00, dependendo, é claro, do tipo de comida que será preparada.
  • Móveis: os móveis necessários como balcões, cadeiras, mesas, bancadas, etc, variam entre R$ 11.000,00 e R$ 15.000,00.
  • Reforma: a reforma do ponto comercial, pintura e pequenos reparos variam entre R$ 2.000,00 e R$ 6.000,00. Normalmente são poucos afazeres.
  • Divulgação: em média o valor gasto é de R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00.
  • Estoque inicial: varia significativamente de acordo com o seu cardápio, pode-se pensar em uma média de R$ 2.000,00.
  • Custos com abertura de empresa: aproximadamente R$ 800,00.
  • Custos extras: R$ 1.100,00 e R$ 1.600,00.
  • Capital de giro: R$ 8.000,00.

Assim, estima-se que o investimento inicial para montar um bar pequeno/médio varie entre R$ 39.200,00 reais a R$ 58.400,00 reais.

Já o custo fixo mensal de um bar com 4 a 6 funcionários é de aproximadamente R$ 16.000,00 reais, pensando-se em um aluguel mensal de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 reais, e salários entre R$ 1.400,00 a R$ 2.000,00 reais.

Equipamentos e móveis do Bar

Comprar os equipamentos e móveis certos ao montar um bar é fundamental para preparar os lanches com qualidade e agilidade, além de proporcionar o conforto ao cliente que, muitas vezes, precisa aguardar um tempo que não deseja até ficar pronta a sua comida. Mas, o que você precisa ter sem falta em um bar? Confira:

Equipamentos necessários para montar um bar

  • Geladeira vertical para gelar cerveja;
  • Câmara fria para gelar bebidas (é preferível, não obrigatório);
  • Estufa para salgados;
  • Splits de acordo com o ambiente para refrigerar;
  • Freezer;
  • Fogão industrial;
  • Chapa para lanches a gás;
  • Fritadeiras elétricas;
  • Exaustor;
  • Balcão resfriado;
  • Aparelho de som e televisor;
  • Computador (sistema de gestão);
  • Utensílios (panelas, espremedor de fruta, pinça, entre outros);
  • Liquidificador industrial;
  • Chapa bifeteira;
  • Extrator de suco;
  • Chopeira;
  • Máquina de pagamento em cartão;
  • Impressora de cupom fiscal;
  • Roteador para internet;

Móveis para Bar

  • Balcões de exposição;
  • Expositores;
  • Mesas, cadeiras e guarda-sóis se ao ar livre;
  • Quadros e enfeites;
  • Banquetas para o balcão;
  • Prateleiras;
  • Caixa para armazenamento de dinheiro;

Margem de Lucro do Bar: Quanto vou ganhar?

É inviável descrever uma margem de lucro de um bar, justamente porque depende de dezenas de fatores, inclusive características peculiares, como a comida oferecida e referido custo. Mas acalme-se, podemos trazer estimativas de ganhos, que, provavelmente, é o que você busca saber.

Lembre-se, os ganhos podem variar.

Estima-se que um lanche apresente uma lucratividade média de 110%, enquanto as bebidas, em torno de 60%.

Um bar de médio porte, com 4 a 6 funcionários e bem localizado, com movimento e fluxo de pessoas pode faturar bruto em média R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00 ao mês. Agora, é preciso pensar nas despesas como: luz, água, internet, funcionários, alimentos, impostos, aluguel, entre outros.

Assim, o lucro líquido de um bar, após pagar todas as despesas, varia entre R$ 8.000,00 e R$ 16.000,00. Esta é uma estimativa observando a maior parte dos bares, mas claro, existem exceções que extrapolam, e muito, estes valores.

Equipe de Funcionários

É inviável pensar em como montar um bar sem passar pela contratação de funcionários, e acredite, eles são muito importantes, principalmente o seu cozinheiro.

Ao montar um bar, no início, 4 funcionários são suficientes, mas isso é apenas no início, a medida que o público aumenta você precisa contratar.

Você vai precisar:

  1. Caixa (pode ser o proprietário);
  2. Cozinheiro;
  3. Barman (em alguns casos, o próprio atendente no início);
  4. Garçom;
  5. Auxiliar de limpeza;

Assim que o negócio começar a ganhar proporção e público, será preciso contratar mais 1 garçom e 1 cozinheiro ou auxiliar, caso contrário, seus clientes esperarão muito pelo lanche e com isso, provavelmente deixarão de frequentar o seu bar. Cuidado!

Como montar um bar: Legislação e Alvará

Para montar um bar é preciso seguir uma série de processos e obter algumas licenças de funcionamento. No Brasil, a burocracia para abrir uma empresa pode aborrecer empresários, então, tenha paciência.

Vale lembrar, contratar um contador é a melhor opção, o custo é acessível e o valor, quando comparado as orientações, tempo gasto e aborrecimentos, compensa, e muito.

Abaixo estão os passos a serem seguidos para montar um bar:

  1. Descobrir o enquadramento social e fiscal da empresa. O ideal é entrar como MEI, mas dificilmente conseguirá, já que o bar tende a ter um faturamento superior ao permitido (R$ 60.000,00 anual).
  2. Escolha o nome e faça o contrato social.
  3. Na junta comercial, faça o registro. Será necessário deixar o contrato social (1 via).
  4. Faça o pedido de CNPJ na Receita Federal.
  5. Faça o registro na Secretaria da Fazenda.
  6. Faça a inscrição na Secretaria Estadual para fazer o reconhecimento de impostos.
  7. Providencie o enquadramento patronal sindical para poder registrar os funcionários.
  8. Protocole o pedido de alvará de funcionamento no Corpo de Bombeiros (sugiro fazer antes de pedir o alvará na prefeitura, porque na Prefeitura irão solicitar o alvará dos bombeiros).
  9. Faça o pedido de alvará de funcionamento na Prefeitura, bem como de Vigilância Sanitária.
  10. Caso tenha música no seu bar (o que é bem provável), será preciso solicitar uma Licença Ambiental no órgão competente, como é o caso da FEPAM no RS.

Feito isso, aguarde o processo de vistoria no seu estabelecimento.

Para conseguir aprovar o alvará de vigilância sanitária é preciso utilizar inox em “tudo”, normalmente os fiscais complicam com isso.

Caso seu objetivo seja abrir um MEI, veja o conteúdo sobre como ser um Micro Empreendedor Individual.

Como divulgar um bar

Um erro comum ao pensar na divulgação de um bar é acreditar que isso deve ser feito apenas no lançamento, pelo contrário, a periodicidade garante que o negócio se mantenha bem sucedido e repleto de clientes.

Divulgação de inauguração e lançamento do bar

No lançamento é quando se investe mais na divulgação, o objetivo é fazer com que o bar abra as portas e já consiga atingir um bom faturamento.

Atualmente, os melhores meios de fazer a publicidade de lançamento de um bar são:

  • Panfletagem: ainda traz bons resultados, além de ser barata e atingir o público local, o qual pode vir a se tornar clientes frequentes.
  • Redes sociais: fazer anúncios no Facebook é uma ótima maneira de divulgar a abertura do bar, principalmente pelo excelente custo x benefício (poucos reais) e pelo fato de poder segmentar por interesses quem visualizará o anúncio.
  • Carro de som: ainda é um dos meios de publicidade com maior taxa de retorno, já que atinge um grande número de pessoas em poucas horas de divulgação.

Além disso, lembre-se de enfeitar o seu bar para o lançamento e fazer algumas promoções, isso pode melhorar ainda mais a visibilidade e tornar o lançamento um verdadeiro sucesso.

Divulgação periódica do bar

Seu bar é um sucesso? Então não se descuide.

Mantenha um percentual do faturamento em divulgação, isso auxilia na mantença da clientela e evita quedas nos lucros.

Nessa etapa, você pode manter apenas a divulgação nas redes sociais, costuma ser suficiente. O restante dos meios são boas opções quando for um evento ou o bar possuir um atrativo especial que deseja evidenciar.

Agora que já sabe como montar um bar, o que acha de tirar a sua ideia do papel e começar a ganhar dinheiro? Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

24 COMENTÁRIOS

  1. foi muito imteressante e aproveitoso tenho um bar em um local muito frequentado por pessoas que chegam pela primeira ves e retornam sempre que pode, pois temos um tratamento diferenciado e um boa e recomendada lista de tiragosto na qual quem experimenta uma vez sempre indica para os colegas é o caso de um cliente do rio de janeiro atraves dele ganhei varios cliente inclusive sua filha e seu esposo. bar do cobra, na gloria, vila velha-es. estamos rodeado de bares e o meu esta sempre lotado é pois la encontra o melhor torresmo da cidade e o povo sabe disto eles são fieis. valeuuuuuuuu.

    • Olá, adorei sua resposta e queria uma ajuda sua. Bom, fui promovido a gerente em um barzinho da cidade e eu queria trazer mais clientela para o estabelecimento, será que você teria uma ideia que eu possa aplicar no estabelecimento?
      Grato pela ajuda.

  2. Não gostei. Tudo isso eu já sabia, o que eu não sei por completo, quais seriam os equipamentos, instrumentos, utensílios básicos para se montar um bar.

  3. Gostei foram muito proveitosas as suas orientações sobre gerir um bom negocio. São ideias produtivas e alavancadora.
    um sucesso!

    • Prezada Maihara!
      A falta de grana pode ser um fator negativo e determinante para o sucesso do seu negócio. O ideal é buscar investidores (pessoas que que estão interessadas apenas em investir, ser sócio e futuramente vender e ganhar um bom percentual na REFERIDA VENDA). Existem muitos investidores. Outra forma é vc inicialmente planejar ou preparar o seu PUB através de um Plano de Negócios. Existem faculdades que no último semestre os formandos são obrigados a apresentar na Banca os referidos Planos de Negócios. Você poderá verificar estes planos e encontrar muitos bares, Pub ali presentes. Nestes planos de negócios estarão o público definido, faixa etária, renda dos possíveis clientes, bairro é muito importante, visão, missão, parte de marketing, concorrentes, parceiros, colaboradores, estrutura do PUB, parte financeira detalhada (DRE, TIR, custos etc).
      Você poderá também buscar linhas de crédito junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal (PROGER URBANO EMPRESARIAL. Taxas muito baixas, carência para começar a pagar, prestações que com certeza você conseguirá pagar. Esta linha serve apenas para compra de equipamentos (som, mobília, cadeiras, mesas, computadores, etc…) Vale a pena obter mais informações. Já tive 02 Bares…um muito grande no interior e um PUB pequeno em Porto Alegre.

  4. Então Maihara é a mesma duvida que tenho, sou de Santos litoral de SP gostaria muito também de montar um pub, bar, mas não sei como começar com pouca grana…
    Se alguém puder ajudar, adoraria receber sugestões e ideias de como conseguir grana pra abrir o meu primeiro negócio

  5. Bom , estou abrindo um bar em um lugar perto de faculdades e bem próximo ao centro , Um bar comunista , QuE SE CHAMA (FIDEL ROCK BAR ).Gostaria que me ajudasse na decoraçao e até na parde de Utensílios.
    obv: gostei muito das visão.

    ATENCIOSAMENTE. fernando m gandra.

  6. Boa Noite! estou iniciando a montagem de um novo bar no interior de Minas Gerais, Tenho R$30.000,00 para iniciar meu bar mais estou preocupado com a cosinha tem algum treinamento especifico par profissionais desta area? pode me ajudar a comecar da maneira certa?

  7. Gostaria de comprar um Bar caidinho ou mediano e legalizado para transformá-lo em um negócio rentável. Gostaria de algumas orientações sobre o que devo pesquisar na pesquisa de compra e qual a relação média de:
    Custo do investimento x lucro;
    Faturamento x lucro:
    Capital de giro x faturamento, etc.
    Sergio

  8. Tenho bastante eperiencia no ramo de bar restaurante e similares, estou procurando alguem que queira investir neste ramo de atividade,para fazer- uma passeria.

  9. Bom dia eu tou pra abrir uma cervejaria, com as dicas que acabei de ler vou poder começar o meu negócio com mais segurança , sou de Maputo Moçambique.

  10. Compartilho da duvida de um colega ai… Gerenciar e atrair meu público não é minha dificuldade, porém estou disposto a investir um valor considerável em um pub em minha cidade, o q não sei é o q preciso comprar para estruturar esse empreendimento, móveis, utensílios de copa e cozinha, equipamentos, sonorização etc… Se alguém puder relacionar todos os itens necessários desde de porta garrafas, guardanapeiros, aos utensilios de maior porte com freezers e equipamentos de cozinha agradeço…

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