Como Montar um Bar

Como Montar um Bar
Veja como montar um bar e ser bem sucedido no setor.

Antes até mesmo de descobrir como montar um bar você precisa saber se realmente este tipo de negócio é para você. Você deve se perguntar se você é realmente o tipo de pessoa que quer possuir e gerir um bar.

Claro que você não cuidará do bar sozinho, para gerir um bar você contará uma equipe para ajudá-lo, além de um gerente de confiança. Mas isto não quer dizer que você não terá que estar presente no negócio. Montar um bar exige dedicação e comprometimento com o negócio. Se você é o tipo de pessoa que prefere lidar com papéis em um escritório, trabalhando na maioria das vezes sozinho, montar um bar definitivamente não é para você.

Você precisará conversar com as pessoas, passar de mesa em mesa, nem que seja para dizer “olá” e verificar se está tudo ok. Se você não é muito bom em relacionamentos isto pode ser um grande problema.

Outro aspecto do negócio a levar em consideração é o compromisso de tempo e horário de funcionamento do bar. Se você tem família isto pode afetar drasticamente suas relações familiares, então é preciso discutir com esposa e filhos a fim de verificar de eles te apóiam e entenderão seus horários e dedicação.

Algumas vezes você terá que abrir o bar e ficar lá até 3 ou 4 horas da manhã, isto é muito trabalho, sacrifício pessoal e das relações familiares. Assim você pode montar o bar e depois perceber que o negócio não se enquadra no seu estilo de vida.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

No futuro, se você é um líder que sabe delegar, tiver um gerente de confiança e uma equipe bem treinada e motivada, você pode trabalhar muito menos e ter um horário mais sadio, mas isto pode levar tempo até chegar neste estágio. Se estes horários podem causar problemas para você, sempre é possível pensar em outro tipo de negócio. Veja algumas opções:

Localização do Bar

Após definido se montar um bar se enquadra nas suas perspectivas e limitações pessoais e familiares é hora de definir a localização. Neste ramo de negócio estar próximo a concorrência pode ser uma boa opção. Freqüentemente, em grandes cidades existem regiões apenas com bares e estar no meio deles pode ser um fator de sucesso.

Isto não significa que você pode montar um bar afastado da concorrência e obter sucesso. Avalie a vizinhança, fluxo de veículos, fluxo de pessoas, hábitos dos clientes, capacidade de estacionamento e segurança dos possíveis locais para fazer a melhor escolha.

A Criatividade

Arte grafica parede de toaillet em paris

A criatividade com para conduzir e criar novos atrativos,  produtos e serviços no bar também pode ser um fator determinante de sucesso. O proprietário de um bar em São Paulo criou uma atração no seu bar chamada “Cabine Cornofônica”, que é uma cabine onde os clientes podem entrar e ligar para seus esposos, namorados ou companheiros e inventar uma mentira pelo motivo que ainda não chegaram em casa. A cabine respalda a mentira escolhida pelo cliente com opções de sons que simulam barulho de trânsito, aviões, tiros e até gemidos. A cabine tornou se a atração principal do bar aumentando a clientela e faturamento. Veja mais.

Ter um atrativo como este citado acima pode levar o cliente ao bar a primeira vez, mas não garante o sucesso do negócio. É preciso ter produtos e serviços de qualidade para manter o cliente que visitou o estabelecimento pela primeira vez e torná-lo cliente freqüente.

Licença Para Funcionamento

Se você está abrindo um novo bar, é preciso verificar na prefeitura da cidade se é possível conseguir uma licença para montar um bar naquela região? Seguir recomendações legais sobre venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de idade também é muito importante para evitar problemas com a lei, que podem causar até o fechamento do estabelecimento.

Caso você esteja comprando um bar já estabelecido, verifique se existe alvará de funcionamento e qual o vencimento da licença, condições de renovação, etc. Esta verificação não dispensa toda a verificação fiscal do bar, para isto solicite auxílio de um contador.

Os Fornecedores

Quem serão seus fornecedores de cerveja, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos, papelaria, serviços de limpeza? Quais os seguros necessários?  Verifique os preços, prazos, qualidade e confiabilidade dos produtos e serviços oferecidos, pois eles afetarão diretamente o resultado do seu bar.

Veja também como montar um buffet.

Pessoal

Para montar um bar, o empreendedor precisará de um bom gerente, garçons, um barman, cozinheiros, além de um ajudante para a limpeza.

Para saber mais sobre como montar um bar conheça o site Como Montar Uma Empresa.

Gostou da Dicas de Como Montar um Bar? Compartilhe Com a Gente!

Como Montar um Bar
8 votos, nota média 3.62 ou 73% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

23 COMENTÁRIOS

  1. foi muito imteressante e aproveitoso tenho um bar em um local muito frequentado por pessoas que chegam pela primeira ves e retornam sempre que pode, pois temos um tratamento diferenciado e um boa e recomendada lista de tiragosto na qual quem experimenta uma vez sempre indica para os colegas é o caso de um cliente do rio de janeiro atraves dele ganhei varios cliente inclusive sua filha e seu esposo. bar do cobra, na gloria, vila velha-es. estamos rodeado de bares e o meu esta sempre lotado é pois la encontra o melhor torresmo da cidade e o povo sabe disto eles são fieis. valeuuuuuuuu.

    • Olá, adorei sua resposta e queria uma ajuda sua. Bom, fui promovido a gerente em um barzinho da cidade e eu queria trazer mais clientela para o estabelecimento, será que você teria uma ideia que eu possa aplicar no estabelecimento?
      Grato pela ajuda.

  2. Não gostei. Tudo isso eu já sabia, o que eu não sei por completo, quais seriam os equipamentos, instrumentos, utensílios básicos para se montar um bar.

  3. Gostei foram muito proveitosas as suas orientaçoes sobre gerir um bom negocio. sao ideias produtivas e alavancadora.
    um sussesso!

    • Prezada Maihara!
      A falta de grana pode ser um fator negativo e determinante para o sucesso do seu negócio. O ideal é buscar investidores (pessoas que que estão interessadas apenas em investir, ser sócio e futuramente vender e ganhar um bom percentual na REFERIDA VENDA). Existem muitos investidores. Outra forma é vc inicialmente planejar ou preparar o seu PUB através de um Plano de Negócios. Existem faculdades que no último semestre os formandos são obrigados a apresentar na Banca os referidos Planos de Negócios. Você poderá verificar estes planos e encontrar muitos bares, Pub ali presentes. Nestes planos de negócios estarão o público definido, faixa etária, renda dos possíveis clientes, bairro é muito importante, visão, missão, parte de marketing, concorrentes, parceiros, colaboradores, estrutura do PUB, parte financeira detalhada (DRE, TIR, custos etc).
      Você poderá também buscar linhas de crédito junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal (PROGER URBANO EMPRESARIAL. Taxas muito baixas, carência para começar a pagar, prestações que com certeza você conseguirá pagar. Esta linha serve apenas para compra de equipamentos (som, mobília, cadeiras, mesas, computadores, etc…) Vale a pena obter mais informações. Já tive 02 Bares…um muito grande no interior e um PUB pequeno em Porto Alegre.

  4. Então Maihara é a mesma duvida que tenho, sou de Santos litoral de SP gostaria muito também de montar um pub, bar, mas não sei como começar com pouca grana…
    Se alguém puder ajudar, adoraria receber sugestões e ideias de como conseguir grana pra abrir o meu primeiro negócio

  5. Bom , estou abrindo um bar em um lugar perto de faculdades e bem próximo ao centro , Um bar comunista , QuE SE CHAMA (FIDEL ROCK BAR ).Gostaria que me ajudasse na decoraçao e até na parde de Utensílios.
    obv: gostei muito das visão.

    ATENCIOSAMENTE. fernando m gandra.

  6. Boa Noite! estou iniciando a montagem de um novo bar no interior de Minas Gerais, Tenho R$30.000,00 para iniciar meu bar mais estou preocupado com a cosinha tem algum treinamento especifico par profissionais desta area? pode me ajudar a comecar da maneira certa?

  7. Gostaria de comprar um Bar caidinho ou mediano e legalizado para transformá-lo em um negócio rentável. Gostaria de algumas orientações sobre o que devo pesquisar na pesquisa de compra e qual a relação média de:
    Custo do investimento x lucro;
    Faturamento x lucro:
    Capital de giro x faturamento, etc.
    Sergio

  8. Tenho bastante eperiencia no ramo de bar restaurante e similares, estou procurando alguem que queira investir neste ramo de atividade,para fazer- uma passeria.

  9. Bom dia eu tou pra abrir uma cervejaria, com as dicas que acabei de ler vou poder começar o meu negócio com mais segurança , sou de Maputo Moçambique.

DEIXE UMA RESPOSTA