Como Usar as Redes Sociais Para Divulgar a Sua Empresa

Como usar as redes sociais para divulgar a sua empresa
Como usar as redes sociais para divulgar a sua empresa

Um empresário hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu empreendimento. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, são uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo: os clientes. Porém, é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.

Redes sociais na comunicação empresarial

Já é fato que não se pode ignorar as redes sociais na comunicação empresarial e os motivos são diversos: o custo é zero para mantê-las e a resposta é bem mais rápida do que se fosse usado serviço telefônico de atendimento. O custo em reais de divulgação de um serviço em televisão, jornal e revista é bem elevado, dependendo do alcance da mídia e jamais irá ter a mesma repercussão que na Internet, que já provou o seu alcance no mundo como veículo de comunicação em massa.

Para grandes empreendimentos, é recomendado que seja criado um setor exclusivo para gerenciamento de redes sociais. Os indicados para cuidar desta área são profissionais das áreas de comunicação como jornalistas, publicitários e relações públicas, que sabem usar as palavras a seu favor. Hoje em dia é bem comum que empresários busquem a contratação de um gerente de rede social, profissional especializado em utilizar tais mídias de forma positiva e angariar mais clientes para o negócio.

Outra vantagem de se usar as mídias sociais é que elas permitem uma resposta mais rápida, além da interação entre cliente e empresa. Assim, fica fácil saber o que os seus clientes pensam de seus produtos. É certo que um fato que ganha repercussão vai direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros usuários que querem expressar seu conhecimento sobre o tema ou mesmo comentar o seu atendimento por determinada empresa. Logo, ignorar a mídia social não é uma opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.

Como usar redes sociais na divulgação de uma empresa

A primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa fazer a manutenção diária. Você pode criar perfis nas redes mais visitadas e com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, Orkut e Twitter. Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ao criar o perfil da sua empresa, seja claro nas informações e coloque o nome da empresa, endereço, telefone para contato e email. Porém, saiba que este será um canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos. Por isso, fique atento e disponível.

O segundo passo após ter criado o perfis é saber que será preciso manter uma regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior. Com a mesma frequência que você acessa seus emails, procure sempre dar uma verificada em seus perfis de redes sociais diariamente. Uma regra que geralmente funciona é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dá uma lida no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.

O importante em ter um perfil de rede social para uma empresa é poder aproveitar as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos concorrentes. Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode demorar mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custar meia hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos para  poder analisar resultados e criar estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.

Como divulgar serviços e produtos em redes sociais

A grande vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de comunicação de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu perfil para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão sempre bem recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do Twitter, que já está com a opção de divulgar uma imagem.

Orkut e Facebook possuem espaço para postagem de texto com foto, onde o empresário pode usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e clientes com anúncio via imagem digital. Apenas seja cuidadoso: uma mídia negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante divulgar material de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas empresas contratam designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web, que saem mais baratos porque não serão impressos.

O mais importante é não menosprezar uma rede social como veiculo de comunicação. Crie material de qualidade e se possível especifico para o setor. Também é importantíssimo não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual telefones e emails e por isso deve-se responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.

Por isso, pense sobre o assunto e use as redes sociais na divulgação da sua empresa!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

9 COMENTÁRIOS

  1. Quero criar um site para divulgar produtos imobiliários lançamentos e imóveis prontos, não sei como iniciar, e divulga-lo nas redes sociais, peço ajuda.

    • Hoje as grande empresas e comercios em geral tem que rapidamente adptar as novas maneiras de fazer marketing pelas redes sociais porque o concorrente pode estar inovando.

  2. Bom dia, trabalho com turismo na fazenda Concórdia, estou tentando aprender como lidar com mídias socias mais profissionalmente. Gostei da ajuda de vocês, vou seguir os passaos direitinho e quando precisar volto a ler. Um grande abraço e obrigado pela ajuda gratuita.

  3. Ótimas dicas! Parabéns. Divulgar empresa nas mídias sociais hoje é o que, muitas vezes, conta como diferencial para outros concorrentes. A proximidade com o público-alvo é de extrema importância para todo empreendedor.

  4. Olá meu nome é Paulo estou trabalhando com produtos de limpeza espero que vocês compre porque é muito bom se vocês quiserem me liga neste número de telefone 19 36335585 ou 19 989854650 ou me manda um e-mail ps.

DEIXE UMA RESPOSTA