Como montar uma churrascaria

Por:

Como montar uma churrascariaA churrascaria pode ser um negócio bastante rentável que dá as pessoas uma opção a mais para se deliciarem com um belíssimo cardápio que é a cara do Brasil. Criado no sul do Brasil, consiste no comércio de carnes assas em geral que incluem picanha, frango, coração, lombo, costelinha, linguiça, maminha, fraldinha e outros oferecendo também saladas e outros acompanhamentos como molhos, farofas e etc. Os garçons devem servir as carnes em rodízio nos espetos e o cliente geralmente opta pelo que comer.

Montar uma churrascaria sozinho ou com sócios?

O empreendedor de churrascaria pode começar um negócio individualmente ou com a parceria de alguns sócios. Isso possibilita que o negócio tenha um maior capital para investimento e assim melhorar os seus ganhos finais. Independente disto, o negociante deve se registrar como empresário e no caso das parcerias, criar uma sociedade empresária.

Os empresários ou o empresário tem a autonomia de decidir sobre os parâmetros e que estarão em evidência na churrascaria, podendo alterar desde os tipos de carnes servidos no dia até a localização e nome da empresa. É importante que estas pessoas sejam realistas e tenham um bom conhecimento no ramo para evitar falhas muito graves. O período de funcionamento da churrascaria é variável, dependendo é claro da procura.

A melhor escolha deve ser amparada em aspectos objetivos e subjetivos. Os aspectos objetivos deverão estar devidamente argumentados no plano de negócios, como por exemplo a necessidade de mais capital para ter uma vantagem frente a concorrência. Já a parte subjetiva da decisão tende para os aspectos pessoais que envolvem a sociedade e poderão ser derminantes para a prosperidade do negócio.

Acompanhamentos da churrascaria

A churrascaria além de oferecer as carnes assadas em rodízio também fornece o arroz em guarnição, saladas, acompanhamentos e bebidas. As bebidas ficam por fora do rodízio e podem ser compradas por fora. O cardápio pode ter refrigerantes, cervejas, águas, sucos naturais, sucos em caixinha, bebidas diversas. Além disso, as sobremesas também não podem ser esquecidas e são mais uma fonte de renda extra que a churrascaria dispõe para aumentar seus lucros. Antes do rodízio, muitos aperitivos por conta da casa podem ser servidos. Este é mais um momento de aproximação do cliente com a churrascaria, já que ele se sente acolhido e experimenta as especialidades da casa. No caso, pode-se investir em pastéis, massas diversas, bolinhos fritos, petiscos, frios e outros.

Bebidas alcoólicas não podem ser vendidas para menores de 18 anos e isto também deve ser atentado para evitar problemas e multas para o estabelecimento.

 Instalações para montar uma churrascaria

As instalações da churrascaria podem ser alteradas de acordo com a vontade e disponibilidade de espaço que o empresário tem. Porém, faz-se necessários alguns ambientes como sanitários para funcionários separados por sexo, lavatórios para que os funcionários façam a higiene das mãos, sanitários para os consumidores também separados por sexo. Quanto a decoração, o empresário pode contratar um decorador ou investir em materiais lisos e impermeáveis que facilitem a limpeza. Além disso, é bom que a iluminação esteja adequada e é claro, uma boa ventilação.

Vigilância sanitária na churrascaria

A vigilância Sanitária tem algumas regras que agem para estabelecimentos que manipulam ou produzem alimentos, garantindo assim melhores hábitos higiênicos para a população além da segurança. Alguns pontos vistos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são o controle da saúde dos empregados que tem contato com os alimentos, e isso está fortemente associado a ocorrência de pessoas que tenham doenças parasitárias e infecciosas manipulando alimentos. Além disso, há um controle de pragas urbanas, vetores de doenças, higiene pessoal, uniforme dos funcionários, hábitos, higiene ambiental e outros. É importante que a churrascaria esteja em ordem com estes parâmetros para garantir a confiança do público e proporcionar os melhores serviços. Frequentemente a Vigilância Sanitária visita os estabelecimentos procurando irregularidades e certificando a regularidade de suas exigências. Muitas vezes os estabelecimentos são multados e podem até fechar as portas.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Divulgação da churrascaria

A churrascaria deve estar aberta principalmente nos finais de semana quando as pessoas geralmente decidem saírem de suas casas e procurar um local diferente para almoçarem ou jantarem por exemplo. Para saber os hábitos e gostos da população local, é possível fazer um estudo e formar as características que o empreendedor de churrascaria precisa para a divulgação atingir o público fortemente e leva-lo para conhecer o seu trabalho.

Outdoors podem ser um bom começo para a estréia da churrascaria, e aí os itens que devem ser preconizados são a eficiência do atendimento, a variedade de sabores, a facilidade de acesso, algumas vantagens e principalmente: o preço. É bom que o preço esteja do agrado do consumidor, pelo menos no começo pois assim mais pessoas estarão frequentando a churrascaria e chamando outras pessoas, estabelecendo assim uma segunda divulgação super conhecida: a de boca em boca. Sem custo, é a que pode auxiliar muitos negócios a fluírem, sendo uma excelente forma de conseguir mais clientes.

Escolha da localização para montar a churrascaria

Antes de mais nada, o empreendedor deve fazer uma busca para selecionar os possíveis locais para a abertura da churrascaria. Estes devem estar de acordo com o tamanho esperado, localização, instalações, serviços e alguns aspectos menos evidentes como o bairro e a vizinhança. Não seria interessante abrir uma mega churrascaria num bairro muito pobre e perigoso.

O local deve ter fácil acesso e possuir um estacionamento para veículos e descarga de mercadorias. O transporte coletivo também é essencial que dê condições das pessoas em encontrarem a churrascaria sem problemas. A vizinhança é muito importante de ser consultada para saber se o local é apropriado para começar um negócio. Hoje em dia muitos lugares inundam e ficam completamente inacessíveis por um período de tempo muito longo, e é ideal que haja este conhecimento, para, é claro descartar a hipótese de compra caso positivo.

O imóvel também tem de estar legalizado com os órgãos públicos devidamente e licenciados para começar a desenvolver a atividade em questão. Dependendo da cidade, alguns locais podem não serem aprovados pela prefeitura para começar algum tipo de atividade e é importante estar atento a isto para não ocorrerem problemas mais tarde.

Documentação e legalização da churrascaria

A churrascaria deve emitir notas fiscais, levantar balanços e fazer toda a burocracia necessária para estar em legalidade com os órgãos públicos quando estiver em funcionamento. Porém, antes mesmo de funcionar precisa acertar muitos parâmetros como pagamento de impostos e taxas, assinatura de documentos comprobatórios e etc. Desta maneira é recomendado que você antes de montar o negócio já contrate um contador para cuidar do contrato social e toda a documentação prévia a abertura da empresa.

Perfil do empreendedor de churrascaria

O empreendedor de churrascaria deve ser uma pessoa que tenha experiência na área, tenha facilidade e acesso a compra de carnes de forma rápida, segura e com descontos. Além disso, ter algum conhecimento em marketing para discriminar entre as melhores formas de chegar ao consumidor e fazê-lo satisfeito, noções administrativas para controlar as finanças e fazer balanços prevendo reajustes, lucros, conformidades e irregularidades.

Para que o empreendedor se torne completo dentro destas características é necessário que estude muito o projeto da churrascaria, tenha acesso a outros tipos de negócios semelhantes para fazer comparações, faça cursos, frequente palestras, se dedique ao máximo para aumentar seus ganhos. Alguns profissionais tem mais facilidade em administrar uma churrascaria como chefes de cozinha e profissionais relacionados a Gastronomia.

Investimento Inicial para montar uma churrascaria

O investimento inicial para começar uma churrascaria vai variar de acordo com a disponibilidade de renda que o empreendedor dispõe para começar o negócio. Churrascarias mais simples podem fazer um sucesso absoluto quando bem projetadas, assim como as maiores podem chegar a falência em pouco tempo se mal administradas. O segredo da churrascia pode estar relacionado muito mais ao atendimento personalizado ao cliente, a maneira respeitosa e atenciosa dos empregados e o sabor da comida do que ao investimento em si.

Deseja montar uma churrascaria? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

3 comentários sobre “Como montar uma churrascaria
  1. herisson disse:

    Gostei da dicas!!!

  2. Aline disse:

    Venho pensando em montar um churrascaria, tenho um cozinheiro, conforme a minha analise de mercado e público tenho grande chance de conseguir um bom reconhecimento! As dicas me deram outros referenciais para garantir o negócio, agora é só colocar a mão na massa.

  3. leonardo disse:

    estou construindo uma churrascaria , e ja trabalho com restaurante a 18 anos, suas dicas estao diacordo com os meus pensamentos e projetos valeu mesmo abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir uma empresa de telemensagem
Como abrir uma empresa de telemensagem...
Receber um recado amoroso ou de felicitações pelo ...
Como abrir uma escola de manequim e modelo fotográfico
Como abrir uma escola de manequim e modelo fotográfico...
Ser modelo é o sonho de muitas adolescentes e o me...
Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomínios
Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomín...
Os condomínios se expandiram nos últimos tempos co...
Como abrir uma agência de ecoturismo
Como abrir uma agência de ecoturismo...
Até a metade do século XX, o homem considerava a n...
Como abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem
Como abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem...
Os serviços de paisagismo e jardinagem podem ser c...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores