Montar Uma Gráfica

Por: Vinícius Gonçalves

Montar uma gráficaMontar uma gráfica pode ser uma ótima oportunidade de negócio, pois os serviços gráficos possuem alta demanda, pois a clientela das gráficas é ampla: profissionais autônomos que desejam distribuir cartões de visitas e empresas de eventos que desejam serviços gráficos para convites e outros.

Outra clientela que demanda um alto volume de serviços e uma alta rentabilidade são as empresas que precisam de serviços gráficos para artigos que divulguem suas atividades como: folders, folhetos, revistas, anúncios e outros.

As gráficas oferecem serviços e por isso, os produtos devem primar pela qualidade e pelo acabamento, além da entrega breve e investimentos em inovação.

Fatores Importantes ao Montar Uma Gráfica

Os serviços gráficos não são baratos e são determinados pelo custo dos materiais, máquina, manutenção, acabamento e elementos capazes de garantir um produto de qualidade.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso .

Por isso, para montar uma gráfica, é preciso investir em qualidade, eficiência e entregas para garantir a clientela.

Atualmente, uma das maiores dificuldades das gráficas é encontrar mão de obra qualificada capaz de realizar o serviço com competência e qualidade. Gráficas que não conseguem mão de obra qualificada acabam investindo em treinamento de funcionários que demonstram boa vontade de aprender e de ficar na empresa por algum tempo. Veja mais em abertura de empresa.

Análise de Mercado

A análise de mercado para montar uma gráfica deve ter como maior objetivo a pesquisa sobre a localização, pois é necessário identificar onde a gráfica terá uma maior oportunidade de vender um bom volume de serviços.

Isso, porque as gráficas são empresas sensíveis à existência de outras gráficas. Por isso, é necessário pesquisar sobre a existência de outras franquias, como também a existência de concorrência.

Cliente Potencial

Entre os fatores para a pesquisa de mercado está a existência da pesquisa sobre cliente em potencial.

A boa notícia é que a clientela em potencial para serviços gráficos é formada por consumidores de todas as idades, classes sociais e várias profissionais e nível de escolaridade.

Perfil Empreendedor

Para montar uma gráfica é necessário avaliar se o empreendedor possui afinidade com o negócio de gráficas. Além disso, o empresário deve entender sua identidade no ramo de negócios e entender que para obter sucesso deverá contar com outros colaboradores:

Arte finalista – é aquele profissional que sabe trabalhar com programas gráficos e utilizar a tecnologia para realizar um trabalho bonito e de qualidade profissional.

Gerente – é aquele profissional que pode ser ou não o proprietário. Quando empreendedor é aquele que tem faro empresarial e sabe enxergar oportunidades e sabe trabalhar para transformar as oportunidades em sucesso.

Vendedor – sabe que os produtos a serem vendidos pelas gráficas contam com demanda e atendimento de necessidades e assim vender não é tão difícil.

De qualquer forma, os gráficos devem possuir curso técnico em artes gráficas, entender o negócio de forma operacional, tática e estratégica e ainda saber vender. Veja mais em como ser um empreendedor.

Sócios

Uma sociedade deve visar tanto o aporte de recursos financeiros como a capacidade de atender as limitações do outro.

Muitas vezes, o empreendedor tem facilidade com números e o outro sócio tem maior facilidade de enxergar oportunidades e divulgar a empresa, dessa forma, um completa o trabalho do outro.

Para escolher um sócio é necessário identificar profissionais que possam somar, complementar e atender as necessidades da empresa que tornarão a gráfica um sucesso. Veja mais em sociedade empresarial.

Lucratividade

Todos sabem que o lucro depende dos custos e, portanto, é necessário realizar esse custo.

O trabalho gráfico torna os custos variáveis mais inerentes à produção operacional e de vendas e por isso, é necessário anotar todos os custos e identificar os custos “vilões” do orçamento e entender como reduzir esses custos.

Outro fator importante para a lucratividade são os preços. Considerando que as gráficas no início das atividades não trabalham com grandes produções de design.

Pois bem, o lucro das gráficas é movido pelo volume de produtos vendidos.

Portanto, fica mais barato vender apenas o que produziu. Com isso, a produção deve atender a demanda para não perder em custos. Melhor dizendo é até melhor para gráfica comprar materiais dos fornecedores de acordo com a quantidade de produtos encomendados.

Dessa forma, o custo de comprar se alinhará aos pagamentos recebidos e o fluxo de caixa será uma questão de data de recebimentos de clientes e data de pagamentos a fornecedores.

Essa equação elimina as possibilidades de comprar mais do que vende e de ter mais custos do que receita.

Vale a Pena Montar Uma Gráfica

Para montar uma gráfica é necessário um planejamento maior do que cálculos superficiais que dizem que os empresários ficarão ricos em pouco tempo. É necessário planejamento e observação das oportunidades que surgem no mercado.

Dessa forma, temos que as gráficas podem ser consideradas um negócio de médio a alto risco, mas também não é necessário considerar as gráficas como um mercado fechado.

Por isso, é importante entrar no mercado não para ser mais uma gráfica, mas para ser uma solucionadora de problemas.

Sobre custos e vendas, é necessário dizer que as gráficas só conseguem lucrar com preço baixo quando vendem em grande quantidade para um mesmo cliente e se calcula o desconto de acordo com os custos fixos e variáveis.

Vendedor Gráfico

O vendedor gráfico é aquele profissional que arregaça as mangas para captar clientes. Ele vai em busca de novos clientes em pequenas e grandes empresas do setor privado ou público.

Para vender são necessárias a paciência e capacidade de vender a qualidade dos produtos. Além de saber vender um produto que requer personalização.

O vendedor gráfico pode ter ótimos rendimentos que dependerá da capacidade da gráfica em produzir e de sua capacidade em adquirir clientes.

Máquinas e Fornecedores

As máquinas gráficas são:

  • Equipamento para gravação de clichês de zinco
  • Ploter
  • Impressora serigráfica
  • Secador
  • Refiladora
  • Guilhotina automática
  • Offset Heidelberg

Para encontrar fornecedores a dica é que primeiro empresário monte uma tabela de preços e materiais e assim, escolha fornecedores que atendam suas necessidades de suprimento para pelo menos três artigos.

Escolha fornecedores que ofereçam qualidade, descontos e facilidades de pagamento. Fornecedores:

http://www.alexmaq.com.br/

http://rossetgraf.com.br/

http://www.maquinasgraficas.com.br/

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

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