Como dar aulas particulares




Como dar aulas particularesO serviço de dar aulas particulares é bem antigo, mas ainda hoje é bastante procurado pelos pais que buscam o serviço para seus filhos que estão no ensino Fundamental ou Médio. Veja nesse artigo, como montar uma empresa de aulas particulares e aproveite para começar a lucrar.

Muitas pessoas abrem seu próprio negócio dentro de suas casas começando a lecionar para crianças e jovens, ajudando-os a obterem o conhecimento necessário nas aulas extracurriculares, curriculares e até de línguas estrangeiras. Trabalhar como freelancer é uma opção que pode ser rentável, mas é mais provável que um empreendimento formalizado se torne muito mais lucrativo, pois possui mais estrutura e organização para receber os alunos.

Aulas particulares – Formalização 

Formalizando o seu negócio, o empreendedor pode investir numa equipe para trabalhar junto com ele lecionando para os alunos ou manter-se sozinho na promoção de ideias e estratégias para começar a lucrar. O empreendedor individual é aquele que recebe até no máximo R$36.000 reais por ano, trabalhando por conta própria e sem ter participação em outras empresas. Além disso, precisa de um empregado que seja devidamente contratado e receba salário mínimo ou previsto para a sua função. Configura-se como um pequeno empresário e é geralmente o primeiro passo de muitas empresas que depois expandem seus negócios, ampliando instalações e até abrindo filiais.

Divulgação das aulas particulares 

O empresário que quer abrir um negócio de aulas particulares deve ter em vista uma forma de divulgação que aumente a procura no setor. E nessa hora, a Internet pode ser aliada, mostrando anúncios nos principais sites de pesquisas escolares. Além disso, a divulgação boca a boca é ainda mais frequente quando estamos falando de um público específico que recebe os serviços de um contratante. Placas e panfletos podem ser empregados em lugares estratégicos que sejam vistos pelo público-alvo, ou seja, perto de escolas e cursos.

Investimento inicial para aulas particulares 

Para dar aulas particulares, o valor necessário para começar o negócio varia, dependendo da estrutura do empreendimento. Se for trabalhar em casa, o ideal é que o empresário freelancer tenha um escritório ou um espaço reservado para isso com um pequeno quadro, além de mesa e cadeira. Já para quem quer investir em uma estrutura maior para atender mais alunos, é indispensável ter um certa quantidade de carteiras para os alunos se acomodarem, um ambiente espaçoso, bebedouro, banheiro disponível, um professor habilitado para lecionar e um bom sistema de refrigeração e segurança.

O espaço pode ser valorizado com uma biblioteca, por exemplo, contendo livros e resumos para os alunos fazerem suas próprias pesquisas, assim como computadores com conexão a internet para facilitar o entendimento. A dinâmica e o investimento em tecnologia são dois dos parâmetros que podem fazer a diferença na construção de um novo negócio. Existe uma grande concorrência na área das aulas particulares, mas geralmente estes investimentos mais técnicos não estão disponíveis e a informalidade ainda é bem maior do que as empresas legalizadas.

Serviços oferecidos ao consumidor nas aulas particulares 

Os serviços que a empresa de aulas particulares oferece partem da informação e explicação do conteúdo ministrado em sala de aula pelos professores de diversas disciplinas em cursos ou escolas de Ensino Médio e Fundamental. Há ainda aulas particulares de reforço para cursos de idiomas e até para quem quer passar em concursos públicos.

Os turnos de aula podem ser manhã, tarde e noite e caso uma única pessoa esteja empenhada para lecionar, pode pegar três turmas num dia. Geralmente, as aulas particulares de reforço não costumam ser todos os dias, o que dá uma maior flexibilidade de horários para os clientes e aumenta a quantidade de turmas por professor.

700 Ideias de Negócios

Agregação de valor as aulas particulares 

O valor das aulas particulares vai variar muito a partir de vários aspectos como localização, concorrência, investimentos e serviços. Um local muito bem valorizado na cidade tem altos custos para o empreendedor, então isto vai refletir na agregação de valor dos alunos. É importante que o preço seja também atrativo e esteja na média das empresas de aulas particulares da região.

No caso de um espaço com biblioteca, salas de aula personalizadas, acesso à internet e outros diferenciais, pode ser que o valor das mensalidades seja aumentado. No começo das aulas, pode ser cobrada uma taxa de matrícula, o que garante que os alunos vão começar pagando pelas aulas.

Perfil do empreendedor de aulas particulares 

O empreendedor deve ser a pessoa apta a corrigir os problemas que possam acontecer com os alunos e ajudá-los a compreender melhor os assuntos nos quais têm dificuldades. Cada vez mais, os alunos precisam ser acompanhados para garantirem boas notas e, consequentemente, um bom resultado para o novo empreendimento. A atenção e o investimento são características básicas para o sucesso de todo investidor, que geralmente tem afinidade com a área e já traça metas para melhorias e expansões.

No caso de uma equipe que vá trabalhar com aulas particulares, é bom que esteja organizada e sincronizada para atender da melhor maneira possível os diversos alunos e turmas que estão pagando para serem atendidos com um bom serviço. Talvez, a qualificação destes profissionais em suas áreas de atuação seja a melhor medida para alcançar um serviço impecável. Para isso, a renda disponível para o pagamento dos funcionários deve ser considerável e o negócio já precisa estar mais estabilizado ou o empreendedor precisa ter um bom capital para investimento inicial. As questões salariais devem ser pensadas antes mesmo do começo do negócio.

Para estar sempre por dentro das estratégias de marketing e aumentar os lucros das aulas particulares, o empreendedor deve procurar atualizar-se nos diversos meios de comunicação para ficar por dentro das mais novas táticas e investimentos no mercado para o setor, assegurando que não está ficando para trás. As feiras e eventos físicos podem, muitas vezes, ser substituídos por artigos publicados na própria internet, que dão muitas dicas úteis para o pequeno empresário.




Relacionamento com o cliente 

O relacionamento com os clientes pode ser otimizado a partir da criação de vínculos do empreendedor com as redes sociais, principalmente na área das aulas particulares. Além disso, a disponibilidade para conversar com os pais de alunos e tirar dúvidas garantem maior confiança e um bom relacionamento.

Gostou da ideia de dar aulas particulares? Deixe seu depoimento:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

42 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro de tudo, parabéns pelo magnifico trabalho de vocês. Bem, gostaria de uma informação. Sou publicitário, formado em 2010 Pela FA7 de Fortaleza-CE. Desejo montar uma empresa de agenciamento de modelos. Gostaria de saber se é uma boa ideia, se é preciso muito dinheiro para começar e outras informações.

    Agradece Aldo Pio

  2. Adorei as explicações até então não sabia que poderia abrir meu proprio negócio dando aula de reforço.gostaria de saber como faço a quem procurar para abrir minha pequena empresa.

    • ceudes Nascimento
      O artigo foi muito bom para aumentar as minhas expectativas de abrir meu próprio negocio.
      mas eu gostaria de saber se posso ou não pois ainda não tenho nível superior

  3. eu estou abrindo uma escola de reforço escolar como poderia ter mais informações como qto pagar ao professor, comomater qual o planejamento. Obrigada

  4. Bom, gostei muito das dicas de aulas particulares! Bem eu sou professora de português, e estou desempregada a um ano, a algum tempo já dou aula particular, em casa e também atendo em domícílio. Estou com a ideia de fazer cartões de visita, gostaria de algumas dicas.

    • Olá
      Quão bom ter encontrado vocês enquanto usava a internet
      Sou privilegiada em alcançá-los no mundo virtual; é nesse momento que descobrimos o melhor e bom modo de utilidade da internet.
      Aproveito para pedir orientações a vocês, no que for possível, conforme histórico abaixo:

      Meu nome é Rita Borges, estou completando 50anos, atuante no Comércio Informal há mais de uma década, resolvi, por visão, investir na educação fundamental.
      Já prestei serviços como
      apoio pedagógico (autônomo), nível fundamental e gostaria de
      reiniciar. Estou de mudança pars morar num
      Novo Condomínio com 05
      Torres de 56und/familia e me veio essa !!!
      Poderiam me ajudar nos
      processo de divulgação?
      NOTAS:
      1) Moro só, logo terei
      espaço e conforto para o
      meu alunado;
      2) Penso em dar aulas
      individual com hora
      marcada;
      3) O Padrão de vida ($$$) do pessoal é médio;
      4) A Localização do nosso
      Condomínio coopera para que eu tenha sucesso por
      ser novo e ficar distante
      das escolas das crianças;
      5) Não estou trabalhando.
      Apesar de ter procurado
      me qualificar com os cursos ofetecidos pelo
      governo federal; o que me
      faz ver que terei grande
      sucesso no meu empreendimento; e
      também, o grande salto
      da minha vida financeira.
      Além do conforto de NÃO
      precisar sair de casa; senão pra resolver
      assuntos de cunho pessoal.

      Pergunto:
      – Devo colocar uma Foto Minha, em meu Panfleto?
      Porque somos novos
      moradores de uma
      mesma comunidade mas
      não nos conhecemos;
      …ainda
      – sobre valores, qual a base devo usar: hora/aula
      ou mensal?
      *não ministrarei Línguas e nem Informática. Ao menos que seja “básico”
      – qual o melhor contexto para o meu Panfleto?

      Obrigada pela atenção!
      A PAZ DO SENHOR!
      Abraços…

  5. Sempre dei aulas de reforço. E a vejo está como uma modalidade importante de apoio ao educando. Agora pretendo transformar o negócio informal em formal. Boas são as dicas. Valeu

  6. Valew pela dica, gostaria de saber se é preciso de formação para dar aulas particulares, se precisa pagar algum imposto, ou se tem alguma fiscalização . Obrigado o

  7. Moro numa cidade de 70.000 hab., e já trabalho com reforço escolar em minha casa. Gostaria de saber quais os direitos que cobrem o profissional dessa área, e quanto devo cobrar mensalmente. Trabalho com alunos fixos,dando aula em todos os dias letivos.Ajudo basicamente em todas as disciplinas.Sendo o meu forte a matemática. Posso cobrar nos meses letivos como em colégio particular?

  8. Fiquei maravilhada com a quantidade de informaçao sobre aulas particulares. Sou professora particular a pouco tempo, amo o que faço e gostaria de ter dicas de como progredir ate ter minha empresa de aulas particulares. Abraço a todos.

  9. Dou aulas particulares em língua portuguesa em casa. Comecei do nada e seria por pouco tempo.Mas o negócio foi dando certo. Hoje sou bem reconhecida no meu bairro e procuro desenvolver um bom trabalho. Como estudei durante muitos anos pra concursos públicos, também trabalho com projetos específicos para concursos. Atualmente estou com um um projeto pra quem vai fazer prova da Petrobrás. Estes meus projetos tem sido um pouco prejudicados por conta das minhas aula de pós-graduação aos sábados.Gostaria mesmo é de abrir um curso preparatório para concursos, mas não tenho como investir. O ideal seria encontrar alguém que estivesse com esse mesmo desejo. Gostaria de saber mais ou menos de quanto seria esse investimento e qual seria o primeiro passo. Grata

  10. Sou professora de pedagogia, e quero muito trabalhar em casa dando aulas particular do 1° ao 5° ano do ensino fundamental 1
    Preciso de ideias como fazer os panfletos e os cartões de apresentação

  11. Olá! Sou profe particular de Português e Inglês há mais de 10 anos. Adorei a reportagem . Até 13/06/2013 eu trabalhava na rede pública Estadual, então me desliguei a passei a trabalhar só com aulas particulares. Em fevereiro de 2014 eu montava a minha equipe, atualmente somos 5 profissionais: eu, 2 profes de matemática, física e química, uma profe de geografia e uma psicopedagoga. O 1ºpasso foi acreditar na ideia, então executar o projeto.
    vipaulasparticulares.com.br

  12. Ja dou aulas particulares ha mais de 6 anos, mais tem sido em casa dos alunos e nalgumas vezes em minha casa. estava pensar em aumentar o nível do trabalho e receber mais alunos visto que ate agora, os alunos que passaram por mim saíram realizados, alcançaram os seus objetivos escolares, o que mostra que o meu trabalho era eficiente. Gostei das vossas dicas para abertura de um empreendimento de aulas particulares. eu ja considero isto como meu negocio e gostaria de melhora-lo! obrigado!

  13. Muito bom o artigo. Era o que eu estava precisando saber.
    Vou começar meu próprio negócio no ramo de aulas particulares em 2015 e estou juntando as melhores informações para não começar errando.

  14. Em primeiro lugar parabéns! dou aulas particulares a um ano, mas infelizmente na minha cidade esse tipo de negocio não é valorizado… o espaço que tenho é amplo e ventilado, porem o custo das aulas é bem pequeno, os pais não querem investir em algo acima de R$ 25,00

  15. Muito esclarecedor o texto, leciono há mais de 10 anos e montei uma salinha na minha casa para dar aulas de reforço escolar. Valeu a pena o investimento, segue a dica: linearica.com.br

  16. Boa tarde!
    Tenho vontade de dar aula particular,porém não sei como começar,qual material didático etc!
    Gostaria de umas dicas!
    Obrigada!

  17. Bom, tenho 14 anos, estou no 1º ano do médio, há umas semanas eu estava ajudando o filho de uma amiga da minha em matemática(uma das minhas melhores matérias rsrs), levei em média 1:30 para ajudar o menino com todos os tipos de divisão para a grade da série, ao terminar a mãe do mesmo me deu 10 reais. Refleti e gostei bastante da ideia de ganhar uma graninha ensinando o que sei fazer de melhor que é estudar. Gostaria de saber se é necessário algum certificado para eu dar aulas em casa?

  18. O saber não ocupa lugar, sou professor e gosto de dar aulas ou ensinar, num pais onde o saber, a
    educação estudantil, não tem classificação se quer, claro que todos nós sabemos, que os bons princi-
    pios vêm de casa mas isso também não acontece, o que obriga o professor a ter mais que duas
    funções, no campo do ensino.

  19. bom dia, ótimo artigo, ja dei aula, estava trabalhando em comercio e estou pensando em voltar a trabalhar em casa dando aulas, ainda estou avaliando as possibilidades.

  20. Eu ja ministro aulas de reforço há 6 anos.Ano q vem completarei 7 anos.Adorei as dicas,muito obrgda e gostaria de me organizar mais,pois todo ano passo por dificuldades em relação as mensalidades.Bjs

  21. gostaria demais informações de quantos alunos posso matricular , qnt posso cobrar de cada um por aula,qnt devo pagar qual a carga horaria ,quero montar um reforço ou até mesmo dar aula particular tenho muitas duvidas tenho medo de supri as necessidades de ambos.

  22. Boa tarde !
    Gostei muito desse assunto, de como montar um negócio.
    Eu já trabalho como professora na rede pública de Betim.
    Gosto muito de dar aulas, ensinar os alunos. Adoro a minha profissão !
    Já dei algumas aulas particulares, e gostei desse suporte para continuar nessa mesma linha de trabalho.
    Sempre fica uma dúvida quando iniciamos algo novo.
    Por exemplo: No espaço da minha casa, até quantos alunos eu posso ter, em uma hora de aula ? Quanto cobrar realmente pelo serviço, não gosto de exploração, mas também quero valorização ? Se for na casa do aluno, quanto devo cobrar ?
    Abraços para essa equipe !
    Andréa de Salles Pimentel.

  23. No meu apartamento eu gostaria de dar aulas individuais particulares, mas o sindico diz que não pode usar o apartamento para fins comerciais. dar aulas particular em casa é considerado comercio? dar banca não é legalmente considerado comercio verdadeiro é?

  24. oi gostei muito das informações, ja trabalho como professora ha nove anos e no momento estou desempregada e mudei pra uma cidade diferente, conheço poucas pessoas ainda,mais estou precisando muito fazer algo , gostaria de começar a dar reforço como devo começar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here