Agência de Modelo – Já Pensou em Ter Uma?

Agência de Modelo
Agência de Modelo

Uma agência de modelo  deve investir em divulgação, informando para um maior número de pessoas sobre a empresa e as possibilidades profissionais que os modelos terão ao fazer parte da agência de modelo. Divulgação e informação são duas palavras chaves para que a agência tenha sucesso.

A divulgação deve abranger os principais públicos-alvos: modelos e empresas clientes e a agência de modelo deve divulgar todas as vanagens em se tornar modelo e dedicação que exige a profissão.

Para as empresas clientes, a divulgação e informação deve nortear os serviços oferecidos pela agência de modelo, o comprometimento e profissionalismo da mesma.

Mercado de uma agência de modelo

Diversas empresas contam com os serviços de uma agência de modelo: empresas de publicidade, empresas televisivas, impressa especializada em moda e outros. Por isso, é importante que as agências estabeleçam contatos com outras agências de modelos e mesmo parcerias entre elas.

O importante é que a agência de modelo comece a atuar de alguma forma no mercado realizando trabalhos com intenção de adquirir experiência e formar um portfólio. Assim, a empresa terá conteúdo suficiente para galgar um caminho que tenha como resultado uma identidade no mercado, o reforço da marca e a conquista de um espaço, se tornando finalmente uma agência de modelo conhecida.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para isso é necessário começar de alguma forma, se profissionalizar e realizar trabalhos de forma original, ética, competente e com qualidade que a torne conhecida.

Dicas do negócio de uma agência de modelo

Os administradores da agência de modelo, ou seja, aqueles profissionais que serão responsáveis por manter o funcionamento da empresa e fazê-la crescer, devem entender de temas como modelos famosos, formação de modelos, tendências no mercado para modelos, etc.

É importante também manter contatos com empresas parceiras que poderão se tornar clientes. Para isso, se faz necessário a presença em eventos de moda e viajar para cidades do mundo que são referência no mundo da moda como: Nova York, Milão, Barcelona e outras. O importante é a realização de um networking capaz de iniciar bons negócios para a agência de modelo.

Outra dica importantísssima para o mercado de modelos é contar com um profissional eficiente chamado de Talent Hunter ou caçador de talentos.

Estrutura de uma agência de modelo

A agência de modelo deverá contar com um espaço considerável para desenvolvimento de suas atividades, com mais ou menos 100m² para atendimento, salas de reunião, recepção, passarelas, estúdio fotográfico,c amarins, banheiros e outros cômodos que achar necessário.

Concorrência de uma agência de modelo

As novas agências de modelos concorrem com agências grandes e já estabelecidas no mercado, por isso é essencial que a agência de modelo inicie suas atividades com criatividade, de forma moderna, atualizada e ética, primando pela qualidade em todas as etapas das atividades exercidas.

As empresa já estabelecidas no mercado podem dar valiosas lições para as novas agências. Faça uma boa pesquisa antes de montar a sua agência de modelo.

Localização da agência de modelo

O ideal é que a agência de modelo se localize em cidades grandes, onde poderá surgir maiores oportunidades de trabalho, e onde o mercado da moda é mais aquecido com eventos, lançamentos de novos produtos e outros eventos que, com certeza, demandarão modelos.

A agência de modelo deve estar sempre atentas às oportunidades que surgem no mercado como eventos, exposições, feiras, etc. Por exemplo, o Salão de Automóveis em São Paulo, Festivais de Cinema e Música  e diversos outros eventos.

Diversificação da agência de modelo

Além de agenciar modelos para desfiles e comerciais, a agência de modelo pode também diversificar seus serviços agenciando pessoal para recepção de eventos, modelos que servem como plateia em shows e desfiles, garçons e garçonetes que servem champanha em desfiles e vernissagen, modelos que representam produtos em stands  e outras oportunidades que surgem no mercado da moda.

Atividades de uma agência de modelo

Uma agência de modelo deve funcionar prestando todo o suporte para modelos, inclusive o suporte voltado para o ensino. Por isso, a agência funcionará como uma verdadeira Escola de Modelos. Para isso, se faz necessário que ela tenha um bom ensino.

A formação básica deve ser responsabilidade da agência de modelo, que deve orientar como o profissional deve se portar e como se organizar para se tornar um modelo profissional.

Na etapa de ensino são passadas para os modelos lições de como desfilar, oratória, como representar de acordo com a roupa e estilo que está vestindo, etc. Por isso que muitas agências reforçam para seus modelos a importância de se realizar um curso de teatro.

Serão ensinados para os modelos como organizar os camarins, se comportar em desfiles, fotografar e responder à impressa de modo geral.

Tendências de uma agência de modelo

A agência de modelo não pode se fechar a atender apenas as tendências passadas do mundo da modam, devendo também acompanhar as novas tendências do mercado, ou seja, a orientação e agenciamento de modelos que possuem diversos biotipos, diversas idades ou outras características.

Para orientar e ministrar aulas para modelos, é necessário que o corpo docente da agência de modelo seja composto de profissionais com registro no Sindicato do Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado. Além disso, esse profissional estará sujeito a testes e exames aplicados pelo sindicato. É importante que ele possua certificados e experiência na área.

Seleção de profissionais em uma agência de modelo

Os modelos a serem selecionados em uma agência de modelo poderão possuir diversos perfis, pois muitos modelos são selecionados para trabalhar em comerciais de TV e outros trabalhos com abordagem realista.

É importante também que a agência de modelo selecione um bom número de profissionais para trabalhar com um número extra de modelos, que formem um cadastro reserva para realização de trabalhos.

Selecionar modelos talvez seja a tarefa mais difícil da agência de modelo ,pois pessoas com expectativas não realistas tentam ser modelos todos os anos. Muitas dessas pessoas, na maioria jovens, acabam sendo incentivados por expectativas que são mais de seus parentes, por isso é bom que a agência tenha jogo de cintura e saiba orientar de forma profissional esses jovens, como também sua família, sem criar falsas expectativas e sem frustá-los.,

É papel da agência de modelo oferecer respaldo orientando os modelos a realizarem seu book com profissionais competentes, usar roupas que favorecem a aparência, cortes de cabelos e outros melhoramentos que favorecerão a aparência dos candidatos.

Lembrando também que os candidatos adolescentes devem estar sempre acompanhados dos pais e contarem com a assinatura dos mesmos.

A seleção de modelos poderá também gerar tensão e estresse entre os candidatos, por isso é importante que a agência de modelo promova um ambiente e um clima favorável de paz e respeito entre os mesmos. Para isso, podem ser organizadas dinâmicas não para selecionar, mas para momentos de descontração e equilíbrio psicológico entre os modelos.

Pessoal de uma agência de modelo

A agência de modelo deve contar com uma  equipe de pessoas que se identificam e gostam de trabalhar no mundo da moda. Certifique-se que nenhum funcionário ou funcionária terá comportamentos constrangedores e afetivos com os modelos, pois é necessário que sejam éticos, deixem do lado de fora suas opções sexuais e opiniões pessoais sobre aparência física.

Além disso, a qualificação constante de funcionários é muito importante. Lembre-se de que na seleção para trabalhar em uma agência de modelo, os jovens devem ser aspirantes e terem lido pelo menos uma Revista de Moda conceituada, afinal, é o hábito que faz o bom profissional.

4.75 avg. rating (91% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. ola meu nome e gabrieli barbieri chavis tenho 11aos e meu sonho e trabalha em cria uma a gencia de moda senpre sonhei hoje eu brinco em uma gencia de moda eporisso que ver se tem como me candidatar muito obrigado tarei siente de sua colaboraçao e comtribuiçao

DEIXE UMA RESPOSTA