Correspondente bancário

Por:

Correspondente bancário

O correspondente bancário foi criado como solução para atender regiões que não contavam com agências bancárias, mas com passar do tempo as agências bancárias foram atribuindo às agencias correspondentes atividades próprias, o que possibilitou que as mesmas se tornassem tradicionais nos serviços de loteria federal, pagamentos de contas e outras atividades que sobrecarregariam as agências bancárias.

Mas pela proximidade e necessidade de atendimento, as agências de correspondentes bancários também realizam atividades de operações bancárias, encaminhamento de cartões de crédito  e outros serviços que foram possíveis desde que saiu a decisão do BCB – Banco Central do Brasil, em 2010.

A decisão cria polêmica, mas para quem pretende se tornar correspondente bancário, a decisão pode ser a medida para ampliação dos serviços, o que possibilitará que os agentes encontrem maior aquecimento econômico nas rotinas diárias oferecidas por este ramo.

Como vimos, o mercado para um correspondente bancário está bem propício, então para interessados  em se tornar um correspondente bancário as dicas são as seguintes…

 

O que é correspondente bancário?

O correspondentes bancário é Pessoa Jurídica que atua somente como correspondente de serviços bancários ou que atua também com outras atividades complementares.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram antes regulamentadas pelas Resoluções do Bacen de nº/s 3110 e 3156, ambas as normas são do ano de 2003.

De acordo com as resoluções, o correspondente bancário pode realizar as atividades de propostas para abertura de contas, recebimentos e pagamentos de contas em geral, atendimento de ordens de pagamentos, análise de crédito, atendimentos de investimentos e empréstimos e outros serviços, sendo que essas atividades devem surgir no contrato social como atividades de segunda categoria.

Mercado para um  correspondente bancário

Como o mercado para a correspondência bancária é muito concorrido, a solução encontrada pelos bancos foi tornar o processo de seleção mais rigoroso, com exigências que vão desde a idoneidade até a estrutura em que será instalada a agência de correspondente bancário.

Vamos  começar pela primeira exigência que é a de a documentação completa.

Documentação necessária para ser um correspondentes bancário

Os empresários interessados em ser um correspondente bancário deverão apresentar a seguinte documentação:

  • Contrato  Social apropriado para  correspondente bancário
  • Cartão do CNPJ
  • CPF cópia e original de todos os sócios
  • Comprovante  de residência  de todos os membros
  • Comprovante de residência da empresa
  • Ficha do banco preenchida

Estrutura para ser um correspondente bancário

O correspondente bancário terá maior sucesso se a estrutura contar com espaço apropriado, equipamentos necessários e segurança.

Lembrando que a automação bancária é fator necessário para que o funcionamento da correspondência bancária seja eficiente.

Investir em tecnologia é crucial para o bom andamento do negócio, o que dará agilidade, eficiência e dinamismo no atendimento.

Investir em segurança é também essencial, por isso tenha um sistema de segurança com alarme e dispositivos que ameniza riscos de fraudes e outros transtornos.

Estudo da localização para um correspondente bancário

O estudo da localização não é obrigatório para um correspondente bancário, mas é muito importante para abertura de qualquer empresa e portanto para a abertura de uma correspondência bancária também.

Antes de abrir a correspondência bancária, analise fatores como concorrência, potencial consumidor e vizinhança.

A vizinhança é algo muito importante para o estudo da localização, pois quanto mais movimentado e aquecido economicamente melhor. Um correspondente bancário localizado próximo à centros comerciais, empresas, cartórios e até centros clínicos e industriais,com certeza tem uma maior movimentação.

Planejamento para ser um correspondente bancário

Administre os serviços oferecidos de acordo com a diversidade que combinará com a capacidade administrativa e comercial do correspondente bancário.

Lembrando que a correspondência bancária é também uma empresa e está inserida em um mercado competitivo, portanto exige também planejamento, atualização, análise de desempenho e investimentos em publicidade, na gestão de pessoal, tecnologia e outros.

Proibição de serviços para um correspondente bancário

As novas resoluções expedidas pelo Banco Central possibilitaram que o correspondente bancário pudesse oferecer diversos serviços ficando, porém, proibido de oferecer os seguintes serviços: adiantamento de recursos, emissão de cheques ou outros títulos em favor próprio,dentre outros.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)