Como Ser um Personal Trainer

Como Ser um Personal Trainer
Como Ser um Personal Trainer

De forma sucinta, podemos identificar o personal trainer como um professor de Educação Física que tem a responsabilidade de elaborar um acompanhamento de programa de atividades físicas, assim como prescrever os principais exercícios, avaliar objetivos e dar o acompanhamento necessário ao atleta.

O personal trainer tem uma grande responsabilidade em elaborar exercícios que tenham a ver com o quadro de saúde atual do atleta, assim como a sua aptidão física, dando prosseguimento, muitas vezes, a uma prescrição médica.

Conseguir o corpo ideal e ficar em forma é o sonho de muitos brasileiros e das pessoas do mundo inteiro e as academias, cada vez mais, estão ficando lotadas, principalmente pelos hábitos de alimentação e sedentarismo, que estimulam muito o ganho de peso.

Assim, o trabalho do personal trainer vem crescendo e os corpos sarados e saudáveis vêm ganhando forma. A realidade das academias é um começo de treino muito rigoroso por parte dos alunos que, em 90% das vezes, param as atividades físicas antes mesmo de completar o primeiro ano.

Justamente o estímulo necessário para caminhar nesta empreitada é o trabalho do personal trainer, que estimula, orienta e faz um tratamento personalizado para cada indivíduo.

No fim dos anos 90, vemos uma grande quantidade de pessoas famosas sem tempo para participarem de aulas de musculação e acabam por contratarem professores particulares de ginástica para atendê-las no horário que puderem, em local estipulado também pela própria pessoa.

Assim, o personal trainer se consolidou no cenário brasileiro como profissional e muita gente, não necessariamente famosa, solicita os serviços de um personal.

Mercado de um personal trainer

Com todo este contexto, os professores de Educação Física agora começam a ganhar mais espaço no mercado e, além das aulas convencionais, podem trabalhar por fora ajudando as pessoas a treinarem.

O mercado está em crescente expansão e a pessoa que deseja ser personal trainer tem uma grande chance de conseguir seu lugar ao sol.

O mercado realmente é promissor, mas para dar aulas em academias é necessário que o profissional tenha o diploma de curso superior em Educação Física. As fiscalizações são frequentes e o instrutor que não tenha diploma recebe uma multa.

Geralmente, o personal trainer começa como instrutor em academias para adquirir experiência e é notável que as situações acabem estimulando-o a dar aulas particulares.

Público-Alvo de um personal trainer

O público-alvo de um personal trainer é muito diverso. Frequentemente, pessoas com mais idade que tem dificuldades de fazer os exercícios corretamente e necessitam da ajuda deste profissional, mas a juventude também procura o personal trainer para conseguir músculos mais bem definidos, uma execução de série rigorosamente bem feita na musculação e outros.

O empreendedor deve fazer uma pesquisa local em sua região para saber um pouco mais sobre o perfil do consumidor e conseguir informações que façam a divulgação se voltar exatamente para as expectativas do mercado, conseguindo assim mais clientes e maior lucratividade.

Investimento Inicial para um personal trainer

A estrutura do empreendimento é, logicamente, um fator determinante para o tamanho do negócio e investimento preciso. Neste caso, é muito simples. Basta um computador e publicações da área para conseguir começar a ser personal trainer.

As empresas podem fornecer personal trainer a pessoas que necessitem dos serviços do profissional e então há a criação de uma agência.

O faturamento mensal médio previsto para um personal trainer é cerca de R$ 2.000,00.

Personal trainer – Localização

As grandes cidades possuem uma maior procura deste profissional. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo são uma grande chance para encontrar trabalho.

O curso de Educação Física está espalhado por diversas instituições federais e particulares de Ensino Superior e necessita do diploma do Ensino Médio por parte dos candidatos a pleitearem uma vaga. Com o ENEM, centenas de pessoas começaram a cursar Educação Física, inclusive ganhando bolsas de estudo em universidades particulares pelo programa Universidade para Todos (PROUNI).

Personal trainer – Abertura de um negócio

O personal trainer pode aproveitar sua vivência e começar um negócio próprio relacionado ao seu trabalho. A venda de produtos para emagrecer, suplementos alimentares e equipamentos para malhação podem complementar uma renda extra.

Além disso, abrir a própria academia de ginástica é o sonho e a concretização de muitos destes profissionais.

Personal trainer – Divulgação

Duas formas de divulgação de um personal trainer são muito utilizadas e boas para o setor. Nas horas vagas, quando é instrutor de academia, pode estar fazendo sua própria divulgação para seus alunos que treinam com ele. É uma forma incrível de conseguir clientes e depende, logicamente, do atendimento ao consumidor, da simpatia, do trabalho bem feito.

Outra forma é a utilização da Internet. Hoje em dia, nada mais fica fora da rede e, realmente, é uma forma muito característica de divulgar produtos e serviços, principalmente os que estão relacionados à juventude.

As redes sociais e sites que falam sobre boa forma e hipertrofia muscular são as principais escolhas para o personal trainer divulgar seus anúncios de trabalho. Caso haja necessidade, um profissional de marketing pode auxiliá-lo e dar dicas para a divulgação.

Personal trainer – Remuneração

A remuneração do personal trainer deve ser tratada antes mesmo de começar as aulas. Isso porque as pessoas, muitas vezes, podem confundir um trabalho sério e duro com bobagem e acabam desvalorizando o profissional.

A remuneração deve estar de acordo com boas condições de trabalho e com a faixa salarial estimada para a classe. Os valores, geralmente, são combinados por hora e o aluno decide quantas aulas quer por semana e os horários.

Um mesmo personal trainer pode atender a várias pessoas por dia e com isso conseguir uma boa remuneração no fim do mês.

Personal trainer – Obrigação com a boa forma?

O personal trainer, frequentemente, faz mais sucesso se tiver um corpo perfeito. Mas, não é uma obrigação e não há leis que definam isso. Principalmente as mulheres, preferem que o personal trainer lhes passe segurança e para isso a estrutura física do personal é realmente levada em conta na decisão de que profissional escolher. Porém, o personal trainer que faça um bom trabalho será reconhecido por isso, independente de sua forma física.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas so gostaria de saber como conseguir um financiamento assim mais alto no valor de ate 50.000 . Ficaria grato se responderem e um forte abraco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here