Como montar uma fábrica de queijos

Por:

Como montar uma fábrica de queijosComo o queijo é um derivado do leite rico em cálcio e vitaminas e amplamente consumido no Brasil, montar uma fábrica de queijos representa uma ótima oportunidade, pois a produção requer apenas leite que dependendo das condições pode ser encontrada bem próxima do produtor, diminuindo assim os custos e aumentando a capacidade de produção.

No Brasil a produção de leite é responsável pela manutenção da produção de diversas indústrias que produzem derivados como queijos, manteigas e iogurtes. Só a produção de queijos utiliza cerca de 60% da produção de leite, ou seja, a indústria do queijo é responsável pelo desenvolvimento econômico e social de diversas regiões e de empregabilidade de vários trabalhadores rurais.

Mercado para a fábrica de queijos

Sempre terá um amplo mercado para o consumo de queijo, sendo um complemento alimentar largamente utilizado na nutrição das famílias que o usam para o preparo de diversas receitas.

Além disso, o queijo pode ser comercializado para restaurantes, lanchonetes, hotéis e escolas que o servem em refeições. Além dos produtores de pão de queijo que consomem também o produto em grande escala.

Atualmente os queijos têm sido largamente utilizado por comércios que oferecem queijo e vinho, o que representa também uma oportunidade de negócios para os produtores de queijos.

Para isso, existem diversos tipos de queijos como o provolone, parmesão, cheddar, requeijão, ricota, catupiry e queijos mais finos feitos com leite de cabra, enfim, existe uma variedade de queijos que podem ser produzidos e que têm grande aceitação no mercado.

Então, o que não faltam são opções de ser comercializar o queijo.

Concorrência

Pesquise na região outros produtores de queijos e como é feita a fabricação dos queijos, quais são os processos utilizados, as técnicas e as tecnologias usadas, além do número de clientes e o volume de vendas.

Analise quais serão as possibilidades de vendas para o seu negócio de fabricação de queijo, ou seja, qual a fatia de mercado potencial para a fabricação de queijos.

Para isso, é necessário calcular o quanto o setor vende, dividindo-se a previsão de vendas da queijaria pelo total de vendas da região. Para uma análise de mercado pesquise na página do Sebrae como é a concorrência local com o sistema chamado Bússola Sebrae.

Tipos de fábricas de queijo

Vamos nos ater às fábricas de queijo artesanal que são bastante praticadas no meio rural, representando uma possibilidade de crescimento econômico para a agricultura familiar.

A planta de produção artesanal é bem viável e podem ser produzidos, através dela uma variedade de mais ou menos 100 tipos de queijos.

A produção artesanal deverá, no entanto, ser desenvolvida com higiene em processos livre de contaminação desde a retirada do leite até o consumo do queijo pronto.

Para garantir um alimento saudável existem algumas normas como a proibição de queijos e outros derivados do leite sem que o leite esteja pasteurizado.

Organização do processo produtivo

O queijo é fabricado a partir do soro de leite de vaca, cabra e até de ovelha, que deve ser fresco e maturado ou reconstituído.

O leite reconstituído é o leite integral, desnatado ou de soros lácteos e coalhados. O queijo também é considerado apto para o consumo se tiver substâncias como ácidos orgânicos, aditivos que não sejam proibidos e substâncias que dão aroma.

O processo de produção de queijo consiste no andamento de etapas como recebimento de matéria-prima até a preparação para expedição do queijo para o consumidor final ou varejistas. E todo o processo deverá ser desenvolvido de forma a não ser detectado contaminação e para isso, se faz necessária a implantação de normas de higiene em todos os processos.

O fluxograma para a produção de queijos é a  seguinte: o leite é selecionado ↔ leite coagulado ↔ tratamento de massa ↔ colocação em formas ↔ depois da desenformagem o queijo é prensado ↔ salgado ↔ curado ↔ armazenado e por fim comercializado.

Estrutura de uma fábrica de queijos

Para montar a fábrica de queijos é necessário instalações que deverão ser adaptadas, de acordo com o volume de produção e quantidade de tipos de queijos  produzidos.

A estrutura deverá ter uma área para produção do queijo, área para recepção de matéria-prima, área para depósito de produtos acabados e área para administração de vendas com escritório.

A área de produção de queijos deverá ter câmara de salga e depois os produtos deverão ser removidos para a câmara de maturação e por último, câmara para embalagem. Além disso, deverá ter também depósitos de produtos embalados e depósitos para condimentos que são complementares para a produção de queijos.

O ideal é que o layout seja alocado de forma que os compradores e vendedores entrem e saiam de forma que não precisem passar pela área de produção. Essa medida é destinada para que a produção tenha uma maior higiene.

Se os compradores quiserem saber como funciona a produção de queijo realizando visitas, deverão usar jalecos, toucas e luvas de proteção, a fim de que não ocorra contaminação.

Cada local na estrutura de produção deverá ter cuidados próprios para evitar contaminação e baixa qualidade do produto. O local de recepção de matéria-prima deve ser lavado e desinfetado após a saída dos transportes, sendo importante que esse local não acumule água trazida com o transporte de leite.

Local de fabricação de queijos

Para manter a fabricação de queijo, a estutura deverá ter água fria potável e água quente. O local deve ser bem iluminado com luz natural e rede elétrica.

O cuidado com a higiene das paredes do local é essencial. Por isso, é recomendado paredes laváveis ou azulejos. As portas e janelas deverão ser limpas constantemente. Portanto, é necessário o uso de janelas e portas com materiais fáceis de serem limpos.

Uma chaminé é essencial para a evacuação do vapor para que se mantenha um ambiente de trabalho agradável, longe de acidentes  e propício à produtividade.

Local para cura dos queijos

O queijo deverá ser curado em local que tenha isolamento térmico que poderá ser conseguido com placa isolante, parede dupla e outras opções que isolem o ambiente.

A sala de cura deverá ser lavada com escoamento de água acumulada evitando umidade e limpeza constante de meios que distribuem ar nas salas. As prateleiras deverão ser retiradas do local e higienizadas, assim que os queijos são removidos.

Na sala de vendas de queijos deverá ser utilizada uma rede de proteção contra mosquitos.

Equipamentos para a fábrica de queijos

A fábrica de queijos deverá contar com utensílios e maquinários facéis de serem limpos e removidos de um local para outro e com profundidade para que a água seja escorrida, lembrando que a umidade deve ser evitada.

Para escolher que equipamentos e máquinas utilizar, o empresário deverá conhecer a estrutura e volume que será produzido.

Devem existir também armários e prateleiras, além de utensílios auxiliares como termômetros, agitador, lira de aço inoxidável, garfos e outros itens.

A fábrica deverá conter frigoríficos, prensa manual, pasteurizador, tanque de fabricação, resfriador, balcão refrigerado e outros.

Para saber quais equipamentos serão utilizados na produção e realizar um orçamento de compra, os empresários deverão entender mais sobre o processo de fabricação de queijo. Além de obter o manual, é possível tirar dúvidas no site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas.

Pessoal

Para compor a equipe de trabalho para montar a fábrica de queijos, escolha funcionários que sejam disciplinados e comprometidos. Isso, porque a rotina de trabalho exige disciplina para manutenção da higiene e segurança do local. Por isso, deve-se oferecer treinamento e buscar pessoas com disponibilidade e força de vontade para atender as normas de higiene que incluem manter as unhas aparadas, usar luvas, toucas e uniforme completo e lavar as mãos com frequência.

Além disso, os funcionários devem ser treinados a não fumar no local de fabricação, não permitir a entrada de estranhos no local de fabricação, não ir trabalhar se estiver com gripe.

Não esqueça de orientar o pessoal mantendo um clima agradável de trabalho que inclua os funcionários comprometidos com os objetivos da empresa.

Para isso, estabeleça planos de motivação como participação nos lucros e resultados e outras iniciativas que fazem com que o pessoal se sinta parte da empresa e compartilhe dos objetivos que a mesma busca.

Legalização de uma fábrica de queijos

As exigências legais para montar uma fábrica de queijos possuem várias etapas e todas devem ser obedecidas de acordo com o órgão de expedição das normas.

A começar com a Secretaria de Inspeção Federal que inspeciona a planta industrial, a situação das construções e  terreno, plantas de escritório, inspeções e vestiários. Além disso, são realizadas vistorias da construção de sanitários, terrenos e avaliação prévia do projeto.

Outras normas são expedidas para dependências da fábrica, tratamento de efluentes, equipamentos e até fluxo de processos de fabricação.

O Ministério da Agricultura juntamente com a Anvisa estabelecem normas e técnicas para fabricação de queijos e a obediência a essas normas tem como resultado um produto saudável e de qualidade, que será comercializado de forma eficiente promovendo aumento de vendas e expansão do negócio, então para mais informações acesse os sites desses órgãos.

Gostou das nossas dicas de como montar uma fábrica de queijos? Deixe seu depoimento:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



7 comments on “Como montar uma fábrica de queijos
  1. luiz aires cirineu neto disse:

    Achei muito interessante as exposições contidas no presente tópico. Acho um ótimo negócio a montagem desse tipo de empreendimento. Pelo que disponho no momento, o ideal, se possível, é que me fosse indicado um equipamento que, ao serem colocados o leite e o coalho, já sai o queijo pronto. Dias outros deparei-me com uma reportagem que mostrava tal equipamento, porém, não anotei o endereço, daí estar encontrando dificuldades na aquisição do aludido equipamento. Será que poderão informar uma fábrica de tal produto? Obrigado. Luiz Cirineu

  2. Anabela disse:

    Achei super importante toda a vossa informação e advertência para este negócio.Necessito ainda assim de vossa ajuda sobre orçamento Máquinas no fabrico de iogurte para um estudo de viabilidade.Tais como:tanquesde recepeção em inox,filtros em aço inoxhty99,desnatadeiras elétricas,ferramenteiras,evasadoras,compressores.Qualquer outra ilucidação ficarei extremamente grata.Anabela peixoto

  3. Jair Lopes disse:

    Gostei muito das dicas para montar o meu negocio.
    muito obrigado força para vocês

  4. jaire moreira disse:

    ola , trabalho em uma regiao requissima de leite , e gostaria de montar uma fabrica de queijo e iorgut . ja tenho o espaço para construir a afabrica bem localizada ao lado de muitos produtores de leite . mais para mo0ntar uma industria preciso de mais informaçoes tipo fornecedores do maquinario e tipo de equipamentos irei precisar . desde ja agradeço att jaire moreira

  5. iris santos disse:

    sou produto rural e estas informação abre novos horizontes para o produtor de leite porque o valor que recebemos pelo litro de leite não cobre o custo da produção e uma fabrica de queijos pode agregar valores e nos manter no ramo porque produtor de leite gosta do que faz mas não tem como pagar as contas e nem sustentar afamilia com o que recebemos

  6. Sara Borges disse:

    eu gostei da dica e gostaria de sabe o endereço/fbricas de equipamentos para faze uma montagem fora do Brasil- em Cabo Verde- Africa Ocidental. Obrigada.

  7. Rogério Alves disse:

    Temos uma produção de leite na região do triangulo mineiro e uma produção diaria de aproximadamente 700 litros por dia. Gostaria de saber quais são os equipamentos que serão necessario para colocar a fabrica em operação.
    E se possivel indicar lojas especializadas para produção do queijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)