Como Montar Uma Fábrica de Pão de Queijo

Como montar uma fábrica de pão de queijo
Como montar uma fábrica de pão de queijo

Para montar uma fábrica de pão de queijo é necessário seguir algumas etapas: a primeira é identificar a oportunidade.

Para identificar uma oportunidade é necessário saber se uma grande ideia se tornará uma oportunidade. Isso acontece quando a oportunidade pode ser mensurada como um negócio e ainda se o negócio possui viabilidade econômico-financeira.

Além disso, deve ter um plano em longo prazo que esmere a expansão do negócio e a geração de empregos, cumprindo assim sua missão social.

Mercado de uma fábrica de pão de queijo

O mercado do pão de queijo é certo, com demanda quase imprescindível, pois o produto é um substituto do pão francês e está na mesa dos brasileiros com forte adesão.

Mas os produtores de pão de queijo devem direcionar sua produção para atender o mercado varejista através de uma fábrica de pão de queijo.

Concorrência de uma fábrica de pão de queijo

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

No início da atividade será necessário posicionar o produto com o melhor produto que substituirá o pão francês na mesa.

A divulgação será crucial neste momento em que o produto almeja uma penetração de mercado: o esforço realizado nessa etapa incluirá testes, demonstrações do produto e como ele é fabricado, bem como ele será comercializado.

É neste momento que a fábrica de pão de queijo deverá se descrever para o varejista como o melhor fornecedor: aquele que tem preço, prazos e condições melhores que o concorrente.

O produto será, portanto, posicionado através da qualidade e confiabilidade.

Plano de Negócios da fábrica de pão de queijo

O plano de negócios será importante para a fábrica de pão de queijo que precisará de capital externo no início e para financiar o seu capital de giro.

Portanto, ao elaborar o plano de negócios, lembre-se que o mesmo deve conter Plano de Marketing, Plano Financeiro, Pesquisa de Mercado e Análise de Viabilidade e, ainda, estratégias de venda, descrevendo a qualidade do produto ou serviço e porque representa um sucesso de vendas, descreverem a equipe do empreendimento com suas qualificações, experiências e metas, e também em quanto tempo o empreendimento se expandirá.

A confecção do plano de negócios é uma boa oportunidade para o empresário vender sua ideia a investidores e varejistas e ainda desenvolver a cultura de planejamento em longo prazo.

Distribuição em uma fábrica de pão de queijo

Para uma eficiente distribuição de produtos, é necessária uma eficiente pesquisa de mercado, analisando que local existe maior possibilidade de adesão do produto.

O público-alvo será proprietários de mercados grandes ou pequenos que vendem para famílias.

Como a marca é nova, a conquista dos varejistas será essencial, para isso se faz necessário as fases de testes e experimentação, que já tratamos acima.

Normas da ANVISA na fábrica de pão de queijo

Segundo a legislação da ANVISA, os alimentos devem ser rotulados com porcentagem de valor nutricional de cada ingrediente que leva o produto. Portanto, quando chega o momento da confecção da embalagem, a empresa deve contar com pelo menos um nutricionista profissional e licenciado para o calculo das porcentagens, que poderá ser contratado efetivamente ou por prestação de serviços.

Outra norma da ANVISA é quanto à higiene das instalações e higiene quanto o trabalho realizado. As instalações devem ser bem iluminadas, ventiladas, sem acúmulo de lixo, sem reaproveitamento de óleo e outros ingredientes. Assim que chega, a matéria-prima deve ser recolhida e colocada em embalagem limpa e refrigerada com temperatura estabelecida em normas próprias.

As instalações devem ter banheiros masculinos e femininos com duchas e vestuários, e devem estar distantes do ambiente de manuseio com alimentos.

Outra norma da ANVISA é quanto à higiene de pessoal: todos devem usar luvas, toucas e equipamentos de segurança.

Pessoal da fábrica de pão de queijo

A fábrica de pão de queijo precisará de operários com ou sem experiência na produção de alimentos congelados e que deverão ser treinados para trabalhar de acordo com as normas de Saúde e Segurança e treinamento dos métodos de produção empregados pela fábrica.

Como dissemos acima, poderá contar com pelo menos um nutricionista e ainda ter uma espécie de gerente que tenha conhecimentos mínimos que o permita tomar boas decisões com objetivo de realizar bons negócios em nome da empresa, com uma visão estratégica e mercadológica suficiente para isso.

Força de Vendas de uma fábrica de pão de queijo

A força de vendas é todo incentivo que uma empresa pode dispensar para que seu produto seja vendido e inclui marketing, gestão e produção.

No caso da fábrica de pão de queijo, os empresários devem demonstrar o produto para um número cada vez maior de varejistas, com provas do produto e demonstrações pilotos de como ele é produzido.

Muitos empresários pensam que os negócios se fecham quando os varejistas provam o produto e sentem um sabor original, mas esquecem de que muitas vendas são fechadas pela produção, os métodos de produção, a capacidade de produzir reduzindo custos, produzindo mais e oferecendo o mesmo preço.

Os empresários de uma fábrica de pão de queijo devem lembrar que são fornecedores e devem competir como fornecedores.

As entregas e até a embalagem serão também decisivas para vendas.

Tornar o produto conhecido é uma das providências mais importantes que os empresários devem tomar e deve ser de forma estratégica. Algumas iniciativas interessantes podem ser: degustações em supermercados e o Patrocínio de pequenos eventos a fim de tornar a marca conhecida.

Marca de uma fábrica de pão de queijo

A marca deve ser registrada e identificar o produto com um nome, um símbolo e um slogan.

A marca identifica o produto, o distingue de outros. Por exemplo, muitos produtos são identificados pelo desenho, outros pela embalagem, outros pelo sabor.

Não importa o que deve ser considerado, é que a marca criada deve ocupar um lugar na mente dos consumidores, portanto, a criatividade é essencial para escolher um nome ao negócio e criar um slogan original que dê á marca uma identidade visual única.

A marca só terá um valor consistente quando o produto significar qualidade, confiabilidade nas transações e outras características que fazem parte dos valores do mercado.

Investimento inicial em uma fábrica de pão de queijo

Para montar uma Fábrica de Pão de Queijo, os empresários devem investir em uma estrutura de mais ou menos 200 m² e mais investimentos com equipamentos, utensílios, gastos com despesas administrativas, gastos com formalização e adequação das instalações.

Os investimentos devem contemplar pelo menos um veículo para entregas e outras para compras de material e outras necessidades.

Os investimentos com logística serão tais que os empresários devem calcular os custos de realizar as entregas com frota própria ou terceirizar os serviços.

De acordo com a expansão e o progresso dos negócios, a melhor opção será investir em logística terceirizada, contudo, toda decisão deve ser antes planejada e analisada com dados numéricos.

Com todas estas informações, você já pode montar sua fábrica de pão de queijo e ter seu negócio próprio.

2.50 avg. rating (59% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou montando uma fábrica de pão de queijo como empreendedora individual, gostei das informações obtidas e acrescento:acredito no meu negócio. Todas as informações são bem vindas, retém-se o que julgar ser viável, sigo em frente atenta a tudo, pois tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. O fundamental é manter-se informado, disposto a mudanças, mas com os pés no chão, porque nem tudo que reluz é ouro.

  2. Tenho uma pequena fábrica de pão francês congelado, e gostaria de conciliar o pão de queijo e vendê-lo em baldes gostaria de saber se vocês podem me ajudar.
    Grata
    Neusa de Oliveira

  3. Faço paes de queijo há seis anos para vender dentro de casa.Tenho uma enorme dificuldade em encontrar formas para mini paes de queijo.Tenho que enrolar tudo na mao e isto me toma muito tempo.Haveria formas para este negócio? Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA